Sistemático: Edição 1582 – 25/07/2013


Notícias


DIRETOR DO CECOM PARTICIPA DE TREINAMENTO DA RNP

O Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, estará participando, no período de 29 a 31 de julho, do curso Planejamento e Gestão estratégica de TI, em Porto Alegre/RS.

O curso será promovido pela Escola Superior de Redes da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – e será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O conteúdo do curso cobre as atividades de planejamento e elaboração de PDTIs – Planos Diretores de Tecnologia da Informação. No caso da UFMG, a expectativa é de que o PDTI comece a ser elaborado no próximo mês e que seja publicado seis meses depois. Será constituído um grupo específico para este trabalho e suas atividades serão divulgadas assim que o grupo for formalizado.


Carlos Alfeu

DTI PROMOVE EM AGOSTO ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DE TI

A Diretoria de Tecnologia da Informação promoverá, no dia 08 de agosto, evento para o pessoal técnico de TI das unidades e órgãos da Universidade.

O encontro terá como local a Sala de Seminários 1021, da Escola de Engenharia, no horário de 14h às 18h.

Várias palestras serão apresentadas e discutidas, como:

– Atualização de equipamentos de rede;
– Links para o Centro (Giga e Rede Comep);
– Rede sem Fio;
– Serviço VoIP;
– Helpdesk Unificado;
– Treinamento.

No CECOM, os responsáveis pela organização do evento, são as Divisões de Atendimento e Consultoria e de Redes de Comunicação.

Estão sendo aguardados para participação no evento cerca de 60 responsáveis pelo suporte de cada unidade/órgão. Os convites serão feitos pela DTI na próxima semana.


NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA

O menor do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, Michael Fernandes Diniz Moreira, lotado no CECOM, completou 18 anos no dia 20 de julho. Como ocorre com todos, ao completar 18 anos, os menores são desligados do convênio.

Michael entrou para o CECOM em abril de 2012, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde prestou serviços como contínuo.


Maurício de Souza

FÉRIAS NA REDAÇÃO

O Sistemático não circulará nas próximas três semanas por motivo de férias na Redação.
Até agosto!

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– “A Terra Vista do céu” chega em Belo Horizonte. O meio ambiente visto por um ângulo diferente. Esse é o foco da exposição “A Terra vista do céu”, do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, que chega pela primeira vez ao Brasil. Depois de uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro e em Brasília, a exposição chega a Belo Horizonte, de 16 de julho a 01 de setembro. Veja no endereço.

– O Chegue.la foi criado para facilitar a vida de quem usa o ônibus para viajar. Viajar ficou mais fácil. Basta informar as cidades de origem e destino, as datas da sua viagem, e deixe o resto conosco. Verifique.

– Haiku Deck, um aplicativo de iPad gratuito, é um tipo completamente novo de software de apresentação projetado para tornar seus slides deslumbrante. Se você está lançando uma idéia, dando uma aula, proporcionando uma palestra, ou acendendo um movimento, Haiku plataforma faz apresentações simples, bonita e divertida. Clique.

– Tirinhas engraçadas sobre suporte técnico você vai encontrar no endereço.

– O site de buscas mais popular da Rússia, Yandex, apresenta pesquisa em diversos idiomas. Veja.

– O site DuckDuckGo coloca a privacidade como sua principal característica, prometendo não coletar ou compartilhar informações sobre seus usuários. Confira!

– “Blippex é um motor de busca pelo povo, para o povo. Indivíduos que têm a nossa extensão para o navegador instalado pode nos dizer quanto tempo eles ficaram em uma página web. Com esses dados, podemos construir o nosso motor de busca e classificar os resultados de pesquisa com base no tempo em que as pessoas gastam em uma página web. Supomos que quanto mais tempo eles passam em uma página, mais importante ele é.” Clique.

– A tecnologia proprietária da Blekko opera em um sistema único, que cruza a nossa própria busca de índice original, Gráfico Inferência Dinâmica (DIG) algoritmo , e avaliação editorial. Usando o texto da Web armazenada em nosso datacenter, que destilam no texto e links baixo para um pequeno banco de dados semântico, e usar esse banco de dados para mapear as consultas para uma grande lista de filtros slashtag editorialmente trabalhados. Veja.

– Dica do Eugênio Pacelli, da DAC: Game simula ruas de Nova York para ensinar Inglês. Saiba mais visitando o endereço.

