Sistemático: Edição 1577 – 20/06/2013


Notícias


REGISTRO E MATRÍCULA DE CALOUROS DO SEGUNDO SEMESTRE VAI ATÉ 21 DE JUNHO

Os candidatos classificados para os cursos de graduação da UFMG, com entrada no segundo semestre letivo deste ano, estão fazendo o registro acadêmico e a matrícula desde a segunda-feira, dia 18. Esses procedimentos são feitos no Departamento de Registro e Controle Acadêmico, localizado na Unidade Administrativa III, no campus Pampulha.

A escala de atendimentos, em ordem alfabética, está disponível no endereço eletrônico https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Graduacao/Processos-Seletivos/Vestibular/Escalas-de-Atendimentos-2a-Entrada.

Para realizar registro e matrícula, os aprovados devem apresentar original e cópia dos documentos que constam da instrução publicada na página do DRCA em https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Graduacao/Processos-Seletivos/Vestibular/Instrucoes-sobre-Registro-Academico-e-Matricula-em-Atividades-Academicas-2a-Entrada.

O horário de atendimento dos calouros está sendo de 9h às 12h e de 13h às 16h, até esta sexta-feira, dia 21/06.

As atividades estão sob a coordenação da Diretora do DRCA, Daniele Cláudia Mata Fagundes Zárate, que conta com 85 pessoas, entre funcionários e estagiários do DRCA, CECOM, LCC, FUMP, COPEVE e Vigilância.

Para viabilizar a realização do registro, o CECOM e o DRCA providenciaram a locação de 22 notebooks e 8 impressoras a laser, além das instalações elétrica e de rede.

O funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza e o estagiário Diêgo Jessé de Pinho Tomáz, ambos do CECOM, adequaram as configurações de software para facilitar o acesso ao Sistema do Registro Acadêmico.


Eugênio configurando os equipamentos


FUNCIONÁRIO DA DAA PARTICIPA DE CURSO DA ENAP

O funcionário Renato Adriano Pires Domingos, da Divisão de Apoio Administrativo, estará participando, no dia 21 de junho, do Seminário Aspectos Controversos em Licitações – ênfase em elaboração de formação de custos, em Brasília/DF. O seminário, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), faz parte da celebração dos 20 anos da Lei no 8.666/1993, que instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública.
O objetivo do seminário é debater os elementos formadores dos custos envolvidos em licitações, com foco em licitações, com foco em casos práticos e na jurisprudência do tribunal de Contas da União (TCU); apresentar questões controversas sobre licitações; capacitar gestores para enfrentar situações controvertidas na aplicação da Legislação; e esclarecer aspectos jurídicos relevantes à tomadda de decisão com segurança e à correta execução das atividades relacionadas aos pontos examinados.
Renato Adriano é pregoeiro do CECOM.


Renato Adriano

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Portal do eSocial – Módulo do Empregador Doméstico – O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Esta versão do portal eSocial é de uso opcional e atende apenas o empregador doméstico para registro de informações referentes às competências a partir do mês de junho de 2013 (06/2013), com recolhimentos em julho de 2013 (07/2013). Leia mais.

– Museu Virtual da FioCruz – Museu de Patologia: Conheça.

– Explore os remédios mais consumidos do mundo. O gráfico interativo mostra os 10 medicamentos mais comprados nos 30 países que mais vendem fármacos no mundo. Clique.

– Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Saiba tudo visitando o endereço.

– A FlightAware fornece informação de vôos em tempo real, informação sobre aeroportos, mapas meteorológicos, planos de vôo e cartas de navegação, bem como notícias sobre aviação e fotos a mais de dois milhões de usuários por mês. A FlightAware alimenta também software de gestão operacional e de despacho, telas de informação de vôos nos aeroportos (FIDS) e fornece informações às aeronaves e aos operadores dos aeroportos. Em Árabe, Alemão, Inglês (Britânico), Inglês (Americano), Espanhol e Português. Veja.

– Facilmente remova o fundo de suas fotos para criar máscaras, recortes ou caminhos de recorte, tudo feito on-line instantaneamente no seu navegador. Vá até o endereço.

A prima do Adyr, Eliane Almeida Salustiano, do Rio de Janeiro, enviou esta dica:

– Como ajudar seu cônjuge a vencer o vício das drogas ou álcool. Saiba como no endereço .



MEC PLANEJA CRIAR UNIVERSIDADE FEDERAL A LONGA DISTÂNCIA

No endereço http://noticias.terra.com.br/educacao/mec-planeja-criar-universidade-federal-a-distancia,2b51f1cf0875f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html, foi publicada, no dia 18/06/2013, a notícia Nova instituição absorveria Universidade Aberta do Brasil para aumentar oferta de cursos já no próximo Sisu, transcrita a seguir. A colaboração é de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira, após a divulgação do balanço das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a intenção de criar uma universidade federal de educação a distância para atender à demanda por vagas no ensino superior. Segundo o MEC, o projeto de lei nesse sentido deve ser encaminhado ao Congresso em julho para tramitar, possivelmente, em agosto.

