Sistemático: Edição 1581 – 18/07/2013


Notícias


SIGA E DIÁRIO DE CLASSE TÊM SEMANA DE MUITO ACESSO

O De acordo com o Calendário Acadêmico da UFMG/2013, foi fixada para 16 de julho/13 a data-limite para fechamento dos resultados de exames especiais em atividades de graduação do 1º semestre letivo de 2013.

Segundo o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, o não fechamento do diário eletrônico comprometeria a matrícula dos alunos de graduação para o próximo semestre 2013/2º, marcada para início ontem, dia 17, como também causar transtornos para os alunos que previram concluir curso de graduação em 2013/1º e já marcaram data para Colação de Grau.

O acesso ao diário de classe para finalização dos lançamentos dos resultados referentes ao 1º semestre de 2013, para atividades de graduação e pós-graduação, será desabilitado em 21 de julho de 2013. Após esta data, quaisquer alterações ou inclusões de resultados do semestre 2013/1º, deverão ser realizadas junto à Seção de Ensino e Colegiado de Curso de Pós-Graduação da Unidade Acadêmica, de acordo com os procedimentos de rotina.

Até o final da tarde do dia 18 de julho, o Diário de Classe registrou 94,13% turmas fechadas de graduação e 69,52% de turmas fechadas de pós-graduação.

Quanto à matrícula dos alunos veteranos da graduação, utilizando o SIGA, iniciada ontem, dia 17, o sistema foi liberado limitando o volume de acesso na parte da manhã.

Após as 18h essa restrição foi retirada e o sistema chegou a atender, no início da noite de ontem, cerca de 1.500 alunos simultaneamente. Hoje, ao final da tarde, já com mais de 14.000 matrículas feitas, o número de alunos acessando simultaneamente o sistema está em cerca de 400.

A matrícula dos alunos da graduação será encerrada no próximo domingo, dia 21.



FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTOS DA RNP

Dando continuidade à participação em cursos de governança em Tecnologia da Informação, neste mês de julho alguns integrantes do CECOM estão inscritos em treinamentos da Escola Superior de Redes da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O funcionário Renato Adriano Pires Domingos, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, está em Brasília/DF desde o dia 15, participando do curso Planejamento e Contratação de Serviços de TI. O curso, oferecido na Escola Superior de Redes, terá suas atividases encerradas encerradas amanhã, dia 19.

Na próxima semana, o Analista de TI Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, estará, no período de 22 a 24/07/2013, participando do curso Protocolos de Roteamento IP. Esse curso será realizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

A participação nesses cursos faz parte do investimento do CECOM para permitir o avanço das boas práticas de Governança de Tecnologia da Informação na UFMG. Além da busca por sempre melhorar e prover serviços de qualidade, há aqui também a intenção do CECOM em atender as orientações dos órgãos controladores, tais como o TCU – Tribunal de Contas da União e o MPOG – Ministério do Planejamento.


Renato Adriano


Gustavo Aurélio


NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

No início da segunda quinzena de julho, o CECOM contratou mais dois novos estagiários para o seu quadro.

São os estudantes Airã Martins de Oliveira e André Roberto Nery de Oliveira, ambos do curso de Matemática.

Os dois estagiários foram lotados na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde já iniciaram os trabalhos de atendimento aos usuários da rede administrativa.


Airã Martins


André Roberto

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– “O Chegue.la foi criado para facilitar a vida de quem usa o ônibus para viajar. Viajar ficou mais fácil. Basta informar as cidades de origem e destino, as datas da sua viagem, e deixe o resto conosco.” Saiba mais.

– JellyNotes é uma plataforma social colaborativa que permite a você aprender a tocar as mais diversas músicas e vários instrumentos diferentes utilizando apenas um conexão com a internet. Veja no endereço.

Site para download: clique aqui.

– Digite o código da Konami em sites britânicos e tenha uma surpresa incrível. Muito bacana a dica do tecmundo.com. Não deixe de visitar o endereço.

– World Of Aircraft é um game de combate aéreo em que os jogadores pilotam os caças mais rápidos e famosos que participaram da Segunda Guerra Mundial. Grátis Para Android. Download.

