Sistemático: Edição 1586 – 19/09/2013


Notícias


CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO PARA AQUISIÇÃO DE SOFTWARES

O CECOM realizará, no dia 27/09, sessão de abertura de pregão eletrônico para aquisição de software IBM, destinado à melhoria do Correio Eletrônico da UFMG, que utiliza a plataforma IBM Lotus Domino, e software Oracle, destinado à melhoria do banco de dados.
Essa aquisição permitirá uma simplificação e melhor gestão do ambiente, aumentará a qualidade do serviço e reduzirá as ocorrências de incidentes.

Com o crescimento do número de sistemas implantados em ambiente Web, o aumento do volume de acesso da comunidade usuária e a consequente necessidade de expansão da Infraestrutura de Servidores de Aplicações IBM WebSphere, faz-se necessária esta aquisição, que aumentará a estabilidade, desempenho e disponibilidade do ambiente. Hoje, o CECOM disponibiliza grande parte dos seus sistemas através desta plataforma, dentre eles o Sistema Acadêmico e o Sistema de Compras e Licitação.

A aquisição de licenças atualizadas do Oracle possibilitará o uso de tecnologias não disponíveis na versão anterior, tais como, o Oracle RAC, que permitirá aumentar a disponibilidade, desempenho e segurança do ambiente.

Participarão da sessão de abertura do pregão Renato Adriano Pires Domingos, como Pregoeiro, sendo apoiado tecnicamente pelo Analista Márcio da Costa Viana.


DTI PARTICIPA DE EVENTO DO PMI

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2013 aconteceu em Belo Horizonte, no Hotel  Ouro Minas, o 8º Congresso de Gerenciamento de Projetos, promovido pelo PMI-MG (Instituto de Gerenciamento de Projetos  – Project Management Institute)

O Congresso teve como tema a “Regência de Projetos”, fazendo a analogia entre as atividades do maestro de uma orquestra e do gerente de projeto. Neste evento, foram apresentadas palestras focadas no desenvolvimento das habilidades para gerenciar equipes multidisciplinares, buscando sinergia e conformidade em suas ações visando atingir os objetivos dos projetos.

Nos dois dias do evento aconteceu uma série de atividades práticas com apresentação de palestrantes de alto nível. O evento também promoveu a troca de experiência e a ampliação de network.

Representando a DTI, estiveram presentes ao evento: Alberto Rubens Beckler,  Thiago Gabriel Diniz, do CECOM; Soraya Jardim Neves Alves Ferreira e Karina Flaviana Ribeiro, do LCC. Cada um selecionou palestras de seu interesse e, assim, os quatro conseguiram participar de quase todas as 26 palestras oferecidas.


Soraya Ferreira e Karina Flaviana


Alberto Rubens e Thiago Diniz


 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– PirateBrowser – Não há mais censura! PirateBrowser é um conjunto de pacotes do cliente Tor (Vidalia), FireFox navegador portátil (com FoxyProxy addon ) e algumas configurações personalizadas que permite burlar a censura que alguns países como o Irã, a Coréia do Norte, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Finlândia , Dinamarca, Itália e Irlanda impõem sobre seus cidadãos. Download.

– Centro de Integração da Mulher: O CIM – Centro de Integração da Mulher é uma entidade filantrópica que oferece, desde 1997, atendimento social, jurídico e psicológico às mulheres e seus filhos, vítimas de violência doméstica/sexual, bem como a mulher/adolescente/menina em situação de risco/rua. Acolhe e garante a integridade física e psicológica de mulheres de todos os grupos sociais, e adolescentes, oferecendo oportunidade e condições do resgate da auto-estima, fazendo-a refletir sobre sua situação atual e futura, em endereço sigiloso, durante 24 horas do dia. Saiba mais.

