Sistemático: Edição 1584 – 05/09/2013


Notícias


REALIZADO HOJE O ENCONTRO DA DTI COM TÉCNICOS DE TI DA UFMG

Foi realizado hoje, dia 05, na parte da tarde, o encontro da equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação com os técnicos de TI das unidades administrativas e acadêmicas da UFMG.

O encontro, realizado na sala de seminários 1010, da Escola de Engenharia da UFMG, contou com a presença de 74 técnicos de TI.

Com o objetivo de divulgar ações e projetos, integrar equipes e disseminar conhecimento, foram abordados temas como Helpdesk Unificado, treinamento e interação com a DTI, atualização dos equipamentos de rede, serviços VoIP e rede sem fio, e Rede GIGA e REDECOMEP. Os dois primeiros temas foram apresentados por Antônio Eustáquio Rodrigues, diretor da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM; e os demais temas ficaram a cargo de David Eustáquio da Silva, Analista de TI da Divisão de Redes de Comunicação.


A apresentação de Antônio Eustáquio

TRÊS CHAPAS VÃO CONCORRER À REITORIA EM CONSULTA PÚBLICA NO FINAL DE OUTUBRO

Três chapas estão inscritas para concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor na gestão 2014-2018. Elas vão se submeter no final de outubro a processo de consulta pública que vai subsidiar a elaboração de lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação.

Pela ordem de inscrição, as chapas são compostas pelos professores (candidatos respectivamente a reitor e vice-reitor) José Nagib Cotrim Árabe (ICEx) e Paulo Sérgio Lacerda Beirão (ICB); Jaime Arturo Ramírez (Engenharia) e Sandra Regina Goulart Almeida (Letras); e Wander Emediato de Souza (Letras) e Rosilene Horta Tavares (FaE).

As chapas serão lançadas nas cédulas eleitorais segundo a ordem de sorteio que será realizado com a presença das três chapas, no dia 10 de setembro, logo após a homologação.

O prazo para apresentação de recursos e/ou pedidos de impugnação de candidaturas terminou no dia 30 de agosto e a homologação será no dia 10 de setembro de 2013, às 17h.
A votação em primeiro turno ocorrerá nos dias 29 (apenas no Hospital das Clínicas) e 30 de outubro (em todos os locais de votação da UFMG). Três debates oficiais estão programados também para o mês de outubro: dias 2 (campus Saúde), 9 (campus de Montes Claros) e 16 (campus Pampulha).

Se a chapa vencedora obtiver mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos, e não houver necessidade de segundo turno, o resultado da consulta será encaminhado em 4 de novembro ao Colégio Eleitoral, que se reunirá no dia 12 do mesmo mês para a elaboração da lista tríplice. Em caso de segundo turno, a consulta será realizada nos dias 12 (apenas no HC) e 13 de novembro (em todos os locais de votação). O Colégio Eleitoral receberá o resultado no dia 20 daquele mês e se reunirá em 3 de dezembro para formular a lista tríplice.
A condução do processo está a cargo de comissão eleitoral, presidida pelo professor Lucas Bretas.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029703.shtml – 30/08/2013)


CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM promoveu, no dia 04, pregão eletrônico para contratação de serviços de Internet através do uso de mini-modems de telefonia celular.

A UFMG já tinha este serviço contratado da Operadora Vivo. Devido ao vencimento do contrato foi necessária nova licitação.

A Operadora Vivo também venceu a nova licitação, mantendo-se fornecedora do serviço para a UFMG para os próximos 2 anos.

Participaram do pregão: Renato Adriano Pires Domingos, como Pregoeiro; com o apoio técnico de David Eustáquio da Silva, da DRC. Acompanhou, também, a sessão de abertura, a Vice-Diretora do CECOM, Márcia Regina Lemos.


Márcia Lemos e Renato Adriano

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de agosto/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
709.321
30
457.880
1.167.231
10.325.242
11.492.473

As médias diárias durante o mês de agosto foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
22.881
1
14.770
37.653
333.072
370.725



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você está planejando comprar um tablet e quer ver como são diferentes os dispositivos uns dos outros? Confira no site e compare todos os tablets no mercado com base em atributos diferentes. Serão mostrados comparações e os prós e contras de cada aparelho, para que você possa encontrar o dispositivo que precisa. Visite (Site em Inglês).

