Sistemático: Edição 1590 – 07/11/2013


Notícias


SEGUNDO TURNO SERÁ REALIZADO NOS DIAS 12 E 13

A comunidade universitária volta às urnas nos dias 12 (apenas no Hospital das Clínicas) e 13 de novembro (em todos os locais de votação) para o segundo turno do processo de escolha do próximo reitorado.

Nas unidades e órgãos em que houver expediente noturno, o horário de votação será estendido até as 22h. No Hospital das Clínicas haverá horário especial de votação, das 6h às 20h30. O Colégio Eleitoral receberá o resultado no dia 20 e se reunirá em 3 de dezembro para formular a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação.

Após a apuração de todos os locais de votação – incluídos os chamados votos em separado (de eleitores que votaram fora de suas unidades de origem) – disputam o segundo turno a Chapa 2, formada por Jaime Arturo Ramírez e Sandra Regina Goulart Almeida, que alcançou 38,96% dos votos; e a Chapa 3, composta por José Nagib Cotrim Árabe e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, que obteve 36,74% dos votos apurados.

Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes de pessoal (em exercício efetivo) e alunos regularmente matriculados – graduação, pós-graduação e estudantes da Escola de Educação Básica e Profissional maiores de 16 anos.

Cada estudante votará na unidade em que estiver matriculado com maior número de créditos. Já as listagens dos servidores votantes serão emitidas tendo-se em vista o local de efetivo exercício. Os sítios de votação e o número da seção eleitoral de cada pessoa estão disponíveis no site da Consulta à Comunidade 2013.

Para mais informações acerca das propostas de cada chapa, leia o Boletim UFMG de 14 de outubro.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/030716.shtml – 04/11/2013)


CECOM – ANO 43

Na segunda-feira, dia 04 de novembro, o Centro de Computação completou 43 anos. A Portaria no 569, de criação do CECOM, saiu no dia 04 de novembro de 1970, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Mais uma vez, os parabéns para os pioneiros, principalmente, o Prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM (Gestão 1970-1980), para os diretores que se seguiram, para os ceconianos e ex-ceconianos, todos participantes desta trajetória sem igual na UFMG.


UFRN PROMOVE WORKSHOP SOBRE SISTEMA DE GESTÃO

A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – produziu ao longo da última década um conjunto de sistemas para apoio a sua gestão. Dentre esses sistemas destaca-se o SIGRH, dedicado à gestão de recursos humanos. A UFRN possui uma política específica para viabilizar o compartilhamento desse sistema com as demais IFEs e a UFMG iniciou tratativas para negociar a utilização do sistema, que já é utilizado por cerca de 30 universidades federais e órgãos púbicos.

Esta semana, a UFRN está promovendo, em Natal/RN, o Workshop SINFO-UFRN Rede Ciclo e IFES, formado por dois eventos:

– Encontro de Gestores dos Sistemas SIG, para Dirigentes, Pró-Reitores e Gestores que utilizam os sistemas SIG (04 e 05/11);
– Experiências na área de Tecnologia da Informação, dirigido para equipes de tecnologia que trabalham com os sistemas SIG (de 06 a 08/11).

Representando a UFMG estão presentes ao evento o pró-reitor de Recursos Humanos, Gilmar Lima Guimarães, e o Administrador Marcelo Lacerda Garcia, também da ProRH, e os analistas de TI João Carlos Lages, Diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas, e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Infraestrutura e Serviços.

O objetivo da participação da UFMG é conhecer as experiências de outros usuários do sistema, avaliar suas características técnicas e esboçar o planejamento que viabilize sua futura implantação.


MEC PROMOVE TREINAMENTO TÉCNICO SOBRE O SISU

No próximo dia 13 de novembro, em Brasília/DF, o Mec estará promovendo um treinamento técnico para as universidades que vão confirmar este mês sua adesão ao Sisu – Sistema de Seleção Unificado. Este é o caso da UFMG, que utilizará este processo seletivo, em substituição ao antigo Vestibular, para a maioria de seus cursos de graduação.

