Sistemático: Edição 1573 – 16/05/2013


Notícias


CECOM PRESENTE EM ENCONTRO SOBRE DATA CENTERS

No próximo dia 21 de maio, terça-feira, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Emerson Henrique Kfuri Pereira estarão em São Paulo participando do V Congresso RTI Data Centers. O evento visa a troca de experiências relativas à administração de Data Centers, abordando temas relacionados a projeto, construção, segurança, prevenção de incêndio, fornecimento de energia, climatização, disponibilidade de serviços, monitoramento de infraestrutura, distribuição geográfica e computação em nuvem, dentre outros.

Esta participação visa conhecer alternativas e soluções, neste momento que está sendo projetado o novo Data Center da universidade, que acomodará os equipamentos do CECOM e do LCC, podendo acomodar também equipamentos das demais unidades. O novo Data Center ocupará espaço físico no prédio que será construído no próximo ano e abrigará, além dos órgãos da DTI, o Cedecom.

 


Carlos Alfeu e Emerson

DTI PROMOVE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS

A DTI está empenhada em promover uma maior integração entre o CECOM e LCC, visando uma reestru-turação da área de TI na UFMG. Neste processo, a partir do dia 14/05, a DTI realizará semanalmente uma reunião executiva para acompanhamento dos principais projetos e atividades realizadas por estes órgãos.

O objetivo do acompanhamento é a identificação de problemas e aspectos positivos mais relevantes, para a tomada de decisões. Com isso, a DTI espera também uma maior difusão da informação, promovendo a cooperação entre suas equipes.

A reunião contou com a presença do Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, Diretor de TI; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM; Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor do LCC; Fernando Frota Machado de Morais, João Carlos Lages, Antônio Eustáquio Rodrigues, Emerson Henrique Kfuri Pereira, Thiago Gabriel Diniz, Fábio Luiz de Morais e Márcia Regina Lemos, do CECOM; e Karina Flaviana Ribeiro e Edilson Alves de Oliveira, do LCC.


A primeira reunião, onde se vê, Carlos Alfeu, Prof. Clarindo e Fábio


MUDANÇAS DE ESPAÇO FÍSICO VISAM AGRUPAR EQUIPES E REDEFINIR TAREFAS

No início do mês de maio foram realizadas mudanças na ocupação do espaço físico da DAS para viabilizar a implantação de algumas alterações propostas, recentemente, em trabalho que avaliou a reestruturação de atividades da equipe de desenvolvimento.

Os dois grupos de desenvolvimento Web foram reunidos. Eles, até aqui, se dividiam em atividades de apoio ao desenvolvimento do SiGA (novo sistema da Graduação) e aos demais sistemas Web. Um grupo ocupava sala no subsolo e outro estava no 8o andar. Agora, ambos estão no 8º andar e foram distribuídos em função das atividades tipicamente realizadas, no caso, divididos entre codificação e qualidade.

A unificação do grupo no 8o andar, permitiu que a Coordenação de Implantação do SiGA pudesse ser transferida para o subsolo e fosse reunida na sala liberada para a equipe do SiGA. A equipe da Coordenação também estava separada, com parte no 8o e parte no subsolo.

Além disso, foram iniciadas ações para melhorar os processos internos de trabalho. Assim, o analista Pedro Henrique Begalli deixou a DAS e passou para a equipe da DIS, para atuar em nova função como Analista de Configuração, na execução de atividades de interface entre as duas divisões.


PROFESSOR NAGIB VISITA O CECOM

Os funcionários do CECOM receberam ontem, dia 15, na parte da manhã, a visita do Professor José Nagib Cotrim Árabe. Ele veio se apresentar como futuro candidato ao cargo de Reitor para a gestão 2014-2018 e expor suas ideias e propostas para a universidade. O encontro aconteceu no espaço de convivência do 8o andar e contou com a presença da maioria dos ceconianos.

Durante a conversa, que durou cerca de 2h30, o Professor Nagib relatou toda a sua experiência na UFMG, desde a sua entrada no antigo Colégio de Aplicação, aos 11 anos de idade, passando pela entrada no curso de Engenharia Elétrica e vindo estagiar no CECOM no início da computação da UFMG. Foi Programador e, depois, passando para o recém criado Departamento de Ciência da Computação, cursou Mestrado e Doutorado. É professor do DCC onde foi Chefe do Colegiado, do Departamento e ocupou também cargos na Administração Central, como Pró-Reitor de Administração, Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Planejamento, Diretor da FUNDEP e Diretor da Superintendência de Infraestrutura e Manutenção.

O Professor Nagib respondeu a várias perguntas feitas por funcionários do CECOM, dizendo que retornaria em outra ocasião para mais uma conversa com todos.


