Sistemático: Edição 1558 – 08/11/2012


Notícias


DTI TEM NOVO DIRETOR

Através da Portaria no 6.022, de 29/10/2012, e publicada no DOU de 30/10/2012, o Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, do Depto. de Ciência da Computação do ICEx, foi nomeado Diretor de Tecnologia da Informação. Ele substitui o Prof. Luciano de Errico, que foi diretor de TI de 26/04/2010 até final de outubro 2012.

Segundo o novo diretor de TI, Prof. Clarindo de Pádua, ele começou na UFMG como estagiário no CECOM em seu segundo ano de Escola, em 1972. Fez graduação em Engenharia Elétrica na UFMG, mestrado em Ciência  da Computação ligado ao DCC/UFMG e  doutorado na University of Southampton na Inglaterra. Foi Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Ciência da Computação em  três mandatos e chefe do Departamento de Ciência da Computação em dois mandatos. Participou, durante dois anos, do Conselho Curador da Fundep. As áreas de pesquisa são Engenharia de Software e Engenharia de Usabilidade.


Professores Luciano de Errico e Clarindo de Pádua

VICE-DIRETORA DO CECOM ESTEVE EM BRASÍLIA PARA EVENTO DO TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, nos dias 5 e 6/11, o evento “Tecnologia da Informação: Controle Externo em Ação”, no auditório da Unicorreios, em Brasília.

A Vice-Diretora Márcia Regina Lemos, representou o CECOM nesse evento destinado aos gestores, gestores de TI, auditores e consultores jurídicos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF). Foi dado especial destaque ao recém-lançado Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de TI, cujo objetivo é contribuir para que as contratações de TI sirvam para alcançar os resultados desejados pela sociedade.

Entre os assuntos apresentados constaram os resultados do Levantamento do Perfil de Governança de TI, edição 2012, aprovados pelo Acórdão no 2.585/2012-TCU-Plenário, e ainda casos de sucesso em contratações de TI na APF e o aprimoramento da governança de TI no TCU.

ANALISTAS DE TI DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO JAVA

Desde o último dia 5, os analistas de TI da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) estão participando do Curso de Desenvolvimento JAVA, ministrado pela empresa Framework System, de Belo Horizonte.

O curso está sendo realizado no horário de 8h30 às 12h30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, com o seguinte cronograma dividido em 3 módulos:

– de 5 a 20/11: módulo Java EE
– de 21 a 26/11: módulo JSF
– de 27/11 a 4/12: módulo JBoss Seam.

Estão participando do treinamento: Carolina Diniz Cunha, Daniel Alves de Araújo Martins, Diego Brandão Santos, Hugo de Souza Vellozo, José Eugênio de Assis Gonçalves, Josemar Pereira dos Santos, Leandro Damasceno Pio, Mateus Andrade Rezende, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Pedro Henrique Begalli Rezende, Rafael Rocha e Vítor Fonseca de Mello.

O curso Desenvolvimento Java está sendo ministrado por Giovani La Porta.


Uma visão da sala de treinamento Java

NOVO SISTEMA DA GRADUAÇÃO DA UFMG PASSA POR TESTES

Para treinamento do novo Sistema da Graduação da UFMG, uma equipe composta por representantes do CECOM, DRCA e Prograd está realizando testes de aceitação do módulo Ocorrências Acadêmicas. Os testes estão sendo realizados na sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 14h às 17h, no período de 05 e 26 de novembro e conduzidos por duas analistas do projeto: Gleicy Cabral e Patrícia Maforte.

Estão participando dos testes: Ana Lúcia Ribeiro Diniz, responsável pela implantação do sistema; Denise Cristina de Assis Moreira, do CECOM; Daniele Cláudia Matta Fagundes Zárate, Jean César dos Reis Barbosa, Leandro Xavier Rapini, Renato Meireles Ribeiro, Rosimeire Rocha Fernandes, Sílvia Aparecida Moreira, Sirlene Bustamante Matos Camissasa, do DRCA; Ilma Bicalho de Sousa Daniel, Ana Carolina Rodrigues e William Vagner da Silva, da Prograd.

Seguindo o cronograma, estão previstas as seguintes atividades:

05/11 – Ocorrência de Trancamento total
07/11 – Ocorrências de Intercâmbio e Concessão de tempo
09/11 – Ocorrências de Mudança de turno e Continuidade de estudos
12/11 – Ocorrências de Regime especial e Penalidade
14/11 – Ocorrências de Reinclusão e Reopção de curso
19/11 – Ocorrência de Rematrícula
21/11 – Ocorrência de Desligamento incluído manualmente
23/11 – Ocorrência de Desligamento por ocorrências automáticas
26/11 – Testes finais


A sala de treinamento do novo Sistema da Graduação com Denise,
Daniele, Sirlene, Analúcia, Jean César, Patrícia e Gleicy

CONTINUAM OS TRABALHOS DA COMISSÃO INVENTARIANTE 2012 DO CECOM

Dando prosseguimento aos trabalhos do processo de Inventário Anual de Bens Patrimoniais, a Comissão Inventariante do CECOM realizou hoje, dia 8, na parte da manhã, sua primeira reunião.

