Sistemático: Edição 1561 – 29/11/2012


Notícias


ESCOLA DE ENGENHARIA RECEBE NOVOS ROTEADORES

Na noite desta quarta-feira, dia 28 de novembro, a DRC substituiu os roteadores que atendem ao Bloco 2 da Escola de Engenharia. Foram retirados dois equipamentos AlliedTelesyn modelo 9816GB, adquiridos em 2005, que funcionavam de maneira independente, e instalados dois equipamentos da Extreme Networks, modelo 460, configurados em uma pilha única – os dois equipamentos funcionam como se fossem um só. Os roteadores Extreme foram adquiridos este ano e oferecem melhoria no desempenho da rede interna, por terem maior capacidade de processamento de pacotes. Na Escola de Engenharia a configuração feita visou dividir uma mesma rede nos dois equipamentos, de maneira que em caso de falha metade dos equipamentos da Escola possa manter sua conexão à rede.

Os testes iniciais com os equipamentos da Extreme foram coordenados por David Eustáquio da Silva, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, que também está efetuando a configuração básica dos sistemas. Nos equipamentos utilizados na Escola de Engenharia a configuração final, envolvendo a programação de redes, distribuição das redes pelas portas físicas e a aplicação de filtros de segurança foi feita por Fernando Frota Machado de Morais, a partir de informações retiradas da configuração dos equipamentos anteriores e atualizadas por Douglas Santos, da equipe de redes da Escola de Engenharia. A instalação dos equipamentos foi feita por Fernando Frota Machado de Morais e Douglas Santos.

Com o sucesso da migração, a DRC deve retomar a substituição do equipamento da Face, que foi revertida devido a problemas na configuração dos filtros de segurança, e da Faculdade de Medicina. As outras escolas serão atendidas durante 2013, após a chegada dos equipamentos que serão utilizados para substituir toda a infraestrutura de roteamento da UFMG e aquisição de acessórios relacionados à conexão de fibras óticas.

ANALISTA DO CECOM PARTICIPA DO JAVAONE LATINA AMERICA 2012

Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, analista de TI da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), estará, no período de 4 a 6 de dezembro, participando do JavaOne Latin America 2012, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Segundo Thiago Moreira, suas expectativas com relação à participação no evento são: O JavaOne reúne entusiastas e especialistas em Java em um extraordinário evento de aprendizado e networking, inteiramente focado em tudo o que diz respeito a Java. Com isso, ele acredita que pode trazer novos conhecimentos para a equipe do CECOM em Java assim como o que ocorreu com o evento do Gartner.
 
A track de assuntos que ele acha que podem ser mais importantes para a equipe do CECOM e que serão tratados lá são os recursos já reconhecidos da Plataforma Java, Enterprise Edition (Java EE) ou seus super aditivos. Trata-se de uma track que combina uma abordagem atualizada da ampla variedade de temas Java corporativos, desde as reconhecidas áreas de aplicações de desenvolvimento Web, persistência, segurança e transações, até as mais recentes práticas comuns de dependência e integração contínua. Esta trilha também aborda alguns dos interesses futuros e convincentes da plataforma Java EE, como a modularidade, o caching corporativo, web sockets e identidade Internet, bem como uma visão geral e atualizada das práticas relacionadas a serviços da Web, SOAP, REST JAX-WS, JAX-RS, arquiteturas de nuvem e de implementação, e vários outros tópicos relacionados a serviços.


Thiago Moreira

GABINETE DO REITOR DIVULGA PORTARIA DE NORMAS DO PONTO ELETRÔNICO

O Gabinete do Reitor da UFMG divulgou, no dia 28/11/2012, a portaria nº 113/20102 que dispõe sobre normas e procedimentos relativos a registro eletrônico de ponto, controle e aferição do cumprimento da jornada de trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação em exercício na UFMG.

ENCERRAMENTO DO TREINAMENTO JAVA É ADIADO

O treinamento Java, que está sendo realizado no CECOM, ministrado pela empresa Framework System, de Belo Horizonte, sofreu alteração no seu calendário.

As aulas dos dias 28, 29 e 30/11, foram adiadas para a próxima semana. Desta forma, o segundo módulo (JSF) será encerrado na segunda-feira, dia 3 de dezembro. Já o terceiro módulo (JBoss Seam) será realizado nos dias 04, 05, 06, 07 e 10 de dezembro.