– Tudo sobre Premier League, UEFA Champions League, Brasileirão Série A e B, Bundesliga, Major League Soccer e outros campeonatos. Veja no endereço. (Site em Inglês)

– OpenDesk é uma coleção de móveis simples, projetado para ser cortado por uma máquina CNC. Faça o download.

– Conversor de Texto em Áudio. A ferramenta ideal para gerar seus audio books e material de estudo. Saiba mais visitando o endereço.

– O portal empreendedor disponibiliza informações detalhadas sobre os tipos de empresas do Brasil (naturezas jurídicas), como requisitos, benefícios e impedimentos. Constam ainda orientações sobre abertura, alteração, baixa e formalização de empreendimentos, visando criar um ambiente mais propício para negócios no País. Leia mais.

– Videoconferência: curso gratuito por EAD. Um sistema de videoconferência é descrito como sendo uma forma de comunicação interativa que permite que duas ou mais pessoas, em locais diferentes, possam se encontrar face a face através da comunicação visual e áudio em tempo real. Veja no endereço.

– Roteiros para a Serra Gaúcha: Saiba mais.


TORNEIO DE FUTSAL – SEMANA DO SERVIDOR

Continuam os jogos do torneio de Futsal da Semana do Servidor 2013. No último sábado, dia 14, o time do CECOM jogou contra o Universidad, perdendo por um placar de 11 x 4. Desta forma, o CECOM ficou em 3o lugar na Chave C. Mesmo assim, terá oportunidade de se manter no torneio no jogo de repescagem contra o time Unzioutros no próximo sábado, dia 21.

Todos do CECOM torcem para que o time, que não tem tempo nem de treinar, possa alcançar um lugar honroso neste torneio.


10 DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO OS CURSOS ONLINE

Foi publicada, no dia 17/09/2013, no endereço http://www.webaula.com.br/, a matéria “10 dicas para aproveitar ao máximo os cursos online”, da Revista Exame, transcrita abaixo. A colaboração é de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria.

Ano a ano aumenta a oferta de cursos a distância e universidades e escolas de peso entram neste mercado. As opções são inúmeras, há de cursos de extensão, a graduação, passando por MBAs, especializações, idiomas e cursos de treinamentos corporativos.

“É o futuro, quem não entrar vai ficar para trás”, diz Ricardo Hilgenberg, diretor da Speexx do Brasil, escola de idiomas que aposta no ensino a distância. De acordo com ele, por se tratar de uma modalidade relativamente nova, o grande desafio fica por conta do aproveitamento dos alunos deste tipo de curso. Por isso, alguns aspectos são essenciais para conquistar resultados, confira 10 dicas para aproveitar ao máximo o ensino a distância:

1 – Você é o maior responsável pelo sucesso – O perfil do aluno de cursos online é bem distinto do estudante da modalidade presencial, segundo Hilgenberg. “No ensino a distância ele deixa de ser um agente passivo para ser ativo, por isso é necessária uma mudança de mentalidade”, diz.

Nos cursos presenciais, o aluno se habitua a receber todo o conteúdo do professor, na versão online a postura deve ser outra. Ou seja, nada de ficar esperando o conteúdo chegar, para se dar bem é preciso sair em busca das informações e ser proativo.

Uma das coisas mais importantes para o aluno de cursos online é ele entender que o grande responsável pelo sucesso e pelos resultados conquistados é ele mesmo. “Ele é o protagonista e tem que assumir as rédeas do ensino”, lembra Hilgenberg.

2 – Conheça (bem) a plataforma – Um erro comum e que atrapalha muitos estudantes do ensino a distância – levando-os até ao abandono do curso – é o desconhecimento da plataforma de estudos. “À vezes a pessoa faz o login e já quer começar a estudar, e não assiste ao tutorial para entender como funciona a ferramenta porque acha que é desnecessário”, diz o diretor da Speexx do Brasil.

Antes de começar os estudos, invista na exploração da plataforma, entenda todos os recursos oferecidos, navegue por todos os canais.

