Sistemático: Edição 1575 – 06/06/2013


Notícias


DTI PARTICIPA DO VII WTICIFES NA PARAÍBA

No período de 27 a 29 de maio, foi realizado em João Pessoa/Paraíba, o VII WTICIFES – Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil.

Com o tema “TIC sem fronteiras”, o encontro levantou questões comuns à realidade dos profissionais de TI das IFES promovendo o debate e a troca de conhecimento e informações do setor. Foram discutidos tópicos como: Gestão de TIC; Soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária; Sistemas de Informações; e Infraestrutura e Suporte.

O Workshop de Tecnologia da Informação foi promovido pelo Colégio de Gestores de TIC das IFES visando incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as IFES.

Entre os dirigentes de TI presentes ao evento, estava o Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, Diretor de TI da UFMG.

O Prof. Clarindo Pádua ressaltou a importância do evento para a troca de experiência em temas de interesses das IFES e para contatos com colegas de outras universidades. Também comentou que um tema recorrente no evento foi a movimentação das IFES para a Governança de TI, que trata de uma maior integração entre os interesses estratégicos de negócio das instituições e a área de TI.


Prof. Clarindo

CECOM COLOCA GOVERNANÇA E PROCESSOS EM EVIDÊNCIA

O CECOM tem procurado investir para evoluir em aspectos relacionados à governança de TI. Nessa busca, o mapeamento de seus processos de trabalho, que passarão a ser implantados de forma padronizada, tem papel fundamental.

Para avançar nessa área, a equipe do CECOM passou a contar, desde o início deste mês de junho, com o Analista de Tecnologia da Informação Alberto Rubens Beckler, que atuará como Gerente de Processos, vinculado inicialmente à DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas), já que o objetivo principal, neste momento, é a organização dos processos da área de desenvolvimento. Alberto, mais conhecido por todos como Rubinho, integrava até o mês passado a equipe de desenvolvimento do SiGA, novo sistema acadêmico da graduação.
Esse trabalho de mapeamento de processos será, posteriormente, levado às demais áreas do CECOM.

Ainda dentro dessa visão de reorganização e melhoria dos processos de TI, o Analista Ronaldo Araújo Costa passa a tratar de questões relacionadas à governança. Atualmente, Ronaldo está em etapa de estudo inicial do tema, compilando artigos, leis, normas e a bibliografia utilizada pela Escola Superior de Redes da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Ele fará cursos para iniciar sua capacitação e, desde a última semana, já está participando das reuniões, executivas e de planejamento estratégico, promovidas pela DTI.


Alberto Rubens


Ronaldo Costa


FUNCIONÁRIOS DO CECOM E LCC PARTICIPAM DE CURSO DA PLANSIS

Esta semana, de 04 a 07 de junho, dois funcionários do CECOM e dois funcionários do LCC estão participando do curso Lotus Domino Designer, oferecido pela empresa Plansis. Os funcionários são: Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Fábio Luiz de Morais, ambos do CECOM; Karina Flaviana Ribeiro e Walison Dias da Silva, estes do LCC.O instrutor está sendo Kênio Carvalho e o curso mostra como criar e modificar aplicações de banco e dados usando o IBM Lotus Domino 8.5.1.


Fábio e Eugênio


NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Cláudio Manuel da Costa Silva, aluno do curso de Sistemas da Informação da UFMG.

Cláudio Manuel está lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde iniciou o estágio no último dia 03.


Cláudio Manuel


 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de maio de 2013, foram registrados 14.231 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Cursos Abertos, on-line e gratuitos do Hospital Albert Einstein. Saiba mais no endereço.

– Conheça a Favela da Rocinha através da Web. Clique.

– O Código Brasileiro de Telecomunicações completa 50 anos. A lei que regulamenta o funcionamento das rádios e televisões no país é de outro tempo, de outro Brasil. Em 50 anos muita coisa mudou. Superamos uma ditadura e restabelecemos a democracia. Atravessamos uma revolução tecnológica e assistimos a um período de mudanças sociais, políticas e econômicas que têm permitido redução de desigualdades e inclusão. Veja no endereço.

