Sistemático: Edição 1572 – 09/05/2013


Notícias


CECOM CORRIGE INSTABILIDADES NO SERVIÇO VoIP DA UFMG

O serviço VoIP (Voice Over IP ou Voz Sobre IP) oferecido pela UFMG faz a integração entre a telefonia convencional e telefones que usam a internet, ou seja, permite utilizar um telefone da rede pública, um celular ou um ramal da própria universidade para falar com outro telefone fixo, celular ou com um computador, usando a internet e não um serviço prestado por uma operadora de telefonia, gerando economia e facilitando a comunicação de membros da comunidade que estão fora de seu local habitual de trabalho.

Em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), a UFMG aderiu ao serviço fone@RNP em 2009, possibilitando assim ligações gratuitas e facilitadas dos membros de nossa comunidade com outras instituições, localizadas em todo o Brasil e no mundo.

Um dos pontos que merece destaque é o ramal 3333, um ramal com resposta interativa (IVR – Interactive Voice Response) através do qual é possível fazer ligações de longa distância para cidades nas quais existam instituições parceiras da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), tais como o MEC, o MCT, o CNPq, a Finep e a maioria das IFES. As ligações são gratuitas porque utilizam a infraestrutura de rede da RNP para interligar as centrais telefônicas das várias instituições. Para usar esta facilidade, basta discar para o ramal 3333 a partir de qualquer ramal da UFMG, ou para o número 3409-3333, se a pessoa estiver fora da universidade e, assim que for iniciada a mensagem de voz automática, discar o número desejado, na seguinte forma: 0 + código DDD da cidade + número do telefone, sem código de operadora. O caminho contrário também é possível, alguém em outra universidade ou em cidade que tenha instituição participante do projeto pode ligar para o número IVR da instituição local e ligar para um ramal da UFMG ou para um dos ramais VoIP alocados para os membros da comunidade. A relação completa das intituições participantes e o número IVR em diversas cidades está disponível em http://www.rnp.br/voip/instituicoes/?exibir=todos.

Desde fevereiro deste ano o serviço VoIP vinha apresentando problemas de instabilidade na UFMG, situação que se agravou durante o mês de abril. Nos últimos 10 dias a DRC se dedicou a analisar todos os sistemas envolvidos e contatou que a razão do problema estava no sistema de banco de dados de apoio do serviço, sobrecarregado por um programa gerador de estatísticas para a RNP. Com a identificação do problema o banco de dados sofreu uma reorganização geral e o programa teve algumas de suas funções extras, não diretamente envolvidas com a geração de estatísticas, desativadas, o que fez com que a carga do sistema voltasse ao nível normal. Nesta quarta-feira, dia 08, a DRC enviou mensagem para os administradores de rede da UFMG informando sobre a estabilização do serviço.

ANALISTA DE TI PARTICIPA DE TREINAMENTO EM BRASÍLIA

O Analista de TI da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços, Wallison Fabiano de Araújo, está em Brasília, desde o dia 06/05, participando do treinamento Iniciação à monitoração organizada com Zabbix, oferecido pelo Serpro.

O treinamento que está sendo realizado no edifício do Serpro – Regional Brasília, será encerrado amanhã, dia 10.


Wallison Araújo


FUNCIONÁRIA DA DAA PARTICIPA DE EVENTO EM BH

A Receita Federal e a ESAF – Escola de Administração Fazendária promovem nesta sexta-feira, dia 10, o evento Tributos e Contribuições Federais sob a ótica dos municípios. O evento terá lugar no Auditório do Ministério da Fazenda, à Av. Afonso Pena, 1316 – 10o andar, no horário de 9h às 12h. A funcionária Elizeba Henrique Januário, da DAA, estará presente ao evento.


Eliz


DIOGO MAGALHÃES DESPEDE-SE DO CECOM


Diogo Magalhães

O Analista de TI da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, Diogo Freitas Duarte Magalhães, despediu-se de todos do CECOM no dia 26 de abril/2013.

Diogo Magalhães entrou para o CECOM em abril de 2003, lotada na DAS, onde participou do desenvolvimento de diversos sistemas, ocupando durante algum tempo, o cargo de Gerente de Projetos.

Ele enviou o seguinte e-mail para todos do CECOM:

Prezados colegas,

É chegada a hora de partir! Partir para novos desafios, novas experiências, novos conhecimentos…

O plano é viver essa nova empreitada por 1 ano e meio, mas como saber o que acontecerá durante esse tempo?

Gostaria de agradecer a todos vocês por participarem desses últimos 10 anos da minha vida, sim, DEZ anos! Relativamente é muito tempo (claro, eu sei que alguns de vocês estão na Universidade há um pouco mais de tempo), mas parece que foi ontem que entrei no CECOM. Todo esse tempo passou, a equipe cresceu, muita coisa mudou, pessoas entraram, sairam, brigaram, se entenderam, muitos desafios foram vencidos, softwares construídos, softwares descontinuados, soluções, enfim, errando e acertando eu também tentei fazer a minha parte dando o melhor. 

Agradecimentos especiais ao Carlos Alfeu e ao Gilmar por me ensinarem tanto sobre gestão e liderança. 

