Sistemático: Edição 1566 – 14/03/2013


Notícias


CECOM CONTINUA PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA REDE UFMG

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM está atuando simultaneamente em duas frentes visando atualizar e melhorar a infraestrutura das redes sem fio e cabeada da UFMG. Na rede cabeada estão sendo substituídos os roteadores da infraestrutura central e também os roteadores de cada escola. Na rede sem fio os trabalhos se concentram na reconfiguração de alguns parâmetros definidos inicialmente e que se mostraram ineficientes diante do crescimento do número de usuários.

A substituição de cada um dos equipamentos da infraestrutura central da rede UFMG está sendo precedida por uma análise de sua configuração atual visando eliminar programações que foram efetuadas para atender situações específicas, como falhas em circuitos de fibra ótica e de equipamentos antigos. Dos seis equipamentos que compõem a infraestrutura central, já foi substituído o do ICB, que passará a desempenhar efetivamente a função de ponto de redundância da rede, para o caso de problemas no ICEx, onde está o ponto principal. Até a próxima semana deverão ser substituídos os equipamentos instalados na FAFICH e Escola de Veterinária. Estas substituições estão sendo realizadas próximo ao meio-dia, horário com menor utilização da rede, e gera paralisações no funcionamento da rede de até cinco minutos nos prédios próximos.

A reorganização da rede sem fio teve início no final da tarde da última terça-feira e pode ter causado problemas para uns poucos usuários principalmente na manhã da quarta-feira, situação resolvida antes das 12h. Na quarta-feira à tarde o sistema de autenticação da rede sem fio foi paralisado devido ao esgotamento do espaço disponível para registrar as atividades dos usuários, problema que foi solucionado às 14h45.

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO PARA CONTRATAÇÃO DE LINHAS TELEFÔNICAS DIRETAS

O CECOM promoveu, no dia 07/03, pregão eletrônico na modalidade Registro de Preço, para contratação de linhas telefônicas diretas (avulsas) para atendimento de unidades da UFMG que não contam com serviços da Central Telefônica ou que necessitam de linhas diretas instaladas.

Foram registradas nesta licitação 40 linhas, que serão ativadas para atendimento da Casa da Glória, em Diamantina; Editora, em Ouro Preto; Polícia montada, na Av. Carlos Luz; Prédio do curso de Design de Moda, que funciona fora do Campus Pampulha; Museu de História Natural; Rádio UFMG; Biblioteca, em Montes Claros; Fazenda Experimental, em Igarapé; Fundação Rodrigo Melo, em Tiradentes, dentre outros.

A vencedora do certame foi a empresa Telemar Norte Leste (Oi), estando a ata de registro de preços e contrato em fase de assinatura.

Participaram da licitação: Renato Adriano Pires Domingos, como pregoeiro; Márcia Regina Lemos e Fernando Frota Machado de Morais, como equipe de apoio.


Márcia Lemos e Renato Adriano


 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.387.757
47
884.529
2.272.333
19.697.976
21.970.309

As médias diárias durante o mês de fevereiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
49.563
2
31.590
81.155
703.499
784.654


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– De graça é melhor. O DFJUG é um grupo de Java que tem entre seus objetivos ensinar de forma livre e gratuita a linguagem Java e as tecnologias associadas. Os cursos relacionados são Open Source, de código aberto e distribuídos sob a licença jurídica Creative Commons (http://www.creativecommons.org.br). Saiba mais.

– Encontre os games que mais deseja, e troque! No TrocaJogo você encontra os games originais que outros usuários tem disponíveis, e oferece os seus games em troca. Confira.

– Sua conta de luz está nas alturas? Fiesp vai à TV para mostrar ferramenta que calcula desconto na conta de luz. Calcule.

– Passeio virtual e Foz do Iguaçu. Lindo! Clique.

– A DELL computadores oferece curso on line, gratuito, e em Português. Veja todos os módulos e cadastre-se hoje mesmo! Ao final, de cada módulo você poderá fazer um teste.  Veja.

– As Aventuras Existenciais de Tim Maia (The Existential Adventures of Tim Maia). Não deixe de conferir.

– MALÁRIA conta a história de Fabiano, um jovem mercenário que é contratado para matar. Este pequeno filme combina Origami, Kirigami, lapso de tempo, desenhos em nanquim, quadrinhos e cinema ocidental.  Assista.


UFMG E MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO LANÇAM NESTA QUINTA CAMINHÃO-MUSEU QUE RESGATA HISTÓRIA DAS LUTAS PELA TERRA NO BRASIL

Serão abertas nesta quinta-feira, dia 14, às 18h30, no gramado da Reitoria, as atividades do caminhão-museu Sentimentos da Terra, que conta a história dos movimentos de luta pela terra no Brasil.

