Sistemático: Edição 1601 – 03/04/2014


Notícias


RNP AMPLIA VELOCIDADE DE CONEXÃO DO CAMPUS MONTES CLAROS

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, está homologando o aumentoda velocidade do Campus Montes Claros ao Campus Pampulha de 20 Mbps para 40 Mbps. Esta velocidade é suficiente para atender à demanda da maioria das unidades da UFMG. A equipe de redes do ICA – Instituto de Ciências Agrárias já confirmou que o circuito está funcionando adequadamente e transferindo dados à velocidade contratada. O planejamento da RNP prevê a elevação da velocidade desta conexão até 100 Mbps. Além do circuito da RNP, que é provido pela Cemig Telecom, o ICA é atendido por um circuito contratado pela UFMG à Oi, de 10 Mbps, que funciona como redundância. Outro circuito, contratado à Embratel, de 2 Mbps, é utilizado para prover conexão entre as centrais telefônicas do Campus Montes Claros e do Campus Pampulha.


FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM REDMINE

A DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas preparou para seus funcionários treinamento em RedMine.

O RedMine é um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário Gantt, gráfico burndown, entre outros, para ajudar na representação visual dos projetos e seus deadlines (prazos de entrega). É um software que pode também trabalhar com múltiplos projetos.

O treinamento foi preparado pelo desenvolvedor da DAS, Luiz Alberto Borges Júnior, que ministrou o treinamento ontem e hoje, dias 02 e 03/04, na Sala de Reuniões do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Também atuaram como instrutores os desenvolvedores Thiago Gabriel Diniz, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Alberto Rubens Beckler.

O RedMine vem sendo um aliado muito importante no aumento da qualidade do serviço oferecido pela DAS, desde que o mesmo foi implantado na divisão. Os benefícios do software vem sendo colhidos tanto pelos próprios funcionários da divisão quanto pelos clientes da mesma.

Entre as inúmeras melhorias trazidas pelo RedMine, segundo Luiz Alberto, destacam-se: o aumento da eficiência de entregas pela divisão e o gerenciamento dos projetos. Este gerenciamento que antes era oneroso, se tornou muito mais simples e prático graças a modelagem que o software faz do projeto, possibilitando uma visão mais clara dos insumos, dos recursos, despesas e tarefas, facilitando aos gerentes alocarem cada recurso de maneira muito mais inteligente, eficiente e produtiva.

Participaram do treinamento: Bruno Oliveira de Carvalho, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Erlon Charles Thomaz Ferreira, Gabriel Almeida, Leonardo Freitas da Silva Pereira, Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Rafael Rocha, Renato Antônio Veneroso da Fonseca, Rodrigo Couto Zeferino, Rogério Rosendo Lopes e Walison Dias da Silva.

Segundo o Diretor da DAS, João Carlos Lages, boa parte da equipe já está utilizando o software. Está previsto o oferecimento de nova turma para treinamento nos dias 10 e 11/04, na parte da manhã. Se houver necessidade, o treinamento será oferecido para uma terceira turma.

O mesmo treinamento deverá ser estendido às demais divisões. Haverá também uma turma especial com enfoque gerencial.


O instrutor Luiz Alberto preparando o início do treinamento


À esquerda: Rogério Rosendo, Walison e Rafael Rocha. À direita: Carlos Roberto, Charles, Renato Veneroso, Zeferino, Bruno, Leonardo e Gabriel.


NOVA ESTAGIÁRIA DO CECOM

O CECOM está contando com mais uma estagiária em seu quadro. Trata-se de Marina Werneck Ragozo, aluna do curso de Sistemas de Informação.

Marina entrou para o CECOM no dia 1o de abril, lotada na DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Ness início de estágio, ela está conhecendo o setor de atendimento ao usuário administrativo e manutenção de equipamentos, passando depois, a atuar na área de redes de comunicação.


Marina Werneck Ragozo


PROJETO INTERAGINDO PROMOVE VISITA À INHOTIM

O Projeto InterAgindo promove todos os anos atividades para proporcionar aos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha o acesso às produções e bens culturais que circulam dentro da cidade e seu entorno. Desta vez, uma atividade será realizada no dia 08 de abril, com a ida ao Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, localizado no município de Brumadinho. A ida está marcada para 8h30, com retorno às 17h30.

O menor Maurício de Souza, lotado na Divisão de Apoio Administrativo do CECOM, estará participando do projeto.


Maurício de Souza



Informativo


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Ouça a Coca-Cola FM no seu computador e em seu celular clicando aqui.

– Conheça as ferramentas de segurança desenvolvidas pelo Google para ajudar você a gerenciar a segurança e a privacidade de seus dados pessoais. Veja.

– Os produtos de consumo (aparelho celular, computadores, produtos de informática, móveis, eletrodomésticos, televisores, vestuário etc.) foram os responsáveis por 30% das reclamações que compõem o Cadastro de Reclamações da Fundação Procon-SP de 2013, índice que se repete desde 2010. Confira.

