Sistemático: Edição 1551 – 26/04/2012


Notícias


REESTRUTURAÇÃO DO CECOM CRIA DUAS NOVAS DIVISÕES

Dentro das ações de reestruturação das divisões do CECOM, a partir de 2 de maio a diretoria passará a contar com mais dois membros:

– Emerson Henrique Kfuri Pereira – diretor da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços
– Márcio da Costa Viana – diretor da DSI – Divisão de Segurança da Informação

A DSI será estruturada de forma gradativa, começando como um grupo com membros convidados das seguinte divisões: DRC, DAC, DIS e DAS.

As demais divisões que passaram pelo processo continuarão com os mesmos diretores, ou seja, Antônio Eustáquio Rodrigues, diretor da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, e Fernando Frota Machado de Morais, diretor da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

Os novos diretores da DIS e DSI, além da DAC, estarão montando suas equipes nos próximos dias e diversas providências serão desencadeadas para viabilizar o início de atividades no início de maio.

Esta reestruturação é o resultado dos trabalhos do grupo técnico criado em fevereiro deste ano e que analisou necessidades de mudança no organograma do CECOM e a consequente mudança na distribuição de atribuições e responsabilidades destas equipes internas.

As principais razões que afetam o cenário de atuação do CECOM e motivaram as mudanças foram as seguintes:

– a necessidade de prover serviços, novos ou não, de maior qualidade ou abrangência à comunidade universitária;
– a obrigatoriedade de seguir normas e padrões de mercado, que tem sido induzidos pelos órgãos reguladores, tais como TCU e CGU;
– a absorção de atividades administrativas que antes vinham sendo executadas pelo LCC – Laboratório de Computação Científica.

Quanto à primeira razão, existiam diversas ideias em evolução no CECOM, que vinham sendo trocadas entre membros da equipe, e precisavam gerar resultados práticos. A segunda razão tem sido foco constante das últimas e várias auditorias que tem sido feitas na universidade, principalmente nos últimos dois anos. Por fim, a terceira razão, causada por decisão recente da administração e baseada em trabalho de Comitê específico, criado em agosto de 2011 para analisar e transformar a estrutura de organograma da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação está resgatando o papel de atuação do LCC, voltado ao apoio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, e migrando para o CECOM atividades administrativas até então feitas pelo Laboratório. O portal minhaUFMG está sob a responsabilidade do CECOM desde o final de outubro de 2011. Atualmente, está em curso a migração do Correio, que deve ser concluída ainda neste semestre.


Márcio Viana


Emerson Kfuri

SIMPÓSIO SOBRE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COMEÇA DIA 30 EM OURO PRETO

Com participações como as de Vint Cerf, vice-presidente da Google, e Scott Schenker, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Ouro Preto. O evento é organizado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O SBRC, anual, é o mais importante evento nacional em sua área e reúne acadêmicos e empresários. A organização espera mil participantes. Outros palestrantes são Deep Medhi, professor da Universidade de Missouri (EUA), autor de livros sobre roteamento em redes de computadores, e Christophe Diot, cientista chefe da Technicolor de Paris.

A programação prevê sessões técnicas com apresentação de artigos completos e ferramentas, cinco minicursos sobre temas normalmente não abordados nas grades curriculares, nove palestras e um tutorial proferidos por pesquisadores internacionais de renome e por profissionais de empresas líderes no mercado, três painéis e oito workshops sobre temas específicos.

Outras informações sobre o evento estão no site http://sbrc2012.dcc.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023528.shtml – 23/04/2012).

CECOM PROMOVE PREGÃO PARA LINK DE COMUNICAÇÃO DO ICA

O CECOM promoveu, no último dia 24, pregão eletrônico para contratação de um link de comunicação de 10Mb para interligação do ICA – Instituto de Ciências Agrárias, de Montes Claros, ao Campus Pampulha. A empresa vencedora foi a TNL PCS S.A.

A equipe responsável pela licitação foi composta por: Márcia Regina Lemos, Renato Adriano Pires Domingos e Elizeba Henrique Januário.



Renato Adriano, Eliz e Márcia Lemos

RETORNO DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Hugo de Souza Vellozo retornou ao CECOM no dia 02 de abril, após um período de 3 meses fora do país. Hugo entrou para o CECOM em 1o de setembro/2011, lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), onde permaneceu até início de fevereiro de 2012. No seu retorno, ele foi lotado novamente na DAS, onde está trabalhando com o Sistema de Intercâmbio para a DRI – Diretoria de Relações Internacionais.


Hugo Vellozo

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Adalthon de Paula Souza, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria) desligou-se do quadro do CECOM no dia 13 de abril.

Adalthon entrou em agosto de 2011, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde prestou serviços de atendimento aos usuários da Rede Administrativa.



Adalthon Souza

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Como você pode detectar se o computador foi violado e infectado com DNSChanger-Trojan horse? Uma equipe desenvolveu ferramenta de fácil uso pela web. É uma maneira rápida para determinar se está infectado com o DNSChanger-Trojan horse. Se seu computador foi infectado com malwares e trocado de DNS, você irá ver um fundo vermelho no site dns-ok.us. Clique aqui ou aqui.

– Você quer editar seus próprios vídeos e não sabe como? O Youtube.com tem um canal dedicado a edição de vídeo. Saiba mais.

