Sistemático: Edição 1557 – 25/10/2012


Notícias


CECOM – ANO 42

No dia 04 de novembro, o Centro de Computação estará completando 42 anos. É a data em que saiu a Portaria no 569, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos, principalmente os pioneiros, como o prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM, Gestão 1970-1980. Os parabéns, também, para os diretores que se seguiram: Maria Miriam Arruda Salvador, prof. João Carlos Pires Bauer, Eduardo Henrique Lima e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

DIRETOR DA DRC APRESENTA TRABALHO EM SEMINÁRIO DA RNP

Fernando Frota Machado de Morais, diretor da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), está em Foz do Iguaçu, desde a manhã desta quinta-feira, participando do Seminário de Capacitação e Inovação (SCI), da RNP. Ele foi convidado para apresentar a palestra Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores na UFMG, no ENCSIRTS (Encontro de CSIRTS – grupos de resposta a incidentes de segurança em computador).

A apresentação de Fernando Frota está marcada para a sexta-feira, dia 26, à tarde. Ele retorna a Belo Horizonte no sábado, dia 27.


Fernando Frota

TREINAMENTO DO NOVO SISTEMA DE COMPRAS DA UFMG SERÁ ENCERRADO NA PRÓXIMA SEMANA

Está marcado para a próxima terça-feira, dia 30, o oferecimento do 3o módulo do treinamento do novo Sistema de Compras da UFMG, realizado pelo Depto. de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO). O último módulo do treinamento refere-se a Processo Licitatório – Fase Externa.

Entre os representantes das unidades acadêmicas e administrativas participantes do treinamento do novo sistema, encontram-se os funcionários do CECOM: Márcia Regina Lemos (VDG), Renato Adriano Pires Domingos (DAA) e Carlos Roberto Alves Rodrigues (DAS).

O treinamento está sendo realizado no ICEx, no horário de 8h às 17h.


Renato Adriano


Márcia Regina


Carlos Roberto

SEMANA DO SERVIDOR DA UFMG 2012

Dando continuidade às atividades da Semana do Servidor da UFMG 2012, iniciadas no dia 24/10, várias palestras, mesas redondas e shows estão programados para esta quinta, sexta, sábado, no Campus da Pampulha e dia 31, no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Os servidores estão participando das atividades, como também dos sorteios de tv, tablets e note books.

Amanhã, dia 26, além de palestras, serão realizados os Bailes do SINDIFES, no Clube Labareda e da APUBH, no Clube Jaraguá.

No sábado, dia 27, o Dia do Servidor será comemorado no Centro Esportivo Universitário (CEU), com torneio de Futsal, Rua do lazer, almoço com música ao vivo e sorteio de ipod, tablets, celulares, note book e microsystem.

   

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Cursos a distância sobre os mais variados assuntos. Os minicursos são gratuitos e divididos entre três e cinco aulas. Cada aula não leva mais que 15 minutos. Escolha um tema para começar e aproveite ao máximo! Entrar no assunto escolhido é fácil: com o mouse, clique sobre o tema escolhido. Em seguida, matricule-se. É só preencher a ficha para transitar livremente. Não precisa pagar nada. Bom aprendizado! Saiba mais visitando o endereço.

– Galeria de PhotosNormandie, da Segunda Guerra Mundial. Clique aqui.

– Festival aberto para a arte em GIF. Esta competição inaugural vai mostrar GIFs animados como um novo gênero de arte digital. O Festival tem curadoria do Paddle8, o principal destino online para colecionadores de arte, e hospedado no Tumblr, plataforma mundial de blogs. As inscrições estão abertas e serão publicados de outubro de 17 a 07 novembro, culminando com semana de arte Miami 2012. Veja.

– Passarela do Grand Canyon: “Grand Canyon West” é de propriedade privada e operado pela tribo Hualapai e requer a compra de uma licença e pacote turístico para a entrada. Não deixe de visitar o endereço. Passarela do Grand Canyon (site em Português).

– Small World é considerado como o principal fórum para mostrar a beleza e a complexidade da vida vista através do microscópio. A competição Fotomicrografia é aberta a qualquer pessoa com interesse em microscopia e fotografia. O concurso de vídeo, intitulado “Small World In Motion” engloba qualquer filme ou fotografia de lapso de tempo digital tomada através do microscópio. Confira.

– Concurso de Fotografia: acesse.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 30, de 22/10/1992, publicou notícias sobre Seminário da ANUNI Downsizing x Rightsizing, segurança do prédio da Reitoria, palestra da MSA-Infor sobre Cooperator, curso de Lotus, estatísticas do CECOM em setembro/92, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ENCONTRO COM USUÁRIO DO STM-400

O analista William Andalécio, da DST, esteve hoje, na parte da manhã, participando do Encontro com Usuários do STM-400, na Embratel.
O serviço STM-400 implanta um serviço de comunicação para seus clientes, acessável via RENPAC. Esse sistema funciona como um correio eletrônico em que podem ser trocadas mensagens, correspondências, arquivos, programas, através de caixas postais, que ficam fisicamente em computadores da Embratel.
O STM-400 pode ser acessado por telex ou computadores utilizando o serviço 1000, 2000, 3028 ou 3025 da RENPAC.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Vicentina Maria Queiroz, no dia 1º de novembro; Nélia Neiva Zille, no dia 06; e para os ex-ceconianos: Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25/10; Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Jhonata dos Santos Rodrigues, no dia 28; Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29; Gilmar Lima Guimarães, no dia 1º de novembro; Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Natália Arantes Jerônimo, Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Márcio Alexandre Moraes, no dia 06; e Efigênio Vieira Ataíde e Maria Tereza Camargo Diniz França, no dia 07.

EQUIPE DE FUTSAL DO CECOM NÃO SE CLASSIFICA PARA AS ELIMINATÓRIAS DO TORNEIO

Infelizmente, a equipe de Futsal do CECOM não conseguiu passar para a próxima fase do Torneio de Futsal da UFMG. No último sábado, dia 20, a equipe do CECOM perdeu para a FUMP pelo placar de 4 x 0.

Mesmo assim, todos do CECOM parabenizam a equipe, formada às pressas, pelo empenho em participar de um torneio na UFMG.

O uniforme, conseguido com a colaboração de todos os ceconianos, ficará disponível para os próximos jogos e encontros da equipe.

Fazem parte da equipe: Diêgo Jessé, Wallison Fabiano, Fábio Luiz, Diego Brandão. Renato Adriano, Haroldo Alves, Daniel Alves, Euler Xavier, Carlos Alfeu, Thiago Diniz e Leandro Pio.


Em pé: Carlos Alfeu, Thiago Diniz, Leandro Pio, Renato Adriano e Wallison
Agachados: Diêgo Jessé, Daniel Alves e Diego Brandão


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais fotos de comemoração dos aniversários dos ceconianos. Desta vez, as fotos foram tiradas no dia 12 de setembro, dos aniversários dos meses de julho, agosto e setembro. As fotos são de autoria de Vicentina Queiroz.


A mesa com os salgados e a salada de frutas

 


O bolo e a vela


Daniel Alves, Gustavo Henrique e Leandro Campos


Paulo Lessa, Frota, Gino, Johnny, Vítor, Daneil Alves e Diego Brandão


Eugênio, Geovane, Nathália Soragge, Álvaro, Max, Salatiel, Solange, Hugo e Matheus


Bárbara, Daniel Alves, Leandro Campos, Gustavo Henrique e Vítor