Sistemático: Edição 1589 – 10/10/2013


Notícias


CECOM APOIA CONSULTA PARA ESCOLHA DO REITOR

O CECOM está apoiando a Comissão Eleitoral com as atividades de processamento de dados no processo de consulta à comunidade que subsidiará a elaboração da lista de candidatos aos cargos de Reitor e Vice-reitor da UFMG.

Já foram viabilizadas pelo CECOM as seguintes questões:

– criação de e-mail a ser utilizado pela Comissão em seu dia a dia de trabalho para atividades de secretaria e comunicação formal de trabalho e para contato com a comunidade em geral;
– instalação de equipamentos (três computadores e uma impressora multifuncional), telefones fixos e liberação de telefones celulares;
– criação de e-mails para uso das chapas.

Já foi simulada a base de dados de votante para estimar quantidade de urnas (sem eliminações e com redundâncias), concluídas atividades de ajustes cadastrais nas bases e realizada a extração real dos dados.

Após a preparação do arquivo de Votantes e cálculo dos índices de ponderação, será realizada a emissão dos relatórios para votação. Para cada local de votação será emitido um único relatório por segmento/seção (Docente, Discente e Técnico e Administrativo).

Antes dos dias de votação, todos os votantes poderão checar seu local de votação, através de consulta que ficará disponível no site da universidade.

Para o processamento da Apuração dos Votos serão realizadas a computação dos votos e a divulgação do resultado.

Na computação dos votos, o CECOM utilizará planilha que permitirá a geração de quadros e gráficos para a Comissão Eleitoral. Durante o lançamento dos dados nesta planilha, haverá projeção no Auditório da Reitoria e transmissão via Web.

Na divulgação do resultado, o CEDECOM realizará divulgação de informações via web informando o quadro final de apuração.


FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTOS

Continuando o programa de capacitação dos funcionários, dois estarão participando de treinamento neste mês de outubro.

Emerson Henrique Kfuri Pereira fará o curso de “Performance e Tunning em MySQL”, no periodo de 15 a 18, da HTI, em São Paulo, e Pedro Henrique Begalli Rezende fará o curso de “Oracle Database – Administration Workshop I”, no período de 21 a 25, na Casa de Software, em Belo Horizonte.

O conhecimento adquirido no  curso de performance e tunning possibilitará uma melhor parametrização do ambiente de banco de dados MySQL, visando reduzir o tempo de resposta do SGBD viabilizando por exemplo, uma navegação mais rápida pelos sítios hospedados pelo CECOM, que dependam deste ambiente.

O curso da Oracle possibilitará atualizar o conhecimento dos outros integrantes da equipe e aumentará o número de funcionários com capacidade para manter o ambiente, melhorando a disponibilidade da equipe, por exemplo em períodos de férias.

De acordo com a política de capacitação da DTI, os treinados realizarão palestras para repassar a experiência de participação nestes cursos.


Emerson Kfuri e Pedro Begalli

FUNCIONÁRIOS DO CECOM RECEBEM PRÊMIOS NA SEMANA DO SERVIDOR 2013

Apesar do time de Futsal do CECOM não ter passado para a fase das semifinais do Torneio da Semana do Servidor 2013, outras participações ceconianas ganharam prêmios.

A primeira vitória veio com Maurício de Souza, menor da Cruz Vermelha, lotado na Divisão de Apoio Administrativo. Ele participou do Concurso de Redação e tirou o 2o lugar. Como prêmio, recebeu um Xbox 360. Ele cansou de tantos parabéns recebidos!

A segunda vitória veio com Renato Adriano Pires Domingos, da Divisão de Apoio Administrativo, participante da Corrida Rústica. Renato ficou em 3o lugar na Categoria Júnior Masculino. Como prêmio, além do troféu, ele recebeu um cheque no valor de R$ 100,00.

Nos sorteios realizados após as palestras, teve uma ganhadora do CECOM. Diva Corrêa Vieira, da Divisão de Apoio Administrativo, ganhou um tablet Galaxy.

Como podem verificar, somente funcionários da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM é que se sobressaíram.


Maurício de Souza


Diva Vieira


Renato Adriano


Renato Adriano e seu "checão"

 


Informativo



 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A cadeira voadora. Há quem viaje de tapete voador. Mas algumas pessoas “voam” usando cadeiras de rodas. Quem falou que para voar é preciso ter asas? Este blog é dedicado aos cadeirantes que levantam voo. Saibam mais.

– Quer trabalhar? O fim de ano é a melhor época para o comércio varejista, que conta com o décimo terceiro como estímulo às compras para as festas de Natal. É também o período de boas oportunidades para quem busca um emprego temporário. Os números apontam que cerca de 60% das lojas do comércio da capital mineira devem abrir novos postos de trabalho. Veja no endereço.

– Veja os Tablet do canal Fox News com telas que têm 55 polegadas.
Em Português: clique.
Em Inglês: clique.

– Catálogos de Frankfurt: saiba o que editoras e agentes estão oferecendo nas feiras internacionais. Com mais de mil obras de 170 editoras, o catálogo da Câmara Brasileira do Livro pode ser consultado no endereço.