PATRIMÔNIO NATURAL DE DIAMANTINA SERÁ VISITADO DURANTE FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG

Às margens do Rio Grande, importante cartão postal de Diamantina, serão o cenário da atividade de Itinerância que compõe a programação do sábado, 27 de julho, do Festival de Inverno da UFMG. Nesse córrego foram encontrados os primeiros diamantes em território brasileiro, no século 18. A caminhada no local será feita pela manhã e à tarde, sem necessidade de inscrição prévia dos participantes.

Além desse passeio, vão ocorrer seis outros tipos de Itinerância. O Caminhão Itinerante, sempre no período da tarde, levará o Festival, todos os dias, a um ponto diferente da cidade, quando serão promovidos banquetes, cafés, cantos, festas, danças, performances, filmes comentados e rodas de conversas.

Haverá também duas apresentações artísticas por noite, até sábado, a partir das 20h. Os shows serão realizados em diferentes espaços, de forma a incluir toda a comunidade.

O Festival vai contar ainda com quatro grandes eventos coletivos cujos temas são: Margens e arredores da cidade; Cantares afro-brasileiros; Cineastas indígenas; e Imagens do bem comum: territórios e retratos. Eles reunirão 20 atividades, todas gratuitas, na parte da manhã, entre 9h e 13h, até sexta-feira. O domingo, dia 28, começa com o Cortejo das Guardas do Rosário, e um desfile de blocos de carnaval encerrará o Festival.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 25/07/2013)


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG PROMOVE LUA CHEIA NO MUSEU

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG realizará, até o mês de setembro, a terceira edição do evento Lua Cheia no Museu, sempre às sextas-feiras e sábados de lua cheia, no horário das 19h30 às 22h30. As próximas atividades acontecerão nos dias 26 e 27 de julho. A iniciativa tem como objetivo ampliar o leque de atividades ambientais e educativas oferecidas pelo Museu e proporcionar uma atividade cultural diferenciada, que contemple as dimensões do lazer e do conhecimento em um espaço único, pouco comum em áreas densamente povoadas e urbanizadas. A visita inclui atividades culturais e a apreciação científica de diversos aspectos ambientais durante a caminhada de aproximadamente três quilômetros pelas trilhas temáticas do Museu.

As inscrições podem ser efetuadas no site www.mhnjb.ufmg.br/luacheianomuseu. A taxa é de R$ 10 para crianças de seis a 12 anos e de R$ 20 para pessoas com mais de 12 anos de idade. …

Datas do evento: Julho: dias 26 e 27; Agosto: dias 23 e 24 e Setembro: dias 20 e 21.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 25/07/2013)


TORNEIO DE FUTSAL – SEMANA DO SERVIDOR DA UFMG 2013

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 23, de 29/07/1993, publicou notícias sobre 41o ENANUNI, I Ciclo de Debates do TPD, 7a FENASOFT, programa removedor de Objetos SADSP, curso de Inglês Instrumental, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:


REDE UFMG

Temporariamente, o serviço da Rede UFMG, instalado no subsolo, está suspenso.
O problema foi motivado por um acidente durante a execução dos serviços perto da área do Depto. de Física, quando um trator arrancou os cabos óticos instalados no terreno.
O pessoal do LCC está tomando as providências necessárias, não havendo previsão ainda de retorno da rede à operação.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Haroldo Alves, no dia 27; Diva Corrêa Vieira, no dia 31; e para os ex-ceconianos: Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; Rêne Alves Machado, no dia 26; Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29; Edgard Costa de Paiva e Eliane Pawlowiski, no dia 31. Os parabéns para os aniversariantes da primeira quinzena de agosto: Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, no dia 1o; Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 13; Marcelo Novaes Machado; no dia 14; e Gustavo Eugênio Crepaldi de Souza, no dia 17.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários dos ceconianos do segundo trimestre realizada no dia 10 de julho/2013. As fotos são de autoria de Lelé e Diêgo Jessé.


Antônio Carlos, David e Frota


Denise, Selma, Maíra, Eliz, Márcia Lemos e Carol


Maria Helena, Renato Adriano, Guilherme Henrique e Vicentina


Renato Adriano, Lina e Guilherme Henrique


Márcia Lemos e Denise partindo o bolo. Ao fundo: Maria Helena


Guilherme Viegas, Bianca, Fábio, Wallison, Pedro, Denise e Maíra


O bolo dos aniversariantes


Charles e Frota