Sistemático: Edição 1592 – 28/11/2013


Notícias


CECOM ADQUIRE MATERIAL PARA MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA CENTRAL DE REDES

No dia 11 de novembro, o CECOM realizou um pregão para registro de preços de transceptores e cordões de manobra de fibra óptica, material utilizado em redes de dados. O processo para aquisição dos itens já foi concluído pela DAA – Divisão de Apoio Administrativo e o prazo para entrega do material está correndo.

Com a aquisição destes itens a DRC – Divisão de Redes de Comunicação poderá concluir a modernização da infraestrutura central da rede da UFMG, com a substituição de todos os roteadores adquiridos antes de 2006 por equipamentos atuais e capazes de suportar a demanda da Universidade e as tecnologias mais recentes na área de redes, inclusive o protocolo IPv6, versão mais atual do IP (Internet Protocol).

A maioria dos provedores de internet ainda utiliza a versão 4 do protocol IP (IPv4), que tem uma capacidade limitada para endereçar os equipamentos conectados à rede. Com o IPv6 o problema do esgotamento dos números IP está superado, mas a implantação do protocolo não está sendo realizada na velocidade planejada, o que deve fazer com que alguns países tenham dificuldades em alocar endereços IP para novos endereços já em 2014.

A instalação dos novos roteadores deve multiplicar por dez a capacidade de tráfego na infraestrutura central da rede e nos acessos das unidades acadêmicas de grande porte, assim como melhorar o tráfego interno em todas os prédios.

O CECOM também adquiriu alguns comutadores (switches) gerenciáveis para atualização da rede de dados dos órgãos administrativos. Com a substituição dos roteadores e instalação destes comutadores a rede administrativa deve ficar com desempenho próximo ao das unidades admnistrativas. Atualmente os prédios administrativos são atendidos por acessos com velocidades de 100 Mbps (megabits por segundo), enquanto que todas as unidades acadêmicas já tem acessos com velocidade 10 vezes maior, de 1 Gbps (gigabits por segundos), medida equivalente a 1.000 Mbps.


SUSPENSO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Em Nota à Comunidade, na data de hoje, dia 28/12/2013, o Reitor da UFMG,. Prof. Clélio Campolina Diniz, informou que “…por razões técnicas, fica suspenso, por tempo indeterminado, o Processo de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação.”


ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de outubro de 2013, foram registrados 14.504 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.
A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.





Informativo


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Conheça o site justareflektor e interaja com ele pela webcam. Caso não tenha, use o teclado mesmo. E só funciona no navegador Google Chrome. Clique em https://www.justareflektor.com/.

– Interaja com o site, com mouse, e faça o vocalista da banda se movimentar conforme o batido da música. Veja no endereço http://www.machinestop.com/.

– Trailer do “Pan Pacific Defense” no endereço http://www.panpacificdefense.com /#/training.

– “Le  Tour de France” é uma experiência digital que lhe permite descobrir as principais etapas da edição 100 do Tour de France pelo Google em 3D. Vá até o endereço http://www.youtube.com/user/letourde france.

– Envie beijo eletrônico para quem você gosta. Você pode escolher até a cor do batom. Só funciona no navegador Google Chrome. Veja em http://kisses.burberry. com/.

– No dia 31 de outubro, o Instituto Moreira Salles comemora novamente o Dia D – Dia Drummond, aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). A ideia foi lançada pelo IMS em 2011, com o objetivo de fazer com que a data passe a integrar o calendário cultural brasileiro. Muitos parceiros e amigos aderiram e neste ano não será diferente. Saiba mais no endereço http://diadrummond.ims.uol.com.br/.

– A AME (Associação de Mulheres Empreendedoras), por meio da oferta de capacitação profissional, objetiva garantir o crescimento e emancipação da mulher. Assim, tem por finalidade promover oportunidades às mulheres visando a busca de igualdade social e cultural entre homens e mulheres, bem como difundir os negócios coordenados pelas mulheres. Veja em http://www.amedf.org.br/.

