Sistemático: Edição 1598 – 13/03/2014


Notícias


CECOM INICIA SUBSTITUIÇÃO DE ROTEADORES DO HC

No dia 07 de março, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM colocou em produção a nova ligação entre o Museu de História Natural e o Campus Pampulha. Com a ativação do circuito foi feita, também, a substituição do roteador antigo do MHNJB, um Cisco 2500 com mais de 20 anos de serviços prestados à UFMG. A nova conexão entre o Museu e o Campus Pampulha quadruplicou a velocidade disponível para acesso à Rede UFMG e à Internet, que passou de 1 Mbps para 4 Mbps, e foi contratada para contornar os problemas enfrentados na implantação da Rede Comep naquela região, que permitiriam o acesso a 1 Gbps, mesma velocidade de conexão das demais unidades instaladas em Belo Horizonte.

Na tarde desta quinta-feira, dia 13 de março, a DRC começou a trabalhar na migração das redes do Hospital das Clínicas para o novo roteador instalado no Hospital das Clínicas. Foram conectados ao novo equipamento todas as conexões à rede UFMG e ao Campus Saúde, inclusive o roteador ainda em uso no HC. Nesta sexta-feira deverá ser feita a migração das redes que atendem órgãos administrativos instalados no Campus Saúde, como o escritório local da SIM – Superintendência de Infraestrutura e Manutenção e o restaurante administrado pela Fump.


FUNCIONÁRIOS DA DTI PARTICIPAM DE TREINAMENTO IBM

Dando continuidade a política de capacitação dos analistas de tecnologia da informação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), os servidores da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM vão participar de mais um treinamento oficial da IBM: IBM Lotus Domino 8.5 System Administration Bootcamp.

O objetivo deste treinamento é apresentar os conceitos básicos e avançados necessários para a execução das tarefas de administração do serviço de correio eletrônico utilizando a versão 8.5 do Lotus Domino.

O curso será realizado no período de 17 a 21/03/2014, no horário de 8h às 18 h e contará com a participação dos servidores Benício Alves de Souza, Érika Gonçalves de Assis, Eugênio Pacelli Pereira de Souza e Luiz Cláudio Ferreira Santos.

O treinamento, com carga horária de 45 horas, será ministrado por Kênio Carvalho nas instalações da Plansis Planejamento e Sistemas Ltda., na cidade de Nova Lima.


SAÍDA DO CECOM

O Analista de TI Gustavo Henrique Lopes Machado, da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, pediu demissão do quadro do CECOM no último dia 28.

Gustavo estava no CECOM desde maio de 2011, quando foi admitido para integrar a equipe de projeto do Sistema Acadêmico, na parte de desenvolvimento.

Algum tempo depois, passou a atuar como Analista de Teste, participando do Sistema Ex-Aluno e SIGA. Ultimamente estava trabalhando no Ex-Aluno. 

Gustavo é formado em Ciência da Computação e, atualmente, faz mestrado em História na UFMG. Após a saída do CECOM, no novo emprego, ele conseguiu aliar os dois ramos de trabalho: História e Computação.


Gustavo Henrique Machado



Informativo


 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 28 de fevereiro de 2014, foram registrados 14.684 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.



 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Conheça o jogo 2048. Junte-se aos números e tente chegar ao azulejo 2048. O objetivo do jogo é bem simples. Combine os tijolos virtuais com setas do seu teclado, realizando somas até conseguir o tijolo com o número 2048. Veja.

– A Livraria Saraiva lançou a “Minha Biblioteca”. A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet, por meio da chamada computação nas nuvens. Saiba mais visitando o endereço.

– Invista nos seus ideais e nos seus sonhos. “Ideame é um lugar de inspiração e realização! Autores lançam projetos que precisam de dinheiro. Incentivadores financiam as ideias e recebem recompensas maravilhosas. Juntos, levamos criatividade e inovação a toda América Latina." Visite.