– Com problemas surgindo em relação a vigilância em dispositivos de busca, algumas pessoas estão se voltando para fontes alternativas para proteger a sua atividade de pesquisa. Uma delas é Zeekly, uma nova ferramenta de busca que afirma ser totalmente privada, ou seja, eles não armazenam os dados em seus usuários. Ele puxa consultas de diferentes dispositivos de busca de forma anônima e oferece forte criptografia SSL (2048 bits). Saiba mais.

– É um aplicativo para web designers, o que ajuda você rapidamente e facilmente criar uma grade modular em Adobe Photoshop, Adobe Fireworks, GIMP, Microsoft Expression Design e outros. Você só precisa baixar e instalar a extensão, que precisa de acesso ao servidor. Para funcionar corretamente, a aplicação web requer uma versão estável recente ou Google Chrome, Safari, Opera ou o Mozilla Firefox. Veja.

– Traz de volta a liberdade de navegar na web. Escolher e combinar temas. Descobrir conteúdo interessante. Nunca ver a mesma coisa duas vezes. Ele fica melhor quanto mais você usá-lo. Disponível para o iPhone, iPod Touch e iPad, o sistema analisa os padrões e tendências de outros que possam ser relevantes para você. Download.

– Você fica irritado quando está digitando um documento e, acidentalmente, muda a posição do cursor no documento ou acidentalmente clica em uma opção? TouchFreeze é um utilitário simples para Windows para resolver este problema. Ele desativa automaticamente o touchpad enquanto você está digitando o texto. Download.

– EyeCare4Us  é um programa gratuito para Windows, que visa proteger os olhos, mostrando uma janela para nos lembrar de fazer uma pausa depois de um período de  trabalho em um computador. Quando é hora de descansar os olhos do monitor do computador, o programa irá tocar um som de chuva para relaxar e nos mostra imagens com paisagens relaxantes. Saiba mais no endereço. (Site em Inglês)

– Dica do Thiago Moreira, da DAS: Jornalismo Cultural – Revista Bula: O site Block Music Records em parceria com a School of Music at the University of Michigan disponibiliza para download gratuito a obra completa de Johann Sebastian Bach gravada em órgão barroco. As gravações foram feitas pelo professor, compositor e músico James Kibbie, da Universidade de Michigan, entre 2007 e 2009, em Leipzig, Alemanha. Download.

– Dica do ex-ceconiano José Diz Ramos: Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho de 2013 – ACNUR, a agência da ONU para refugiados, trabalha para proteger e assistir as pessoas que fogem da guerra e da perseguição. Desde 1950, tem ajudado dezenas de milhões de pessoas a encontrar segurança e reconstruir suas vidas. Com seu apoio, pode-se devolver a esperança para muitos mais. Leia mais.

– Dica de Diêgo Jessé, da DAC: 23 Sinais Inconfundíveis de uma Pessoa Introvertida: da página Negócio Digital – A sua revista diária de Ciência e Tecnologia. Veja no endereço.


CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO RECEBE INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO SOBRE TÉCNICA CIENTÍFICA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Teorias, metodologias, linguagens e ferramentas relacionadas ao desenvolvimento de ontologias e suas aplicações serão discutidas durante a sexta edição do Ontobras 2013 – Seminário de pesquisa em ontologias no Brasil, que será realizado de 23 a 25 de setembro na Escola de Ciência da Informação (ECI), no campus Pampulha.

Inscrições para ouvintes podem ser feitas até 20 de setembro no site da Fundep. Para mais informações sobre inscrições nos minicursos e programação, é preciso acessar o site do seminário ou entrar em contato pelo telefone (31) 3267-0901.

Em campos como o da Ciência da Informação, ontologia é um sistema de organização de informações com estrutura baseada na descrição de conceitos e nos relacionamentos semânticos existentes entre eles. É uma área de estudo de teorias utilizadas na representação de conceitualizações compartilhadas de domínios específicos. As conceitualizações representadas dão suporte a diversas aplicações como a criação de tesauros e de bases para sistemas de conhecimento.

As ontologias têm sido desenvolvidas para facilitar o compartilhamento e reutilização de informações, e são usadas na solução de problemas de modelagem, classificação, organização e representação do conhecimento.

O seminário destina-se à discussão científica sobre os diversos aspectos ligados à área, desde questões filosóficas e teóricas até novas tecnologias.

