Sistemático: Edição 1560 – 22/11/2012


Notícias


FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSOS DA RNP

Na próxima semana, três funcionários do CECOM estarão participando de cursos oferecidos pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Redes.

No período de 26 a 30 de novembro, Márcio da Costa Viana, Diretor da Divisão de Segurança da Informação, estará em Porto Alegre, RS, participando do Curso Gestão da Segurança da Informação.

E no período de 28 a 30 de novembro, João Carlos Lages, Diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas, e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da DAS, estarão participando do Curso Gerenciamento de Projetos de TI, em Salvador, Bahia.


Márcio Viana


João Carlos e Max

REDE UFMG: PROBLEMAS DE INSTABILIDADE E INDISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS E INVESTIMENTOS PREVISTOS

Na terça-feira da semana passada, dia 13 de novembro, a Diretoria do Centro de Computação divulgou nota à comunidade informando sobre problemas com a Rede UFMG acontecidos nos dias 12 e 13 de novembro. Em ambos os casos, a causa foi o funcionamento inadequado dos roteadores, que são os equipamentos mais importantes em uma rede e que permitem a comunicação entre os diversos prédios da UFMG e da UFMG com a internet. As medidas técnicas necessárias para minimizar as possibilidades de nova ocorrência do mesmo problema foram aplicadas pela equipe do CECOM e, na mesma data, a Divisão de Redes de Comunicação enviou mensagem aos administradores de rede da Universidade, fornecendo detalhes técnicos sobre o acontecido.

Nesta última segunda-feira, dia 19 de novembro, aconteceu nova instabilidade na rede, quando foram afetados principalmente os acessos à internet e a comunicação com as escolas no centro da cidade. Apesar de a causa do problema ter sido a mesma, as medidas tomadas na semana anterior fizeram com que as consequências fossem menores e a volta à normalidade aconteceu em pouco mais de quarenta minutos.

Na UFMG, os roteadores são distribuidos em todos os prédios e trocam mensagens entre si, informando qual deles cuida de cada rede IP. Além disto, a UFMG conta com um sistema automático de bloqueio de endereços IPs de computadores com comportamento suspeito. Todas estas informações, da localização das redes e dos IPs bloqueados, são armazenadas nos roteadores em "tabelas de rota", que têm uma capacidade máxima pré-definida. Uma intervenção da DRC no sistema de detecção de intrusões fez com este passasse a bloquear temporariamente os IPs externos à UFMG envolvidos em certos tipos de incidentes de segurança. Estes novos bloqueios criaram rotas adicionais que ultrapassaram a capacidade de armazenamento das tabelas nos roteadores e, consequentemente, estes perderam a capacidade de fazer uma comunicação adequada entre as redes dos prédios. Esta intervenção no sistema anti-intrusão da Rede UFMG foi revertida e, desde então, não foram detectados problemas de instabilidade na rede.

Na mensagem enviada aos administradores de rede a DRC também agradeceu a compreensão de todos, o que permitiu à equipe trabalhar para restabelecer os serviços da rede.

A DRC informou também que, durante 2012, a Reitoria destinou ao CECOM recursos necessários para a substituição de todos os roteadores da UFMG, que passará a ter sua infraestrutura central rodando a 10 Gbps. Alguns dos equipamentos já foram entregues e estão sendo configurados. Eles serão instalados na infraestrutura principal da rede. Os demais devem chegar até o início de fevereiro de 2013 e serão gradati-vamente instalados.
Desde que a Rede UFMG foi implantada, em 1992, com recursos de seu próprio orçamento, esta é a primeira vez que a UFMG investe em sua infraestrutura central de rede.
Durante este período, ocorreram dois momentos de atualização tecnológica, em 2000 e 2005, viabilizados com recursos de financiadores externos, como SESu e Finep, destinados às áreas de ensino e pesquisa.

NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

O CECOM está contando com mais uma estagiária em seu quadro. Trata-se de Jéssica Taís Carvalho Rodrigues, aluna do curso de Matemática Computacional.

Jéssica entrou no dia 19 de novembro, lotada na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde iniciou seus trabalhos de apoio a usuários da Rede Administrativa.


Jéssica Rodrigues

   

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Chegando as férias, todos querem viajar com a família. Uma sugestão é fazer turismo pela Serra Gaúcha. Conheça a Serra Gaúcha e faça sua programação.

– Vídeoaula de matemática e da gramática da língua portuguesa para concursos. Não deixe de conferir.

