Sistemático: Edição 1579 – 04/07/2013


Notícias


DRC INSTALA NOVO SERVIDOR ANTISPAM

No dia 19 de junho, a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM – DRC – ativou um novo servidor antispam para atender a UFMG. Este novo servidor se soma a outros dois e visa agilizar a entrega de mensagens externas para a comunidade da UFMG.

O serviço antispam trata as mensagens que chegam e, de acordo com parâmetros pré-definidos, rejeita, aceita ou coloca as correspondências em quarentena. Todos os dias os usuários que foram afetados pelo serviço recebem a relação das mensagens colocadas em quarentena e têm a opção de liberá-las da fila de SPAM. As mensagens com vírus são rejeitadas automaticamente.


UFMG VOLTA À REDE EDUROAM

Nesta segunda-feira, dia 01 de julho, a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM – DRC – fez as configurações necessárias para permitir que usuários de outras instituições, que fazem parte do projeto eduroam-br, possam se autenticar e utilizar os recursos da rede sem fio da UFMG.

A UFMG fez parte da segunda fase de testes do projeto mas ainda não havia aderido ao serviço oferecido pela RNP. A RNP e a DRC estão trabalhando agora para identificar porque os usuários da UFMG em outras instituições não estão conseguindo realizar o processo inverso, ou seja, porque a autenticação destes usuários não está sendo completado pela UFMG. As instruções para acesso à rede eduroam para usuários da UFMG são similares às de acesso à rede UFMG, mas a identificação do usuário deve ser feita com o acréscimo do domínio ufmg.br, na forma “login-minha-ufmg@ufmg.br”.


FUNCIONÁRIO DO CECOM PARTICIPA DE TREINAMENTO NA RNP

O funcionário da Divisão e Apoio Administrativo (DAA) Renato Adriano Pires Domingos estará, no período de 15 a 19 de julho, participando do curso Planejamento e Contratação de Serviços de TI, em Brasília/DF.

O curso será promovido pela Escola Superior de Redes da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.


Renato Adriano

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com um novo estagiário em seu quadro. Trata-se de Mateus Felipe Miquelão Lopes da Silva, aluno do curso de Sistemas da Informação.

Mateus iniciou o estágio no dia 1o de julho, lotado na DIS – Divisão de Infraestrura e Serviços, onde já está com atividades de recriar os ambientes de produção do Centro de Computação, detalhando etapas para confecção de documentação técnica sobre este ambiente.


Mateus Lopes

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de junho/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.467.213
87
825.098
2.292.398
18.427.932
20.720.330

As médias diárias durante o mês de junho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
48.907
3
27.503
76.413
614.264
690.678




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as segintes dicas:

– Volume 2 é controle avançado de volume do Windows, um substituto completo para o controle de volume padrão do Windows. Ele permite que você altere facilmente o seu volume de som ou silenciar o som, usando atalhos de teclado de sua escolha, ou movendo o cursor do mouse para uma borda da tela. Ele suporta várias línguas. Clique.

– Tablestest é um site onde pode aprender e treinar Tabuada. São vários níveis e você acumula pontos se responde corretamente e pontos extras se responde rapidamente. Esta é uma versão beta e novas opções estarão online em breve. Veja.

– Precisa de um leitor de PDF para abrir arquivos de forma rápida e fácil, sem ter que instalar um software de + – 100 MB? PDF Genius é apenas o que você precisa! É leve (apenas 5 MB), instala em segundos e abre seus arquivos mais rápido do que o Adobe! É cereja em cima do bolo, e é completamente grátis! Download.

– Mercosul Digital reúne em livro os estudos e diagnósticos sobre Comércio Eletrônico no Mercosul. Um projeto que nasceu com o objetivo de reduzir as assimetrias legais e tecnológicas e promover políticas e estratégias comuns na área da Sociedade da Informação. Saiba mais no endereço.

– Edição de fotos e efeitos para as pessoas comuns usuárias do navegador Chrome. BeFunky Photo Editor permite que pessoas comuns criem fotografias facilmente e tenham resultados de suas imagens digitais sem a necessidade de qualquer conhecimento técnico. Veja.

– O Salário BR é a Pesquisa Salarial Nacional, com vagas de emprego e currículos para consultar. É ideal para orientar suas contratações ou pretensão salarial. O app foi desenvolvido para iPhone e iPad. Download.

– ABC Puzzles: dois quebra-cabeças gratuitos em um único download. Veja no endereço.


BRASILEIROS SÃO OS PROFISSIONAIS MAIS ESTRESSADOS DO MUNDO

No endereço http://br.financas.yahoo.com/noticias/brasileiros-s%C3%A3o-profissionai
s-estressados-mundo-151600380.html
foi publicada, no dia 27/06/2013, a notícia Brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo, transcrita a seguir. A colaboração é de Diêgo Jessé de Pinho Tomáz, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

Uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half revelou que os brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo. Mais de 40% dos trabalhadores sofrem frequentemente de estresse e ansiedade em seu emprego, enquanto a média mundial ficou em 11%.

O estudo entrevistou 1.775 diretores de Recursos Humanos de 12 países, sendo 100 do Brasil. Se contabilizar os diretores de RH que trabalham com profissionais que sofrem estresse e ansiedade às vezes, o índice brasileiro sobe para 94%. Apenas 2% não se sentem estressados e 4% sente os sintomas poucas vezes.

