Sistemático: Edição 1556 – 18/10/2012


Notícias


FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO DO NOVO SISTEMA DE COMPRAS DA UFMG

O Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais – DLO -, co-responsável pela aquisição e implantação do Sistema de Gestão de Compras e Licitações, recentemente adquirido pela UFMG, está realizando, desde o dia 15/10, treinamento dos servidores para utilização do novo sistema.

O treinamento contém os seguintes módulos:

– Módulo 1 – Pedidos
– Módulo 2 – Processo Licitatório – Fase Interna
– Módulo 3 – Processo Licitatório – Fase Externa

Entre os representantes das unidades acadêmicas e administrativas participantes do treinamento do novo sistema, que se encontra em fase final de implantação, encontram-se os funcionários do CECOM, Márcia Regina Lemos (VDG), Renato Adriano Pires Domingos (DAA) e Carlos Roberto Alves Rodrigues (DAS).

Eles já participaram do 1o módulo, no dia 16, e amanhã, dia 19, estarão presentes no treinamento do 2o módulo. Para o 3o módulo, que será oferecido no período de 29/10 a 01/11, Márcia Lemos, Renato Adriano e Carlos Roberto estão aguardando a convocação do DLO.

O treinamento está sendo realizado no ICEx, no horário de 8h às 17h.


Renato Adriano e Márcia Regina

 


Carlos Roberto

FUNCIONÁRIOS DA DAC PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM WINDOWS 7

Eugênio Pacelli Pereira de Souza e Fábio Luiz de Morais, da Divisão de Atendimento e Consultoria, participarão, no período de 23 a 30/10, do curso Instalando e Configurando Windows 7 Cliente, oferecido pela empresa Bizmart Tecnologia da Informação Ltda., de Belo Horizonte.

O curso será oferecido nas instalações da empresa, no horário de 18h30 às 22h30.


Fábio Luiz e Eugênio Pacelli

ANA LÚCIA DINIZ PASSA A COORDENAR IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA ACADÊMICO E DANIELE ZÁRATE ASSUME DRCA

Ana Lúcia Ribeiro Diniz deixou a diretoria do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para assumir a importante função de coordenadora dos trabalhos de implantação do novo sistema acadêmico da UFMG. Ela foi substituída pela servidora Daniele Cláudia Mata Fagundes Zárate, que trabalhará em articulação com a coordenação de implantação do novo sistema acadêmico.

Técnica em educação da UFMG desde 1977, Ana Lúcia ocupou a direção do DRCA desde 1998, depois de ter atuado em colegiados de cursos e secretarias de departamentos da Universidade.

Daniele Zárate, designada para suceder Ana Lúcia à frente do DRCA, também é servidora concursada da UFMG, onde ingressou em 1995. Trabalhou no Departamento Pessoal, na atual Diretoria Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação e, desde 2010, era assessora acadêmica da Escola de Engenharia.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/025820.shtml – 8/10/2012)


Ana Lúcia Diniz

FORMADA COMISSÃO INVENTARIANTE 2012 DO CECOM

O DLO deu início ao processo de Inventário Anual de Bens Patrimoniais da UFMG para o exercício 2012.

Para proceder ao levantamento adequado do acervo patrimonial bem como identificar as eventuais correções que precisam ser realizadas no Sistema de Controle Patrimonial, as unidades gestoras da UFMG devem instaurar suas Comissões Inventariantes.

Seguindo o cronograma, o CECOM designou, no dia 15/10/2012, os seguintes membros para compor a Comissão Inventariante do Centro: Ronaldo Araújo Costa (Presidente), Carolina Santos Alves, Edir Cabral de Lacerda Ferreira, Luiz Cláudio Ferreira Santos e Maria Aeda Viveiros.

Como próximo passo, o DLO fará reunião com os representantes das Comissões de Inventário com o objetivo de prestar informações acerca da legislação de patrimônio, orientar as comissões nos procedimentos que deverão ser adotados nesse processo, bem como apresentar modelos para elaboração dos relatórios finais.

FUNCIONÁRIA DO CECOM PARTICIPA DE CURSO DE LIBRAS

A funcionária Nélia Neiva Zille, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), está participando do 1o Curso Básico de Libras para Servidores, oferecido pelo Cenex-FALE.