– Vai viajar? O SeaWorld apresenta espetáculos inovadores com coreografias supreendentes realizadas pela nossa família de animais marinhos. Dance com as baleias orcas, pule com os golfinhos e ria com os leões marinhos durante os shows oferecidos na programação diária do parque. Saiba mais (Site em Português).

– Capture suas fotos e faça fotos panorâmicas envolventes, completas com Photosynths on line e depois compartilhe com os amigos. Não funciona bem no navegador Google Chrome. É necessário instalar o Silverlight. Clique.

– O YouTube Brasil e a Trama Entretenimento fecharam uma parceria para a criação de um novo canal: o Estúdio Trama Ao Vivo, o primeiro canal da Internet brasileira a transmitir duas horas diárias de música ao vivo, todos os dias, direto dos estúdios da gravadora. Para estrear o canal em grande estilo, você vai acompanhar nada mais, nada menos que os ensaios diários de preparação da nova turnê de Nando Reis e Os Infernais. Assista.

– Veja o dicionário de sinônimos online de Português do Brasil com mais de 30 mil sinônimos de palavras e expressões para consulta. Confira.

– A TerraCycle cria produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de difícil reciclabilidade que não possuem destinação adequada. Possui parcerias exclusivas com empresas como Kraft Food, Frito Lay, Stonyfield Farm, Mars Wrigleey e muitos outros.  Leia mais no endereço.


PRIMEIRO COMPUTADOR DO MUNDO É RELIGADO EM MUSEU NA INGLATERRA

No endereço http://www1.folha.uol.com.br/tec/1188459-primeiro-computador-do-mundo-e-religado-em-museu-na-inglaterra.shtml, foi publicada a notícia Primeiro computador do mundo é religado em Museu na Inglaterra, em 20/11/2012. A colaboração é de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas.

O primeiro computador digital do mundo, uma máquina de mais de duas toneladas batizada como “The Witch” (“A Bruxa”), voltou a ser ligado nesta terça-feira (20) no Reino Unido, onde será exposto como peça de museu após três anos de reparos.

Em cerimônia no Museu Nacional do Computador em Buckinghamshire, na Inglaterra, vários dos criadores da histórica peça, assim como estudantes que aprenderam a programar com ela, apertaram o botão de ligar.

Nos anos 1950, durante seus dias de glória, “The Witch”, cuja construção começou em 1949, foi a peça central do programa britânico de Pesquisa de Energia Atômica.


Primeiro computador, o "The Witch" ("A Bruxa"), religado pelo Museu Nacional do Computador, na Inglaterra

Sua missão era facilitar o trabalho dos cientistas realizando de forma eletrônica operações matemáticas que até então deviam ser feitas por meio de simples máquinas de calcular.

Apesar da lentidão de seus primeiros trabalhos -demorava dez segundos para multiplicar dois números-, em breve se transformou em peça indispensável e chegou a ser utilizado 80 horas por semana, um recorde para a época.

Quando, em 1957, foi superado por computadores mais rápidos e menores, foi transferido para a Universidade de Wolverhampton, onde serviu para ensinar os primeiros alunos de informática a programar.

De lá, passou para o Museu de Ciência e Indústria de Birmingham, onde ficou até o fechamento do local. A máquina foi, então, desmontada e levada para um armazém municipal em 1997.

Há três anos, Kevin Murrell, membro do conselho de administração do Museu Nacional do Computador, reconheceu o painel de controle de “The Witch” em uma fotografia tirada por um antiquário de computadores.

Após várias viagens ao armazém, a equipe de restauração colocou mãos na massa e em três anos de trabalho conseguiu salvar aproximadamente 1.390 peças originais.


UFMG DIVULGA VAGAS REMANESCENTES PARA TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

Está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) – www.ufmg.br/copeve – a listagem das vagas remanescentes por curso de graduação para o Vestibular UFMG 2013, nas modalidades de Transferência e Obtenção de Novo Título. O edital deverá ser publicado em breve pela Copeve.

São 1.100 vagas, sendo 1.040 para Belo Horizonte e 60 vagas para o campus Montes Claros. O curso de Música também oferece 27 vagas em várias habilitações no turno diurno e outras 18 no turno da noite. Os candidatos farão as provas de segunda etapa do Vestibular UFMG 2013, no período de 13 a 20 de janeiro.

As modalidades de Transferência e Obtenção de Novo Título oferecem vagas remanescentes em cursos presenciais de graduação na Universidade. Essas vagas não são contempladas pela Lei nº 12.711/12, de Reserva de Vagas (Cotas).