Nesse evento serão dadas informações técnicas necessárias para que a UFMG se adeqúe Sisu e possa planejar seus novos procedimentos de trabalho. Serão também necessárias modificações no sistema Siga, em seu módulo de Registro Discente.

Representando o Centro de Computação estará presente a analista de TI Denise Cristina de Assis Moreira, da DAS.

Também estarão presentes representantes da DPS – Diretoria de Processos Seletivos da Prograd (antiga Copeve) e do DRCA.


CECOM PROMOVE PREGÕES EM NOVEMBRO

O CECOM promoverá neste mês de novembro os seguintes pregões:

– dia 08: Baterias e outros – abertura da sessão às 9h30
– dia 11: Material para Rede de Dados – abertura da sessão às 14h30
– dia 13: Link de dados – abertura da sessão às 9h30.

Estarão participando das sessões de abertura dos pregões Renato Adriano Pires Domingos, como pregoeiro, com apoio técnico de Márcio da Costa Viana, da DIS, e Fernando Frota Machado de Morais, da DRC.

Também estarão acompanhando as sessões Elizeba Henrique Januário e Guilherme Henrique Silva Gomes, da DAA.


ANALISTAS DE TI DO CECOM PARTICIPAM DE CURSO SOBRE SISTEMA SVN

Nos dias 04, 05 e 06/11, os analistas de TI do Cecom, Alberto Rubens Beckler (DAS), Fábio Luiz de Morais (DAC) e Pedro Henrique Begalli Rezende (DIS), participaram da segunda turma do curso sobre o sistema SVN. O Subversion, mais conhecido pela sigla SVN, é um sistema de controle de versão desenvolvido para ser o substituto do CVS (Concurrent Version System – Sistema de Versões Concorrentes). O software tem a finalidade de gerenciar as diferentes versões no desenvolvimento de um documento qualquer. Esse tipo de sistema é normalmente utilizado no desenvolvimento de software para controlar as diferentes versões – histórico e desenvolvimento – dos códigos-fonte e também da documentação. O Departamento de Planejamento Físico e Projetos (DPFP) tem utilizado o SVN para controlar as diferentes versões de plantas de engenharia no dia-a-dia dos seus projetos.

Com carga horária total de 12 horas, o treinamento foi realizado no Departamento de Logística de Suprimentos e Serviços Operacionais (DLO), tendo como instrutora Sophia Nóbrega (DCC/Synergia). Foram duas turmas treinadas, a primeira iniciada no dia 01/11 e a segunda no dia 04/11, sendo que os dias 05 e 06/11 foram aulas em comum. O primeiro dia foi sobre os benefícios e uso do SVN, o segundo sobre boas práticas, backup, recuperação de falhas e administração do SVN, e o terceiro dia foi reservado para solução de dúvidas porventura ainda existentes. Foi ainda mostrado o WEBSVN, que é uma interface de leitura, com controle de permissões de acesso, para os usuários que não possuem o TortoiseSVN, uma ferramenta gráfica para utilização do SVN em ambiente Windows. O WEBSVN tem como objetivos: possibilitar que usuários externos ao projeto tenham acesso a pastas pré-configuradas com permissões para estes usuários; possibilitar que a equipe do projeto tenha acesso para download dos artefatos do projeto em ambientes externos ao dia-a-dia de trabalho, sem a necessidade de ter o SVN instalado.


NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 1º de novembro, com mais 2 estagiários em seu quadro. São eles: Bruno Liberal de Araújo e Pedro Magalhães Fortini, alunos do curso de Ciência da Computação.

Eles iniciaram o estágio no CECOM, lotados na Divisão de Aplicativos e Sistemas.


Pedro Fortini e Bruno Liberal


   


Informativo



 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Conheça uma ONG para ajudar vítimas de crimes cibernéticos. Você mulher que foi vítima com divulgação de vídeos, fotos ou outros tipos de publicação que degrine sua imagem, entre no site mariasdainternet e conte sua história. Saiba mais.

– Faça um blog fora da plataforma Google. Conheça o Ghost, plataforma dedicada a uma publicação de Blogs totalmente personalizável e completamente aberto. Escreva e publique seu próprio blog. É simples, elegante e projetado para que você possa gastar menos tempo fazendo o seu trabalho. Clique.

