Sistemático: Edição 1576 – 13/06/2013


Notícias


DTI APOIA REGISTRO ACADÊMICO DA SEGUNDA ENTRADA DOS CALOUROS 2013

Será realizado, do dia 18 ao dia 21 deste mês, o Registro Acadêmico e matrícula para os classificados para o 2º semestre do Concurso Vestibular da UFMG. Este será o segundo semestre de vigor do Siga UFMG, o novo Sistema da Graduação. O CECOM estará presente, em escala de plantão, atuando no suporte aos usuários.

Como ocorrido no Registro Acadêmico anterior, serão utilizados notebooks pela equipe do DRCA. Esta opção já era investigada há algum tempo, pois o uso de desktops ocupava muito espaço e era pouco cômodo para os atendentes.Até o final desta sexta-feira, dia 14, o material estará todo montado, configurado e testado no Auditório da COPEVE, na Unidade Administrativa III.

As atividades estão sob a coordenação da Diretora do DRCA, Daniele Cláudia Mata Fagundes Zárate, que contará com 85 pessoas, entre funcionários e estagiários do DRCA, CECOM, LCC, FUMP, COPEVE e Vigilância.

Quanto à escala de atendimento, diferente de anos anteriores, em que era estruturada uma tabela de cursos baseada no número de candidatos aprovados, ela será feita em ordem alfabética. Foram chamados para o registro aproximadamente 2.824 alunos, prevendo-se atender, em média, 700 alunos por dia.

O atendimento aos calouros se dará no horário de 9h às 12h e de 13h às 16h, durante os quatro dias de registro.


Foto do registro Acadêmico em fevereiro de 2013 dos calouros da primeira entrada

ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE SERÃO SUSPENSAS NOS DIAS DE JOGOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

As atividades acadêmicas e administrativas da UFMG serão suspensas nos dias 17, 22 e 26 de junho, datas em que o estádio Mineirão, na Pampulha, receberá jogos pela Copa das Confederações, competição organizada pela Fifa.

A decisão foi tomada pelo reitor Clélio Campolina e comunicada a pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e órgãos administrativos por meio de ofício circular expedido no dia 23 de maio.

No documento, o reitor informa que o acesso ao campus Pampulha só será permitido “com prévia autorização da Pró-reitoria de Administração (PRA)”. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028620.shtml – 06/06/2013)


O SISTEMÁTICO COMEMORA 36 ANOS DE EXISTÊNCIA

No próximo domingo, dia 16 de junho, O Sistemático completa 36 anos. Quem poderia imaginar que aquele pequeno jornal interno ao CECOM chegaria tão longe daquele ano de 1977!

O bolo continua do mesmo tamanho, só com mais uma vela para soprar.

Como em todos anos, a Redação agradece aos leitores ceconianos, ex-ceconianos e amigos, pela colaboração, apoio e amizade durante todos esses anos.

Sempre tem uma marca para comemorar, além do aniversário. Este ano, a Redação espera completar 1600 edições.

E espera continuar na sua estrada que é a de publicar todo o trabalho desenvolvido pela equipe ceconiana.

Feliz Aniversário para O Sistemático e também para todos que o ajudaram a se manter firme no seu propósito de divulgar a história do CECOM.


Criação de Luiz Carlos Campos


 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE MAIO 2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de maio/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.570.611
244
877.931
2.488.786
17.515.743
19.964.529

As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
50.665
8
28.320
78.993
565.024
664.017


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Android Accordion é um aplicativo completo de acordeon para Tablets e Smartphones Android, sua interface é altamente customizável possibilitando a você ajustá-lo da melhor maneira na sua tela. 100% traduzido para Português-Br. Download.

– Super Xadrez,em flash, on-line e em 3D. Para jogar vá até o endereço.

– Chinelômetro – Valdívia em números. É muita grana para um jogador ficar tanto tempo parado. Clique.

– Faça uma viagem pelo Ártico e explore por si mesmo suas belezas naturais, a ameaça da indústria de óleo invadindo e seguir na luta para salvar o Ártico. Veja.

– Perrier é um lugar secreto e é um projeto que mistura entretenimento de marcas e de jogos. É um filme interativo, onde você é convidado a viver numa festa através dos olhos dos convidados. O objetivo é encontrar a garrafa de segredo. Veja no endereço. (Site em Inglês)

– Quer vender, trocar, emprestar ou alugar? Quer se livrar das tralhas? Conheça o site do Grupo Cooperar que foi criado com o propósito de facilitar a organização das pessoas nos seus grupos de convivência e permitir que atuem em conjunto, cooperando umas com as outras, para atingir objetivos comuns. Saiba mais.

– FC Barça já tem Twitter (fcbarcelona_br) no idioma Português. O Português junta-se às contas existentes em Catalão, Castelhano, Inglês, Francês, Árabe, Japonês e da Indonésia, entre outros idiomas. Veja.



MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA COLÔNIA DE FÉRIAS

Atividades recreativas e de entretenimento com componentes artísticos, culturais e de divulgação científica vão marcar a 6ª Colônia de Férias do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB), que será realizada entre 15 e 19 de julho. As inscrições estão abertas para crianças de seis a dez anos e devem ser feitas, até o dia 6 de julho, no site do Museu – http://www.mhnjb.ufmg.br/evento6a ColoniaFerias.html -, onde também está disponível a tabela de preços. Serão disponibilizadas 100 vagas, 50 pela manhã, das 8h às 12h, e 50 à tarde, das 13h às 17h. Os interessados em matricular mais de uma criança da mesma família terão 25% de desconto.