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 20/11/2012)


SITE DA UFMG REÚNE PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA UNIVERSIDADE

A programação de arte e cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está concentrada em novo website, https://www.ufmg.br/cultura/. Administrada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a página publica diariamente o que vai acontecer nos vários espaços coordenados pela universidade, como museus, Centro Cultural, Conservatório, Estação Ecológica, Espaço Tim UFMG do Conhecimento e outros, nos campus Pampulha, Saúde e Montes Claros.

O site Cultura UFMG vai divulgar também as atrações dos festivais de Verão e de Inverno, além de editais, concursos e prêmios; oferta de projetos e programas artísticos gratuitos; palestras, lançamento de livros, oficinas e apresentações de artes cênicas; propostas e
eventos de divulgação científica.

Há, ainda, links que direcionam para canais de comunicação, como a Rádio UFMG Educativa, a TV UFMG, a Editora UFMG, a Revista Diversa, o UFMG Tube e o Boletim UFMG.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 21/11/2012)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 33, de 19/11/1992, publicou notícias sobre XXXIX ENANUNI, treinamento dos usuários do AAP, palestra na Prodemge, curso de Lotus, curso sobre Qualidade Total, paradas do Sistema A10, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

COMPRA DE MICROS E IMPRESSORAS

A UFMG efetuou a compra de microcomputadores e impressoras para órgãos da Universidade. Nessa aquisição, o Centro de Computação recebeu ontem, dia 18, três micros 386 SX, com 40MB; dois micros 386 SX, com 106MB e mouse; um micro 386 DX, com 200MB, vídeo colorido e mouse; e quatro impressoras Panasonic, modelo KX-P2624, com 24 agulhas.
Os micros recebidos foram assim distribuídos:
– 386 SX, 40MB: DCP, VDG e DST
– 386 SX, 106MB: DSA e DSF
– 386 DX, 200MB: DST
Quanto às impressoras, elas foram instaladas na DGE, DSF, DAA e DST (rede).

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: José Monteiro da Mata (DCC), Igor Campos Leal e Caio Henrique Galli dos Santos, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Nei Renato Koetz e Alex Alves de Souza, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Álvaro César Leão Teixeira e Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schettini Cunha, no dia 28; e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29.

FESTA DE NATAL DO CECOM

Foi marcada para o dia 13 de dezembro a realização da Festa de Natal dos funcionários do CECOM.

Todos do CECOM receberam comunicado da festa, informando como a mesma será organizada. O local é o mesmo de anos anteriores, ou seja, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, na região da Pampulha.

A festa terá início às 12h, com um churrasco de confraternização.

A Redação de O Sistemático comunica que a partir da próxima segunda-feira, dia 26, uma lista de adesão começará a ser passada entre os funcionários para confirmação de participação na festa.

Como não poderia deixar de ter, a Redação lança a “velha” ideia da cesta de guloseimas para sorteio no dia do evento. Para isto, terá que contar com a colaboração de todos com contribuição de itens para as cestas. No dia 26 será colocada uma cesta no corredor do 8o para receber as contribuições.

Quanto aos enfeites do 8o andar, aguardem o final do mês!


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 20 de novembro/2012, foi realizada a comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de outubro, novembro e dezembro, fechando com chave de ouro esse tipo de evento. Sob a coordenação de Vicentina Queiroz, a festa foi realizada no Espaço de Convivência do 8o andar.

Foram comemorados os aniversários de: Thiago Diniz, Daniel Martins, Jader Santos, Luiz Cláudio, Carolina Diniz, Adyr Rodrigues, Vítor Fonseca, Eustáquio e Diego Araújo (outubro); Vicentina Queiroz, Gilmar Guimarães, Nélia Zille, Josemar, Márcia Lemos, Gabriel Pires, Thiago Moreira, Wallison, Fernando Frota e Luiz Eugênio (Leão) (novembro); Cláudia Galinkin, Xina e Raimundo Chaves (dezembro).

As fotos são de autoria de Lelé, Vicentina e Diêgo Jessé.


Agachados: Vítor e Diego Araújo. Em pé: Leão, Vicentina, Josemar, Gilmar, Frota, Márcia Lemos,
Luiz Cláudio, Wallison, Thiago Diniz, Daniel Martins, Xina, Cláudia e Gabriel Pires


Nélia


Uma vista do Espaço de Convivência


Carol, Wallison, Hugo, Gustavo, Max, Carlos Roberto e Renato Adriano