Sistemático: Edição 1552 – 10/05/2012


Notícias


GRUPO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO FOI ATIVADO

Conforme tem sido divulgado, o CECOM passou a contar, após seu processo de reestruturação interna, com duas novas divisões. Elas começaram a funcionar a partir de 2 de maio com os seguintes diretores:
– Emerson Henrique Kfuri Pereira – diretor da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços
– Márcio da Costa Viana – diretor da DSI – Divisão de Segurança da Informação
A DSI será estruturada de forma gradativa, começando como um grupo com membros convidados das divisões de Redes, Atendimento, Infraestrutura e Desenvolvimento. Esta semana este grupo se reuniu pela primeira vez e passou a contar com os seguintes integrantes: Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Thiago Gabriel Diniz (DAS), Daniel Angelo Avelino (DIS), Gustavo Aurélio Santos Diniz (DRC), e Luiz Cláudio Ferreira Santos (DAC).
Esta equipe terá como responsabilidades e atribuições:

Missão Estratégica:
– gerenciar a adequação à normas e legislação externas;
– garantir a conformidade com os processos de negócio da universidade;
– definir diretrizes para a classificação da informação;
– definir diretrizes para gestão de riscos;
– definir diretrizes para auditoria interna;
– definir políticas para publicação de sistemas e serviços;
– definir políticas para contingência e continuidade de negócios;
– definir políticas para resposta a incidentes;
– formalizar políticas relacionadas à segurança da informação;
– definir ações de caráter operacional da própria área;
– definir e divulgar os níveis de serviço da área necessários para o bom andamento das atividades;
-gerenciar incidentes de segurança de acordo com a política estabelecida;

Missão Operacional:
– aplicar a política de segurança referente ao ambiente;
– realizar ações de segurança em sua área de atuação;
– responder incidentes de segurança internos ao CECOM, de acordo com a política estabelecida;
– publicar políticas definidas pelo grupo estratégico;
– elaborar treinamento de usuários internos;
– elaborar orientação a usuários externos;
– manter base de conhecimento de sua área;
– elaborar relatórios de classificação da informação;
– elaborar relatórios de gestão de riscos;
– realizar auditoria interna;
– atuar na resposta e prevenção a sinistros.


Thiago Diniz, Daniel Avelino, Luiz Cláudio, Márcio Viana, Maximiliano Guimarães, Carlos Alfeu e Gustavo Diniz

 

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 30 de abril/2012, foram registrados 13.415 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.
A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.

 


ESTATÍSITCAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL/2012

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em redes.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de abril/2012, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.483.820
819
659.350
2.143.989
12.497.935
14.641.924

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
49.461
27
21.978
71.466
416.598
488.064


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A proposta da Timos é facilitar o processo de aprendizado democratizando o conhecimento através de métodos inovadores e eficientes. Uma das propostas são em jogos educativos conhecidos como Serious Games. Clique aqui.

– No webvideofetcher.com baixe qualquer formato os mais populares vídeos nos formatos FLV, AVI, MP4, MP3 e AAC. Instantaneamente começa a fazer o download e converter qualquer vídeo, sem tempo de espera. Tem uma lista de 100 sites para download de vídeo que estão em constante crescimento. Quando você digitar a URL de sua página de mídia, o aplicativo tentará detectar o arquivo de mídia. Posteriormente, o sistema pega o arquivo de mídia e converte em tempo real. Veja.

– YouTube permite que você crie listas de reprodução. E se você quiser adicionar vídeos do Vimeo, DailyMotion ou PhotoBucket para essa lista? Yokto permite que você faça exatamente isso. Você pode adicionar vídeos de sites de vídeo múltiplos, como o YouTube e Vimeo em uma lista única e incorporar a lista de reprodução em qualquer lugar da web. Visite o endereço.

– Se você gosta de clipes de filme mostrando explosões reais, você vai adorar o site no endereço.

– Tubalr é um site simples, que permite aos usuários ouvir a sua banda favorita e melhores vídeos do artista no YouTube sem ter que navegar através de seus canais e busca por eles. Saiba mais.

– O SAÚTIL é um buscador criado primordialmente para ajudar a população a encontrar informações sobre a rede pública de saúde e não presta nenhum serviço de atendimento médico, tais como consultas, diagnósticos, indicação de tratamentos, medicamentos e/ou vacinas. Leia.

– Plataforma para agendamento de consultas nas mais diversas especialidades de saúde. O objetivo é revolucionar a maneira como profissionais de saúde e pacientes se relacionam. Para os pacientes é uma maneira simples de encontrar profissionais de saúde e agendar consultas conforme suas necessidades. Clique aqui.


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUAS MEDIADO POR COMPUTADOR

 


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 14 , de 07/05/1992, publicou notícias sobre I Encontro de Informática no Ensino Médico, Concurso Público da UFMG, certificados de curso da MSA, novo funcionário do CECOM (Marco Túlio da Silva), carteira do Restaurante Setorial, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PONTOS TERMINAIS
A DST implantou esta semana 02 novos pontos terminais no Coltec e 01 ponto no Depto. de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Já no DP, DMP e DM foram alteradas as localizações dos pontos terminais.
Nesta semana, o DM e a DST se reuniram para tratar dos projetos de expansão de pontos terminais na Veterinária, ICB e Biblioteca Central.
Após concluído este serviço, a rede será expandida em, pelo menos, mais 22 pontos.

 

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para João Carlos Lages, no dia 08, e para os ex-ceconianos: Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Iremar Nunes de Lima, Cristina Campos Brasil da Fonseca e Reuber Luiz Neves Koury,no dia 05; Eduardo Miguel Raposo, no dia 08. Os parabéns, em dia, para David Eustáquio da Silva, no dia 17; e para os ex-ceconianos: Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Maria das Graças Santa Bárbara e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11; e Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16 .

Dia das Mães

Desde o ano passado, O Sistemático homenageia no Dia das Mães, além das mães, é claro, os Pães (pai e mãe ao mesmo tempo) ceconianos. Novamente, a Redação preparou-se para a foto oficial do dia, mas não conseguiu reunir ao mesmo tempo todos as valentes mães juntas com o pães. Foram registradas, então, duas fotos.
O Sistemático deseja um Feliz Dia das Mães para Edir, Márcia Lemos, Márcia França, Selma, Cristina Andrade, Takeda, Denise, Elza, Beatriz, Carlos Alfeu, João Carlos e Pedro Begalli. Um grande abraço para todos!



À
frente: Cristina Andrade, Selma e Takeda; na segunda fila: Edir, João Carlos,
Márcia Lemos, Márcia França e Pedro Begalli


Beatriz, Elza, Carlos Alfeu e Denise