Sistemático: Edição 1568 – 04/04/2013


Notícias


SISTEMA ACADÊMICO DISPONIBILIZA NOVO ACESSO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO

Em junho de 1997, o CECOM, em parceria com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), disponibilizou aos alunos de graduação a consulta a suas informações acadêmicas através da Internet. Este serviço foi pioneiro e fazia uso de interfaces de acesso entre a aplicação Web e a base de dados do mainframe Unisys. Somente em 2004 serviço similar foi liberado para os alunos de pós-graduação já com o acesso controlado pelo portal do Grude, que foi depois substituído pelo minhaUFMG.

Os gráficos abaixo mostram a evolução dos acessos dos alunos ao IAG (Informações Acadêmicas Graduação) e IAP (Informações Acadêmicas Pós-Graduação), que são os sistemas de consulta a suas informações acadêmicas. Estavam disponíveis para consulta no IAG informações sobre notas, histórico, grades curriculares, oferta, RSG, situação no curso e até 2008, emissão de boletos para contribuição ao fundo de bolsas. Em 2009 a contribuição ao fundo de bolsas passou a ser opcional o que gera a interpretação de que muitos alunos da graduação, assim como os de pós-graduação, poderiam acessar o sistema essencialmente para emitir o boleto de contribuição.

Nos últimos semestres, outros serviços vêm sendo incorporados ao portal minhaUFMG, como é o caso do Portal UFMG Conhecimento e Cultura, o ProInter – Programa de Intercâmbio Internacional, e outros. Além desses serviços, várias outras ferramentas estão sendo incorporadas a fim de facilitar as consultas dos alunos aos seus dados, notas, e outros, como é o caso do Diário de Classe e, desde janeiro de 2013, o novo sistema de Graduação que vem substituir o sistema IAG disponibilizando novos recursos implementados em uma plataforma mais moderna.

Nesse novo acesso ao sistema de Graduação, o aluno poderá acessar seus dados pessoais, atividades cursadas, matrícula e horário, ocorrências acadêmicas, situação de integralização e RSG. Há um destaque para a possibilidade de o aluno gerenciar o seu plano de estudos de modo que todo o caminho a ser percorrido enquanto estiver vinculado a Universidade esteja planejado. A cada semestre o aluno pode efetuar ajustes no seu plano de estudos para adequar as suas necessidades e ainda efetuar proposta de matrícula baseada neste plano. Todos esses serviços têm a intenção de facilitar a gestão acadêmica do próprio aluno para que ele possa aproveitar todos os recursos oferecidos pela universidade de forma plena.

CECOM PARTICIPA DE ENCONTRO DO SERPRO EM BRASÍLIA

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM, e Emerson Henrique Kfuri Pereira, Diretor da Divisão de Infraestrutura de Serviços, estarão nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília, participando do planejamento de atividades do CISL – Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal, para o biênio 2013-2014.

Após os planejamentos de 2004, 2009 e 2010, o quarto planejamento do CISL objetiva avaliar o andamento atual do Comitê e definir as ações do mesmo para 2013-2014.

Os trabalhos serão realizados na ESAF – Escola de Administração Fazendária, no horário de 9h às 18h.


CECOM RECEBE NOVO FUNCIONÁRIO

O CECOM está contando com mais um funcionário em seu quadro. No dia 25/03/2013, o Assistente em Administração Guilherme Henrique Silva Gomes foi lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA).

Guilherme Henrique prestou Concurso Público na UFMG em 2012, sendo chamado agora para a posse. Antes disso, ele trabalhou na UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, no cargo de Auxiliar de Administração, onde foi admitido em março de 2012. Lá, ele atuou no Sistema de Bibliotecas integrado com gestão de contratos e compras de acervo bibliográfico.

Guilherme Henrique foi também funcionário da Prefeitura de Ouro Preto, no período de 2007 a 2012. Admitido como Agente Administrativo, ele atuou no Depto. de Compras como Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação, além de ter sido Diretor do Depto. de Patrimônio e Almoxarifado da Administração Central.