Durante o evento, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, profissionais e estudantes estarão reunidos para palestras, mesas de debates, apresentações de trabalhos e minicursos que vão discutir as pesquisas realizadas em território brasileiro e relacionadas às áreas de Ciência da Informação, Computação, Linguística, Filosofia, Administração, dentre outras.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029755.shtml – 05/09/2013)

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 28, de 02/09/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicos, cronograma do Vestibular, Projeto PIAPE, Bate Papo Técnico, recordes da Rede, atendimento da Operação de Rede do CECOM, curso sobre Qualidade Total, comemoração dos aniversários do mês, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROJETO NOVA FOLHA DE RESPOSTA

Procurando reduzir os custos com a impressão do formulário Folha de Resposta, que é utilizado em todos os Concursos processados pelo CECOM, a VDG está fazendo um projeto para melhoria do processo e substituição das rotinas de impressão e confecção do formulário hoje utilizado.
A nova proposta prevê a confecção da folha de resposta em folha A4 (ao invés de formulário contínuo) feita pela Imprensa Universitária.
A etapa de impressão prevê o serviço de terceirização com a utilização de impressão a laser.
No projeto piloto, que está sendo elaborado, estão colaborando, além da DSA, a Imprensa Universitária e a empresa Eletrodados.
Além da esperada redução dos custos, a mudança nesta rotina de serviço permitirá que o CECOM racionalize seus equipamentos de impressão, podendo frealizar seus serviços normais com apenas 01 (uma) impressora central, sendo que hoje 02 (duas) são utilizadas.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Guilherme Viegas de Faria, hoje dia 05; Renato Machado Righi e Cláudio Costa, no dia 08; Salatiel Ribeiro dos Santos, no dia 11; e para os ex-ceconianos: Laertes Junqueira e Acácio Antônio Vieira Monteiro, no dia 05; Hélio Chachan e Paulo Vianna Affonso, no dia 07; Alyne Carvalho Oliveira e prof. Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Rogério Soares Pinheiro, no dia 11; e Maria Lúcia Adorno, no dia 12.

NASCIMENTO: Nasceu Isabelle, no dia 20 de agosto, o bebê do Euler e da Tatiana. O Sistemático registra o nascimento e, em nome de todos, envia os parabéns.

CAMPEONATO DE FUTSAL – SEMANA DO SERVIDOR 2013

Iniciada em 28 de agosto a fase classificatória dos times de futebol de salão inscritos no Campenato da Semana do Servidor 2013 da UFMG.

Estão participando do campeonato os seguintes times, distribuídos nos grupos:

Grupo A: Real Fump, Reitoria, Unidos do SAME e HCl.
Grupo B: Paridade, 30 horas, Liga CAD e Peladeiros.
Grupo C: CECOM, Assufemg, Real-matismo e Universidad.

O time do CECOM, composto pelos atletas: Diêgo Jessé, Wallison, Diego Brandão, Fábio, Haroldo, Horácio, Thiago Diniz, Leandro Pio, Vítor e Wagner, já participou de 2 jogos. O primeiro, no dia 24/08, contra o time da Assufemg quando foi surpreendido, perdendo pelo placar de 4 x 2. O segundo jogo, no dia 31/08, o CECOM ganhou com o placar de 4 x 1 sobre o Realmatismo.

O próximo jogo será contra o Universidad no dia 14/09.

Aguardamos um bom resultado para o time ceconiano passar para a próxima fase.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos do Chá de Fraldas, realizado por Emerson Henrique Kfuri Pereira e Euler Xavier de Oliveira, no dia 13 de agosto de 2013, na Sala de Convivência do 8o andar. O evento foi organizado pela Vicentina e contou com a presença de muitos ceconianos. As fotos são de autoria da Vicentina (trabalho completo!).

Dias depois, Euler enviou e-mail para a Redação comunicando o nascimento da Isabelle, com o seguinte texto:

“Isabelle nasceu no dia 20/08/2013 no hospital Santa Fé. Uma informação que alguns queriam saber é quantas fraldas ganhamos ao fazer o chá de fraldas no CECOM. Ganhamos cerca de 750 fraldas! Aproveito para agradecer a todos os que compareceram, especialmente aos que tiveram uma simples atitude de compartilhar comigo esse momento de alegria. Se possível, gostaria de agradecer publicamente à Zélia Falcão, que nos forneceu informações importantes que ajudaram na realização desse sonho, além de acompanhar (mesmo que de longe) com carinho durante todo o tempo.”


A mesa de doces, tendo ao fundo os pacotes de fraldas


O papai Euler


Frota, José Eugênio, Eugênio, Diego, Leandro Pio e Euler


Uma das mesas de salgados


O casal Carol e Emerson e Euler


Os presentes