– Intel lança site para os profissionais de TI. Diálogo TI. Clique aqui.

– Liberte seu celular fazendo “root” . O site “Ready2Root” cataloga formas de liberar o root na maioria dos smartphones e tablets existentes, incluindo aparelhos antigos e fora do mercado. Cuidado! Se der errado, pode transformar e danificar seu aparelho. Saiba mais.

– Precisando de espaço para seus arquivos? Conheça “OneDrive” da Microsoft.

– Distribua e venda seu conteúdo digital de forma simples e segura. Controle suas vendas por meio de relatórios detalhados, atualizados em tempo real. Consulte.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 09, de 10/03/1994, publicou notícias sobre Gerência de Concursos, curso sobre Qualidade Total, inauguração da Praça de Serviços do Campus Pampulha, recordes da rede, Inforuso 94, estatísticas do CECOM em fevereiro/94, além do artigo “Qualidade, uma alternativa para o CECOM”, de autoria de Eduardo Henrique Lima. A notícia que se destacou foi:

NOVO DATASHOW DO CECOM

Chegou ontem, o novo Datashow do CECOM, modelo Ovation SX, da Proxima. O equipamento trabalha com resolução máxima de 640 x 480 em 256 cores, em modo super VGA.
O Datashow tem possibilidade de conexão em PCs e Machintosh. Ele veio com controle remoto para ajuste de suas funções e para uso com softwares de apresentação DOS.
O objetivo principal da aquisição deste equipamento é incrementar as apresentações que utilizam Windows e aplicações For Windows.
Com opcionais, o Datashow é capaz de ser ligado a viodeocassete e televisão padrão NTSC.
O novo Datashow deverá ser bastante utilizado no futuro, tendo em vista os projetos em andamento de atendimento à Reitoria e implantação da Rede no prédio, interligada à Rede UFMG.
A VDG já testou o novo equipamento, que está disponível para uso.

   


Eventos


   

   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE

Está marcada para o dia 27 de março a comemoração dos aniversários dos funcionários do CECOM e do LCC do primeiro trimestre do ano. Como sempre, a festa será realizada no Espaço de Convivência do 8o andar, a partir das 16h.

Serão comemorados os aniversários de:

Mês de Janeiro: Ronaldo, Diego Jessé, Guilherme Henrique, Elvira, Flávia, Eliz, Selma e Helvécio.

Mês de Fevereiro: Márcia França, Maíra, Jéssica, Márcio Viana, Rafael Rocha, Maria Helena, Takeda, João Otávio, Leandro Campos e Luiz Alberto.

Mês de Março: Carlos Alfeu, Fábio, Marquinhos, Priscila, Max, Rogério Lopes, Emerson, Mário, Raquel, Charles e Lelé.

A responsável pela organização da festa será a Vicentina e os aniversariantes interessados em participar deverão entrar em contato com ela, por e-mail (tina@cecom.ufmg.br) ou por telefone (ramal 4558), o mais rápido possível.


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Priscila Gonçalves do Nascimento, hoje, dia 13; Maximiliano Luís Souza Guimarães, no dia 19; e para os ex-ceconianos: Daniele Maria Miranda e Jane Pires Camargo Lemos, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataide Silva, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Michelle Fernanda Alves do Carmo, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Michele Marie Ribeiro Perpétuo e Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da reunião de integração das equipes do CECOM e do LCC, realizada no dia 26/02/2014, no Espaço de Convivência do CECOM, no 8o andar. As fotos são de autoria da Lelé.


A mesa de bolos


Max e Rosa


Guilherme Henrique se apresentando, vendo-se ao fundo Leonardo, Elvira, Érica, Bruno e Zeferino


Thalita Drumond se apresentando e, ao fundo, Maria Helena e Leonardo


Carlos Alfeu, Márcia Lemos e Rafael Rocha


Diego Brandão e João Carlos