Sistemático: Edição 1588 – 03/10/2013


Notícias


DRC ATUALIZA REDE SEM FIO

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação do Cecom atualizou, na sexta-feira, 27de setembro, o firmware dos equipamentos da rede sem fio da UFMG, composto por quatro controladores Motorola RFS-7000 e, até o momento, 474 pontos de acesso ativos.

O firmware é o sistema de controle do equipamento e sua atualização visa eliminar problemas já detectados e corrigidos pelo fabricante ou criar compatibilidade com equipamentos mais novos. No caso da UFMG a atualização foi motivada principalmente pela maior compatibilidade entre a versão instalada e os sistemas Windows 8 e Windows Phone 8, da Microsoft.

Está prevista a instalação de uma nova versão, totalmente redesenhada pela Motorola, no início de 2014, que exigirá a parada temporária da rede sem fio durante um final de semana.


CECOM REALIZA PREGÃO ELETRÔNICO PARA AQUISIÇÃO DE SOFTWARES

O CECOM realizou, no último dia 27, sessão de abertura de pregão eletrônico para aquisição de software IBM, destinado à melhoria do Correio Eletrônico da UFMG, que utiliza a plataforma IBM Lotus Domino, e software Oracle, destinado à melhoria do banco de dados.
Essa aquisição permitirá uma simplificação e melhor gestão do ambiente, aumentará a qualidade do serviço e reduzirá as ocorrências de incidentes.

Com o crescimento do número de sistemas implantados em ambiente Web, o aumento do volume de acesso da comunidade usuária e a consequente necessidade de expansão da Infraestrutura de Servidores de Aplicações IBM WebSphere, faz-se necessária esta aquisição, que aumentará a estabilidade, desempenho e disponibilidade do ambiente. Hoje, o CECOM disponibiliza grande parte dos seus sistemas através desta plataforma, dentre eles o Sistema Acadêmico e o Sistema de Compras e Licitações.

A aquisição de licenças atualizadas do Oracle possibilitará o uso de tecnologias não disponíveis na versão anterior, tais como, o Oracle RAC, que permitirá aumentar a disponibilidade, desempenho e segurança do ambiente.

Participaram da sessão de abertura do pregão Renato Adriano Pires Domingos, como Pregoeiro, sendo apoiado tecnicamente pelo Analista Márcio da Costa Viana. Acompanharam também a sessão Márcia Regina Lemos, Vice-Diretora do CECOM, e Guilherme Henrique Silva Gomes, da DAA.


Márcia Lemos, Márcio Viana, Renato Adriano e Guilherme Henrique

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de setembro de 2013, foram registrados 14.443 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.



 


Informativo



 

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.689.474
9
952.159
2.641.642
19.040.140
21.681.782

As médias diárias durante o mês de setembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
56.316
0
31.739
88.055
634.671
722.726


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Veja 1,2 bilhão de usuários do Facebook em um único lugar chamado de “The Faces of Facebook”. Clique em qualquer parte da tela e confira os rostos de amigos de uma só vez. Vá até o endereço.

– Como Fazer Investimento – Curso Básico. “Neste curso serão apresentadas todas as bases necessárias para a realização de investimentos pessoais. Iniciaremos com os conceitos básicos e respondendo a questão sobre por que as pessoas e famílias devem realizar investimentos com seus recursos poupados. Saiba mais.

– Curso Básico de Corel Draw. Clique.

– Curso Completo de Java: Confira.

– Constituições de todo o mundo no site do Google no endereço.

– Batman Final Challenge deixa você controlar o Cavaleiro das Trevas em uma aventura sobre duas rodas. Nesse jogo, você deve mostrar as suas habilidades de equilíbrio enquanto sai acelerando por estradas cheia de obstáculos. Jogue.

– Google lança ferramenta para criação de páginas em HTML5. Confira no endereço.

– Conheça o acelerador de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), pelo Street View. Veja.


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 32, de 07/10/1993, publicou notícias sobre sucessão da Diretoria do CECOM, reuniuão da Comissão de Padrões Técnicos, evento Minas Software, novo horário dsa Operação de Rede, estatísticas do CECOM em setembro de 1993, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MICROSOFT NEWS RELEASE

A subsidiária brasileira da Micrtosoft assinou no dia 05/10/93, um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Minas Gerais. Por esse convênio, a UFMG receberá 800 cópias de software para equipar 11 laboratórios de informática destinados ao ensino e à pesquisa de alunos.
O convênio também prevê a comercializsação de software com descontos de 40% a 70% para a comunidade de professores, alunos e funcionários. Cada membro da comunidade poderá adquirir apenas uma cópia de cada programa.
Além do licenciamento e da venda a preços subsidiados, a Microsoft realizará, em conjunto com a Universidade, estudos, pesquisas, seminários, treinamentos, estágios e nprogramas de bolsas de estudo para auxiliar a capacitação profissional da comunidade acadêmica da instituição.

   


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Gabriel Diniz, no dia 04; Jader Santos, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Carolina Diniz Cunha, no dia 06; Alberto Rubens Beckler, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; Paulo Inácio Sobrinho, Daniel Alves de Araújo Martins, Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Érica Fernanda da Silva, Igor de Carvalho Ferreira e José Ribeiro da Silva, no dia 06; Maria de Lourdes Armandi, no dia 07 e Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08.

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TERCEIRO TRIMESTRE

Será realizada hoje, dia 03/10, a partir das 16h, no Espaço de Convivência do 8o andar, a comemoração dos aniversários do terceiro trimestre do ano.

Serão comemorados os aniversários de:

– Mês de Julho: Euler Xavier de Oliveira, Diego Brandão Santos, Elza Maria Guedes Rozinholi, Edgard Eustáquio de Morais, Haroldo Alves e Diva Corrêa Vieira.

– Mês de Agosto: Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, Maria Auxiliadora dos Santos, Marcelo Novaes Machado, Gustavo Eugênio Crepaldi de Souza, Bárbara Soares de Souza, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz e Renato Adriano Pires Domingos.

– Mês de Setembro: Edir Cabral de Lacerda Ferreira, Leandro Damasceno Pio, José Eugênio de Assis Gonçalves, Guilherme Viegas de Faria, Renato Machado Righi, Cláudio Costa, Mateus Andrade Rezende, Gino Ottoni Durante e Rosa Amélia dos Santos.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais uma série de fotos da última partida do time do CECOM no Torneio de Futsal da Semana do Servidor 2013 da UFMG. O jogo foi realizado no dia 21 de setembro contra o time Unzioutros, no CEU. Infelizmente, o time do CECOM perdeu por um placar de 6 x 1, jogando por terra o sonho de conquistar uma classificação entre os melhores times.

As fotos são de autoria de Kildrei Neri, da ProRH.


Wallison tenta impedir o avanço do time Unzioutros


Wagner corre para ajudar Wallison


Corre, Vítor!


Segura, Fábio!


Vítor, Wallison, Wagner e Leandro Pio


Time discute estratégia para o 2º tempo