Sistemático: Edição 1554 – 27/09/2012


Notícias


O SISTEMÁTICO – O RETORNO

Após 4 meses sem ser publicado, devido à greve dos funcionários técnicos administrativos da UFMG, O Sistemático retorna com suas notícias para colocar todos do CECOM e seus leitores externos a par dos acontecimentos.

Muitas notícias deixaram de ser publicadas, mas a partir desta edição elas serão registradas.

Vamos engrenar a primeira marcha e partir com as outras marchas para não deixar nada para trás.

DIRETORES DE TI PARTICIPAM DE CURSO DA RNP

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, da Escola Superior de Redes promoveu, no período de 3 a 5 de setembro, o curso Gerenciamento de Projetos de TI, em Brasília/DF.

Participaram do treinamento o prof. Luciano de Errico, Diretor da DTI; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM; e o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor do LCC.


Prof. Luciano de Errico (à esquerda), Carlos Alfeu (centro) e Prof Márcio Bunte (à direita)

ANALISTA DE TI PARTICIPA DE CURSO DA RNP

O analista de TI David Eustáquio da Silva, da DRC – divisão de Redes de Comunicação, estará participando, no período de 01 a 05 de outubro, do curso Gestão de Segurança da Informação.

O Curso, promovido pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, será realizado em João Pessoa, Paraíba.


David Eustáquio

TIM É A NOVA PRESTADORA DE TELEFONIA CELULAR PARA A UFMG

No pregão realizado pelo CECOM no dia 22 de junho, para contratação de serviços de telefonia celular institucional, foi vencedora do certame a operadora TIM Brasil S.A.

Esta operadora está substituindo a operadora Claro, que até então prestava o serviço.

Os númeors que eram de interesse do usuários foram portados para a nova operadora. A portabilidade aconteceu no dia 03 de setembro para os celulares com DDD 31 e no dia 17 para os celulares com DDD 38.

A novidade desta licitação é que foram contratados serviços de Dados junto com os serviços de Voz.

CECOM DÁ CONTINUIDADE AO PROCESSO DE DESFAZIMENTO DE BENS

Dando prosseguimento aos trabalho do processo de desfazimento de bens, a Comissão do CECOM enviou, na última semana, e-mail para a comunidade universitária relacionando os bens disponíveis para doação.

Várias unidades já entraram em contato e estão selecionando bens de seu interesse.

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSOS E EVENTOS

Nos últimos meses, os analistas de TI do CECOM estiveram em treinamento participando de cusros e eventos.

No mês de agosto, nos dias 14 e 15, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, esteve em São Paulo/Sp, participando da X Conferência Anual de Tecnologias Empresariais – Application Archtecture, Development & Integration Summit.

No mês de agosto setembro, Daniel Angelo Avelino, da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços, participou de treinamento oferecido pela empresa Casa de Software, em Belo Horizonte. No período de 20 a 28 de agosto, Daniel Avelino participou do curso DBA11GI – Oracle Database 11g: Administration Workshop II Ed2.

Nos dias 24 e 25 de setembro, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Thiago Gabriel Diniz, da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, estiveram participando do VII Congresso de Gerenciamento de Projetos, do PMI-MG. o evento foi realizado no Hotel Ouro Minas de Belo Horizonte.


Thiago Tadeu e Daniel Avelino


Diogo Freitas e Thiago Diniz

 

CECOM PASSA A CONTAR COM SERVIÇO DE COPEIRAGEM

Desde o dia 1º de junho, o CECOM está contando com os serviços de copeiragem com a funcionária Maria Helena Rodrigues Araújo.

Maria Helena pertenceu à equipe de limpeza da Reitoria, atuando no 8º andar por cerca de 10 anos até a sua saída em 2010 (2000/2010).

Agora, ela retornou como copeira, contratada por meio da empresa Perphil, prestando serviços junto ao 8º andar e subsolo.


Maria Helena Rodrigues

 

   

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou em maio/2012 as seguintes dicas:

– Curso gratuito Google. Aproveite ao máximo de sua conta no AdWords. Estes treinamentos on-line são tutoriais desenvolvidos pelos especialistas do Google AdWords, para resolver suas dúvidas e dar dicas para melhores resultados. Estas apresentações vão ajudar você a entender e gerenciar melhor sua conta.Você só precisa de um computador conectado à internet, com saída de áudio ou fones de ouvido! Visite a página.

– O Surfguru é um portal que tem como missão principal fornecer a melhor previsão de ondas e vento para o surf, kite, bodyboard, wind, vela, mergulho, pesca oceânica, dentre outros esportes e atividades marítimas, que necessitam para sua prática de uma boa previsão das condições do mar e vento. Confira.