Estarão presentes na cerimônia de inauguração o reitor Clélio Campolina e representantes dos parceiros envolvidos na iniciativa: a professora Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República: Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória, da UFMG; o diretor Roberto Nascimento, do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e o curador Gringo Cardia.

O caminhão permanece no campus Pampulha até o dia 27 de março. Em abril, a exposição itinerante inicia seu trajeto pelas estradas do Brasil, levando informações sobre a história das lutas no meio rural brasileiro a diversas cidades do país.

Equipado com tecnologia de informação e entretenimento de ponta, o caminhão-museu conta com diversos ambientes, que abrigam grande exposição interativa. A mostra vai permanecer um final de semana em cada local, e visitará cidades como a capital Brasília; Poços de Caldas, no Sul de Minas; e Limeira, no interior de São Paulo.

A proposta do projeto é reunir o rigor historiográfico com uma linguagem artística acessível a um público diversificado, em metrópoles e pequenas cidades, assentamentos e reservas indígenas. A programação prevê atividades para os períodos da manhã, tarde e noite. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027589.shtml – 13/3/2013)

CURSO NA FAFICH OFERECE NOÇÕES BÁSICAS DE ARQUIVO E GESTÃO DOCUMENTAL

Estão abertas até 5 de abril as inscrições para o curso Arquivos: Noções Básicas e Gestão Documental, que será realizado de 8 a 19 daquele mês na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Para participar é preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo.

Direcionado a profissionais da área administrativa que atuam em arquivos e a pessoas interessadas na área para concursos públicos, o curso vai apresentar as principais noções de arquivo de acordo com os conceitos atuais e a legislação nacional da área; identificar as necessidades de organização de um acervo; e conscientizar sobre a importância de uma política de gestão documental nas instituições.

Dividida entre os tópicos Introdução aos arquivos, Gestão documental e Legislação arquivística, a atividade ocorre das 18h30 às 21h30, no auditório professor Luiz Bicalho da Fafich. As aulas serão ministradas pelas arquivistas, Ana Lúcia S. do Carmo, Janda Tamara de Sousa e Patrícia das Neves.

Mais informações no site da Fundep.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027578.shtml – 12/03/2013)

CLASSIFICADOS

Vende-se moto Dafra Kansas 150, cor laranja, pouca quilometragem, não estando ainda emplacada.

Tratar com Rafael Rocha pelo celular 9781-1977.

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 08, de 12/03/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicos, reunião geral do CECOM, funcionamento do Sistema A10 nos fins de semana e feriados, agenda do Bate Papo, curso Qualidade Total, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO 5S

Hoje, dia 12, está sendo realizado no Auditório da Reitoria, o Curso “5 S – Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento”.

O curso está tendo a participação dos seguintes funcionários do CECOM: Aleixina Maria Lopes Andalécio, Alri Gonçalves de Oliveira, Bruno Puggêdo, Célio Casemiro de Sousa, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Efigênio Vieira Ataíde, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Jader de Freitas Batista, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, Maria das Graças Santa Bárbara, Mário Magalhães Lara, Regina Helena Moura Brandi e Solange Guimarães.

 



Eventos


   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE

A comemoração dos aniversários dos ceconianos do primeiro trimestre do ano foi antecipada para a quarta-feira, dia 20. A alteração foi solicitada pela organizadora do evento, Vicentina Queiroz.

Até o momento, entre os 22 aniversariantes, somente 11 se manifestaram em participar, ocasionando atraso na organização da festa.

A Redação de O Sistemático solicita aos aniversariantes que não deram resposta que procurem sem falta a Vicentina, ajudando-a, assim, nos preparativos da festa.

Boa festa para todos! É importante a participação de todos!


O bolo dos aniversariantes em março/12

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Maximiliano Luís Souza Guimarães, no dia 19; e para os ex-ceconianos: Gláucia Maria Fantoni, Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataide Silva e Roberto Márcio Ferreira de Souza, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Michele Marie Ribeiro Perpétuo e Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, Gladson de Oliveira e Samuel de Freitas, no dia 20.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Para relembrar como foi a comemoração em 2012 da festa dos aniversariantes ceconianos do 1º trimestre, O Sistemático publica nesta edição fotos tiradas no dia 27 de março de 2012. O evento contou com a presença de muitos funcionários e convidados.

As fotos são de autoria de Vicentina Queiroz.


Como é difícil organizar a turma para a foto oficial!


Ainda não estão todos bem posicionados para a foto, vendo-se: Ronaldo, Selma, Gustavo Henrique, Leandro Campos, Helvécio, Charles, Maíra, Mário, Takeda, lelé, Max, Carlos Alfeu, Adalthon e Diêgo Jessé


Rosa, prof. Luciano, Diêgo Jessé, Carlos Alfeu, Luiz Cláudio, Tatiana,
Wallison, Edgard e Gustavo Henrique


Ronaldo, Max, Antônio Carlos e Cristina Queiroz