3 – Organize um espaço adequado de estudos – Não vale ficar deitado com laptop na cama só porque a modalidade é a distância, ou em um ambiente extremamente barulhento e movimentado. Prepare um ambiente adequado, livre de muito ruído e interrupções. “Qualquer tipo de estudo requer atenção e concentração, por isso é importante estabelecer um local de trabalho”, diz Hilgenberg.

4 – Defina metas possíveis – Sendo o protagonista no ensino a distância, você é responsável por ditar o ritmo do estudo. Mas não é por isso que vai acelerar a ponto de achar que poderá terminar 6 módulos em um mês. Esta é uma armadilha, sobretudo em cursos com progressão automatizada.

“A pessoa acaba associando o fato de ter a plataforma disponível a qualquer momento ao pensamento de que, quanto mais ela fizer, mais rápido vai terminar”, explica Hilgenberg.
Tudo bem, você pode até terminar antes do tempo o curso, mas será que vai absorver o conteúdo? “Milagres não acontecem, isso é um erro. No caso dos idiomas, por exemplo, ninguém vai ficar fluente em seis meses”, diz.

5 – Mantenha uma rotina – Organize sua agenda para encaixar algumas horas de estudo por semana. Faça um cronograma e atenha-se a ele. A flexibilidade de horário é um benefício do ensino a distância pode se transformar em armadilha, caso o aluno não tenha disciplina. Ficar protelando durante toda a semana, vai prejudicar o seu desempenho. “Não é porque é online que pode deixar isso a Deus dará, sem organização”, diz Hilgenberg.

6 – Mantenha contato com o professor/tutor – Aposte no contato próximo com o professor e tutor do curso. Ele dá o direcionamento mais adequado aos estudos e aproveitar a sua ajuda vai melhorar o seu rendimento.

7 – Tire todas as dúvidas – Não se acanhe pela distância, eliminar todas as dúvidas é essencial, seja a respeito dos recursos oferecidos pela plataforma ou em relação ao conteúdo programático do curso, sugere o diretor da Speexx do Brasil.

8 – Não deixe o conteúdo complementar de lado – Grande parte dos cursos oferece, além do programa principal, atividades e material complementares. De acordo com Hilgenberg sai na frente quem aproveita a oportunidade e também inclui na rotina um tempo para estes recursos. “Assim o aluno consegue maximizar os resultados”, diz.

9 – Evite acúmulo de matérias – Imprevistos acontecem e nenhum estudante está livre de não conseguir cumprir o cronograma. Mas, é importante correr atrás do prejuízo rápido para evitar o acúmulo de conteúdo. “Se o aluno vai deixando depois fica com um carga de trabalho gigante e o estudo fica chato e maçante”, explica o especialista.

10 – Não estude apenas o conteúdo preferido – É a mesma regra que funciona para quem está estudando para concurso público. Invista primeiro nas matérias com as quais tem menos afinidade e feche o horário de estudos com aquelas de que você gosta mais.

Não deixe nada de lado. “No caso se idiomas são 4 vertentes, leitura, escrita, conversação e compreensão oral e todas precisam ser desenvolvidas”, lembra o diretor da Speexx do Brasil.


UFMG OFERECE SUPORTE A FOTÓGRAFOS QUE DESEJAM APRIMORAR SEUS TRABALHOS

A Escola de Belas Artes da UFMG promove, em novembro, o curso Acompanhamento de projetos fotográficos, que se propõe a aprofundar a reflexão em torno do ensaio fotográfico, além de incentivar o pensamento sobre o processo de edição enquanto ferramenta construtora de significados.

Para participar, é preciso ter mais de 14 anos e possuir algum trabalho em artes visuais fotográficas. Fotógrafos amadores e profissionais interessados em aprimorar seus trabalhos podem se inscrever, com investimento de R$ 266 até o dia 18 de novembro, através do site da extensão universitária: http://www.cursos eeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx? CAE=5836.

