Sistemático: Edição 1570 – 18/04/2013


Notícias


PRECISANDO DE AJUDA? USE 4009 OU SUPORTE@CECOM.UFMG.BR

Desde 1994, a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria mantém uma equipe capaz de apoiar a comunidade da UFMG na utilização dos sistemas que disponibiliza e, especialmente, oferecendo suporte aos funcionários da Administração Central no uso de microcomputadores e redes. A DAC sempre ofereceu atendimento por meio telefônico pelo ramal 4009.

Desde 2008, as "solicitações de serviço programadas", ou seja, as solicitações não urgentes e que poderiam fazer parte de uma escala de atendimento passaram a ser gerenciadas por um sistema que, por meio de mensagens de e-mail, controlava seu o recebimento, organização, distribuição, registro de ações e encerramento. Os requisitantes, também, poderiam monitorar o andamento de suas solicitações por meio de tíquetes gerados no envio do e-mail.

Os gráficos apresentados abaixo mostram os números relativos a esse serviço.

Como resultado desta novidade, durante a implantação em 2008 e nos dois anos seguintes, pode-se verificar que o volume de atendimento telefônico caiu acentuadamente, refletindo a tendência de planejamento de solicitações de serviços não emergenciais, deixando o "telefone" apenas para as solicitações que realmente necessitam de intervenções imediatas.

A partir de 2011, entretanto, o atendimento telefônico voltou a ser amplamente utilizado, principalmente em função da disponibilização de recursos como o VOIP e a rede sem fio da UFMG.

O helpdesk às solicitações de serviço relativas aos Sistemas de informações acadêmicas como Matrícula da Graduação e da Pós-Graduação e Diário de Classe, assumidas pela DAC em 2012, também contribuíram muito para esse aumento expressivo do volume de atendimento telefônico nesse período.

Para atender a essa demanda emergencial, bem como às novas demandas que surgiram em virtude da implantação do novo Sistema Acadêmico da UFMG, visando preservar a eficiência e agilidade no primeiro contato, foram criados mais postos de atendimento.

As solicitações de serviço devem ser enviadas ao e-mail suporte@cecom.ufmg. br. No caso de atendimento telefônico o ramal continua sendo o "4009".

TÉRMINO DE EXPEDIENTE DA DCP É ANTECIPADO

A DCP- Divisão de Controle do Processamento vem há quase 20 anos cumprindo horário de expediente das 7h às 20h. Entretanto, com a redução da equipe provocada por recentes aposentadorias e a reposição ainda não viabilizada de pessoal, vinha sendo necessária a realização de horas extras por parte de seus funcionários.

Para minimizar estes impactos e melhor adequar as atividades a serem realizadas, o término do expediente foi antecipado para as 19h.

Os analistas que necessitarem ter acesso ao ambiente do subsolo depois deste horário terão que fazer uso do acesso controlado do qual já faziam após as 20h.


CECOM INICIA UTILIZAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE COMPRAS DA UFMG

Desde o dia 15 de abril, o CECOM está utilizando o novo Sistema de Compras para registrar pedidos de compras/contratações.

O novo sistema foi adquirido e implantado pelo DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais visando facilitar e padronizar os procedimentos de compras na UFMG. O acesso é feito por meio de senha no minhaUFMG.

Os processos das unidades que necesitem de análise prévia da equipe técnica do DLO, procedimento que antecede a análise da Procuradoria Federal, também deverão ser enviados via Sistema de Compras.


 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O site Memória Política e Resistência é um espaço criado para promover o acesso à documentação do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo referente às lutas políticas e sociais no estado. Saiba mais.

– Aproveita que é de graça! 36 discos de Hip Hop com Jazz para ouvir e baixar. Download.

– Assista aos shows de Amy Winehouse e outros. São 180 shows de graça para você no endereço.

– Veja as emissoras de Rádio da África no página.

– Conheça uma web série independente, voltada para o público homossexual (que dialoga bastante com o projeto de documentário) é um dos principais objetivos e está em fase de roteirização. Veja.

– TIPP10 é curso de datilografia livre para Windows, Mac OS e Linux. Novíssimo e gratuito, no TIPP10 você digita diretamente no seu navegador. Download.

