Sistemático: Edição 1597 – 27/02/2014

REALIZADA REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO DA DTI COM CECOM E LCC

Ontem, dia 26, foi realizada reunião de integração da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação, com a presença das equipes do CECOM e do LCC. A reunião teve lugar no Espaço de Convivência do 8o andar do prédio da Reitoria.

A reunião foi realizada em função das mudanças que estão ocorrendo na DTI e que alteraram a distribuição de pessoas do CECOM e do LCC, e entre os espaços físicos da Reitoria e do ICEx. Na oportunidade, o CECOM promoveu um lanche de final de expediente, com apresentações das equipes.

Estiveram presentes cerca de 80 pessoas, integrantes das divisões do CECOM e do LCC.

Carlos Alfeu, Diretor do CECOM

Uma visão da Sala de Convivência do 8ª andar, vendo-se Rogério e Édipo

Ronaldo, Paulo Henrique, Karina, José Eugênio, Rogério, Edilson, Maurício e Benício

Fernando Frota e Euler

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência de Adyrus, o caçador de sites, Diêgo Jessé de Pinho Tomáz assumiu o lugar e enviou as seguintes dicas:

– Linguagem formal ou coloquial no help/service desk? Vá até o endereço.

– 16 lugares surpreendentes para adicionar à sua lista de coisas a fazer antes de morrer. Pegue a estrada irregular, empoeirada e espetacular. Não deixer de visitar o endereço.

– Você pode saber algumas curiosidades na área de TI visitando o endereço.

CARNAVAL

O Carnaval está chegando! Para aqueles que gostam, caiam na folia. Para aqueles que gostam de somente descansar, um bom fim de semana prolongado.

Bom Carnaval para todos!

UFMG OCUPA QUINTA POSIÇÃO ENTRE BRASILEIRAS NO QS WORLD UNIVERSITY RAKING 2014

A UFMG manteve a quinta colocação entre as universidades brasileiras e continua integrando o grupo 481-490 no ranking mundial no QS World University Rankings 2014, avaliação anual que indica e compara o desempenho de 700 universidades em todo o mundo, divulgada esta semana.

O professor Renato de Lima Santos, pró-reitor de Pesquisa da UFMG, afirma que este é um bom indicador, pois demonstra a estabilidade da universidade no ranking. “Também em outros rankings, tanto nacionais quanto internacionais, a UFMG sempre figura entre as cinco melhores do país”, diz.

O pró-reitor ressalta ainda que alguns parâmetros utilizados na avaliação de rankings internacionais, como o QS, favorecem universidades mais antigas e de países de primeiro mundo, a exemplo dos indicadores de internacionalização. “A comparação gera algumas distorções, pois penaliza universidades mais jovens, em especial de países emergentes”, salienta.

O ranking QS World University 2014 leva em conta uma pesquisa de reputação acadêmica, pesquisa entre empregadores e dados sobre citações de pesquisas.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/02/2014)

CENEX DA EBA OFERECE CURSOS DE INICIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ARTÍSTICOS

O Centro de Extensão da Escola de Belas Artes abriu inscrições para cursos de iniciação e aperfeiçoamento que serão oferecidos ainda no primeiro semestre de 2014. Os cursos coordenados pelo Cenex são ministrados por profissionais atuantes nas artes, com orientação de docentes da EBA.

O objetivo é desenvolver as habilidades de iniciantes e aprofundar conhecimentos de profissionais. Os cursos abrangem as áreas da fotografia, pintura, desenho, teatro, cinema, animação, moda, dança e história da arte.

Entre os cursos, destaque para aquarela, iniciação à pintura, iniciação ao desenho, desenho de paisagem, técnicas de desenho, iniciação em artes visuais para crianças, arte moderna e contemporânea, roteiro cinematográfico, dança clássica, dança de salão, introdução ao breaking e a cultura hip hop, introdução à prática de mímica, fotografia digital, photoshop básico. Veja informações sobre os cursos no endereço https://www.ufmg.br/online/arquivos/anexosRela%E7%E3o%20de%20Oferta% 20dos%20Cursos%20de%20Extens%E3ao %202014.01.pdf.

As inscrições podem ser feitas até um dia antes do início de cada curso por meio do site da Fundep ou na sede da Fundação na Praça de Serviços do campus Pampulha. Mais informações pelo telefone 3409-6517.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/032131.shtml – 26/02/2014)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 08, de 03/03/1994, publicou notícias sobre versão 4.0 da Rede Novell, Bate Papo Técnico, atualização de dados no CGR – CECOM/Gerência de Rede, novos estagiários do CECOM, saída de estagiários, paradas do Sistema A10, e o artigo “O PC dos meus/seus sonhos”, de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. A notícia que se destacou foi:

PROJETO REITORIA

O CECOM recebeu hoje, da ATT – Consultoria em Informática Ltda., o projeto para montagem da Rede Reitoria.
O projeto prevê dotar todos os andares do prédio com infraestrtura de redes locais, além de instalação de servidoras que irão disponibilizar serviços para a Rede UFMG.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Carlos Alfeu Furtado Fonseca e Fábio Luiz de Morais, no dia 04; Marcos Antônio Silvestre, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Maria das Graças Melo e Almada (Mariinha), hoje, dia 27; Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o de março; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; Prof. Antônio Mendes Ribeiro, no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; e José Efigênio de Oliveira, no dia 11.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A reunião de integração das equipes do CECOM e do LCC, realizada na quarta-feira, dia 26, no Espaço de Convivência do 8o andar, contou com um lanche de confraternização. As fotos são de autoria da Lelé.

A mesa com os salgados

Euler, Luiz Alberto, Rodrigo Zeferino e Carlos Alfeu

Karina, Rosa, Frota e Soraya

Márcia Lemos e Antônio Carlos