Com carga de 15 horas, a atividade acontece de 19 a 29 de novembro, às terças, quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e será conduzida por Ícaro Moreno Ramos, fotógrafo e artista visual que já ministrou vários cursos na área de fotografia na Escola de Imagem.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – Cedecom – 19/09/2013)

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 30, de 23/09/1993, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Padrões Técnicos, Vestibular da UFMG de 1994, palestra sobre a Casu, Curso sobre Qualidade Total, Curso de Relações Humanas, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

APOIO À ELEIÇÃO PARA REITOR

A partir da próxima semana, terão início as atividades de preparação da programação de apoio do CECOM à eleição para Reitor da UFMG.
As atividades serão coordenadas pela VDG com o apoio da DSA e DSF nas atividades da etapa de preparação do cadastro de votantes.
No dia 30 de setembro, às 09h, no audtório da Reitoria, ocorrerá o primero debate com os postulantes ao cargo.

SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA

A DSF liberou, esta semana, para o Departamento de Pessoal, o Sistema de Controle de Frequência On-line – APO03.
A apuração da frequência da UFMG do mês de setembro já será comandada pelas unidades utilizando o novo sistema.
O prazo de implantação do sistema APO03 foi antecipado em 01 mês no cronograma inicial.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Mateus Andrade Rezende, no dia 23; e para os ex-ceconianos: Ênio Fernando Vilela e André Luiz Cioffi, no dia 19; Edésio Costa e Silva, Gustavo Campos Ferreira Guimarães e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21; Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22; e Janer Olinto de Andrade, no dia 26.

NASCIMENTO: Nasceu Miguel no último dia 17, filho de Carol e Emerson. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações ao novo papai e à nova mamãe.

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TERCEIRO TRIMESTRE DO ANO

Marcada para o dia 03 de outubro a comemoração dos aniversários dos ceconianos do terceiro trimestre do ano.

Como sempre, a Vicentina será a responsável pela festa e ela já enviou convite-consulta para os aniversariantes. Alguns já se prontificaram em participar, mas a grande maioria ainda não respondeu ao e-mail. É necessário o quanto antes resposta à consulta para se ter ideia da organização do evento.

Serão comemorados os aniversários de:

– Mês de Julho: Euler Xavier de Oliveira, Diego Brandão Santos, Elza Maria Guedes Rozinholi, Edgard Eustáquio de Morais, Haroldo Alves e Diva Corrêa Vieira.

– Mês de Agosto: Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, Maria Auxiliadora dos Santos, Marcelo Novaes Machado, Gustavo Eugênio Crepaldi de Souza, Bárbara Soares de Souza, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz e Renato Adriano Pires Domingos.

– Mês de Setembro: Edir Cabral de Lacerda Ferreira, Leandro Damasceno Pio, José Eugênio de Assis Gonçalves, Guilherme Viegas de Faria, Renato Machado Righi, Cláudio Costa, Mateus Andrade Rezende, Gino Ottoni Durante e Rosa Amélia dos Santos.

A DAA solicita aos aniversariantes que procurem a Vicentina ou enviem e-mail confirmando ou não a participação na festa.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica esta semana mais um lote de fotos do encontro da equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação com os técnicos de TI das unidades administrativas e acadêmicas da UFMG. O encontro foi realizado no dia 05/09/2013, na Escola de Engenharia, e contou com a presença de 74 técnicos convidados. As fotos são de autoria de Diêgo Jessé.


Os técnicos de TI da UFMG


A palestra de Antônio Eustáquio


Os esclarecimentos de Fernando Frota


Os técnicos de TI


Prof. Clarindo Pádua (Diretor da DTI), Paulo Henrique (LCC) e Carlos Alfeu (Diretor do CECOM)


Os participantes do encontro, vendo-se o Prof. Márcio Bunte,
Diretor do LCC (primeiro à direita na terceira fila)