O treinamento Java teve início no dia 5 de novembro e está sendo realizado no horário de 8h30 às 12h30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo.

Estão participando do treinamento: Carolina Diniz Cunha, Daniel Alves de Araújo Martins, Diego Brandão Santos, Hugo de Souza Vellozo, José Eugênio de Assis Gonçalves, Josemar Pereira dos Santos, Leandro Damasceno Pio, Mateus Andrade Rezende, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Pedro Henrique Begalli Rezende, Rafael Rocha e Vítor Fonseca de Mello.

O instrutor do curso é Giovani La Porta, da Framework System.

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE CURSOS DA RNP

Serão encerrados amanhã, dia 30, os cursos Gestão da Segurança da Informação e Gerenciamento de Projetos de TI da RNP, que estão sendo realizados em Porto Alegre e Salvador, respectivamente. Estão participando dos cursos: Márcio da Costa Viana, em Porto Alegre, e João Carlos Lages e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, em Salvador.

   

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A e-Revista é mais um serviço gratuito do Portal Educação para compor a comunicação e interação da empresa com o seu público. Foi criada com o objetivo de promover a cultura e educação, além da união de diversos estudantes e professores em busca de um bem comum, o conhecimento adquirido por intermédio da colaboração e da leitura. Saiba mais.

– Já rolou na Internet: um amigo postou no Facebook e eu vou compartilhar aqui o “melhor vídeo que já vi”. Clique.

– Visualização interativa em 3D da galáxia, incluindo mais de 100 mil estrelas . Criado para o navegador Google Chrome. Veja.

– Atualmente, graças à Internet, é possível comprar produtos sem sair de casa ou do trabalho, sem se preocupar com horários e sem enfrentar filas. Infelizmente, há golpistas que se aproveitam das facilidades do comércio eletrônico para cometer fraudes. Assim como existem lojas, sites e vendedores confiáveis, também existem aqueles cujo objetivo é lesar os consumidores, causar prejuízos e obter vantagens financeiras. O Fascículo Comércio Eletrônico apresenta boas práticas e dicas para fazer compras na Internet com mais segurança. Confira.

– No Portal de Artesanato você encontra tudo sobre artesanato e o passo a passo é gratuito. Não deixe de visitar o endereço.

– O CicloVivo é um site com o objetivo de informar as mudanças e novidades do mundo da sustentabilidade, além de fomentar atitudes mais positivas e conscientes. Com alicerce em três pilares (econômico, social e ambiental) as notícias envolvem: meio ambiente, tecnologia, arquitetura, mídia, design, desenvolvimento e vida sustentável. Leia mais.

– Dica de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: Em Portugal, você pode fotografar o código na calçada e obter informações sobre o local onde está. A ideia era juntar a tradição da calçada portuguesa feita com pedras brancas e pretas com a tecnologia do QR Code. O objetivo é mostrar para o mundo que o tradicional país português, conhecido pelos seus modos discretos e pela cerâmica azul, está com os dois pés no século 21. O resultado você confere no vídeo, que mostra como uma ideia simples pode se tornar uma referência para turistas da cidade, que fotografam o código na calçada e encontram informações sobre o local em que estão. Realmente, o melhor dos dois mundos. Veja.


LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG PROMOVE CAFÉ DIGITAL NO METRÔ

Na manhã deste sábado, 1º de dezembro, jovens do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR) farão intervenção no metrô de Belo Horizonte ao longo do trajeto Eldorado/Vilarinho, com o objetivo de divulgar a importância da inclusão digital. O evento, intitulado Café Digital, terá início às 8h30, quando será montado um teclado gigante na praça da Estação Eldorado. Às 9h30, as equipes entram nos trens para fazer rápidas apresentações sobre a situação da inclusão digital no país. Às 10h, haverá parada na Estação Central para show do artista Kdu dos Anjos, do programa Vozes do Morro. Às 11h, a equipe segue viagem até a Estação Vilarinho, onde será feita uma intervenção surpresa. Haverá também apresentação do grupo Quarteirão do Soul.

O programa Telecentros.BR foi criado em 2009 com o propósito de apoiar a implantação, o funcionamento e a manutenção de telecentros públicos e comunitários em todo país, com a oferta de conectividade à internet, equipamentos de informática e formação. O Telecentros.BR está em todo o Brasil. Minas Gerais e Espírito Santo formam o Polo Sudeste, que tem atividades coordenadas pelo Laboratório de Computação Científica da UFMG.