O curso teve início no dia 04 de outubro, com aulas às terças e quintas-feiras, no horário de 8h às 10h, com carga horária de 60 horas. As aulas estão sendo realizadas nas instalações do CAD 2 e serão encerradas em 15/01/2013.


Nélia Zille

   

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– “Eyes on the Solar System” ou “Olhos sobre o Sistema Solar” é um ambiente 3-D cheio de dados de missão da NASA e são reais. Explore o cosmos a partir do seu computador, voe com sondas Voyager da NASA. Veja todo o sistema solar em movimento em tempo real. Cabe a você controlar o espaço e o tempo. Clique.

– Arquivos Online de Albert Einstein. Veja.

– “Bem vindo ao Ranking dos Políticos. Nosso objetivo é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor. Esse ranking usa dados públicos de diversas fontes para dar ou tirar pontos dos políticos brasileiros. Ao clicar no político, aparecem todos os pontos ganhos e perdidos. Clicando em “O ranking” acima, explicamos os critérios para ganhar ou receber pontos.” Confira.

– O cara é ótimo! “Anos atrás, comecei, de brincadeira, a refazer algumas capas de discos. Aos poucos fui percebendo que isso me ajudava a sair da rotina do trabalho e me proporcionava um grande prazer, além de poder, literalmente, extravazar toda minha imaginação, sem regras ou normas ditadas por alguém. Nas páginas a seguir vocês poderão ver o resultado final de tudo isso.” Saiba mais.

– A USP guarda um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros ímpar no País e no mundo. A responsabilidade por ampliar o acesso aos seus acervos, aliada ao fato de a Universidade reunir os recursos técnicos e tecnológicos que permitam fazê-lo, resultou no caráter estratégico do Projeto Brasiliana USP: a formação de uma brasiliana digital, a ser construída por uma rede nacionalmente articulada de instituições públicas e privadas, dispostas a dela participarem. A Universidade de São Paulo, com este Projeto, assume a tarefa de tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda. Vá até o endereço.

– A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a Hemeroteca Digital Brasileira, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas. Na Hemeroteca Digital Brasileira pesquisadores de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 – a jornais extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, caso do Jornal do Brasil. Veja.


UFMG REALIZA IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS NO CAMPUS PAMPULHA

A Divisão de Segurança Universitária da UFMG iniciou processo de identificação dos veículos que entram no campus Pampulha.

Durante todo o período diurno, veículos serão abordados, a partir de escolha aleatória, pelos vigilantes da Universidade, em todas as portarias. O objetivo é conhecer quem ingressa no campus, e por quais razões.

A ação tem como objetivo também assegurar que os veículos estejam ligados à comunidade universitária ou tenham, efetivamente, razão para uma visita. Pessoas não pertencentes à comunidade acadêmica não serão impedidas de acessar o campus; as novas medidas têm o intuito de melhorar o trânsito interno e conhecer melhor quem circula pelo local.

Segundo a Pró-Reitoria de Administração, o campus da UFMG “tem recebido intenso tráfego de passagem, inclusive por veículos pesados, o que tem ocasionado prejuízo para o bom andamento das atividades acadêmicas”.

Para facilitar a triagem nas entradas, os membros da comunidade acadêmica devem cadastrar-se através do sistema Sicrev. A partir desse cadastro serão emitidas credenciais que devem ser mantidas em área visível no veículo. Podem ser cadastrados até dois veículos por pessoa. Como já ocorre há alguns meses, após as 21h somente os veículos portadores da credencial poderão entrar no campus.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/025858.shtml – 11/10/2012)

Durante a semana do dia 22/10 a 26/10/2012, a Pró-Reitoria de Administração, através da empresa contratada para elaboração de estudo de trânsito no Campus Pampulha, realizará uma contagem volumétrica de veículos e pesquisa de origem/destino aplicando questionários aos usuários nas porta-rias de acesso ao campus.



LIVRARIA UFMG OFERECE DESCONTOS ATÉ O DIA 19

A promoção de volta às aulas da Livraria UFMG segue até 19 de outubro, com descontos a partir de 30% para os livros da Editora UFMG e a partir de 20% para as obras das demais editoras.

