Sistemático: Edição 1562 – 06/12/2012


Notícias


REDECOMEP EM BELO HORIZONTE SERÁ INAUGURADA NO DIA 14 DE DEZEMBRO

O projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) é desenvolvido pela RNP – Rede Nacional de Pesquisas tem como objetivo principal a implantação de redes de fibra ótica que permitam a interligação das instituições de pesquisa e ensino superior participantes em alta velocidade. O projeto foi concebido a partir de uma iniciativa pioneira em Belém e prevê a implantação de infraestrutura nas 26 cidades do país que abrigam pontos de presença da infraestrutura de redes da RNP . A execução do projeto conta com recursos da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e a gerência fica a cargo da Organização Social RNP (RNP-OS).

Em Belo Horizonte serão utilizados 182 km de fibra ótica, que interligarão o Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica – Minas Gerais), CETEC (Fundação Centro Tecnologico de Minas Gerais), CPqRR – Fiocruz (Centro de Pesquisas René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz), Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), FJP (Fundação João Pinheiro), IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), IGA (Instituto de Geociências Aplicadas), PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Na UFMG serão interligados o Campus Pampulha (onde está instalado o POP-MG da RNP), o Museu de História Natural e Jardim Botânico e o prédio do Conservatório de Música. O Conservatório servirá como um nó de concentração de fibras óticas ao qual serão interligadas várias instituições. Na semana passada foi necessário alocar um novo espaço para instalação dos equipamentos e o Demai/Centro se encarregou de fazer as reformas emergenciais no local, em um trabalho supervisionado pelo engenheiro Roberto Camargos. Foi feita uma divisão no espaço, preparada infraestrutura de tubos para passagem de fibras óticas e instalados circuitos elétricos necessários ao funcionamento dos equipamentos. O CECOM e o DCC fornecerão no-break e aparelhos de ar condicionado.

Em Belo Horizonte, o Comitê Gestor da RedeComep é presidido pelo professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho, do DCC/ICEx, e tem como coordenador técnico Murilo Silva Monteiro, do POP-MG. A inauguração da rede deve acontecer no próximo dia 14, sexta-feira.

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM está promovendo pregão eletrônico para contratação de serviço telefônico local, LDN e LDI, para as linhas diretas instaladas em várias unidades da UFMG em Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Ouro Preto e fazendas.

A sessão de abertura está marcada para o dia 12 de dezembro, às 9h30, no site de compras do governo comprasnet.gov.br.

Compõem a comissão desta licitação os servidores Renato Adriano Pires Domingos, como pregoeiro; e Fernando Frota Machado de Morais, no apoio técnico à contratação.
Atualmente, o serviço é prestado pela operadora Telemar Norte Leste S.A. (Oi).

TREINAMENTO JAVA TERMINA NO DIA 10

Conforme noticiado em O Sistemático da semana passada, o treinamento Java, que está sendo aplicado aos desenvolvedores da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), teve seu término adiado para o dia 10 de dezembro, próxima segunda-feira.

O treinamento Java teve início no dia 5 de novembro e está sendo realizado no horário de 8h30 às 12h30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo.

Estão participando do treinamento: Carolina Diniz Cunha, Daniel Alves de Araújo Martins, Diego Brandão Santos, Hugo de Souza Vellozo, José Eugênio de Assis Gonçalves, Josemar Pereirados Santos, Leandro Damasceno Pio, Mateus Andrade Rezende, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Pedro Henrique Begalli Rezende, Rafael Rocha e Vítor Fonseca de Mello.

O instrutor do curso é Giovani La Porta, da Framework System.


Os participantes do treinamento Java

FUNCIONÁRIA DO CECOM PARTICIPA DO VIII ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2012

A SubSecretaria de Planejamento e Orçamento, por meio da Coordenação-Geral de Finanças, realizará o Encontro Anual com os órgãos/entidades, vinculados ao Ministério da Educação para divulgação das normas de encerramento do exercício financeiro de 2012 e apresentação dos módulos do novo Siafi; folha de pagamento, suprimento de fundos e programação financeira.

O evento será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, na UFMG, Auditório principal da Escola de Engenharia.

Representando o CECOM, estará presente a funcionária da DAA, Elizeba Henrique Januário.