– 3D City Run 2 é um jogo de corrida e reflexos rápidos no qual os jogadores guiam um sobrevivente que corre pela sua vida em uma cidade em ruínas. Grátis para Android. Download.

– Engane seus amigos com este aplicativo de scanner de impressão digital para desbloquear o telefone Android. Este aplicativo vem com uma ideia inteligente que faz com que pareça muito real. Com um truque configurável só você sabe como desbloquear o telefone, enquanto colocando o dedo para fazer a varredura ele vai mostrar o seu nome. Divirta-se! Veja.

– Kaspersky Security Para Celular. Clique.


DIAMANTINA RECEBE 45ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO A PARTIR DE DOMINGO, DIA 21

Na próxima semana, entre 21 e 28 de julho, acontece em Diamantina o 45º Festival de Inverno da UFMG. O evento mantém o conceito de bem comum como tema e busca, de modo ainda mais intenso, a circulação não hierarquizada de saberes e experiências a serem vivenciadas pelos participantes do Festival e moradores da cidade.

Para montar sua programação, o Festival tomou emprestada a noção de “coletivo” empregada por grupos artísticos que atuam de forma colaborativa. Haverá quatro grandes coletivos – Margens e arredores da cidade; Cantares afro-brasileiros; Cineastas indígenas; e Imagens do bem comum: territórios e retratos – que vão reunir 20 atividades na parte da manhã, entre 9h e 13h, de segunda a sexta. Toda a programação é gratuita.

Já na manhã de sábado, dia 27, os participantes serão convidados para uma Caminhada pelas margens do Rio Grande. O domingo, dia 28, começa com o Cortejo das Guardas do Rosário, e um desfile de blocos de carnaval encerrará o Festival.

O evento também contará com as chamadas Itinerâncias – sete ao todo -, sempre no início da tarde, a partir de 15h. O professor César Guimarães, do Departamento de Comunicação Social, coordenador-geral do Festival desde o ano passado, explica que as Itinerâncias são resultado de uma proposta de condensação e descentralização da programação: “Queremos que o Festival alcance outros espaços, que ele não fique circunscrito ao centro histórico de Diamantina, tradicionalmente reservado às manifestações artísticas destinadas a um público já formado. Desejamos que outras pessoas venham experimentar o Festival”.

Com as Itinerâncias, as atividades serão levadas cada dia a um bairro de Diamantina. “Apesar dessa mudança no formato da programação em relação ao ano passado, não abrimos mão do método que inventamos”, comenta o professor.

Na esteira das Itinerâncias, haverá apresentações artísticas – duas por noite, em diferentes espaços da cidade, de segunda a sábado, às 20 e às 21h. E essa programação também vai se dar de forma descentralizada, para atingir toda a comunidade. As atrações noturnas poderão, inclusive, acontecer nos próprios locais que receberem a Itinerância.

Nas tardes de segunda e terça-feira, dias 22 e 23, haverá ainda a exibição de dois documentários Martírio, de Vincent Carelli, e A cidade é uma só?, de Adirley Queiroz. A programação completa pode ser conferida no site do evento: http://45festivalufmg.wordpres
s.com
. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029153.shtml – 18/07/2013)

TARIFA ZERO, CRIADO POR PROFESSORES DA UFMG, GARANTE TRANSPORTE GRATUITO ÀS ATIVIDADES DO FESTIVAL DE INVERNO, EM DIAMANTINA

Desde a edição do ano passado, o sistema Tarifa Zero, de iniciativa de professores da Escola de Arquitetura, fornece acesso gratuito a todos os eventos e atividades do Festival de Inverno por meio de ônibus da UFMG e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que circulam em trajetos estratégicos. O evento, que chega em 2013 à sua 45ª edição, começa no domingo, 21, e segue até o dia 28.