Os descontos são aplicados nas lojas da rede em Belo Horizonte e Ouro Preto, que funcionam nos seguintes locais e horários:

Belo Horizonte –
Campus Pampulha – Avenida Antônio Carlos 6.627, Praça de Serviços, Belo Horizonte – Telefax: (31) 3409-4642 – livraria@ editora.ufmg.br – Funcionamento: das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Conservatório UFMG – Rua Guajajaras, 100 – Centro, Belo Horizonte – Telefone: (31) 3409-8346 – Funcionamento: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira

Ouro Preto –
Rua Cláudio Manoel, 61 – Casa de Gonzaga, Centro, Ouro Preto – MG – Telefone: (31) 3551-1109 – livraria-ouropreto@ editora.ufmg.br – Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 14h.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 16/10/2012)


HORÁRIO DE VERÃO

Vem aí o Horário de Verão!

O próximo horário de verão começará no dia 21 de outubro de 2012, que corresponde ao terceiro domingo de mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013.

Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

Moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Tocantins, terão que adiantar uma hora nos relógios.


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, nº 29, de 08/10/1992,publicou notícias sobre apresentações do Projeto INA, curso de Qualidade Total, intercâmbio com a ATT, admissão do analista Iremar Nunes de Lima, Horário de Verão, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE CLIPPER 5.01

Erliene Duque Loubaque e Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Sistemas Acadêmicos, estão desde ontem, dia 07, participando do Curso de Clipper 5.01, na Pró-Informática.
O curso, em horário integral, será encerrado amanhã, dia 09.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Antônio Eustáquio Rodrigues, amanhã, dia 19; e Diego Araújo Costa, no dia 22; e os parabéns para os ex-ceconianos: Wanderson Machado Horta, no dia 18; Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19: José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 21; José Marcos Silva Nogueira (DCC), Alexandre Henrique Cardoso e Clayton Ricardo Santos, no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; e Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25.

TEVE INÍCIO ONTEM O TORNEIO DE FUTSAL DA UFMG

Começou ontem, dia 17, o Torneio de Futsal, como parte da Semana do Servidor da UFMG 2012.

O CECOM se inscreveu com os seguintes atletas para defender com raça e coragem as cores e o emblema do centro: Diego Jessé, Wallison Fabiano, Fábio Luiz, Diego Brandão, Renato Adriano, Haroldo Alves, Daniel Alves, Euler Xavier, Carlos Alfeu e Thiago Diniz.

A equipe do CECOM foi sorteada para a Chave A e os resultados dos jogos da abertura do torneio foram:
– Odonto 0x14 CECOM
– 30H(DP) 7×4 FUMP
– Odonto 0x18 FUMP
– 30H(DP) 6×4 CECOM

Os próximos jogos da Chave A estão marcados para o sábado, dia 20:
– Odonto x 30H(DP)
– FUMP x CECOM

A Chave B tem as seguintes equipes: Engenharia, Peladeiros (DLO), Hospital das Clínicas e ICB.

As datas dos jogos das eliminatórias são as seguintes:
1º Chave A   x   2º Chave B  – 24/10 (quarta-feira), às 19h – Jogo A
1º Chave B  x 2º Chave A   24/10 (quarta-feira), às 19h – Jogo B

Finalmente as decisões:
DISPUTA 3º LUGAR
Perdedor Jogo  A  x  Perdedor Jogo B   27/10 (sábado)  – horário a confirmar

FINAL
Ganhador Jogo A x  Ganhador Jogo B   27/10 (sábado)  – horário a confirmar

EQUIPE CECONIANA DE FUTSAL 2012


Em pé: Carlos Alfeu, Thiago Diniz, Leandro Pio, Renato Adriano e Wallison
Agachados: Diêgo Jessé, Daniel Alves e Diego Brandão


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de abril, maio e junho. A festa foi realizada no dia 11 de julho, sendo uma festa temática, Festa Junina. Organizada pela Vicentina, a festa contou com a colaboração de muitos ceconianos para enfeitar o Espaço de Convivência do 8o andar. As fotos são de autoria de Renato Righi e Vicentina Queiroz.


O Espaço de Convivência enfeitado para a festa


Prof. Luciano, João Carlos e Carlos Alfeu


Cristina Andrade e Vicentina


Uma das mesas de doces


Daniel Alves, Vítor e Ronaldo