Dica do Eugenio Pacelli Pereira de Souza, da DAC:

– Durante tratamento de câncer, empresária cria “fanpage” com dicas de beleza e otimismo. Leia mais.
FanPage (no facebook): Clique.


ARMA CONTRA SPAM

O Estado de Minas em sua Coluna de Informática, de 21/02/2013, publicou o artigo Arma contra Spam, de José Antônio Ramalho, no endereço http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/02/21/interna_tecnologia,351941/arma-contra-spam.shtm. O artigo transcrito abaixo é uma colaboração de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

Uma das situações que mais aborrecem um usuário de e-mail é a quantidade de mensagens não solicitadas, o famoso spam. É praticamente impossível acabar com ele, mas podemos dificultar a vida de quem não nos deixa em paz.

Muitas vezes nós mesmos somos culpados de aumentar o spam que recebemos ao informar nosso endereço eletrônico. Por exemplo, muitos sites oferecem algum tipo de download, serviço ou informação mediante o preenchimento de um cadastro ou a criação de um usuário em que temos que informar um e-mail para acessá-lo ou receber uma mensagem de confirmação para continuar o processo.

A minha primeira sugestão para diminuir esse incômodo é a criação de uma conta de e-mail secundária usando algum serviço gratuito, como o Gmail, Yahoo ou outro qualquer e usá-lo na hora de preencher esses cadastros. Assim, caso a empresa comece a utilizá-lo para outros fins, a caixa postal principal fica livre do inconveniente.

VINTE MINUTOS – Outra maneira interessante é a criação de e-mails temporários que existirão apenas por alguns minutos, o tempo suficiente para você receber a mensagem com o link de confirmação ou liberação do uso do site. Um bom exemplo é o site www.20minutemail.com, que cria uma conta de e-mail válida por 20 minutos.

Na página principal clique no botão Temporary e-mail. Em alguns instantes uma nova página é aberta com um endereço de e-mail temporário exibido no alto da tela. Não feche essa página. Abra outra janela para acessar outras páginas da internet. Selecione e copie aquele endereço e o coloque no campo apropriado do site onde você está sendo obrigado a informar o e-mail. Essa página servirá como sua caixa postal de entrada.

Depois de enviar o e-mail temporário, monitore essa página e verá a mensagem enviada pelo site pedindo para que clique num link ou faça algum procedimento para confirmar seu cadastro ou baixar um arquivo. Feito isso, não é preciso mais se preocupar com possíveis mensagens que serão enviadas no futuro ou se aquele endereço será vendido para uso como spam.

Outro site que realiza função similar é o http://www.incognitomail.com. Nele pode ser criado um e-mail temporário que dura uma hora. Existem duas opções: criar um e-mail aleatório fornecido pelo Incognito, ou criar a primeira parte do endereço, aquela antes da @. O serviço permite ainda estender o período por mais uma hora ou deletar o endereço criado assim que não for mais necessário.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, nº 13, de 22/04/1993, publicou notícias sobre compra de equipamentos para expansão da rede local do CECOM, Projeto de Atualização de Equipamentos, treinamento básico de microcomputadores, programação do Rosas de Abril, reunião do DP, paradas do Sistema A10, entre outras.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático" envia os parabéns para Rubens Crispim da Silva, hoje, dia 18; Cristina Maria de Queiroz, no dia 22; e Rafael Soares Almeida, no dia 23. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alberto Henrique Frade Laender, no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Fillipe de Castro Louback Rocha e Geísa Pereira de Souza, no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 11 de abri/2013, Carolina Santos Alves foi surpreendida com uma festa surpresa em comemoração ao seu aniversário. Muitos ceconianos estiveram presentes para cantar o Parabéns prá você. As fotos são de autoria de Lelé e Diêgo Jessé.


Takeda e Vicentina nos preparativos para a festa


Carol, a aniversriante


Wallison, Carol e Diêgo Jessé


Carol e Takeda


Max, Salatiel, Diêgo Jessé e Márcio Viana


David, Gustavo Eugênio e Eugênio