– Internet Comunicação em Rede. Aprenda mais sobre a rede. Leia.

– Censo de dados aberto. O censo apresenta os resultados, juntamente com outros fatos em todo o planeta. Clique. (Site em Inglês)

-WikiAves, um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras. Navegue, participe e descubra como funciona o WikiAves no endereço.

– Veja a foto do Carlos Roberto Rodrigues, da DAS, usando uma SONY DSC-HX200V, publicada no WikiAves. Confira.

– Dica de Cléia Cavalcanti: Oficina de Culinária Saudável. No cardápio da alimentação equilibrada, não é preciso tomar atitudes drásticas e viver à custa de proibições. O importante é fazer com que a hora das refeições seja de bem-estar. Por isso, reserve esse tempo para ser feliz e pare de se preocupar em contar calorias. Aliás, fique sabendo que na nutrição moderna existem estratégias muito mais eficazes para garantir a boa forma e manter a obesidade longe, bem longe. Saiba mais.


ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE SERÃO SUSPENSAS NOS DIAS DE JOGOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

As atividades acadêmicas e administrativas da UFMG serão suspensas nos dias 17, 22 e 26 de junho, datas em que o estádio Mineirão, na Pampulha, receberá jogos pela Copa das Confederações, competição organizada pela Fifa.

A decisão foi tomada pelo reitor Clélio Campolina e comunicada a pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e órgãos administrativos por meio de ofício circular expedido no dia 23 de maio.

No documento, o reitor informa que o acesso ao campus Pampulha só será permitido “com prévia autorização da Pró-reitoria de Administração (PRA)”. Os nomes de professores, servidores e estudantes que precisarem entrar no campus nesses dias deverão ser informados até esta quinta-feira, 6, pelo endereço info@pra.ufmg.br.

De acordo com entendimentos entre os governos federal, estadual e municipal com as universidades federais, as instituições localizadas nas cidades-sedes da Copa das Confederações colaborarão com a realização do evento. Por isso, estacionamentos e ruas do campus Pampulha serão utilizados para circulação e estacionamento apenas por carros credenciados pela UFMG (PRA) e pela Fifa. O estacionamento da Reitoria estará reservado para as pessoas credenciadas.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028620.shtml – 06/06/2013)


COMPRA DE TABLETS DEVE SUPERAR A DE COMPUTADORES EM 2015

Foi publicada, no dia 03/06/2013, a notícia transcrita abaixo Compra de tablets deve superar a de computadores em 2015, no endereço http://br.financas.yahoo.com/noticias/compra-tablets-deve-superar-computadores-154700103.html.A colaboração é de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

A venda de tablets em 2015 deve superar a de todos os computadores comercia-lizados no período, segundo previsão da IDC (International Data Corporation). Porém, a empresa acredita que os computadores ainda terão um papel importante para os usuários corporativos.

Já em 2013, a comercialização dos dispositivos móveis deve crescer 58,7%, em relação ao ano passado, e atingir 229,3 milhões de unidades contra 144,5 milhões em 2012. Além disso, a venda dos tablets deverá ultrapassar a dos notebooks ainda este ano. “Para muitos consumidores, o tablet é uma solução simples e elegante para os casos em que eram usados os computadores”, afirma o gerente de mobilidade da IDC, Ryan Reith.

Preços – De acordo com a pesquisa, o preço médio de venda dos tablets deve cair 10,8% em 2013, um valor em torno de US$ 381; enquanto o valor dos PCs é quase o dobro, US$ 635. O IDC espera que com os preços dos tablets caindo ainda mais, será possível que as empresas ofereçam uma experiência de computação viável nas mãos de mais pessoas.

Além de preços mais baixos, outra grande mudança no mercado de tablets ocorreu em torno dos tamanhos de tela. A primeira geração do iPad, da Apple, que possuía um display de 9.7 polegadas, foi entendida como o ponto ideal para tablets. Isto até os tablets baseados em Android, de 7 polegadas, começarem a ganhar força no mercado. Em resposta, a Apple lançou o mini iPad em 2012.


