Sistemático: Edição 1567 – 21/03/2013


Notícias


MAINFRAME VIVE SEU OCASO

No início dos anos 1990, a Universidade presenciou o desenvolvimento e implantação de diversos sistemas on line e a expansão da então Rede de Dados exclusivamente utilizada para acesso a estes sistemas de informação.

No gráfico abaixo pode-se perceber como se deu a evolução do acesso aos bancos de dados de então, com vertiginoso crescimento até o ano de 1996 e, em seguida, uma queda gradual causada pelo surgimento da Internet e seus serviços, principalmente o correio eletrônico e o desenvolvimento de novos sistemas em plataforma Cliente/Servidor.
Quando da disponibilização de novos sistemas e serviços Web a partir do início dos anos 2000, não foi percerbida uma queda acentuada. O ritmo de queda se manteve, porém lento e gradual.

Entretanto, o fim do ano de 2012 marcará o término de uma época. Com a implantação do novo Sistema Acadêmico da Graduaçao, que era com folgas o maior sistema implantado na arquitetura mainframe, e a consequente desati-vação do sistema antigo, a queda do volume de acesso ao Libra 450 será muito significativa.

Deve-se acrescentar a este fato a implantação do novo Sistema de Processos em ambiente Web, conduzido pelo DLO (Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais), que substituirá o Sistema AAP, e também, porém, com volume menor, a adesão da UFMG ao SISU, eliminando assim, o sistema de processamento do Vestibular.
Desta forma, estarão no mainframe apenas módulos do Sistema de Pessoal da Universidade.

Com relação ao sistema de RH, a UFMG está iniciando estudos para verificar a alternativa de aquisição de uma solução externa.

Com isto, a expectativa é que o gráfico aqui publicado vá indicar, ao final de 2013, um número bastante reduzido de acessos. Nessa época também já deve estar definido o planejamento de desativação definitiva do ambiente mainframe.

DRC PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO DA OI SOBRE SEGURANÇA DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação, participou hoje, dia 21, do evento “Futuro da Mobilidade Corporativa”, onde foi apresentado um novo produto para gestão de dispositivos móveis.

No evento, a empresa Frost & Sullivan fez uma apresentação sobre “Tendências de Mercado”, quando foram apresentados números mostrando o crescimento de uso de smartphones e tablets no mundo e no mercado corporativo, assim como a tendência de uso de dispositivos pessoais na empresa, movimento conhecido como BYOD – “Bring Your Own Device” ou, para usar um termo ainda mais abrangente, BYOT – “Bring Your Own Technology” e o impacto que a tendência, de dispositivos e recursos particulares terem desempenho melhor que os dispositivos e recursos corporativos, gera na segurança da informação. Foram citados exemplos onde, em geral, os recursos corporativos são inferiores aos usados pelos funcionários na vida privada, como velocidade de acesso à internet, espaço de armazenamento de mensagens de correio e capacidade de processamento de telefones inteligentes e tablet. A Oi apresentou seu produto para MDM – “Mobile Device Management”, que se propõe fazer o gerenciamento de plataformas móveis de uso corporativo ou de uso pessoal dentro do ambiente de trabalho, o “Oi Gestão Mobilidade”, que possui ferramentas de geo-localização, alarme e bloqueio de aplicativos, configurável de acordo com a política de segurança do cliente.


FUNCIONAMENTO DA UNIVERSIDADE NO DIA 28

De acordo com o Ofício Circular PRORH 005/2013, deverá ser mantido funcionamento administrativo básico em todos os setores da Universidade no dia 28 de março de 2013, mediante rodízio dos funcionários.

Apesar do comunicado da ProRH, não haverá expediente na Reitoria nesse dia. O prédio será desinsetizado e desratizado. A data foi escolhida pelos seguintes motivos:

1. sendo feriado na sexta-feira, os produtos terão um tempo de ação maior, o que favorecerá a eliminação de maior quantidade de insetos;

2. haverá tempo de se fazer a limpeza seca, para retirada dos insetos mortos, antes do retorno ao expediente normal na segunda-feira;

3. embora os produtos utilizados, devidamente ce rtificados, sejam atóxicos para o ser humano, na segunda-feira qualquer possível efeito nocivo já terá se dissipado, não afetando as pessoas mais sensíveis.

Todos do CECOM devem se preparar para o processo, seguindo as instruções:

– nas salas administrativas: guardar em armários ou gavetas quaisquer tipos de alimentos e utensílios (copos, xícaras, garrafas etc.);

– nas copas: guardar dentro das geladeiras o maior número possível de alimentos e não deixar nenhum utensílio de cozinha ou alimento exposto sobre as mesas, bancadas, armários etc.

Por questões técnicas, a Divisão de Controle e Processamento do CECOM, localizada no subsolo, será dedetizada na quarta-feira, dia 27.