– “Kasperkspy Labs” lançou recentemente um mapa bem aterrorizante e interativo que mostra ameaças on line em todo o planeta e em tempo real. Na prática, é uma visualização global de ataques cibernéticos e a “Kaspersky” espera motivá-lo a comprar o seu software de segurança. De qualquer forma é bacana o mapa. Clique aqui.

– “Ajude a definir o futuro da Internet !!! Até dia 17 de abril você pode ajudar a definir os direitos e caminhos para o futuro da internet. Basta clicar em uma das perguntas relacionadas, ou em todas, e um par de propostas estará disponível, você também pode redigir uma ideia. Os autores das 15 ideias mais priorizadas poderão participar do hub (grupo) brasileiro no NET mundial, em São Paulo, dias 23 e 24 de abril, e debater suas sugestões com especialistas internacionais. Saiba mais.

– Artesãos de todo o país terão facilidades para se inscrever no Edital de Artesanato nos Jogos 2014 – Vitrines Culturais, que promoverá a exposição e venda de artesanato durante o mundial de futebol. As inscrições poderão ser feitas via Correios ou através da internet, via sistema SalicWeb. Para ajudar, o Ministério da Cultura preparou um passo a passo para orientar o artesão interessado. O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros. Visite.

 

COLETA DE MATERIAIS DE DIFÍCIL RECICLAGEM VAI ATÉ AMANHÃ NA UFMG

Termina nesta sexta-feira, 4 de abril, a campanha de conscientização e recolhimento de materiais de difícil reciclagem, promovida na UFMG pela empresa Mult. Jr, do curso de Engenharia Química. A ação tem como objetivo coletar materiais de difícil reciclagem, como canetas, lápis, borracha, corretivo, materiais de escrita, vidros de esmalte, maquiagem, tubos de protetor solar, potes de cremes, além de materiais de higiene pessoal, como escovas e tubos de pasta de dente.

Segundo os organizadores, o objetivo da campanha, que conta com o apoio do com apoio do Departamento de Gestão Ambiental (DGA), é promover a destinação correta para esses materiais, evitando seu despejo em lixões e aterros sanitários. Os coletores serão colocados nos restaurantes universitários, Praça de Serviços, Escola de Engenharia, Departamento de Química, Odontologia e Centro Pedagógico. Todo o material coletado será processado pela empresa TerraCycle, especializada em reaproveitamento de resíduos.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 03/04/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 12, de 07/04/1994, publicou notícias sobre Seminário de Reestruturação do CECOM, equipe do novo Reitor, Questionário de adequação de perfis e satisfação, curso sobre Qualidade Total, Bate Papo Técnico, paradas do Sistema A10, entre outras, e o artigo técnico “O PC dos meus/seus sonhos – Parte III”, de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO COM A MSA

No dia 22 de março,foi realizada a reunião mensal do CECOM com a MSA Infor. Estiveram participando, além da analista Inês, da MSA, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, da DST, e Fernando Frota Machado de Morais, da DSA.
A MSA informou que, em breve, o CECOM estará com a versão 3.2 do SADS. Foi cobrado à MSA o CAT que solicita a parametrização de bancos mais extensivos, embora o CECOM possa contornar isto internamente.
O CECOM registrou a necessidade de LOGOFF sincronizado ao COMS também para o Hermes; foi levantada a necessidade de mais cópias dos novos manuais, que se encontram disponíveis no CIT, para as outras divisões. A MSA tem condições de comercializá-los e o único manual do SADS que a MSA ainda não distribuiu é o de Apoio Operacional. A próxima reunião ainda não foi marcada, devendo ocorrer após a instalação da versão 3.2 do SADS.

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Dioberto César dos Reis, Nilson José Marinho Vale e Benício Alves de Souza, no dia 10; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Geovane Ferreira Piccinin e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04; Werner Stheitwieser e Prof. Wilson de Pádua Paula Filho, no dia 05; Eduardo Jaine Quirós Batres e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; Prof. Paulo Fernando Seixas, Leonardo Barroso de Araújo e Nair Vieira Sales, no dia 10.

CONGRATULAÇÕES:
De Paris, Aleixina Maria Lopes Andalécio enviou, no dia 28/03, o seguinte e-mail:
"Lelé, Parabéns por mais esse número marcante para o Sist. Eu me orgulho muito de ter contribuído de alguma forma para ele chegar até aí. Abraços. “


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Foi realizada, no dia 27/03, a comemoração dos aniversários do primeiro trimestre do ano dos funcionários do CECOM e do LCC, na Sala de Convivência do 8o andar. Como sempre, a organização da festa ficou a cargo da Vicentina.

As fotos são de autoria da Lelé e Vicentina.


A mesa de bombons feitos pela Rosa


A mesa dos salgados


Uma visão da sala e os participantes do evento


O bolo dos aniversariantes e a vela na hora do Parabéns prá você


A foto oficial dos aniversariantes: atrás: Diêgo Jessé, Renato Adriano, Carlos Alfeu, Elvira, Jéssica, Rogério Rosendo, João Otávio, Raquel, Fábio e Horácio. À frente: Eliz, Maria Helena, Takeda, Selma e Lelé.