– Borjomi é o mais profundo sítio no mundo. Lá você pode descobrir a fonte de nossa água e ver como ele se forma. Visite o endereço.

– Revista eletrônica semanal, com links para as principais notícias, pesquisas e artigos sobre o comportamento humano. Sociedade, psicologia, psicanálise, neurociência, psiquiatria, administração, RH, gestão de pessoas, saúde, educação, filosofia, ciência, meio ambiente. Informe-se.

– VidToMP3 é um vídeo on-line para conversor de áudio MP3, que permite aos usuários converter vídeos do Youtube e Myspace para arquivos MP3. Clique aqui.

– Cadastre-se no Cultura Acadêmica para receber novidades e fazer download dos e-books. Saiba mais.

– O projeto de edição das obras de Machado de Assis em formato digital foi pensado, primeiramente, como parte das atividades que marcam o centenário da morte do autor, além de responder à necessidade de ampliar o acesso à sua obra, aos estudantes dos diferentes níveis e ao público leitor em geral. Visite o site.

– Dica do Eugenio Pacelli Pereira de Souza (DAC/CECOM): Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras oferece bolsas com cinco chamadas para intercâmbio em universidades da Alemanha, EUA, França, Itália e Reino Unido. Leia mais.


LIMPE SUA CAIXA DE E-MAILS

Uma contribuição para O Sistemático de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, com o material retirado do site http://blog.pro.br/simplifique/?p=12.

Limpe sua caixa de e-mail

Por que limpar sua caixa postal? A não ser que ter uma escrivaninha bagun-çadésima seja a sua definição de paraíso, ter uma caixa de entrada (principalmente para trabalho) cheia de e-mails pendentes também não deveria ser uma coisa boa.

Algumas regrinhas básicas para fazer isso:

• Crie uma pasta de urgências / follow up e coloque lá todos o assuntos que precisam – realmente – ser respondidos ou acompanhados. Seu inbox não é o melhor lugar para deixar uma lista de pendências, já que ele tem a tendência de crescer a cada minuto – e aí tudo vira pendência importante.

• Crie outra pasta para leitura / referência posteriores. Se for só para você estar informado, informe-se de maneira organizada, reservando duas a três horas semanais para ler estes e-mails sem ação necessária e arquivá-los depois em um lugar mais apropriado (já pensou em criar pastas por projetos ou processos?)

• Crie o filtro “com cópia” e mande todas estas mensagens para outra pasta automaticamente. Use a configuração do outlook (regras) ou do seu leitor de email e mande ele guardar direto todas as mensagens em que você está copiado, mas não é o destinatário, lá. Afinal, se for para você ler e fazer alguma coisa, o autor também teria te colocado como destinatário, não?

• Leia seu e-mail periodicamente, mas com regras. Há quem diga que não se deve chegar no escritório e ler e-mails. Minha curiosidade até hoje não conseguiu me fazer evitar isso (a dica seria primeiro concentre-se em fazer uma coisa importante e depois vá ler e-mails, pois assim você consegue cumprir legal algo durante o dia). No mínimo, estabeleça horários para ler e-mail no seu calendário (você tem uma agenda, certo? e tente seguir a programação o mais possível. Caso contrário, tudo o que você faz o dia inteiro é ler e-mails e responder aos mais urgentes / menos importantes.

• Responda imediatamente tudo o que for possível ser respondido em menos de dois minutos. Se tudo o que a pessoa precisa é um OK seu ou um número, tente ir baixando a quantidade de e-mails que você tem pendentes na caixa postal (logicamente que no horário que você reservou para ler e-mails, certo? .

• Adote a regra de que e-mails não são reuniões, telefonemas ou ferramentas de colaboração complexas. Se a coisa está ficando muito complicada, ou a mensagem muito longa, pegue o telefone, explique, discuta e documente – aí sim por e-mail. E sempre há a opção de levantar da cadeira e ir até a mesa da pessoa (bem, nem sempre…).



