Sistemático: Edição 1593 – 05/12/2013


Notícias


DTI ENTREGA RELATÓRIO DA GESTÃO 2010-2014
PARA A ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

A cada final de gestão, é elaborado um relatório em que os diversos órgãos do Reitorado, entre os quais a DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação, apresentam suas realizações no exercício da administração. Esta semana, a DTI está entregando a parte do relatório que diz respeito às suas atividades.

Na gestão 2010-2014, a DTI teve como diretores os professores Luciano de Errico (de 2010 a Outubro de 2012) e Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (de Outubro/2012 até o momento). Os diretores do CECOM e do LCC foram, respectivamente, o Analista de Tecnologia da Informação Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho.


COLÉGIO ELEITORAL ACOLHE RESULTADO DA CONSULTA À COMUNIDADE E DEFINE LISTA TRÍPLICE PARA REITOR E VICE-REITOR EM 2014-2018

O Colégio Eleitoral da UFMG – formado por membros do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores – acolheu o resultado da consulta à comunidade acadêmica, que teve como vencedores os professores Jaime Arturo Ramirez e Sandra Regina Goulart Almeida para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade para a gestão 2014-2018.

A lista tríplice para reitor definida pelo Colégio Eleitoral na última terça-feira, 3, é encabeçada pelo professor Jaime Arturo Ramirez e será enviada ao Ministério da Educação. Sandra Maria Goulart Almeida, por sua vez, encabeça a lista tríplice para vice-reitora.

Jaime Arturo Ramirez e Sandra Maria Goulart Almeida venceram o segundo turno da consulta à comunidade com 53,42% dos votos. No primeiro turno, em que concorreram três chapas, eles obtiveram 38,96% dos votos.

Professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG e pesquisador 1B do CNPq, Jaime Arturo Ramírez é formado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1986). Foi presidente do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia e da Associação de Pós-graduandos da UFMG. Concluiu o doutorado no Imperial College London, Inglaterra (1994), onde recebeu o prêmio Outstanding Research. Foi pró-reitor de Pós-graduação da UFMG (2003-2008) e presidente do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (2007-2008). Atua nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Sistemas e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. Integrou a comissão que criou o curso de graduação em Engenharia de Sistemas.

Sandra Regina Goulart Almeida é professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG (1986), concluiu o doutorado na Universidade da Carolina do Norte, EUA (1994). Realizou pós-doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Columbia, EUA (2001). Foi diretora de Relações Internacionais da UFMG (2002-2006), presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (2001-2003) e Coordenadora do Centro de Estudos sobre a Índia da UFMG (2008-2010). Atualmente é coordenadora adjunta da área de Letras e Linguística da Capes. Atua na área de Literatura e Estudos de Gênero, nos cursos de graduação e pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras.

A lista para reitor é composta ainda por Sérgio Teixeira da Fonseca, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e Hugo Eduardo Araújo da Gama Cerqueira, diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e representante da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) no Conselho Universitário. Os outros dois nomes para vice-reitora são os de Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, atual vice-diretora da Fale, e Elizabeth Ribeiro da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas e diretora do Centro de Microscopia da UFMG.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/031263.shtml – 5/12/2013)



Informativo


 

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www.cecom. ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.462.968
248
823.300
2.286.516
19.362.328
21.649.328

As médias diárias durante o mês de novembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
48.766
8
27.443
76.217
645.427
721.644


 

ESTAÇÃO ECOLÓGICA PROMOVE VI PROJETO CAMINHADAS DE VERÃO

Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e parcerias realizadas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, a Estação Ecológica da UFMG colocará à disposição da comunidade em geral, mais uma opção de lazer contemplativo, prática esportiva e atividades relacionadas à educação ambiental: o Projeto Caminhadas de Verão.