DLO PROMOVE TREINAMENTO DO NOVO SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS

O Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO/UFMG), co-responsável pela aquisição e implantação de um novo Sistema de Controle de Protocolos e Processos Administrativos, que em breve deverá substituir os atuais sistemas AAP e SICCOR, vai promover treinamento dos servidores para a utilização do novo sistema.

O treinamento será realizado em duas únicas turmas nos dias:

– Turma 1 de 25/03/13 a 28/03/13
– Turma 2 de 01/04/2013 a 04/04/2013

O curso terá carga horária de 32 (trinta e duas) horas.

Para atender a grande comunidade que será usuária do sistema, a participação de cada órgão/unidade está restrita ao limite de 02 (dois) funcionários, a saber: 01 (uma) pessoa da seção de pessoal e 01 (uma) pessoa da secretaria geral.

O treinamento será ministrado para duas turmas idênticas com limite de 45 alunos por turma, portanto, cada participante será alocado em uma das turmas e receberá a confirmação da sua participação com as informações de data, local e horário.

Representando o CECOM, estarão presentes os funcionários Haroldo Alves e Maria Auxiliadora dos Santos, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.


 


Informativo



UFMG ADERE AO SISU EM SUBSTITUIÇÃO AO CONCURSO VESTIBULAR

A seleção para os cursos de graduação da UFMG passa a ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 19, pelo Conselho Universitário.

Segundo o reitor Clélio Campolina, o fim do concurso vestibular – que será substituído exclusivamente pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – é fruto de estudos que a Universidade vem fazendo há pelo menos três anos. “O Brasil estava atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do ensino médio”, disse, ao ressaltar a qualidade da prova do Enem.

Clélio Campolina também informou que o sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular. “A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos”, disse.

Apenas os cursos que exigem exames para identificar habilidades – como música, dança e teatro – terão edital específico. “Os candidatos fazem o Enem e depois a prova de habilidades”, explicou Campolina.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027703.shtml – 20/03/2013)


BRASIL SAI DA LISTA DOS DEZ PAÍSES QUE MAIS ENVIAM SPAM

No endereço http://oglobo.globo.com/tecnologia/brasil-sai-da-lista-dos-dez-paises-que-mais-enviam-spam-7891402, foi publicado, no dia 20/03/2013, o artigo Brasil sai da lista dos dez países que mais enviam Spam, transcrito abaixo. A colaboração é de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM.

O Brasil saiu da lista dos dez países que mais enviam spam por e-mail no mundo, anunciou o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), que concentra iniciativas sobre a rede no país. O Brasil caiu da primeira posição, em 2009, para a 12ª, no primeiro trimestre deste ano. Segundo o CGI.br, a queda aconteceu após um medida técnica: bloqueou-se o canal cibernético por onde saía a maioria dos spams.

Em 2009, mais de um milhão de IPs do Brasil foram identificados como spammers, o que correspondia a 17% de todos os spammers do mundo. Hoje, são menos de 200 mil IPs, ou 2% dos IPs listados como geradores de lixo virtual.

A medida técnica responsável pela diminuição do spam foi o bloqueio, para usuários domésticos, da Porta 25, um dos canais por onde saem as mensagens de e-mail. Como a Porta 25 não exigia autenticação da mensagem pelo servidor, ela era explorada há anos por spammers que invadem os computadores dos usuários por meio de vírus e enviam os e-mails indesejados.

A maioria dos países do mundo e os serviços de e-mail mais populares já bloqueiam a Porta 25.

O processo foi iniciado em 2005 e chegou à sua etapa final no fim do ano passado, com a colaboração dos provedores de internet e aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Tanto que, do terceiro trimestre de 2012 para cá, o país despencou da 3ª colocação no ranking para a 12ª.

“Estamos acompanhando os dados e nos últimos seis meses a evolução foi muito boa, claramente influenciada pela fase final da adoção da medida. No entanto, é preciso continuar acompanhando os números, pois temos uma rede muito grande e a aplicação da medida às redes residenciais brasileiras precisa ocorrer continuamente. A expectativa é que continuaremos a cair nos rankings”, afirmou, em nota, Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br.

A China lidera o ranking, sendo responsável por cerca de 38% de todos os spammers do mundo. Em segundo lugar está a Índia, seguida por Vietnã, Rússia e Bielorrússia. Os EUA ocupam a oitava posição e a Argentina, a décima.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. Faça sua pesquisa no endereço.

– Oferta de cursos online voltados aos mercados de Logística, Transportes, Comércio e Turismo, viabilizando o aprendizado a qualquer momento e em qualquer lugar, contribui para um mundo mais ágil. Veja.

– EAD Sebrai tem cursos e estão divididos por perfis e são gratuitos. Em qual perfil abaixo você se encaixa? Descubra.

– A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem on-line e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para pessoas com acesso a Internet no Brasil e no mundo. São cursos livres, sem certificação e assessoria pedagógica. Confira.

Dica do Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC:

– Rituais de tribos urbanas. Antropóloga relata experiências de jovens que se reúnem em ‘raves’ para ter vivências muito diferentes das do dia a dia. O trabalho ressalta o desejo de aproximação dessas festas com celebrações tribais. Vá até o endereço.