MÉDICOS TESTAM TECNOLOGIA DE VIDEOGAME EM MESAS DE CIRURGIA

Começaram no dia 14 as inscrições para seleção de estudantes de graduação da UFMG para realização de intercâmbio no exterior, por meio do programa Minas Mundi 2012. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 20 de maio, no portal minha UFMG – https://portal.grude.ufmg.br. São cerca de 600 vagas ofertadas em 84 diferentes universidades das Américas, Europa e Ásia. As mobilidades serão realizadas no próximo ano. O edital pode ser acessado em http://www.ufmg.br/di/wp-content/uploads/2012/Maio/ edita042012minasmundi.pdf

Entre as novidades deste ano estão o expressivo aumento do número de vagas – foram oferecidas 400 vagas há dois anos e 500 no ano passado – e de instituições envolvidas, o aprimoramento do processo seletivo e a ajuda financeira aos estudantes. Serão distribuídos R$ 1,5 milhão em bolsas e auxílio deslocamento para intercambistas da UFMG. Esses recursos serão distribuídos conforme classificação socioeconô-mica, local de realização e tempo de duração do intercâmbio, de acordo com tabela disponível no edital.

As listas com os candidatos aprovados, os excedentes prioritários, os excedentes potenciais e os eliminados serão divulgadas no dia 29 de junho, na página da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG – www.ufmg.br/dri. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de julho, no mesmo endereço eletrônico.

O objetivo do programa Minas Mundi é promover o intercâmbio científico e cultural entre a UFMG e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando a estudantes de graduação uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu currículo e histórico escolar.
(Cedecom – Assessoria de Imprensa – 14/05/2012)


IA DA SECRETÁRIA

O dia 30 de setembro é o Dia da Secretária. Apesar de cair no domingo, seria muito bom que os chefes não se esquecessem da data!

Os nossos parabéns para Carolina Santos Alves e Rosa Amélia dos Santos. Não esquecendo da Crsitina, recepcionista do 8º andar, secretária de todos nós!


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, nº 27, de 24/09/1992,publicou notícias sobre a reunião da Comissão de Administração de Dados, cronograma do Vestibular de 1993, Paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CRIAÇÃO DO FORMULÁRIO CECOM-USU

Dentro das atividades de implantação da Norma de Segurança de Acesso aos Sistemas, a VDG e a OPR criaram Formulário CECOM – USU.
O formulário estará disponível no HERMES para pedidos de criação de senhas, troca de senhas perdidas, bloqueio e desbloqueio de senhas. Estas opções vão se referir ao acesso a todos os sistemas on line da UFMG, exceto o Correio Eletrônico (HERMES). Como a senha do Correio é diferente da senha usada nos demais sistemas on line, posteriormente será implantado serviço semelhante para o HERMES.
Para utilizar o formulário, basta preencher o CECOM-USU, tipo G, acionar a opção 34 e informar os dados solicitados.
Após o preenchimento do formulário, este deve ser enviado para Caixa Postal CEC-OPR, que é utilizada pelos Gerentes de Segurança que trabalham na Operação de Rede.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para todos os aniversariantes dos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. Os parabéns, em, dia, para Gino Ottoni Durante, no dia 29; Rosa Amélia dos Santos, no dia 30; Daniel Alves de Araújo Martins e Thiago Gabriel Diniz, no dia 04 de outubro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; Aléxia Maria Müller de Gouveia, no dia 29; Alexandre francicso Fonseca de Morais e João Carlos Bretas Leite, no dia 1º de outubro; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; Paulo Inácio Sobrinho e Patrícia Lúcia Pereira ferri, no dia 03; Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 11 de julho realizada no CECOM a comemoração dos aniversários dos meses de abril, maio e junho e no dia 12 de setembro, foi realizada a comemoração dos aniversários dos meses de julho, agosto e setembro.

Foram comemorados os aniversários de: Solange, Geovane, Eugênio, Denise, Nilson, Dioberto, Carolina Santos, Thiago Brandão, Rubens e Cristina Queiroz (abril); João Carlos, David, Hugo e Diogo Magalhães (maio); Gerson, Antônio Carlos, Cristina Andrade, Aeda,
O Sistemático, Carlos Robertom Wilton, Daniel Avelino e Pedro Begalli (junho); Elza Haroldo, Diva, Edgard, Euler, Michael e Diego Brandão (julho); Dôra , Marcelo, Beatriz, Nathália Soraggem Luciano e Renato Adriano (agosto); Renato Righi, Rogério, Gino, Edir, Rosa, Salatiel, Guilherme, José Eugênio, Matheus e Leandro Pio (setembro). As fotos são de autoria de Vicentina, responsável pela organização das festas.


Aniversariante de abril, maio, junho e julho: Diogo, Denise, Carlos Roberto, Cristina Andrade,
Pedro Begalli e seu filho Gabriel e Solange.


Lelé se prepara para acender a vela do bolo dos aniversariantes de julho, agosto e setembro: Euler, Renato Adriano, Gino, Marcelo, Diego Brandão, Matheus, Salatiel, Nathália Soragge, Leandro Pio e José Eugênio .