Eliz

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Rafael Soares Almeida, do curso de Ciência da Computação da UFMG.

Rafael Almeida foi lotado na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde iniciou suas atividades no dia 3 de dezembro.


Rafael Almeida

   

 


Informativo



ESTATÍSITCAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO/2012

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro/2012, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.764.062
158
879.378
2.643.598
16.834.540
19.478.138

As médias diárias durante o mês de novembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
58.802
5
29.313
88.120
561.151
649.271



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de novembro/2012, foram registrados 13.956 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Fique por dentro da pesquisa do Painel do conhecimento. Saiba mais sobre um dos principais avanços para o futuro da pesquisa no endereço.

– Lançado oficialmente o livro XO na Escola: Construção Compartilhada de Conhecimento e Lições Aprendidas. O livro conta com versões digital e impressa. Faça download .

– Veja um espaço de discussão sobre governança da Internet, com sua variedade de temas e questões. O que ele tem de diferente de tantos outros espaços importantes com as mesmas preocupações? Demi Getschko comenta as propostas de mudança do Marco Civil direto de Baku, Azerbaijão. Para saber mais, leia.

– Fique por dentro de tudo que rola na TV com Patricia Kogut. Visite o endereço.

– Truque para criar o Menu Iniciar no Windows 8. São 4 maneiras de fazer um menu Iniciar. Acesse (Site em Inglês).

– Upverter é um um aplicativo da Web para criar diagramas de circuitos eletrônicos e esquemas. Saiba mais (Site em Inglês).

– Entre com sua altura e peso e veja, nas Olimpíadas de Londres 2012, de quem você ganharia caso estivesse lá. Vá até o endereço (Site em Inglês).

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 35, de 3/12/1992, publicou notícias sobre XXXIX Enanuni, nova versão do Hermes, atividades das equipes do Vestibular, curso de Aperfeiçoamento Gerencial, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VESTIBULAR DA UFMG DE 1993

Foi encerrada, na última segunda-feira, a etapa de cadastramento dos candidatos ao Vesibular da UFMG de 1993.
Hoje, dentro da fase de inscrição definitiva, será encerrado o cadastramento de prédios, salas e seus relacionamentos com os diversos cursos. Será então, processada a distribuição física dos candidatos, sendo gerada a fita magnética com imagem dos comprovantes definitivos de inscrição.
Estes comprovantes serão impressos, em impressora laser, na Eletrodados, e seão enviados às residências dos candidatos, por correio, no próximo dia 10 de dezembro.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudia Galinkin, no dia 9; e para os ex-ceconianos: Natália Costa Gui-lheimelli Avelar e Marco Antônio de Oliveira, no dia 08; Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14. .

FESTA DE NATAL DO CECOM

Tudo pronto parta a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, que será realizada no dia 13 de dezembro, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha. A partir das 12h, terá início o almoço de confraternização com um churrasco. Além disso, os participantes da festa poderão jogar futebol, vôlei, peteca e utilizar a piscina. Isto tudo, se não estiver chovendo! A Redação de O Sistemático espera que tudo corra bem.

Quanto à ornamentação, no último dia 03, o CECOM se preparou para as festas de final de ano. No 8o andar, a casa de bonecas, de estilo da Era Vitoriana, retornou com árvore de Natal e Ceia para os convidados. Além disso, foi montada uma mesa no corredor principal para a Ceia Natalina. O subsolo também está todo ornamentado, graças à Elza.

Com tanto enfeite, o espírito do Natal chegou ao CECOM, bem tímido, mas com força para se manter.


A casa de bonecas


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana mostram como o 8o andar está ornamentado para as festas de final de ano. A casa de bonecas e a mesa com a ceia natalina representam a nossa casa preparada para o Natal e o Ano Novo com árvore de Natal, presentes, ceia e convidados. Sem muita criatividade para este ano, a Redação de O Sistemático resgatou temas utilizados há muitos anos, aprimorando-os um pouco para alegrar o ambiente de trabalho dos ceconianos. As fotos são de autoria da Lelé.


A mesa da Ceia de Natal


A Casa de Bonecas


Detalhe da mesa


Detalhe da ceia de Natal da casa de bonecas