Sistemático: Edição 1564 – 28/02/2013


Notícias


DTI DÁ APOIO AO REGISTRO ACADÊMICO DOS CALOUROS 2013 COM O NOVO SISTEMA DA GRADUAÇÃO

Pela primeira vez, a matrícula na UFMG está sendo realizada com o apoio do novo Sistema Acadêmico da Graduação em processo de implantação. A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação esteve presente em duas ações, apoiadas pelo sistema, na última semana. O processo de Registro Acadêmico e matrícula dos aprovados no Vestibular 2013 da UFMG, com entrada no primeiro semestre, teve início no dia 18/02. O registro foi realizado na Unidade Administrativa III, seguindo escala de atendimento, até o dia 22. Durante todo o processo de registro, o CECOM esteve presente com um plantão de atendimento na UA III.

Também no dia 18, foi aberto o acesso ao novo sistema para a realização da Proposta de Matrícula pelos alunos veteranos da graduação. Inicialmente com término previsto para a zero hora do sábado, dia 23, o prazo da matrícula foi estendido devido a dificuldades na operação e utilização do sistema. Assim, os estudantes tiveram o prazo até segunda-feira, dia 25, para efetuar suas opções referentes ao primeiro semestre deste ano. Visando o atendimento aos usuários, um serviço de Help Desk foi preparado para buscar e identificar dificuldades e levar orientações aos usuários.


O Registro acadêmico dos calouros da UFMG 2013

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO

Muitos leitores devem ter perguntado diversas vezes: “Onde anda O Sistemático?” Hoje, com a sua primeira edição de 2013, a Redação comunica que esteve só um pouco fora do ar por trabalhos que estavam demandando um tempo maior, não sobrando para o semanário um pouco de atenção.
Mas ele está de volta, querendo colocar em dia as notícias ceconianas, as novidades, os trabalhos executados nos últimos 2 meses, tudo que circulou e circula neste meio ceconiano de cada dia.
Passamos pelo Natal, Ano Novo, Vestibular 2013, Carnaval, Registro Acadêmico, Matrícula UFMG. Tanto coisa para registrar, divulgar, contar.
O Sistemático continua aqui, esperando que 2013 seja um ano repleto de mais novidades, trabalhos cumpridos, reconhecidos, somente coisas boas. Afinal, ninguém gosta de registrar coisas ruins.
Com esta edição, O Sistemático marca a sua aparição neste ano, esperando contar com a colaboração de todos os seus leitores. Não se esquecendo do apoio e o carinho que sempre recebeu.


NÉLIA ZILLE DESPEDE-SE DO CECOM

A Assistente em Administração Nélia Neiva Zille, da Divisão de Apoio Administrativo, solicitou sua remoção para o DRCA – Depto. de Registro e Controle Acadêmico da UFMG, onde foi lotada no dia 1o de fevereiro.

Nélia é funcionária da UFMG desde março de 1995, quando entrou após Concurso Público, lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa. Veio para o CECOM em fevereiro de 2009, lotada na DAA, onde foi diretora da divisão no período de julho de 2009 a julho de 2011.

Após receber convite do DRCA, resolveu partir para novos conhecimentos e rotinas, sendo agora, Secretária da Diretoria do departamento.

Em sua despedida, Nélia enviou o seguinte e-mail para todos do CECOM:

“Meus amigos(as) e colegas, como é do conhecimento de todos, fui convidada para uma nova empreitada: trabalhar no DRCA. Depois de 4 anos prestando serviços ao CECOM, percebo que chegou a hora de mudanças e resolvi aceitar o desafio. Em todo esse tempo que trabalhei por aqui, tive experiências fantásticas. Tive também fases não tão boas, mas sempre estive disposta a crescer, principalmente no início, quando tinha que aprender e fazer. Tentei melhorar como pessoa e como profissional, ainda que com o passar dos tempos vinha percebendo que estava afastando dos meus ideais, por isso pretendo seguir novos caminhos e perseguir novos resultados, indo atrás da oportunidade que estou tendo. Não sei como agradecer o acolhimento e o carinho que recebi quando cheguei, levo todos em meu coração, cada um com seu ”jeitinho especial”, não posso e não devo nominar para não correr o risco de ser injusta. Lembrem-se sempre que podem contar comigo em qualquer ocasião! Vou sentir saudades!! Um grande abraço !!! ”


Nélia Zille

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

Nos meses de janeiro e fevereiro, o CECOM passou a contar com mais 2 novos estagiários em seu quadro. São eles: Bárbara Soares de Souza e Lucas Silveira Bacelete de Souza.

Bárbara Soares é aluna do curso de Biblioteconomia e entrou para o CECOM no dia 2 de janeiro, lotada na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Lucas Silveira é aluno do curso de Sistemas de Informação e entrou no dia 1o de fevereiro, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.


Bárbara Soares


Lucas Silveira

   

 


Informativo



PRORH SOLICITA PROPOSTAS PARA A SEMANA DO SERVIDOR 2013

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, durante as comemorações da Semana do Servidor – 2012, propôs a constituição de grupos de trabalho para a discussão de vários temas relacionados às políticas de Recursos Humanos da Universidade, a saber: Ambiente e Qualidade de Vida, Avaliação de Desempenho, Cruz Vermelha, Remoção, Treinamento e Desenvolvimento.

Desta forma, a ProRH convida os funcionários para a participação escolhendo um tema. As inscrições serão recebidas até o dia 08 de março, ramais 4491/4593.

O resultado dos trabalhos será divulgado durante as comemorações da Semana do Servidor em 2013.

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de janeiro/2013, foram registrados 14.028 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de janeiro/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.384.469
72
835.089
2.219.630
16.415.246
18.634.876

As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
44.660
2
26.938
71.601
529.524
601.125

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 06, de 18/02/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Administração de Dados, reunião geral do CECOM, Bate Papo Técnico, curso de Inglês Instrumental, recordes da rede, paradas do Sistema A10, entrega pela MSA do manual SADS – Usuário, alteração da rotina de salva de bancos, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ATIVIDADES DA DST – OPERAÇÃO DE REDE

O relatório mensal de atividades da DST – Operação de Rede, referente ao mês de janeiro/93, informa que, em 20 dias úteis, foram recebidas 402 chamadas telefônicas, o que resulta numa média de 20,1 por dia.
Foram atualizadas 217 senhas e Telemig foi acionada 11 vezes para resolver problemas nas linhas da rede do centro da cidade.

 



Eventos


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante o Registro Acadêmico dos calouros da UFMG 2013, no prédio da Unidade Administrativa III, nas dependências da Copeve. As fotos são de autoria de Diêgo Jessé e Eugênio Pacelli.


Os calouros no Registro Acadêmico


Jefferson realizando o registro acadêmico de Gustavo Eugênio no curso de Artes
VIsuais, sob o olhar coruja do pai Eugênio Pacelli de Souza

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns aos aniversariantes do início do ano. Janeiro: Ronaldo, dia 03; Diego Jessé, dia 09; Eliz, dia 25; Selma, dia 26; e Helvécio, no dia 28. Fevereiro: Márcia França, dia 02; Maíra, dia 06; Márcio Viana, dia 18; Rafael Rocha, dia 20; Maria Helena Rodrigues, dia 21; Takeda, dia 22; Leandro Campos e Luiz Alberto. dia 24; e Gustavo Henrique, dia 26. Os parabéns também, para os os ex-ceconianos, aniversariantes do período. Em dia com os aniversários, os cumprimentos para: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fábio Luiz de Morais, no dia 04 de março; e para os ex-ceconianos: Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o de março; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; Prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06.