Carlos Alfeu e Prof. Nagib


 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Confira 10 impressionantes vídeos de 6 segundos no endereço.

– Outra brincadeira é ver os dados da página do Google flutuando em uma nuvem 3D. Verifique.

– Os elementos da página despencam com a gravidade e depois pode efetuar a busca dentro da barra e ainda jogar os elementos para cima, clicando e arrastando com o mouse. Uma brincadeira no navegador Google Chorme. Veja.

– FlightGear é um simulador de vôo de código aberto. Ele suporta uma variedade de plataformas populares (Windows, Mac, Linux etc.) e é desenvolvido por voluntá-rios qualificados de todo o mundo. Download.

– Vega Strike é um simulador espacial em 3D OpenSource Free. O objetivo do projeto, na versão 1.0, é ser um simulador espacial genérico. Download.

– O Compara Brasil é um portal de livre acesso com dados sobre as finanças públicas dos três níveis de governo. Seu objetivo é disponibilizar para a sociedade brasileira uma variedade de consultas e pesquisas aos dados fiscais dos municípios, dos estados e da União de forma simples e rápida. Através dos sistemas que compõem o Compara Brasil, o usuário monta planilhas, gráficos, rankings e mapas definindo seus próprios parâmetros. Saiba mais no endereço.

– No endereço indicado abaixo, você vai encontrar os melhores jogos para Linux , cuidadosamente selecionados para o seu prazer de jogar em uma plataforma Linux. Todos eles são gratuitos. A maioria destes jogos é multi-plataforma e pode ser jogado em computadores Windows e Mac também. Não deixe de conferir.


UFMG DIVULGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014

O edital do processo seletivo 2014 para cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está disponível na internet, no endereço www.ufmg.br/copeve. Este ano, a Universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC, que tem como base o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Com o fim do concurso vestibular e adesão ao Sisu, a UFMG selecionará os candidatos às vagas da graduação presencial, inclusive vagas remanescentes de transferência e obtenção de novo título, em uma única etapa, exclusivamente com base nos resultados do Enem 2013. Dessa forma, o candidato deverá, obrigatoriamente se inscrever no Enem e, posteriormente no Sisu, cujo cronograma deverá ser publicado em edital do MEC, no site www.mec.gov.br

Apenas a seleção para os cursos que exigem provas de habilidades específicas – Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro continuará em duas etapas. Os candidatos a esses cursos deverão se inscrever no Enem e no processo seletivo da UFMG, que ocorrerá de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. O edital para esses cursos é separado e também está disponível no endereço www.ufmg.br/copeve, com algumas novidades.

Sistema de Cotas – Com adesão ao Sisu, o sistema de cotas da UFMG não sofre alterações, segundo o reitor Clélio Campolina. “A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos”, disse. No ato da inscrição no Enem, o candidato deve fazer a opção por uma das cinco modalidades de vagas pela qual deseja concorrer na UFMG.

Para 2014 a Universidade reservou 1.575 vagas das 6.670 vagas ofertadas, em 74 cursos presenciais de graduação – o que corresponde a 25% do total de vagas. No Vestibular de 2013, quando a UFMG adotou pela primeira vez o sistema de cotas, foram reservadas 13,67%, ou 912 vagas das 6.670 ofertadas.

A documentação do candidato que concorrer na modalidade de Reserva de Vagas deverá ser apresentada à UFMG na ocasião do registro acadêmico. Na hipótese de se comprovar fraude na documentação, em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, o candidato será automaticamente eliminado do concurso e perderá o direito à vaga conquistada.

Provas de habilidades – Para os candidatos aos cursos que exigem provas de habilidades, além da inscrição no Enem, também deverão se inscrever no concurso Vestibular da UFMG, no período de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013. Nesta ocasião, deverão fazer a opção pela Reserva de Vagas. A taxa de inscrição para as provas específicas é de R$ 110 reais, mas a UFMG irá divulgar edital do Programa de Isenção da Taxa. Para o concurso Vestibular 2014 serão oferecidas 421 vagas e, destas, 119 serão reservadas.
O concurso Vestibular para esses cursos será em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, será composta pelas provas objetivas do Enem e a segunda etapa, de caráter classificatório, composta pelas provas específicas, de responsabilidade da UFMG, e pela prova de Redação do Enem.

Mais informações sobre o edital na página www.ufmg.br/copeve.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 16/05/2013)


CONCURSO NA UFMG VAI PREENCHER 154 VAGAS EM 37 CARGOS

Estão abertas as inscrições para concurso da UFMG que irá prover 154 vagas em 37 cargos, entre os quais médico, biólogo, analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, desenhista projetista e técnico de laboratório.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 24 de maio, às 20h, exclusivamente pela internet, nos links “Técnico-Administrativo”, “Concurso 2013”. O candidato deverá indicar a opção pela cidade – Belo Horizonte ou Montes Claros – e pelo cargo desejado.