“Temos participação relativamente pequena de estudantes do ensino superior no ensino a distância. Temos em torno de 15%, não chega a isso. Os países da OCDE têm metade das vagas em ensino a distancia. Isso é uma modalidade que deve crescer. O MEC está trabalhando intensamente para lançarmos uma universidade federal de educação a distância para poder aumentar a capacidade de atender essa rede”.

A ideia é que a nova instituição incorpore a atual Universidade Aberta do Brasil (UAB), ampliando a oferta de cursos de graduação oferecidos. De acordo com o ministro, a UAB possui hoje aproximadamente 240 mil alunos. “Vamos absorver a UAB nesta universidade federal a distância. É a única resposta possível para atender essa demanda”, declarou. “Essa é a prioridade do MEC. Vamos trabalhar fortemente para montar estrutura para começar a ofertar vagas já no próximo Sisu”.

A Universidade Aberta do Brasil atende hoje exclusivamente a professores da rede pública para cursos de licenciatura e administração. “Vamos ampliar para todos os demais cursos que forem compatíveis com educação a distancia. Cada curso de cada universidade poderá ser ofertado na universidade federal de educação a distancia. Por exemplo, engenharia da UFRGS pode ser ofertado também como curso a distância, mas tem que ter polo presencial, ter certificado. Na UAB, as vagas que não forem preenchidas pelos professores da rede pública, vamos abrir aos demais interessados”, completou o ministro.



PRORH INICIA MOBILIZAÇÃO PARA O CAMPEONATO DE FUTEBOL DE 2013

Esta semana, Kildrei Neri, da ProRH, convidou, por e-mail, participantes do Campeonato de Futebol da Semana do Servidor do ano passado para a Pelada do Servidor, marcada para o dia 29 de junho, a partir das 8h, no Campo da Faculdade de Educação.

Essa é uma prévia para divulgação do Campeonato de Futebol da Semana do Servidor 2013, que será realizado em agosto, setembro e outubro. As inscrições para a Pelada serão aceitas até o dia 25/06. Ela se destina aos servidores interessados no campeonato deste ano.

No CECOM, os atletas podem procurar Wallison.



 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, nº 18, de 24/06/1993, publicou notícias sobre reunião para discussão dos rumos da informatização na UFMG, reforma do 8o andar, palestra sobre Access, participação de Renato Righi no curso de Teleprocessamento Básico, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVOS EQUIPAMENTOS

Dentro do processo de atualização do parque computacional do Centro de Computação, chegaram ontem, dia 23, ao CECOM, 10 (dez) micros 486 SX de 25 MHz, que foram distribuídos pela DAA segundo critérios definidos em reunião de Diretoria da seguinte forma: 01 para VDG, 04 para a DSA, 04 para a DSF, 01 para a DST.
Estes equipamentos, além da evolução tecnológica com relação aos equipamentos atuais, têm por objetivo aproximar as áreas de desenvolvimento do CECOM dos recursos do ambiente Windows e permitirão a ampliação futura da rede Novell, que está sendo instalada pela DST.
A instalação desses equipamentos permitirá também que sejam feitos alguns remanejamentos internos de micros, possibilitando que a DCP e a DAA também sejam melhor equipadas para o cumprimento de suas atividades.

 



Eventos


   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE SERÁ EM JULHO

Conforme publicado em O Sistemático de 13/06/2013, a comemoração dos aniversários dos ceconianos do segundo trimestre (abril/maio/junho), foi adiada devido ao aperto no calendário de junho com os dias de jogos no Mineirão, férias e viagens para treinamentos de alguns funcionários.

A nova data foi fixada para 10 de julho e os aniversariantes continuam se manifestando quanto à participação. Faltam ainda muitos para darem a resposta para a Vicentina, responsável pela organização do evento.

A festa terá como tema as festas juninas e o cardápio será feito com caldos, canjica e doces.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; Mílvia Batista de Miranda, no dia 21; Celso de Souza Lima, Marcos Aurélio Nunes de Morais e Rosângela Martins de Matos, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira e Eliane das Graças Alves Cavalcanti, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Ruana Keith da Cunha Lopes, Ambrósio Alves Moreira Santos, Ângela Lage Ribeiro e José Eduardo Valle Santos, no dia 26; Bruno Vieira dos Santos e Juliano Dantas Santos, no dia 27.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Os trabalhos de substituição do ar condicionado, instalado no subsolo do prédio da Reitoria, na área da Divisão de Controle do Processamento do CECOM, tiveram início no mês de abril pelo DEMAI. No final de maio, o sistema antigo foi substituído por duas novas máquinas, doadas pela Faculdade de Medicina. As fotos desta semana mostram as máquinas em seu novo local no subsolo e são de autoria de Diêgo Jessé.


Máquina nova


Máquina nova


O painel de controle


Máquina do sistema antigo