Passaporte – Em dezembro, o Telecentros.BR Polo Sudeste lança o Passaporte da Inclusão Digital, um e-book que vai contar a história dos dois anos do programa em Minas Gerais e Espírito Santo. O registro mostra a transformação social na vida de dezenas de jovens que, ao longo do processo, decidiram ingressar em cursos superiores, além das mudanças na vida de milhares de pessoas que sequer tinha tido acesso à internet. (Assessoria de Comunicação do Programa Telecentros.BR).

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 29/11/2012)


RESULTADOS DE PESQUISA VIA WEB VÃO ORIENTAR MEDIDAS SOBRE TRANSPORTE NO CAMPUS PAMPULHA

Professores, servidores das áreas técnica e administrativa e estudantes estão sendo convidados a responder quinze perguntas simples hospedadas no portal minhaUFMG. As questões integram a Pesquisa Origem-Destino Campus Pampulha, cujos resultados vão subsidiar propostas de mudanças relacionadas às viagens diárias dos usuários e aos deslocamentos no campus.

A iniciativa pretende conhecer, basicamente, de onde as pessoas chegam e para onde vão (e em que horários), que meio de transporte utilizam, como se locomovem no interior do campus e como veem a possibilidade de circular de bicicleta entre os acessos e as diversas unidades.

Os dados obtidos serão aplicados a modelo de simulação de tráfego de que dispõe o departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia. “A partir daí, poderão ser propostas mudanças que possam representar soluções para o sistema”, afirma a professora Leise Kelli de Oliveira, que coordena a pesquisa. A iniciativa surgiu de trabalho de conclusão de curso da aluna de graduação Bárbara Abreu.

Segundo Leise de Oliveira, em cerca de 24 horas foram enviadas mais de 3 mil respostas – o que, segundo ela, comprova que a divulgação (o público-alvo recebeu mensagem eletrônica do laboratório de Ciência da Computação, LCC) é fator crucial para o sucesso de pesquisa digital na área de transportes. Leise e Bárbara estão recebendo também sugestões sobre melhorias no questionário. “A ideia é que se faça uma todo ano uma nova pesquisa, e queremos aprimorá-la”, diz a professora.

O acesso à pesquisa deve ser feito com entrada de login e senha do minhaUFMG.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/026579.shtml – 27/11/2012)


UFMG PUBLICA EDITAL PARA O CONCURSO 2013 NAS MODALIDADES TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

Candidatos ao concurso Vestibular 2013 nas modalidades de Transferência e Obtenção de Novo Título já podem consultar o edital no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) www.ufmg.br/copeve. As inscrições estarão abertas no período de 8 a 14 de dezembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 265 e os candidatos farão as provas específicas da segunda etapa do Vestibular, de 13 a 20 de janeiro de 2013.
São 1.100 vagas remanescentes, sendo 1.040 para Belo Horizonte e 60 vagas para o campus Montes Claros. O curso de Música também oferece 27 vagas em várias habilitações no turno diurno e outras 18 no turno da noite. Essas vagas não são contempladas pela Lei nº 12.711/12, de Reserva de Vagas (Cotas).

Os candidatos à Transferência, que desejam concluir o curso de graduação na UFMG devem comprovar vínculo com instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira. Além disso, ter cursado, na instituição de origem, pelo menos 300 horas, que corresponde a 20 créditos na UFMG. E ter a cursar na universidade um mínimo de 60 créditos, ou 900 horas.

Para a Obtenção de Novo Título o interessado deve apresentar documento de conclusão de curso superior em instituição de ensino reconhecida e que não seja do mesmo curso nem de licenciatura curta.

Os programas das provas são os mesmos dos candidatos ao Concurso Vestibular 2013 e estão disponíveis na página www.ufmg.br/copeve. A Prova de Língua Estrangeira, quando requerida, deverá ser realizada na língua de opção do candidato.

Candidatos especiais – O candidato portador de necessidades especiais, de prótese metálica, de prótese auditiva ou de marca-passo, ou, ainda, que, por motivo grave de doença, necessitar de condições especiais para a realização das provas deverá, obrigatoriamente, submeter-se a Exame Médico. O exame será realizado no dia 19 de dezembro de 2012, das 9h às 12h, na sede da Copeve (Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha – Unidade Administrativa III, 2º andar, Campus Pampulha da UFMG – Belo Horizonte). Apenas o candidato que reside fora de Belo Horizonte poderá enviar laudo médico por fax, ou pelos Correios, ao local de realização desse Exame, até o dia 14 de dezembro de 2012.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa -27/11/2012)


EMPRESAS JUNIORES DA UFMG PROMOVEM PROJETO PARA ARRECADAÇÃO DE PRESENTES PARA CRIANÇAS CARENTES

Interessados em apadrinhar crianças carentes neste Natal com doação de presentes no valor mínimo de R$ 20 podem aderir, até o dia 14 de dezembro, ao projeto Árvore dos Desejos, idealizado por empresas juniores da UFMG.