– Nasa lança mais uma página voltada ao ensino de ciência. O portal reúne praticamente todo material para alunos e professores já produzido pela agência espacial. Leia mais.

Dicas do José Diz Ramos:

– Documentário que ressalta o fato de que educar meninas nos países em desenvolvimento é a maneira mais rápida e duradoura de melhorar as condições não apenas para elas mas para comunidades inteiras. Veja no endereço. Em Português, leia no endereço.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DE SERVIDORES COMEÇA NESTA QUINTA

Começa nesta quinta-feira, 21, na Faculdade de Medicina, campanha de vacinação contra gripe, para servidores ativos da UFMG. A iniciativa é fruto de parceria entre a Pró-reitoria de Recursos Humanos e a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu).

O calendário inclui vacinação por dois dias no campus Saúde – quinta e sexta, das 9h às 16h; de 3 a 6 de abril no campus Pampulha; e no dia 25 de abril no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. No mesmo período, os servidores associados à Casu podem receber também vacina contra pneumonia.

“Além da gripe H1N1, essa vacina protege contra a H3N2, que ocorreu no Hemisfério Norte no final de 2012”, informa Lílian Garcia, coordenadora de programas preventivos da Casu, ao destacar a importância da prevenção.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, Roberto Nascimento, a Universidade retomou a parceria com a operadora de saúde, com o intuito de ampliar a abordagem da questão da qualidade de vida dos servidores técnicos e docentes. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027696.shtml – 20/03/2013)

PROJETO DA BELAS ARTES OFERECE AULAS DE DANÇA

Estão abertas as inscrições para os cursos do projeto de extensão Dançando na Belas Artes. Serão oferecidos os cursos Dança espontânea para a terceira idade, Corpo em movimento, Jazz e Dança de salão. As cargas variam de 16 a 32 horas-aula.

Os cursos são abertos à comunidade e o único pré-requisito é que os alunos tenham mais de 16 anos – e mais de 50, no caso da dança para a terceira idade.

As aulas acontecerão na Escola de Belas Artes, no prédio do Teatro, e terão início em abril. O projeto Dançando na Belas Artes, realizado pelo segundo semestre consecutivo, terá aulas até o final de junho ou início de julho, dependendo do curso. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027709.shtml – 21/03/2013)

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, nº 09, de 18/03/1993, publicou notícias sobre palestra Segurança de Acesso ao Sistema, implantação da Rede Novell, reunião da Comissão do Projeto Qualidade, curso de Gerência da Qualidade Total, reunião com a MSA, entre outras. A notícia que se destacou foi:

UTILIZAÇÃO DE LISTAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS

Com o objetivo de facilitar o envio de correspondências por meio do Correio Eletrônico – HERMES, foram criadas diversas Listas de Distribuição de Correspondências, que podem ser listadas através do SFC04 – opção 17.
Para que a correspondência chegue corretamente a seus destinos, evitando demora desnecessária, é importante observar se a lista foi corretamente escolhida. Assim, pode ser evitado que a correspondência circule por outras caixas postais antes de chegar àquelas que realmente precisam receber a mensagem.
Em caso de qualquer dúvida quanto à utilização do Correio Eletrônico, a Gerência do HERMES está à disposição para esclarecimentos, através do telefone 448-1473 ou Caixa Postal HERMES.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Emerson Henrique Kfuri Pereira e Mário Magalhães Lara, no dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; e Maria José (Lelé) Cortezzi, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: Daniele Labanian de Sousa, no dia 23; William Andalécio, Robson Nogueira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Eduardo Moreira da Costa, Ilka Idelfonso Ramos e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, no dia 26; Augusto Pinho Gomes, no dia 27; e Douglas do Couto Teixeira, no dia 28.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No último dia 20, foi realizada a comemoração dos aniversários dos ceconianos do 1º trimestre do ano, organizada pela Vicentina Maria Queiroz. O evento contou com a presença de muitos ceconianos e marcou os aniversários de: Ronaldo, Diêgo Jessé, Eliz, Selma, Helvécio, Lina, Márcia França, Maíra, Márcio Viana, Rafael Rocha, Maria Helena, Takeda, Leandro Campos, Luiz Alberto, Gustavo Henrique, Carlos Alfeu, Fábio, Marquinhos, Max, Emerson, Mário, Charles e Lelé. As fotos são de autoria de Lelé, Diêgo Jessé e Guilherme.


O bolo


Guilherme, Beatriz, Emerson, Max e Maria Helena


Gabriel, Vicentina e profª Maria Tereza


Denise, Márcia Lemos e Pedro, filho de João Carlos


A foto oficial: Lina, Gustavo Henrique, Rafael Rocha, Max, Carlos Alfeu, Maíra, Fábio,
Eliz, Lelé, Mário (escondido), Maria Helena, Diêgo Jessé e E
merson