Guilherme é natural da cidade de Ouro Preto e está concluindo o curso de Matemática na UFOP.


DANIEL AVELINO DESPEDE-SE DO CECOM

O Analista de Tecnologia da Informação Daniel Angelo Avellino, lotado na Divisão de Infraestrutura de Serviços (DIS), pediu demissão do quadro do CECOM no último dia 1o de abril.

Daniel Avelino veio transferido do LCC para o CECOM em abril de 2012, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, passando depois para a DIS.


 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de março/2013, foram registrados 14.114 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MARÇO 2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de março/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.593.340
41
760.964
2.254.845
15.248.824
17.603.669

As médias diárias durante o mês de março foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
51.414
1
24.547
75.963
491.898
567.860


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Ubuntu está entre as distribuições Linux mais populares do mercado e pode ser instalados em alguns dispositivos, como Tablets e Smartphones. Veja se seu dispositivo está na lista e faça download.

– Desenvolva sua compreensão e habilidades de comunicação enquanto aprende Inglês com rapidez. Instale o APP no seu celular ou Tablet. Android e Iphone. Visite.

– A empresa coreana EyeFly vai lançar uma película que faz tela de celular ficar em 3D.  Saiba mais.

– Ouça a discografia de Caetano Veloso em seu site Caetano Veloso 70. Clique.

– De Bruno Mars a Mozart, toque as melhores músicas sem dificuldades no 1º jogo de piano, agora também disponível em HD para iPad! Obtenha músicas gratuitas todos os dias e aproveite o enorme catálogo de músicas em qualquer aplicativo de piano. Veja.

– Bateria eletrônica de dedo para Android. A mais divertida experiência em bateria de dedo para Android! Bateria com timbres de percussão acústica. Download.

Bateria eletrônica de dedo para IPHONE: Download.

ESCOLHA DO NOME DO MASCOTE DO PROJETO BOCADOS DE GENTILEZA

O CEDECOM iniciou, no dia 1o, a divulgação nas Unidades do concurso cultural que escolherá um nome para a garça, mascote do Projeto Bocados de Gentileza.

Informações sobre o concurso se encontram no hall da Reitoria, perto dos elevadores.

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 11, de 01/04/1993, publicou notícias sobre palestra do diretor do CECOM, Eduardo Henrique Lima, na FAFICH, sobre Qualidade Total, palestra Segurança de Acesso ao Sistema, apresentação do M/SQL para MUMPS, Bate Papo Técnico, planejamento semestral, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INGLÊS INSTRUMENTAL

Na reunião da Comissão do Projeto Qualidade, realizada nesta quarta-feira, dia 31, a Diretoria informou que está providenciando a contratação de uma professora de Inglês Instrumental para realizar um curso de 60 horas para os funcionários do CECOM que estiverem interessados.
O início do curso está previsto para o mês de maio/93.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não foi publicado na semana passada, os parabéns atrasados para os ex-ceconianos: Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29 de março; Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; César de Almeida Correia, Hélio Teixeira da Costa e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o de abril;  Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino. Geovane Ferreira Piccinin e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03. Os parabéns, em dia, para: Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Dioberto César dos Reis e Nilson José Marinho Vale, no dia 10; Carolina Santos Alves, no dia 11; e os ex-ceconianos: Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; Werner Streitwieser e Wilson de Pádua Paula Filho, no dia 05; 7 Eduardo Jaine Quirós Batres e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; Paulo Fernando Seixas, Leonardo Barroso de Araújo, Benício Alves de Souza e Nair Vieira Sales, no dia 10; e Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, no dia 11.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos tiradas na comemoração dos aniversários dos ceconianos do 1o trimestre do ano. As fotos são de autoria de Lelé, Diêgo Jessé e Guilherme Viegas.


A chama da vela


Charles, João Carlos, Pedro, Emerson, Carlos Alfeu e Marcelo


Frota, Eugênio, Carlos Roberto, Diêgo Jessé, Leandro Pio eHugo


Carol tentou não sair na foto!


Carlos Alfeu e Fábio, aniversariantes de 04/03. Ao fundo, Frota.