– Quer criar vídeos usando sua Webcam? Veja no endereço.

– Consumidor, você foi lesado? O PROCESSE AQUI é o seu grande aliado nas ações judiciais de pequenas causas. Em apenas 4 passos você terá uma petição personalizada para o seu caso e estará habilitado a processar uma empresa ou entidade que tenha lhe causado danos. Visite o endereço.

– Conheça a revista O Pequeno Cientista da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional/MCTI, que tem como meta à divifusão de informações gerais sobre Astronomia e Geofisica. Saiba mais.

– A revista eletrônica BuzzFeed agora está traduzida para o Português, Espanhol e Francês. BuzzFeed é entretenimento social e focada em fornecer relato original de alta qualidade, discernimento e conteúdo viral. O que é tendência na web, BuzzFeed logo informa às pessoas em tempo real com o conteúdo mais quente do momento. São 80 milhões de visitantes mensalmente. Clique.

– O que você sabe sobre o câncer? O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.  O tema deste ano são mitos universais sobre o câncer, que precisam ser desconstruídos: Câncer é apenas um problema de saúde, Câncer é uma doença de idosos, Câncer é questão de destino, O câncer é uma sentença de morte. Saiba mais no endereço.

– Cursos de Monitores: “A Forma Turismo possui a maior e melhor equipe de monitores de turismo do Brasil. São profissionais altamente qualificados e preparados para acompanhar nossas viagens nacionais e internacionais, com responsabilidade, segurança e muita animação. E para fazer parte dessa equipe, o melhor caminho é através dos nossos cursos de monitores que ocorrem durante o ano. No entanto, o fato de fazer o curso, não garante a ninguém a vaga de monitor. É importante frisar que é um curso e não um concurso.” Veja no endereço.


 

GOVERNO VAI BARRAR COMPRA DE SOFTWARE QUE IMPEÇA AUDITORIA

A Folha de São Paulo, de 07/11/2013, publicou no endereço http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1366863-governo-vai-barrar-compra-de-software-que-impeca-auditoria.shtml, de 07/11/2013, a matéria Governo vai barrar compra de software que impeça Auditoria, de autoria de Natuza Nery e Júlia Borba, de Brasília. A contribuição é de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM.

A partir do ano que vem, o governo não comprará mais computadores ou softwares que não permitam auditoria pelo próprio poder público. A nova norma deve ser publicada hoje no “Diário Oficial da União”.

Com isso, sistemas operacionais como Windows, da Microsoft, e Mac OS, da Apple, deixarão de ser usados caso as empresas dificultem investigação sobre espionagem por meio dos sistemas.

Atualmente, ao instalar um software, os usuários precisam aceitar um termo da fabricante permitindo que sua máquina seja eventualmente acessada pelo proprietário do sistema.

O governo brasileiro quer ter o direito de monitorar qualquer tipo de visualização externa do conteúdo. A preocupação é tentar identificar e rastrear tentativas de espionagem.

Segundo a Folha apurou, a intenção não é promover uma troca massiva de aparelhos e programas, mas impedir que eles continuem sendo comprados sem o atendimento às novas exigências.

Dessa forma, haverá uma substituição gradual de programas tradicionais por softwares livres, como o Linux, caso não haja negociação com as grandes empresas.

A preocupação com espionagem ganhou força no governo desde que surgiram as denúncias sobre o acesso do serviço de inteligência americano a arquivos de autoridades e empresas nacionais.

ECONOMIA – O governo considera que, além de aumentar a segurança, a medida trará economia. O uso de softwares livres encerra a obrigação de pagar as licenças dos programas.

Procurada pela reportagem, Apple não quis comentar a medida.

A Microsoft informou que fornece aos governos “acesso controlado ao código fonte e outras informações técnicas para ajudá-los a avaliar a segurança dos produtos”.

A empresa disse também que está à disposição do governo brasileiro para discutir os “detalhes” da medida.

VALOR INCERTO – Não há ainda uma estimativa do impacto da medida sobre os gastos do governo. Informações mais precisas desses valores só serão conhecidas após a regulamentação, quando será feito um levantamento dos contratos hoje vigentes e das datas em que eles expiram.

