Sistemático: Edição 1596 – 20/02/2014


Notícias


DRC ASSUME ATENDIMENTO À REDE DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

Devido à preparação para ampliação da equipe de desenvolvimento do CECOM foi necessário fazer uma realocação física de divisões e suas equipes. Esta realocação foi acompanhada, em alguns casos, de uma redistribuição de funções.

A mudança mais relevante para o público externo, que é atendido diretamente pelo CECOM, foi a migração do atendimento local às redes e equipamentos da Administração Central, antes a cargo da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, para a DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

A equipe de atendimento continua a mesma, mas problemas com disponibilidade de pessoal estão provocando algumas adaptações no fluxo do processo, relacionadas principalmente à recepção e devolução de equipamentos.

Entre as mudanças introduzidas estão uma cobrança mais rigorosa da procedência dos sistemas operacionais e aplicativos instalados nos equipa-mentos enviados para manutenção e, sempre que tecnicamente possível, a realização de atendimento remoto em detrimento do atendimento presencial.

CECOM PROMOVE PREGÃO PARA AQUISIÇÃO DE INTENS DE INFORMÁTICO

NO CECOM promoveu, no dia 11 de fevereiro, pregão eletrônico para registro de preço para futura aquisição de monitores, fontes, discos, switches e cabos.
As atas de registro já estão sendo editadas para assinatura das empresas vencedoras e futura aquisição.

Participaram da sessão de abertura: Renato Adriano Pires Domigos, como pregoeiro; e como equipe de apoio, Márcio da Costa Viana, Diretor da Divisão de Infraestrutura e Serviços. Acompanhou também o processo Márcia Regina Lemos, Vice-Diretora do CECOM.


O pregoeiro Renato Adriano durante a sessão de abertura do pregão


Márcia Lemos, Márcio Viano e Renato Adriano


ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de janeiro de 2014, foram registrados 14.615 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


PRORH PROMOVE PROJETO INTERAGINDO/2014

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em parceria com o Observatório da Juventude da Faculdade de Educação, realizou, no último dia 18, o Projeto Interagindo/2014, com os adolescentes do Programa de Promoção e Orientação ao Trabalhador Adolescente – PORTA.

O Interagindo tem como objetivo proporcionar uma ampla formação destes trabalhadores adolescentes, visando o seu desenvolvimento pessoal e profissional e, ao mesmno tempo, promover a inclusão social qualificada e o aprimoramnento da sua vivência institucional.

A abertura do evento ocorreu no Auditório Luís Pompeu da Faculdade de Educação e contou com a presença de Maurício de Souza, menor da Cruz Vermelha, lotado na Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.



Informativo


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Cenas do filme “Gravity”, com Sandra Bullock e George Clooney. Assista.

– Conheça o site Justareflektor e interaja com ele pela webcam. Caso não tenha, use o teclado mesmo. Ah, só funciona no navegador Google Chrome. Confira.

– Interaja com site, com mouse, e faça o vocalista da banda se movimentar conforme o batido da música. Clique aqui.

– Trailer do “Pan Pacific Defense”. Veja.

– “Le Tour de France” é uma experiência digital que lhe permite descobrir as principais etapas da edição 100 do Tour de France pelo Google em 3D. Para conhecer, basta ir até o endereço.

– Envie beijo eletrônico para quem você gosta. Você pode escolher até a cor do batom. Só funciona no navegador Google Chrome. Vá até o endereço.

– No dia 31 de outubro, o Instituto Moreira Salles comemora novamente o Dia D – Dia Drummond, aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). A ideia foi lançada pelo IMS em 2011, com o objetivo de fazer com que a data passe a integrar o calendário cultural brasileiro. Muitos parceiros e amigos aderiram e neste ano não será diferente. Saiba mais.

– A AME (Associação de Mulheres Empreendedoras), por meio da oferta de capacitação profissional, objetiva garantir o crescimento e emancipação da mulher. Assim, tem por finalidade promover oportunidades às mulheres visando a busca de igualdade social e cultural entre homens e mulheres, bem como difundir os negócios coordenados pelas mulheres. Leia mais.

– CGU (Controladoria-Geral da União): O “Portalzinho” traz uma série de atividades para a criança aprender brincando quais são os direitos e deveres de todo o cidadão. São jogos, animações e quadrinhos que falam sobre ética na escola, explicam o que são os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e falam sobre eleições. Tem ainda informações sobre concursos promovidos pela CGU, um canal para o professor, com sugestões de livros e vídeos que podem ser usados em aulas para crianças e adolescentes, e um espaço em que meninos e meninas podem contar as próprias experiências. Não deixe de visitar o endereço.


 

SITE DA OITAVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG ESTÁ NO AR

O conteúdo da oitava edição do Festival de Verão da UFMG já está no ar desde o último dia 07. No endereço eletrônico www.ufmg.br/festivaldeverao os internautas podem ter acesso a todas as informações relativas ao evento, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, no Centro Cultural UFMG e no Espaço do Conhecimento UFMG.