O projeto consiste em caminhadas agradáveis pelas trilhas da Estação Ecológica da UFMG orientadas por monitores universitários, onde serão abordados temas relacionados aos biomas: Cerrado e Mata Atlântica, conservação ambiental, ocupação urbana, aquecimento global, dentre outros temas ambientais. O percurso se estende por cerca de 2 horas, contando com os pontos de parada. Sendo que, de acordo com a faixa etária dos visitantes, o tempo pode ser reajustado.

As caminhadas ocorrerão entre os dias 06 e 31 de Janeiro, exceto aos fins de semana e feriados. Horários previstos para as caminhadas de verão:

– Turno da manhã: início às 9h – 11h.
– Turno da tarde: início às 14h30 – 16h 30.

As inscrições são limitadas, 100 (cem) vagas por dia, sendo 50 (cinquenta) no período da manhã e 50 (cinquenta) no período da tarde. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis! A entrada é franca.

Demais informações: 34092296/ 34092295 ou www.ufmg.br/estacaoecológica

(Fonte: Estação Ecológica UFMG – 04/12/2013)


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 36, de 02/12/1993, publicou notícias sobre Eleição para Reitor, Sucessão à Diretoria do CECOM, 41o ENANUNI, Vestibular da UFMG de 1994, reunião da Comissão de Padrões Técnicos, Bate Papo Técnico, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA DE FREQUÊNCIA DO CECOM

Foi implantado na última semana, o Sistema de Frequência do CECOM, que está disponível na Rede Novell.
O sistema pode ser acessado através do comando FREQ, estando totalmente liberado para consulta.
As instruções para análise da folha de acompanhamento individual estão disponíveis junto a cada pasta de marcação de ponto das divisões.
As instruções para preenchimento de pedidos de abonos também estarão disponíveis na pasta.
O Sistema de Frequência do CECOM foi desenvolvido pela Divisão de Sistemas Acadêmicos.

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: "O Sistemático” envia os parabéns para Cláudia Galinkin, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Ivan de Oliveira Araújo, no dia 06; Natália Costa Guilheimelli Avelar e Marco Antônio de Oliveira, no dia 08.

   

CECOM E LCC SE PREPARAM PARA AS FESTIVIDADES DE FINAL DE ANO

Os preparativos para primeira festa de Natal do CECOM e do LCC encontram-se em andamento. Nos próximos dias, será passada a lista de adesão entre os funcionários da DTI para que se possa ter ideia do número de participantes no evento. No momento, só falta o comunicado do valor da contribuição de cada um e, depois, o recolhimento desse valor.

A festa será realizada no dia 19 de dezembro, com um churrasco de confraternização, a partir das 12h, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha.

Nesta semana, o CECOM e o LCC ganharam a decoração de Natal. No CECOM, são vários ambientes, tendo como ponto principal, a lareira decorada no hall de entrada do 8o andar. O subsolo também está todo enfeitado, graças à Elza, que sempre organiza o ambiente da DCP. O LCC, que também recebeu uma árvore, já está decorado para as festividades de final de ano.

Como acontece há vários anos, serão sorteadas cestas de guloseimas durante a festa. Para isto, é necessária a contribuição de cada um com biscoitos, doces, panetones, sucos etc. Para cada item doado, será entregue um cupom numerado para concorrer ao sorteio.

Agora, é organizar tudo e esperar pelo dia 19 de dezembro, com um sol muito bonito e uma confraternização verdadeira entre as duas equipes.


A lareira do CECOM


A mesa da ceia de Natal


Os enfeites do aparador


O presépio

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários do último trimestre do ano. O evento, organizado pela Vicentina, foi realizado no dia 26 de novembro/2013, no Espaço de Convivência do 8o andar e contou com a presença de ceconianos, ex-ceconianos e convidados. As fotos são de autoria da Lelé.


O bolo de côco e ameixa


Os bombons feitos pela Rosa


Vicentina e Vitor tentando acender a vela sob o olhar da Xina



Mateus, Carlos Alfeu(de costas), Luiz Alberto, Alberto Rubens, Cristina Queiroz e Takeda