– Ouvindo a Rádio Batuta me deparei com a programação músical que vai de Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e outros nomes da MPB, que me fizeram voltar ao passado e lembrar de meus amados pais. Que viagem! Vale a pena conferir no endereço.

– A menina do Vale: como o empreendedorismo pode mudar sua vida. Todas as vezes que assistimos a relatos sobre terremotos, tornados e grandes enchentes, temos a tendência de não considerarmos que o mesmo poderia estar acontecendo conosco, com nossos familiares ou, até mesmo, com algum de nossos amigos mais próximos. Veja.

– No Jornal Estadão: Alzheimer: perguntas e respostas. Confira.

– Dica do Eugenio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: Saiba mais sobre música com cursos online gratuitos no endereço.


 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COMEMORA 45 ANOS COM TRANSFERÊNCIA SIMBÓLICA DA REITORIA PARA MONTES CLAROS

A partir desta quinta-feira (10), a Reitoria da UFMG funciona no campus regional de Montes Claros, em comemoração aos 45 anos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Amanhã (sexta, 11), o reitor Clélio Campolina Diniz, a vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton e outros membros da gestão participam de programação que inclui, entre outras atividades, a inauguração do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias (CPCA), complexo de laboratórios multiuso.

Também será lançada a pedra fundamental dos laboratórios de Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola, e a UFMG tomará posse do prédio do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (Caad), instalado em área contígua à do campus, desapropriada pela União e repassada à UFMG. O prédio vai abrigar salas de aula, ambientes dedicados à administração, um centro de convenções e mais de 20 laboratórios. O Instituo abriga seis cursos de graduação, quatro de pós-graduação e cerca de duzentas ações de extensão.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/030349.shtml – 10 /10/2013)


 

MUSEU DE HUSTÓRIA NATURAL PROMOVE ATIVIDADES PARA A SEMANA DA CRIANÇA

Entre os dias 12 e 20 de outubro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) oferece programação especial para a semana da criança. Nesse período, serão oferecidas visitas à reserva museológica e aos centros especializados, além da oficina Pigmentos e cartão ecológico.

Durante a oficina, que ocorrerá das 10h às 14h, as crianças entrarão em contato com pigmentos naturais e sementes para a confecção de cartões ecológicos. São oferecidas dez vagas, e as inscrições devem ser realizadas no site do Museu. Também serão realizadas trilhas e visita orientada ao Espaço Interativo de Ciências da Vida.

Ainda neste sábado, 12, o público adulto contará com a oficina Forma – Diálogos da Luz e da Sombra, prática de fotografia com câmera digital. A atividade disponibiliza 20 vagas e as inscrições também devem ser feitas no site do Museu.

A semana da criança no museu integra a programação de primavera do projeto Quatro Estações, que desenvolve uma série de atividades artísticas, culturais e científicas a cada estação do ano, com o objetivo de revigorar o espaço do Museu. …

A entrada do Museu custa R$ 4. Menores de cinco anos e maiores de 60 não pagam. Mais informações no site do MHNJB ou pelo telefone (31) 3409-7600.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/030347.shtml – 10/10/2013)


 

EDIÇÕES DAS PRÓXIMAS SEMANAS

Coincidência ou não, O Sistemático não circulará nas próximas duas semanas, devido a férias da Redação.

Até o final de outubro!


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, devido a férias na redação de O Sistemático.

   


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Vítor Fonseca de Melo, no dia 16; Antônio Eustáquio Rodrigues, no dia 19; Diego Araújo Costa, no dia 22; e para os ex-ceconianos: Jorman Bernardino Soares e Bruna Andreatta Avelar, no dia 11; Maria Cristina de Mello Souza, no dia 12; Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13; Mário Fernando Montenegro Campos, no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Rômulo Chaves Mendes, Geraldo Robson Mateus e Ildeu Afonso de Almeida Filho, no dia 15; Lucas Marcel Fernandes Goulart e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; Wanderson Machado Horta, no dia 18; Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19; José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 21; Alexandre Henrique Cardoso, José Marcos Silva Nogueira e Clayton Ricardo Santos, no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25; Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Jhonata dos Santos Soares, no dia 28; Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A comemoração dos aniversários do terceiro trimestre foi comemorada no dia 03/10/13, no Espaço de Convivência do 8o andar, com a presença da maioria dos ceconianos. Foram comemorados os aniversários de: Euler, Diego Brandão, Elza, Edgard, Haroldo, Diva (mês de Julho); Prof. Clarindo Pádua, Dôra, Marcelo Novaes, Gustavo Eugênio, Bárbara Soares, Gustavo Aurélio, Renato Adriano (mês de Agosto); Edir, Leandro Pio, José Eugênio, Guilherme Viegas, Renato Righi, Cláudio Costa, Mateus Rezende, Gino e Rosa (mês de setembro). Como sempre, a festa foi organizada pela Vicentina e, na sua ausência, Maria Helena e Selma conseguiram dar conta do recado. Os agradecimentos às duas.

As fotos são de autoria da Lelé.


A foto oficial dos aniversariantes: Diva, Euler Cláudio Costa, Renato Adriano, Diego Brandão,
Marcelo, Prof. Clarindo, Rosa, Mateus e Leandro Pio


O Parabéns prá você!


Prof. Márcio Bunte, Prof. Clarindo Pádua e Carlos Alfeu