O evento, que faz parte do Projeto Quatro Estações – Inverno no Museu, conta com parceria da Escola de Música, da Escola de Belas-Artes e do Teatro Universitário da UFMG.

A programação inclui oficinas, jogos didáticos, visitas a exposições e caminhadas na mata do Museu. O objetivo é estimular a exploração do Museu a partir de novas perspectivas.

As inscrições – Após confirmação da inscrição prévia, é preciso enviar para o email coordmonitor@mhnjb.ufmg.br a cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG da criança; cópia do RG do responsável; comprovante de vínculo com a UFMG do responsável (terceirizados, alunos e servidores); uma foto 3×4 da criança; comprovante do pagamento da taxa;

Mais informações estão no site do Museu de História Natural e Jardim Botânico – http://www.mhnjb.ufmg.br/evento6aColoniaFerias.html. (Assessoria de Comunicação do MHNJB – (31)3409-7607)

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 12/06/2013)



BIBLIOTECA DIGITAL OFERECE LIVROS EXIGIDOS EM VESTIBULARES

A ex-ceconiana Aleixina Maria Lopes Andalécio enviou e-mail da Profa. Dra. Isa Maria Freire, Presidente da ANCIB – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, com a notícia Biblioteca Digital oferece livros exigidos em Vestibulares, transcrita abaixo.


Jovens e adolescentes que estão se preparando para o vestibular já têm um novo aliado. Clássicos da literatura exigidos nas tão temidas provas já podem ser baixadas gratuitamente na Biblioteca nas Nuvens: Biblioteca Pública de Literatura Digital. 

Livros clássicos da literatura portuguesa, como O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, podem ser descarregados no computador. O processo é simples, é só escolher a obra, fazer o download e aproveitar a leitura. Além das exigências aos vestibulandos, outros livros também podem ser encontrados.

O projeto Biblioteca nas Nuvens é fruto de um projeto de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, da aluna Robéria Andrade, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Junqueira de Araújo.

A Biblioteca tem um diferencial, onde qualquer usuário pode acessar a biblioteca, sem a necessidade de registrar-se, nem de entrar com nome e senha, o acesso é livre, a leitura é gratuita. O usuário pode realizar a leitura online ou baixar o arquivo para o dispositivo de leitura de sua preferência.

Esta biblioteca é um canal de divulgação e informação, criada com o propósito de disponibilizar na Internet o conhecimento produzido por escritores literários de forma rápida e sem fronteiras, respeitando os direitos autorais. Todas as obras disponibilizadas na Biblioteca nas Nuvens estão em Domínio Público, ou dispõe da autorização do autor.

Autores que desejarem compor o acervo é só entrar em contato. A biblioteca foi lançada com a disponibilização de 15 obras, número que será acrescido aos poucos. 

Acesse, visite, participe da pesquisa. Biblioteca nas Nuvens, no endereço https://sites.google.com/site/bibliote canasnuvens/.

Curta a página no facebook  https://www.facebook.com/BibliotecanasNuvens? fref=ts

Seja bem vindo!


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 17, de 17/06/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicos, 40o ENANUNI, visitas ao CECOM, curso de Teleprocessamento Básico, estatísticas do CECOM em maio/93, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

RUMOS DA INFORMATIZAÇÃO NA UFMG

A Diretoria do CECOM estará promovendo na próxima quarta-feira, dia 23, na Sala de Aulas, às 14h, uma reunião para troca de ideias e debate a respeito dos rumos da informatização na UFMG nos próximos anos.
Estarão presentes, além do Pró-Reitor de Administração, Prof. José Nagib Cotrim Árabe, o Diretor do LCC, Roberto Nogueira, e alguns professores do Depto. de Ciência da Computação/ICEx.

NOVA DIRETORIA DA DST

No dia 24 de maio, Márcia Regina Lemos assumiu a Diretoria da Divisão de Suporte, em substituição a Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, que, com isso, assumiu a coordenação das atividades de Software da divisão, incrementando os novos projetos em andamento na DST: estudo do ambiente UNIX, implantação e estudo da rede local, ligação das LMO ao NSP2000 etc.
Para as outras atividades da divisão, Hardware e Operação de Rede, foram definidos como coordenadores os funcionários Jader de Freitas Baptista e Helvécio Cossenzo Pinto, respectivamente. …

 



Eventos


   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE

Foi alterada a data de realização da comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de abril, maio e junho, devido ao aperto no calendário de junho com os dias dos jogos no Mineirão, férias e viagens para treinamento de alguns funcionários. A data correta será divulgada na próxima edição de O Sistemático.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Aeda Viveiros, no dia 14; e O Sistemático, no dia 16. Os parabéns para os ex-ceconianos: Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignês Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, Rui César Andrade Pinho e Luciana Martins da Silva, no dia 16; Fernando Iran Fonseca de Souza e Carlos Farina, no dia 17; Maria Aparecida Faria (Nina) e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, no dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Visando uma maior integração entre o CECOM e o LCC, a DTI está promovendo, desde o dia 14/05, reuniões semanais para acompanhamento dos principais projetos e atividades realizadas pelos dois órgãos. As fotos desta semana foram tiradas durante a primeira reunião no dia 14 de maio e são de autoria da Lelé.


Prof. Márcio Bunte, João Carlos e Thiago Diniz


Prof. Clarindo Pádua, Fábio, Eustáquioo e Fernando Frota


Edilson, Karina e Prof. Márcio Bunte


Edilson, Karina, Prof. Márcio Bunte e João Carlos


João Carlos, Thiago Diniz, Emerson e Carlos Alfeu