Como as licenças são adquiridas em momentos muito diferentes, ainda não é possível fazer uma projeção.

A Folha apurou que o governo estima que outra medida de segurança adotada na área de informática – a determinação da presidente Dilma Rousseff de adotar o e-mail brasileiro Expresso, do Serpro, como padrão em toda máquina pública, substituindo o Outlook, da Microsoft -vai gerar uma economia superior a R$ 60 milhões/ano.


 

SOLIDARIEDADE

Os funcionários do CECOM se solidarizam com seus colegas de trabalho que, no espaço de 1 semana, sofreram perdas irreparáveis, com o falecimento de:

– Sr. José Oliveira dos Santos, pai de Maria Auxiliadora dos Santos (Dôra), da DAA, no dia 31/10, em Araxá/MG;

– Sr. José Crispim de Almeida, pai de Rubens Crispim da Silva, da DCP, no dia 04/11, em Belo Horizonte;

– Sra. Relma Priscila Rodriguesa Malsã, irmã de Carlos Roberto Alves Rodrigues, da DAS, e cunhada de Vicentina Maria Queiroz, da DAA, ontem, dia 06/11, em Belo Horizonte.


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 33, de 12/11/1993, publicou notícias sobre sucessão à Diretoria do CECOM, Encontro de de Coordenadores de TQC, planejamento do CECOM, reunião da Comissão de Padrões Técnicos, estatísticas do CECOM em outubro 1993, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MICROSOFT NEWS RELEASE

O CECOM está iniciando um estudo de viabilidade para elaborar um projeto de Rede Local para atender ao prédio da Reitoria, objetivando:
– permitir a integração da Reitoria à Rede UFMG;
– integrar as Pró-Reitorias e órgãos do prédio em uma rede única;
– possibilitar a padronização e legalização dos softwares em uso;
– possibilitar melhor atendimento do CECOM às demandas do prédio em miucroinformática e informações gerenciais.
Para isto, será realizado, no período de 16/11 a 01/12, um levantamento da situação atual do prédio em termos de equipamentos e pesquisa de demanda futura.

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Vicentina Maria Queiroz e Gilmar Lima Guimarães, no dia 1o de novembro, e os parabéns em dia para Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; e Márcia Regina Lemos, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos, no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Nathália Arantes Jerônimo, Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Nélia Neiva Zille e Márcio Alexandre Moraes, no dia 06; Efigênio Vieira de Ataíde e Maria Tereza Camargos Diniz França., no dia 07; Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto e Hilmes Almeida Pinhos Candeira, no dia 11; Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Gabriel Pires e Albuquerque de Mello, Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; e Cyntia Gimarães de Carvalho, no dia 14.

   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO

A comemoração dos aniversários do último trimestre do ano, ou seja, dos meses de outubro, novembro e dezembro está marcada para o dia 26 de novembro, a partir das 16h, n a Sala de Convivência do 8º andar. Vicentina, responsável pela organização da festa, já entrou em contato com os aniversariantes para confirmação da adesão à festa. Ela está aguardando a resposta de todos.

   

FESTA DE NATAL DO CECOM

Já começaram os preparativos para a Festa de Natal do CECOM deste ano.

A data já foi confirmada para 19 de dezembro, com um churrasco de confraternização.

É claro que tem novidades vindo por aí!

Aguardem a próxima semana para mais notícias sobre a festa.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários do terceiro trimestre, realizada no dia 03/10/2013, no Espaço de Convivência do 8º andar. A festa, organizada pela Vicentina, com apoio da Maria Helena e Selma, contou com a presença de muitos ceconianos. As fotos são de autoria da Lelé.


A mesa de salgados


Os bombons feitos pela Rosa


Os aniversariantes: Diva, Euler, Cláudio Costa, Renato Adriano, Diego Brandão,
Marcelo, Prof. Clarindo, Rosa, Mateus e Leandro


Guilherme Henrique, Renato Adriano e Bianca


Leandro Pio, Leão, Diego Araújo, Luiz Alberto, Vítor, Mateus e Esquerra