Sistemático: Edição 1583 – 29/08/2013


Notícias


DTI REALIZA ENCONTRO AMPLIADO

A Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI – vai realizar um encontro de sua equipe técnica com os técnicos de TI das unidades administrativas e acadêmicas da UFMG. O encontro será na próxima quinta-feira, dia 05/09, das 14h às 17h, na sala de seminários 1010, da Escola de Engenharia da UFMG.

O objetivo deste encontro é divulgar ações e projetos; integrar equipes; disseminar conhecimento.

Neste primeiro encontro serão abordados os seguintes temas:

1 – Helpdesk Unificado;
2 – Atualização dos equipamentos de rede;
3 – Serviços VOIP e rede sem fio;
4 – Rede GIGA e REDECOMEP.
5 – Treinamento e interação com a DTI.

Estão sendo esperados cerca de 60 técnicos das diversas unidades da UFMG.


CECOM E LCC PARTICIPAM DE FÓRUM DA RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está realizando, de 27 a 29 de agosto, em Brasília, o II Fórum RNP, encontro que promove um amplo debate sobre o uso e a gestão das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A edição deste ano tem como foco as comunidades de artes, humanidades e cultura digital. Alguns dos temas são o impacto das redes sociais nas instituições, a digitalização e a preservação de acervos, e as tecnologias de super alta resolução (4k e 8k) para transmissões em longa distância. Segundo a organização do evento, como na edição anterior, as apresentações e debates foram organizados em trilhas paralelas ao longo dos três dias de evento.

Participando do evento, representando a DTI, estão em Brasília o Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor do LCC; Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, do LCC; e Emerson Henrique Kfuri Pereira, do CECOM.


NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA

O CECOM recebeu no dia 02 de agosto, através do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, o menor Maurício de Souza.

Maurício foi lotado na Divisão de Apoio Administrativo, onde se encontra prestando serviços como Contínuo.


Maurício de Souza

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário André Roberto Nery de Oliveira pediu demissão do quadro do CECOM no último dia 27.

André Roberto entrou para o CECOM em julho deste ano, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde permaneceu até a sua saída.


André Roberto

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de julho de 2013, foram registrados 14.292 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.




ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de julho/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
553.250
120
421.028
974.398
11.309.403
12.283.801

As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
17.847
4
13.582
31.432
364.819
396.252




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Jogo para o navegador Google Chrome pelo seu telefone e computador juntos num jogo clássico. O “Roll It” é um novo experimento para o navegador Chrome. Pegue seu telefone, segure firme, e role uma bola para a direita ou para a esquerda em seu computador. Clique.

– Baby&me: o aplicativo Android gratuito transforma adultos da foto em crianças. Veja no endereço.

– Elixir 2 é uma aplicação de sistema de informação com widgets altamente configurável. Exibe informações sobre hardware: bateria, armazenamento interno / externo, CPU, memória, telefonia, WiFi, Bluetooth, NFC, localização, visualização, áudio, modo avião, máquina fotográfica, câmera de vídeo, dispositivos de entrada, usb. Mostra informações de software: a sincronização, acessibilidade, construção, sistema operacional, configurações, configuração, área de transferência, drm, variáveis de ambiente, características, java, os efeitos da mídia e outros. Visite o endereço.

Dicas do Eugenio Pacelli Pereira de Souza, da DAC:

– Gostaria de saber se existe alguma formação oferecida pelo governo para os jovens empreendedores. Uma espécie de Pronatec para o empreendedorismo? Se sim, como me candidatar? Clique para saber a resposta.

– Como bom educador, você deve estar se perguntando: “ora, em sua essência, por acaso existe educação que não seja transformadora, que não potencialize mudanças, que não seja… empreendedora?” Sim, como todos os que militam na Educação sabemos, infelizmente ainda existe uma prática que privilegia a transmissão estática e acrítica de dados e informações, sem estimular reflexões nem tão pouco a aplicação dos saberes na forma de ações positivamente transformadoras. Veja.

– Dificuldade em ler frases simples, se atrapalha com os sons ou significados das palavras? Em turmas numerosas, muitos professores talvez não consigam identificar que situações como essas podem ser muito mais do que um mero desnivelamento entre alunos, mas algumas das características da dislexia. Saiba mais no endereço.