Denise, Mário e Raimundo por estarmos sempre juntos na mesma direção. A toda a minha equipe direta Thiago Diniz, Josemar, Pedro, Moreira, Carol, Mateus, Luiz Borges, Hugo, Salatiel, José Eugênio, Leandro Pio, Leandro Campos, Euler, Trupesso, Dieguinho,  Gustavo e todos os que passaram por esse brilhante time! Ao Luiz Cláudio, Emerson, Márcio e Wallison pela santa paciência (neste caso deles e minha também!). Um abraço especial para a Maria Helena por me aguentar e divertir tanto a cada lanche no café!

Por fim quero desejar a todos muito sucesso, muita força e energia para que façamos sempre essa Universidade andar pra frente!! Um grande abraço!

 


SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Gabriel Pires e Albuquerque de Melo, lotado na Divisão de Redes de Comunicação, saiu do quadro do CECOM no dia 30 de abril.

Gabriel Pires entrou para o CECOM em maio de 2011, atuando sempre na DRC até a data de sua saída.


Gabriel Pires


NOVA ESTAGIÁRIA

Para ocupar a vaga de Gabriel Pires, a DRC selecionou a aluna Lígia Dutra da Silva, do curso de Sistemas de Informação, que iniciou o estágio no dia 02/05/2013.


Lígia


 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SEVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de abril/2013, foram registrados 14.180 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL 2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de abril/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.790.211
32
940.741
2.730.984
16.462.823
19.193.807

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
59.674
1
31.358
91.033
548.761
639.794


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– OpenWith.org fornece informações detalhadas sobre variadas extensões de arquivos e links para programas gratuitos que podem abrir e criar cada tipo de arquivo. Clique.

– O Windows não consegue abrir o arquivo? Para ajudar você a encontrar facilmente as informações sobre extensões de arquivos que você está procurando, basta instalar e executar um aplicativo gratuito que oferece acesso rápido ao banco de dados File-Extensions.org e seu software associado. Veja no endereço.

– Não sei em qual situação faria isso, mas como faço para baixar um site inteiro para leitura offline? Download.

– Evite estes sites. Veja a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação. Confira.

– As entidades integrantes da Campanha Banda Larga é um direito seu! se reuniram no dia 11/04 com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo para apresentação de uma proposta para a universali-zação da banda larga. Na reunião, as entidades manifestaram a preocupação de que o próximo PNBL 2.0, anunciado pelo Ministro para junho deste ano. deixasse de considerar a importância do regime público para a garantia da democratização dos serviços de telecomunicações e da possibilidade da entrega dos bens reversíveis – redes de acesso e de transporte e imóveis – cujo valor estimado é de R$ 80 bilhões, em troca de investimentos em redes privadas. Leia mais.

– O EducaBrasil.org foi desenvolvido por alunos do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do professor Camilo Almendra. Sua funcionalidade principal é mostrar o percentual do orçamento dos municípios brasileiros investidos em educação de forma interativa utilizando mapas, possibilitando ao usuário a visualização do valor investido por regiões ou por município específico. Saiba mais no endereço.

– Jovens Inovadores. Competição 2013. Sua idéia pode ser uma necessidade e pode ganhar um financiamento para ser implementada. Ou poderia ser um conceito mas que necessita de apoio para torná-lo real. Prazo para as inscrições: 30 de junho de 2013. Veja. (Site em Inglês)

– Dica de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: A UNICAMP lançou, seguindo uma tendência mundial de colocar à disposição da comunidade acadêmica cursos livres e complementares aos cursos formais, portal com conteúdo de aulas dos professores.Visite.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 15, de 06/05/1993, publicou notícias sobre implantação da versão 3.9.1 do Sistema A10, 40o ENANUNI – Encontro Nacional de Usuários Unisys, curso Inglês Instrumental, curso Qualidade Total, Encontro da MSA, Bate Papo Técnico, palestra da Unisys, estatísticas do CECOM em abril/93, paradas do Sistema A10, comemoração dos aniversários do mês de maio, entre outras.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático" envia os parabéns atrasados para João Carlos Lages, no dia 08; e os parabéns em dia para os ex-ceconianos: Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Maria das Graças Santa Bárbara e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11; Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13; Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15; e Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16.

DIA DAS MÃES

O Sistemático vem há 2 anos homenageando no Dia das Mães, as Mães e os Pães (pai e mãe ao mesmo tempo) ceconianos. Como sempre é muito difícil conseguir reunir todos para uma foto, a deste ano saiu sem 3 representantes: Elza, curtindo o neto recém-nascido, Márcia França e João Carlos.

Um Feliz Dia das Mães e um grande abraço para: Edir, Elza, Denise, Márcia Lemos, Márcia França, Selma, Cristina Andrade, Takeda, Carlos Alfeu e João Carlos, não se esquecendo do Pedro Begalli que sempre será um Pãe. Um outro abraço para aquelas que também são Avós: Elza (Enzo), Márcia França (Bernardo) e Selma (Maria Eduarda e Gabriela).


Takeda, Selma, Edir, Denise e Márcia Lemos


Carlos Alfeu e Cristina Andrade