UFMG LANÇA CATÁLOGO SOBRE SEUS EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2013

A UFMG acaba de editar catálogo especial sobre os principais eventos internacionais a serem abrigados e promovidos pela instituição entre junho e novembro deste ano. A publicação, de 24 páginas, também apresenta balanço do processo de internacionalização, que vem sendo intensificado nos últimos anos.

O catálogo lista 16 eventos internacionais que acontecem na UFMG até o final de novembro, envolvendo pesquisadores, estudantes, profissionais e artistas de todos os continentes e dos mais diversos campos da ciência e da cultura.

As atividades ocorrerão no campus Pampulha, em outras dependências da Universidade em Belo Horizonte e abrangerão, ainda, as cidades históricas mineiras de Ouro Preto, Mariana, Sabará e Tiradentes. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028634.shtml06/06/2013)


 

Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou, retornando em 17 de julho de 1993. Consultando as páginas de O Sistemático para descobrir o ocorrido, foi encontrada uma notícia de que a Redatora do jornal estava participando do Curso Qualidade Total. na Escola de Engenharia, no período de 17 a 21 de maio/1993, juntamente com: Benjamin Pinto Neto, Efigênio Vieira Ataíde e Regina Helena Moura Brandi.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não foi editado na semana passada, os parabéns atrasados para Diogo Freitas Duarte Magalhães, no dia 31 de maio; Antônio Carlos Soares e Gerson Edson Machado de Sousa, no dia 1º de junho; Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; e para os ex-ceconianos: Alcy Penido de Souza, no dia 31/05; Cantídio Lelis Pereira e Cleuza Maria Bento, no dia 02; Maria Aparecida da Silva, Paulo César Marciano de Oliveira e Regina Célia Teixeira Pádua, no dia 03; Marília Pereira Martins e Nathália Pereira Rocha, no dia 05. Os parabéns, em dia, para: Wilton Campos, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Rainer Brockerloff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; Natália Cristina Martins, no dia 07; Rodrigo Wenceslau Torres e Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Sìlvio Eduardo de Castilho Lages, no dia 09; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Aléxia Loreiro Araújo, Lísia Rocio de Abreu e Ricardo Mascarenhas Paixão Filho, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignês Amorim de Almeida, no dia 13.

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO 2º TRIMESTRE

Foi marcada para o dia 27 de junho, a comemoração dos aniversários dos meses de abril, maio e junho.

A festa terá como tema as festas juninas e o cardápio será feito com caldos, canjica e doces.

Os aniversariantes estão sendo consultados quanto à participação na festa e alguns já se manifestaram. A DAA solicita urgência na resposta para conseguir organizar tudo como nas edições anteriores.

Os aniversariantes são: Eugênio, Denise, Beto, Nilson, Carol, Lucas, Rubens, Cristina Queiroz, Rafael Almeida (Abril); João Carlos, David, Bianca, Lígia (Maio); Antônio Carlos, Gerson, Cristina Andrade, Wilton, O Sistemático, Carlos Roberto e Pedro Begalli (Junho).

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Para lembrar a primeira festa do ano em comemoração aos aniversários dos ceconianos, O Sistemático publica fotos da festa ocorrida no dia 20 de março de 2013, correspondente aos meses de janeiro, fevereiro e março. As fotos são de autoria de Lelé, Guilherme Viegas e Diêgo Jessé.


Vicentina e Selma organizando a mesa


Josemar, Diva, Carlos Roberto e Hugo


Renato Adriano e Guilherme Viegas


João Carlos e seu filho Pedro (de costas), Vitor e Rafael Almeida


Como é difícil bater a foto oficial dos aniversariantes! Na foto estão: Lina, Gustavo Henrique,
Rafael Rocha, Max, Carlos Alfeu, Maíra, Fábio, Eliz, Mário, Maria Helena e Lelé