O Chile aparece em segundo lugar, com 33% dos entrevistados que afirmaram trabalhar com funcionários estressados. Já na outra ponta da lista, está a França, onde apenas 2% dos diretores de RH disseram trabalhar com profissionais muito estressados.

Profissionais mais estressados
Países Profissionais estressados
Brasil
42%
Chile
33%
Austrália
20%
Itália
16%
Cingapura
13%
Hong Kong
12%
Emirados Árabes
9%
Reino Unido
8%
Bélgica
5%
Alemanha
4%
Holanda
3%
França
2%

Causas do estresse – Quando questionados sobre os fatores que contribuem para o estresse e ansiedade dos colaboradores, o excesso de carga de trabalho foi a causa mais apontada pelos diretores brasileiros (52%), seguido pela falta de reconhecimento (44%) e pressões econômicas (38%).
Já em relação às iniciativas que podem ser implantadas pelas companhias para driblar esse problema nos funcionários, 60% responderam que apostam no trabalho em equipe e 51% acreditam na reestruturação das funções de trabalho e tarefas.


UFMG JOVEM ABRE COM TRABALHOS SOBRE ÁGUA

Exposições, trabalhos científicos, apresentações culturais e uma oficina de produção de TV para estimular o interesse pela ciência de alunos e professores do ensino básico, marcam a 14° edição da UFMG Jovem, aberta nesta quarta-feira, dia 3, na Praça de Serviços, no campus Pampulha.

Aberto à visitação de professores e alunos de todas as instituições de ensino, o evento continua nos dias 4 e 5, das 8h às 17h.

“Utilizando maquetes, apresentações orais e interativas, os estudantes têm a chance de expor sua produção científica”, explica a professora Silvania Sousa do Nascimento, coordenadora do evento.

Este ano, os 50 trabalhos escolhidos e os quatro expositores convidados abordam o Ano Internacional de Cooperação pela Água, atendendo à chamada da Assembleia Geral das Nações Unidas.

As escolas premiadas receberão bolsas de iniciação científica para os estudantes, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiro do projeto.

Organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a feira acontece desde 1999 e pretende ser uma ponte para o intercâmbio científico e cultural entre as escolas de educação básica.

O evento também conta este ano com a parceria da Copasa, que comemora, no dia 5 de julho, cinco décadas de atuação no estado.

Além da apresentação dos trabalhos científicos haverá programação cultural nos três dias do evento. …

(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)
(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/028958.shtml – 03/07/2013)


ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS

Conforme o calendário escolar, no período de 08 de julho de 2013 a 02 de agosto de 2013, o Circular Interno – Campus Pampulha, estará atendendo à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias. O itinerário e os horários correspondentes às linhas Linhas B e D férias, podem ser consultados no site da UFMG, no endereço http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml.

O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 05 de agosto de 2013.

Dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais – DLO, através dos ramais 4601 e 4606 ou para o e-mail: sfrota@dsg.ufmg.br.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, nº 20, de 08/07/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicas, apoio à eleição para Reitor, falta de área em disco, desativação da Rede Local 2.2, estatísticas do CECOM, curso de Inglês Instrumental, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GUIA DE MATRÍCULA A LASER

Este semestre, o CECOM estará introduzindo melhoria na rotina de emissão de guias de recolhimento de matrícula dos alunos da graduação.
A partir de agora, as guias passarão a ser impressas a laser, o que permitirá uma redução nos custos de aquisição, estocagem e impressão das guias que, anteriormente, eram impressas em formulário contínuo especial.
Futuramente, a expectativa é de que outras melhorias sejam possíveis, como o envio da guia diretamente à residência do aluno, incluindo uma sugestão de matrícula.

 



Eventos


   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE

A comemoração dos aniversários dos ceconianos do segundo trimestre (abril/maio/junho) será realizada no dia 10 de julho, quarta-feira da próxima semana.

A festa tem como tema as festas juninas e o cardápio está montado com caldos, canjica, pipoca e bolo.

A comemoração está marcada para as 16h, na Sala de Convivência do 8o andar, e está sob a coordenação de Vicentina Maria Queiroz.

Os aniversariantes são: Eugênio, Denise, Beto, Nilson, Carol, Lucas, Rubens, Cristina Queiroz, Rafael Almeida (Abril); João Carlos, David, Bianca, Lígia (Maio); Antônio Carlos, Gerson, Cristina Andrade, Wilton, O Sistemático, Carlos Roberto e Pedro Begalli (Junho).

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Euler Xavier de Oliveira, no dia 07; Diego Brandão Santos, no dia 08; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e para os ex-ceconianos: Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Geraldo dos Reis, no dia 06; Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Carlos Gonçalves da Cruz, no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da despedida de Adyr Rodrigues Nascimento, ocorrida no dia 24 de junho, na Sala de Convivência do 8o andar. Adyr se aposentou no dia 20/06/2013. As fotos são de autoria de Lelé e Diêgo Jessé.


Adyr, Takeda, Wallison e Eliz


Adyr e Márcia Lemos


Takeda, Adyr e Leão


Josemar e Eustáquio. Ao fundo: Raimundo e Pedro Begalli


David, Matheus, Adyr, Vítor e Takeda


Cristina Andrade, Edir, Thiago Moreira, Gustavo, Luiz Cláudio e Fábio