No site estão sendo publicadas notícias regulares sobre o Festival e detalhes sobre as oficinas e atividades extras. A página ainda conta com informações sobre a organização do evento, a localização das instalações onde vão acontecer as atividades e os meios de entrar em contato com a organização.

Um dos destaques é o menu Eventos, onde os visitantes encontram reunidas as informações sobre as atividades gratuitas que vão acontecer durante todo o Festival.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 07/02/2014)


 

BIBLIOTECA CENTRAL DISTRIBUI TIRINHAS PARA CELEBRAR QUADRINHOS NACIONAL

Até 28 de fevereiro, a Biblioteca Central promove a atividade Pegue e Leve, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no último dia 30 de janeiro. A ação acontece no Espaço de Leitura, localizado no prédio da unidade.

Os frequentadores que pegarem um livro de histórias em quadrinhos ganharão ainda cópias de tirinhas do acervo disponível na biblioteca. Estão disponíveis para consulta, dentre outros exemplares, quadrinhos da coleção Turma da Mônica Jovem, criada por Maurício de Sousa, e a obra Casa grande e senzala: em quadrinhos, adaptação de Estêvão Pinto para o clássico de Gilberto Freyre, com ilustrações de Ivan Rodrigues.

A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h. Outras informações sobre o Espaço de Leitura no telefone (31) 3409-4613 ou pelo endereço eletrônico espacoleitura@gmail.com. (Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas UFMG)

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/032021.shtml – 20/02/2014)

 

LABORATÓRIOS DA EEFFTO PRECISAM DE VOLUNTÁRIOS PARA PESQUISA SOBRE TREINAMENTO FÍSICO E RISCO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR

O Laboratório de Treinamento na Musculação (Lamusc) e o Laboratório de Avaliação de Carga (Lac) precisam de voluntários para nova pesquisa que estão realizando: “Efeito do Treinamento Aeróbico, da Musculação e do Treinamento Combinado nos Fatores de Risco de Doença Cardiovascular”.

A pesquisa busca comparar o efeito do treinamento aeróbico, musculação e treinamento combinado aos fatores de risco de doença cardiovascular. Os laboratórios precisam de homens entre 30 e 60 anos, que tenham vínculo com a UFMG, sejam sedentários, saudáveis (não usem nenhum medicamento controlado) e não obesos.

Durante 3 meses, os voluntários serão beneficiados com acompanhamento para a execução de exercícios físicos no Lamusc e com exames para análise de colesterol, triglicérides, glicemia e insulina, sem nenhum custo. As atividades da pesquisa acontecem na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), no campus Pampulha.

Os interessados devem entrar em contato com o professor Reginaldo até o dia 28 de fevereiro de 2014, pelo telefone 3409-2326 ou pelo e-mail reginaldog@ufmg. br

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social – EEFFTO – 19/02/2014)

 

Há 20 anos…

O Sistemático no 07, de 24/02/1994, publicou notícias sobre implantação da versão MCP 4.0.1 do Sistema Operacional, avaliação do relatório do processo de consulta interna, urna de sugestões para a Comissão do Projeto Qualidade, paradas do Sistema A10, estatísticas de janeiro de 1994, e o artigo “Ligação LMO – A10 via NSP2000”, de Marcos Aurélio Nunes de Morais. A notícia que se destacou foi:

VESTIBULAR DA UFMG DE 1994

Na tentativa de otimizar o processo de matrícula da UFMG, o CECOM, num trabalho conjunto com o DRCA e a Seção de Ensino do ICEx, introduziu para este período letivo a matrícula automática dos alunos aprovados no Vestibular de 1994.
Como se trata de uma inovação, foram utilizados, nesta primeira etapa, apenas os alunos matriculados no ICEx.
No próximo semestre, o esquema será estendido a todas as unidades da UFMG.
Os analistas encarregados deste trabalho foram Hélio Teixeira da Costa e Raimundo Natalino Chaves, da Divisão de Sistemas Acadêmicos.

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes: Rafael Rocha, hoje, dia 20; Maria Helena Rodrigues Araújo, no dia 21; Mary Takeda Barbosa, no dia 22; Leandro Campos e Luiz Alberto Borges Júnior, no dia 24; Gustavo Henrique Lopes Machado, no dia 26; e para os ex-ceconianos: Aline Toledo Silva e Hélio Yoshida, no dia 20; Artur Oliveira Rodrigues, no dia 24; Blair Bianchini, no dia 25; e Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), no dia 27.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação, realizada no dia 19 de dezembro de 2013, no Clubinho, região da Pampulha. As fotos são de autoria da Lelé e da Rosa.


Uma visão do local da festa


Prof. Márcio Bunte, Carlos Alfeu e Cláudia Galinkin


O amplo salão do Clubinho


Prof. Clarindo Pádua fotografando os participantes


Os participantes do LCC


Outra visão do grupo do LCC


A área da piscina


Maria Helena Rodrigues foi sorteada com a cesta nº4