UFMG ABRE INSCRIÇÕES PARA PROVAS ESPECÍFICAS DO VESTIBULAR 2014

Somente candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro deverão se inscrever para as provas de habilidades da segunda etapa do Vestibular UFMG 2014 até 19 de setembro de 2013. As provas serão aplicadas de 13 a 15 de janeiro de 2014.

Com adesão da UFMG ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, os candidatos às vagas de graduação presencial, inclusive remanescentes de transferência e obtenção de novo título, serão selecionados em uma única etapa, exclusivamente com base nos resultados do Enem 2013. Já os candidatos aos cursos listados acima deverão fazer o Enem e também as provas de habilidades.

As inscrições ao Concurso Vestibular 2014 (Habilidades) da UFMG serão feitas exclusivamente pela internet no endereço www.ufmg.br/copeve. Realizada a inscrição, cuja taxa é de R$ 110, 00, o candidato deverá se manter atento às atualizações divulgadas na página da Copeve, bem como a quaisquer outros editais que venham ser publicados pela UFMG antes da realização do Concurso.

Mais informações nos editais que também estão disponíveis no endereço www.ufmg.br/copeve , ou telefone (31) 3409-4408.

(http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2013/Edital_Vestibular_2014_ HABILIDADES.pdf)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/08/2013)

FUMP RECEBE DOAÇÕES PARA CAMPANHA DO LIVRO CIRCULANTE

Com o objetivo de estimular o hábito de leitura no ambiente acadêmico, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) retorma a Campanha Livro Circulante. O projeto já disponibilizou, nos campi da UFMG, centenas de títulos literários que estão sendo compartilhados por estudantes e servidores da Universidade.

Agora a campanha inicia uma nova etapa de arrecadação. Quem quiser aderir ao projeto pode doar os livros na sede da Fump (Av. Antônio Abrahão Caram, 610, sala 601), na unidade da Instituição no campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) e também na Coordenadoria Montes Claros, que fica no Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Os exemplares serão catalogados e disponibilizados nos campi da UFMG.

A pessoa que encontra um livro identificado com a marca da campanha se torna proprietária dele por alguns dias. Porém, depois de lê-lo, deve fazê-lo circular no meio acadêmico para que outros tenham acesso àquela obra.

Caso você tenha livros que não queira reler, coloque-os nesta corrente e faça-os chegar às mãos de outros leitores. Incentive a circulação de livros!

Mais informações no link:http://ww2.fump.ufmg.br/conteudo.aspx?pagina =169

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ACS) Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) – 21/08/2013)

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 27, de 26/08/1993, publicou notícias sobre Projeto de Melhoria da Qualidade do CECOM, treinamento no uso do Hermes, curso de Inglês Instrumental, reunião de diretores de CPDs das IFES, reunião mensal com a MSA, entre outras.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Bárbara Soares de Souza, no dia 22; e Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, no dia 28. Os parabéns, em dia, para: Renato Adriano Pires Domingos, no dia 31; Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Leandro Damasceno Pio, no dia 02 de setembro; José Eugênio de Assis Gonçalves, no dia 04; Guilherme Viegas de Faria, no dia 05; e para os ex-ceconianos: Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Ana Carolina Borges de Andrade, Elizângela Souza Prado e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o de setembro; Fabrício Duarte Nogueira. no dia 02; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro Souza Costa, Vânia Márcia Paiva Pacheco e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira e Acácio Antônio Vieira Monteiro, no dia 05.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 13 de agosto de 2013, os futuros papais ceconianos Emerson Henrique Kfuri Pereira e Euler Xavier de Oliveira realizaram um Chá de Fraldas na Sala de Convivência do 8o andar. O evento, organizado pela Vicentina, contou com a presença de muitos ceconianos que se prontificaram em trazer as fraldas para Miguel (do Emerson) e Isabelle (do Euler). As fotos são de autoria da Vicentina.


O casal Emerson e Carol e Euler


Thiago Diniz, Carlos Roberto, Emerson e Carol


Bianca, Frota, José Eugênio, Eugênio, Max, Rafael Rocha, Diego, Euler e Matheus


Eustáquio, Denise, Diego, Leão e Raimundo


A mesa com os salgados