Além de propiciar uma solução eficaz aos desafios de mobilidade inerentes a um evento de grande porte, o sistema oferece uma experiência fundada em lógica pública e democrática. O empenho na otimização do transporte dos envolvidos se justifica pela pluralidade de centros onde as atividades serão realizadas. “Queremos que o Festival alcance espaços diversificados e que pessoas variadas venham experimentá-lo”, explica o coordenador-geral do Festival, o professor do Departamento de Comunicação Social, César Guimarães. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029149.shtml – 17/07/2013)


UFMG ABRE INSCRIÇÕES PARA PROVAS ESPECÍFICAS DO VESTIBULAR 2014

Acaba de pegar estrada em direção a Recife (PE) o Museu Itinerante Ponto UFMG, que vai participar das atividades da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 21 e 26 deste mês.

A proposta do Museu, um caminhão repleto de atividades e experimentos interativos, é desenvolver ações articuladoras, capazes de estreitar laços entre o conhecimento científico e a sociedade. A viagem é patrocinada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a UFMG.

Além dos acervos que já foram mostrados na UFMG, o caminhão leva novidades como ilha de energia sustentável, robô humanóide, sistema de engrenagens, modelo do teorema de Pitágoras, soprador Bernoili e esferas de Newton. Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Jéssica Norberto Rocha, todas as ações do Museu contam com parcerias e apoio de diversos departamentos da Universidade, incluindo o desenvolvimento de alguns dos experimentos que compõem o acervo.

É a segunda vez que o caminhão do Museu Itinerante Ponto UFMG viaja para fora de Minas Gerais e a primeira vez que participa de uma reunião da SBPC. Na viagem rumo a Recife, leva equipe formada por professores da UFMG, alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. Durante todo o evento, os visitantes poderão visitar as seis salas de exposições dentro do caminhão e uma exposição do lado externo com mais de 30 experimentos sobre os temas energia, homem e desafios.

Com apoio da Pró-reitoria de Graduação da UFMG, o Museu Itinerante também participa em Recife da Jornada Nacional de Iniciação Científica, que acontece paralelamente à SBPC. Logo após retornar de Pernambuco, no dia 29 de julho, o Museu parte para Uberlância, onde participa de evento no dia 3 de agosto; e em seguida para Ouro Branco, para evento da Universidade de São João del-Rei. “Depois, permanece no campus Pampulha até outubro, para receber visitas de escolas e participar de eventos locais”, conta Jéssica Norberto Rocha.

SBPC – Fórum para a difusão dos avanços da ciência e debates de políticas públicas para a ciência e a tecnologia, a Reunião Anual da SBPC acontece desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

(Fonte: https://www.ufmg.br/ online/arquivos/029143.shtml – 18/07/2013)

III SEMINÁRIO ANUAL DE EXTENSÃO DA UFMG

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 22, de 22/07/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicos, Rede UFMG, programa removedor de objetos SADSP, Concurso Arrumação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

7ª FENASOFT

Está sendo realizada em São Paulo/SP, desde o dia 20, a 7a FENASOFT – Feira Internacional do Software, do Hardware e Serviços de Informática. Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DST, e Ronaldo Araújo Costa, da DSF, estão participando do evento que será encerrado amanhã, dia 23.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes: Edgard Eustáquio de Morais, hoje, dia 18; Michael Fernandes Diniz Moreira, no dia 20; e os ex-ceconianos: Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Adelaide Maria Coelho Baeta e Simone Lopes de Moura, no dia 19; prof. Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro, Luiz Fernando Costa e Juliana Cássia de Lima, no dia 21; Marcus Vínicius Duarte Teixeira e José Eduardo Azevedo de Carvalho, no dia 23; Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A comemoração dos aniversários dos ceconianos do segundo trimestre ocorreu no dia 10 de julho/2013, na Sala de Convivência do

8o andar, com a presença de quase todos do CECOM. A festa, organizada pela Vicentina, teve como tema as festas juninas. As fotos são de autoria da Lelé, Vicentina e Diêgo Jessé.


A foto oficial dos aniversariantes: Lelé (representando O Sistemático), BIanca, Antônio Carlos,
Lígia, Carolina, David, Cristina Andrade, Cristina Queiroz e Denise



Os aniversariantes que chegaram atrasados e não saíram na foto oficial:
Carlos Roberto, Gerson (ambos acima) e Eugênio (abaixo)

 


O bolo e a vela


Albeto Rubens, Cristina Andrade e sua irmã Vanessa e Thiago DIniz