Os salários são de R$ 1.547,23 para os cargos de nível C (inscrição custa R$ 65), R$1.912,99 para os de nível D (inscrição de R$ 85) e R$ 3.138,70 para os de nível E (inscrição de R$ 120).

O concurso prevê isenção de taxa de inscrição para candidatos de baixa renda e reserva de vagas para portadores de deficiência nos termos da legislação vigente.

Todas as informações, inclusive o edital e os programas das provas para os cargos dos três níveis, estão disponíveis nos links reunidos nesta página eletrônica. A data provável de realização das provas é 7 de julho.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028335.shtml – 16/05/2013)


GRACIOSA É O NOME DO MASCOTE DO BOCADOS DE GENTILEZA

O projeto Bocados de Gentileza realizou no dia 15, a entrega do prêmio do concurso que definiu o nome do mascote da iniciativa. Com 6.546 votos, Graciosa foi a opção mais votada pela comunidade da UFMG. Treze pessoas sugeriram o nome e, por meio de sorteio, Carla Patrícia Toledo ganhou o prêmio, um Ipad, modelo de tablet da Apple.

Secretária Executiva do Departamento de Microbiologia do ICB, Carla recebeu o prêmio das mãos do Pró-Reitor de Administração, Márcio Baptista. Ela conta que o nome é inspirado nas características da garça. “Ela tem toda uma graça, é elegante, chique e charmosa”, resumiu a vencedora.

A ganhadora se revelou duplamente surpresa: pela aceitação do nome Graciosa entre a comunidade e por ter tirado a sorte grande. “Fiquei muito feliz com o prêmio, principalmente por causa da minha filha. Ela tem oito anos e ficava me perguntando quando iria levar o tablet.”

Para Márcio Batista, a grande participação da comunidade universitária no concurso é um indicador do sucesso do Bocados de Gentileza. “Esse projeto sintetiza o espírito de gentileza urbana, que precisa ser resgatado cada vez mais. Ele tem trazido resultados muito favoráveis; já temos percebido uma alteração de comportamento aqui no campus”, afirmou.
A imagem da garça será utilizada pelo Bocados de Gentileza em peças de divulgação para representar situações específicas do dia a dia da academia, inclusive para ilustrar temáticas eventualmente delicadas ou polêmicas.

Criado em 2011, o Bocados de Gentileza busca promover uma mudança de atitude na comunidade universitária, valorizando a contribuição das pessoas para uma boa convivência nos campi. Incentivar pequenos gestos que tornem o cotidiano melhor e propagar boas ideias são alguns dos objetivos do projeto, que vem trabalhando em frentes como lixo, áreas verdes e trânsito.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028340.shtml – 15/05/2013)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 16, de 13/05/1993, publicou notícias sobre Comissão de Padrões Técnicos, reunião com a MSA, encontro da MSA, palestras do Inforuso-93, curso Qualidade Total, remanejamento de Gerson Edson Machado de Sousa, da DAA para a OPR/DST, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO SOBRE REDE NOVELL

Nos dias 18 e 20 de maio, os analistas da DST Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Marcos Aurélio Nunes de Morais, Solange Guimarães e William Andaléco, estarão na ATT Consultoria em Informática Ltda., participanod de um treinamento sobre Rede Novell.
O curso será realizado em horário integral, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático" envia os parabéns para David Eustáquio da Silva, amanhã, dia 17; Bianca Tereza da Silva Alves (estagiária do Diário de Classe), no dia 21; e os ex-ceconianos: Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; Eduardo Costa e Silva e Prof. Roberto da Silva Bigonha, no dia 19; Wang Kui Ying, no dia 22; e Jonas Fernandes Campos, no dia 23.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante a visita do Professor José Nagib Cotrim Árabe, ocorrida no dia 15 de maio/2013. O prof. Nagib é futuro candidato ao cargo de Reitor para o período 2014/2018. Durante a visita, todos se reuniram no Espaço de Convivência do 8º andar para uma conversa. As fotos são de autoria da Lelé.


Fábio, Takeda, Eliz, Rafael Rocha, Ronaldo, Dôra, Renato Adriano, Rosa, Helvécio,
Eugênio, Diêgo Jessé, Prof. Clarindo, Max e Edir


Leão, Denise, Carlos Alfeu, Prof. Nagib, Márcia Lemos e Maíra


Carol, Gustavo, Max, Edir, Gerson e Leão