– Quer fazer um curso gratuito pela Internet? Os cursos são em Inglês e é o momento bom para você aperfeiçoar ou melhorar o pouco que sabe. O site Coursera tem as melhores universidades cadastradas, como Princeton University, Stanford University, Penn University e University Of Michigan. Veja.

– BIG é o primeiro festival internacional de jogos produzidos para qualquer plataforma eletrônica da América Latina. O festival é uma vitrine para a produção recente e mais relevante do setor. A cada edição, o BIG vai expor entre 15 e 20 jogos. Aspectos visuais, sonoros, narrativos e de gameplay serão levados em consideração para a seleção dos títulos expostos. De 29 de novembro a 9 de dezembro/2012 MIS, São Paulo. Clique aqui .

– WorldCat.org permite pesquisar as coleções das bibliotecas em todo o mundo. WorldCat cresce a cada dia graças aos esforços de bibliotecários e outros profissionais da informação. Consulte o endereço. (Site em Inglês)

– O SESC Partituras é uma biblioteca criada para preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, através da disponibilização de partituras editadas. O acervo é aberto a músicos, estudantes de música e pesquisadores para consulta e download. Por meio do sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas, bem como a audição da maioria delas. A consulta ao acervo pode ser feita pelo título da obra, nome do autor, instrumentos ou formação do grupo. Leia mais.

– Dê boas gargalhadas no site perolas.com. Não deixe de visitar o endereço.


EXPOSIÇÃO IMAGENS DO CONHECIMENTO SERÁ ABERTA HOJE NO ESPAÇO TIM UFMG

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento abre hoje, 26 de abril, a exposição Imagens do Conhecimento, formada por algumas das imagens arquivadas no banco de dados e vídeos do projeto. A exposição, que terá uma parte interativa com o público, visa proporcionar a experiência e a interação com o saber produzido pela Universidade, de modo a motivar os visitantes a buscarem e aprofundarem seus conhecimentos. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h; às quintas-feiras, o horário se estende até 21h.

Além da exposição interna, que se estende até 24 de junho, um vídeo com imagens do projeto será exibido no telão que fica na parte externa do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, localizado na Praça da Liberdade, s/nº.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023606.shtml – 26/04/2012)


RÉPLICAS DE ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS SÃO EXIBIDAS EM EXPOSIÇÃO ORGANIZADA PELO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Réplicas de animais que habitaram o planeta na pré-história chegam hoje ao BH Shopping, na exposição Gigantes da Era do Gelo, com curadoria do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG. O evento, gratuito, ficará em cartaz até dia 20 de maio.

O MHNJB treinou onze estudantes de graduação da UFMG para serem monitores da mostra. Os universitários são alunos dos cursos de Ciências Biológicas, História, Turismo, Conservação e Restauração, Geografia e Ciências Socioambientais. Todas as réplicas são apresentadas com explicações e curiosidades.

As 11 peças em exposição são baseadas em métodos científicos de reconstrução em paleontologia. Todas representam animais do período paleolítico, extintos há mais de 12 mil anos, como mamute, rinoceronte-lanudo e tigre-dentes-de-sabre.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023489.shtml – 20/04/2012)


CONSERVATÓRIO REALIZA NOITE DE VIOLÕES NO CONCERTO DE OUTONO

A Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) promove nesta sexta, dia 27, às 19h30, a primeira apresentação do Concerto de Outono de 2012.

O espetáculo contará com a presença do duo Treze Cordas, formado pelos violonistas Silvio Carlos e Carlos Walter, e do Duo de Violões, composto por José Lucena e Celso Faria. O Treze Cordas tocará juntamente com o percussionista Oszenclever Camargo.

Os concertos de outono da OAP são realizados no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534 – Centro). A entrada é franca. Reservas de lugares podem ser feitas pelo telefone 3409-4505.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023611.shtml – 27/04/2012)


FERIADO DE 1º DE MAIO

FERIADO DE 1º DE MAIO

Na próxima terça-feira, dia 1º de maio, é o Dia do Trabalho.

Bom feriado para todos!


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 13, de 30/04/1992, publicou notícias sobre I Encontro de Informática no Ensino Médico, medidas para um balanço da Fitoteca da DCP, entrega de certificados do curso de Análise de Dados/Análise Estruturada, paradas do Sistema A10, saída de bolsistas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PALESTRA DA ITAUTEC
Foi realizada hoje, dia 30, a palestra “Sistema S/400”, proferida por Rubens Roberto Hoehne, representante de Marketing da Itautec.

A palestra foi às 9h, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, e contou com a presença de cerca de 15 funcionários da DST, DSF e DSA..


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Tânia Cristina Teixeira e Cleto Boechat Véo, no dia 26; Maria Miriam Arruda, Filipe José Leão Corrêa e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; José Tuédes de Resende, no dia 29; e Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica novas fotos da comemoração dos aniversários dos ceconianos do primeiro trimestre do ano, realizada no dia 27 de março, no espaço de convivência do 8o andar. As fotos são de autoria de Vicentina Queiroz.



O bolo de pêssego


Fábio, Daniel Martins, Vítor, Edgard e Carlos Alfeu


Maíra, Márcia Lemos, Rosa e Prof. Luciano


Frota, Paulo Lessa e Antônio Carlos


Edgard, Carolina Santos e Cristina Queiroz


Takeda e Gustavo Diniz. Ele queria cortar o bolo de qualquer jeito!