– CGU (Controladoria-Geral da União) – O “Portalzinho” traz uma série de atividades para a criança aprender brincando quais são os direitos e deveres de todo o cidadão. São jogos, animações e quadrinhos que falam sobre ética na escola, explicam o que são os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e falam sobre eleições. Tem ainda informações sobre concursos promovidos pela CGU, um canal para o professor, com sugestões de livros e vídeos que podem ser usados em aulas para crianças e adolescentes, e um espaço em que meninos e meninas podem contar as próprias experiências. Clique em http://www.portalzinho.cgu. gov.br./.


 

EMPRESAS JUNIORES DA UFMG FAZEM CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE PAPEL

As empresas juniores Mult Jr, CPE Jr e PJ promovem, de 2 a 6 de dezembro, campanha de recolhimento de papel para reciclagem. A ação acontecerá no campus Pampulha da UFMG e tem como tema Não sabe o que fazer com o seu amontoado de papel?

Em vários pontos do campus serão instalados ecobox, caixas revestidas com jornais, onde os papéis devem ser depositados. Os ecobox serão colocados na entrada dos prédios da Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Departamento de Química, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Letras, Inova, Faculdade de Ciências Econômicas e Instituto de Ciências Exatas (IGC).

Os papéis recolhidos serão doados às cooperativas que já tratam desse material na UFMG. Não são aceitos para reciclagem os seguintes papéis: encerados, impermeáveis, muito amassados, sanitários usados, guardanapos, sujos ou engordurados, fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas ou papéis recobertos com outro tipo de material, como plastificados ou laminados.

Mult Jr, CPE Jr e PJ – A Mult Jr – Consultoria e Projetos é a empresa júnior do curso de Engenharia Química da UFMG. A CPE Jr – Consultoria e Projetos Elétricos, dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas. A PJ – Consultoria & Assessoria pertence aos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

Uma empresa júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de ensino superior, podendo ser de um ou mais cursos de graduação. Ela presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e a sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob orientação de professores. Fornecer serviços com qualidade a preços abaixo do mercado.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/11/2013)


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático XVII, no 35, de 25/11/1993, publicou notícias sobre Eleição para Reitor, Sucessão à Diretoria do CECOM, Curso sobre Qualidade Total, Vestibular da UFMG de 1994, paradas do Sistema A10, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REMOÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Foi implantado, há um mês, o Sistema CGR – CECOM/Gerência/Rede.
O sistema gerencia a Rede CECOM, com o cadastramento de todos os órgãos locais, equipamentos, linhas, estações, como também todas as ocorrências que porventura venham a acontecer.
O sistema registra, principalmente, as ocorrências pendentes, com dados para solução dos problemas, sendo os mesmos lançados em eventos.
O sistema CGR foi desenvolvido pelo analista Cantídio Lelis Pereira, da DSF, e mais informações sobre o sistema poderão ser obtidas na DST – Operação de Rede.

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schetini Cunha, hoje, dia 28; Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; Ivan Moura Campos, no dia 1o de dezembro; Regina Antônia Diniz Siqueira e Orlando Laboissière, no dia 02; Juarez Mendes Campos, no dia 03; e Luiz Gomes Temponi, no dia 04.

   

FESTA DE NATAL DOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM E LCC

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM e LCC está marcada para o dia 19 de dezembro, com a realização de um churrasco de confraternização, no Clubinho, na região da Pampulha. Nos próximos dias, os funcionários receberão informações sobre o evento, quando também será passada a lista de adesão. Aguardem!

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A comemoração dos aniversários do último trimestre do ano foi realizada na terça-feira, dia 26/11, no Espaço de Convivência do 8o andar. A festa, organizada pela Vicentina, contou com a presença de ceconianos, ex-ceconianos e convidados. As fotos são de autoria da Lelé..


A foto oficial dos aniversariantes com Thiago Moreira, Vicentina, Vitor, Xina, Diego Costa, Raimundo, Márcia Lemos, Alberto Rubens e Wallison


O Parabésn prá você liberado pela Vicentina, Vitor e Xina


Com a chegada do Gilmar, foi turada a segunda foto oficial do evento, vendo-se: Thiago Moreira, Vicentina, Gilmar Guimarães, Diego Costa, Wallison, Xina, Alberto Rubens, Vitor, Raimundo e Márcia Lemos