Para participar, é necessário comparecer à sede de uma das empresas – UFMG Informática Jr, Produção Júnior (PJ), UFMG Consultoria Jr (UCJ) e Cria – para escolher cartão com dados de uma criança, como nome, idade e tamanho de roupa.

Segundo os organizadores da iniciativa, os presentes serão doados aos filhos dos funcionários do setor de Serviços Gerais do Instituto de Ciências Exatas (Icex), a alunos das creches Grupo de Apoio à Criança Carente, do Aprendendo a Sorrir e a crianças atendidas pela comunidade da Igreja Santo Antônio/Vila Belém.

Empresas participantes:

– UFMG Informática Jr – Icex, sala 1.034. – Funcionamento: de 2ª a 5ª feira, das 9h30 às 16h30
– PJ – Prédio CPDEE (Inova), salas 216 e 217 -Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
– UCJ- Face, Sala 2018- Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 11h às 19h.
Cria – Fafich, sala Labor 14 -Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.

Mais informações no site http://www.arvoredosdesejos.ijunior.com.br/.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/026601.shtml – 29/11/2012)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 34, de 26/11/1992, publicou notícias sobre Vestibular da UFMG de 1993, atividades da Comissão de Administração de Dados, treinamentos AAP, Sistema AAP, Curso de Lotus, Festa de Natal, entre outras. A notícia que se destacou foi:

XXXIX ENANUNI

Será encerrado amanhã, dia 27, no Rio de Janeiro, o 39o Encontro Nacional de Usuários Unisys.
Representando o Centro de Computação da UFMG, estão participando das diversas atividades do encontro, Eduardo Henrique Lima, Diretor Geral, e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Diretor da Divisão de Suporte Técnico.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; prof. Ivan Moura Campos, no dia 1º de dezembro; Orlando Laboissière e Regina Antônia Diniz Siqueira, no dia 02; Luiz Gomes Temponi, no dia 04; e Ivan de Oliveira Araújo, no dia 06.

FESTA DE NATAL DO CECOM

A Redação de O Sistemático solicita aos funcionários que ainda não se manifestaram quanto à participação na Festa de Natal e no sorteio de envio de mensagens de Natal, que o façam rapidamente.

A lista de adesão foi passada e muitos funcionários ainda permanecem indecisos.

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 12h, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha. Haverá um churrasco de confraternização, com direito ao futebol, vôlei, peteca e piscina.
Durante o evento, serão sorteadas as cestas de guloseimas. Para isto, quem quiser participar do sorteio deve colaborar com os itens para confecção das mesmas. A cada item doado, o funcionário terá o direito a um cupom numerado. Quanto mais itens doados, mais chances para ganhar as cestas.

As contribuições para as cestas estão sendo recebidas na Sala 8038.
Quanto à ornamentação do CECOM para as festas de final de ano, aguardem. Não será surpresa, uma vez que, este ano, as ideias não foram projetadas como nos anos anteriores. Faltou capacidade criativa!

O importante é enfeitar o CECOM e trazer o Espírito Natalino para todos.

Vamos esperar o dia 3 de dezembro!


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de outubro, novembro e dezembro, realizada no dia 20 de novembro, no Espaço de Convivência do 8o andar. A festa, organizada pela Vicentina, contou com a participação de muitos ceconianos e convidados. As fotos são de autoria de Lelé, Vicentina e Diêgo Jessé.


Márcia Lemos, Maíra, Eliz, Carol Wallison, Hugo e Gustavo


O bolo dos aniversariantes


Prof. Clarindo e Carlos Alfeu. Ao fundo: Carol, Vítor e Rosa


Carlos Alfeu e Prof. Luciano


Solange, Carlos Roberto, Max, Thiago Diniz, Diêgo Jessé, Rosa, Xina (de costas) e Márcia Lemos


Edgard, Prof. Clarindo, Gilmar e Carlos Alfeu