O Presidente da comissão, Ronaldo Araújo Costa, repassou para os demais membros a relação de bens para ser entregue a cada responsável por local de guarda.

O prazo para verificação dos bens por local de guarda e entrega dos relatórios e formulários para a comissão é o dia 16 de novembro.

Fazem parte da comissão: Carolina Santos Alves, Edir Cabral de Lacerda Ferreira, Luiz Cláudio Ferreira Santos e Maria Aeda Viveiros.

   

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

ADestinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de outubro/2012, foram registrados 13.887 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Conexão Vivo Animações, em sua terceira edição, amplia sua produção e abre inscrições para 36 animadores de todo o território nacional. Com inscrições até 28 de novembro, o projeto é uma ação promovida com o objetivo de estimular a produção de obras audiovisuais de animação, explorando a interface entre música e imagem, em suas diferentes possibilidades de linguagem. Leia mais.

– O I Seminário UCA Ceará visa promover a troca de informações e conhecimentos gerados nas escolas cearenses participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). O evento comemora os dois anos de atuação do UCA nas escolas contempladas e amplia a discussão sobre a Informática na Educação e a utilização de recursos educacionais digitais na prática pedagógica. Clique aqui.

– A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 20 de dezembro de 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito, a organização surgiu para materializar ações concebidas ao longo de 2004 e 2005, quando os fundadores desenvolveram pesquisas e projetos sociais voltados para o combate à pornografia infantil na Internet brasileira. Saiba mais no endereço.

– Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose. No endereço você pode observar esse processo de mudanças através de uma pequena coleção de definições. Acesse.

– A obra audiovisual Conhecendo Museus apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil. O objetivo é divulgar bens e valores culturais da humanidade democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos. Visite o endereço.

Dicas de Eugenio Pacelli Pereira de Souza, da DAC:

– Inscrições abertas para curso gratuito sobre Big Data. Você já deve ter se questionado sobre a quantidade de estrelas que existem no universo, ou quantos grãos de areia se acumulam na praia. E já parou para pensar no número de dados que gera todos os dias na internet? Big Data é um conceito que tem como foco o estudo sobre armazenamento de grandes volumes de dados com uma maior velocidade de processamento. O curso gratuito acontece no Rio de Janeiro, de 4 a 7 de fevereiro de 2013. Saiba mais.

– Semana Global do Empreendedorismo 2012 – UFMG.: de 12 a 14 de novembro. Não deixe de conferir.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 31, de 29/10/1992, publicou notícias sobre término da implantação da Rede Novell, treinamento de Usuários do AAP, reserva do equipamento 486, curso de Lotus, comemoração dos aniversários dos meses de outubro e novembro, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

APRESENTAÇÃO DO PIAPE

Amanhã, dia 30, será realizada a primeira apresentação do PIAPE – Projeto de Informatização da àrea de Pessoal. Está prevista a participação do Pró-Reitor de Administração, professor José Nagib Cotrim Árabe, do Diretor do Departamento de Pessoal, Aroldo Batista, e chefias e representantes de cada divisão do DP.
A apresentação estará a cargo de Gilmar Lima Guimarães, Diretor da Divisão de Sistemas Funcionais, e Fernando Frota Machado de Morais, Diretor da Divisão de Sistemas Acadêmicos.
Estarão presentes também alguns integrantes da equipe do projeto: Aleixina Maria Lopes Andalécio e João Carlos Lages.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; Márcia Regina Lemos, no dia 12; e Gabriel Pires e Albuquerque de Mello, no dia 13. E também para os ex-ceconianos: Thiago de Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto e Hilmes Almeida Pinhos Caldeira, no dia 11; Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego, no dia 13; e Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14.

FESTA DE NATAL DO CECOM

Começaram os preparativos para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM. A data foi marcada para 13 de dezembro, em local que será logo anunciado.

Os preparativos para os enfeites do 8º andar e subsolo já se encontram em andamento.
Aguardem mais notícias sobre a festa de Natal do CECOM nas próximas edições de
O Sistemático.


Presépio do CECOM de 2011


COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE

Será realizada no dia 20 de novembro a comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de outubro, novembro e dezembro. Vicentina Queiroz, responsável pelo evento, enviou e-mail solicitando a confirmação ou não dos participantes para organização da festa.



 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta edição foram tiradas esta semana na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo, durante o treinamento de Desenvolvimento Java, com a participação dos analistas de TI da DAS. As fotos são de autoria da Lelé.


Vítor, José Eugênio, Salatiel, Max, Pedro Begalli, Carolina Diniz, Rafael,
o instrutor Giovani e Thiago Diniz


Uma visão da sala


Daniel Alves, Diego Brandão e Vítor; Matheus, Hugo, Salatiel e Max;
Josemar, Rafael Rocha e Leandro Pio