Sistemático: Edição 1602 – 10/04/2014


Notícias


DRC SUBSTITUI ROTEADOR DO CENTRO DE MICROSCOPIA

Na última sexta-feira, 04 de abril, a DRC substituiu o roteador instalado no Centro de Microscopia. Após quase 20 anos de ótimos serviços prestados, o roteador anterior, modelo Cabletron SR-2000, apresentou defeito e foi substituído por um dos novos roteadores Extreme.

Um fato curioso é que em 2001 a Cabletron foi dividida em quatro empresas diferentes, uma delas a Enterasys, que ficou com a linha de roteadores.

A família do SR-2000 foi rebatizada de Expedition. A Enterasys passou a ser parte da Siemens Enterprise e, em 2013, foi comprada pela Extreme.

O roteador instalado no Centro de Microscopia atende também ao CPH – Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos e ao Túnel de Vento, laboratórios da Escola de Engenharia.


TREINAMENTO EM REDMINE É OFERECIDO PARA UMA SEGUNDA TURMA

Marcado para esta semana, foi realizado mais um treinamento em RedMine para funcionários do CECOM nos dias 10 e 11/04. Desta vez, as aulas estão sendo realizadas no horário de 9h às 12h, na Sala de Reuniões do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria.

O RedMine é um software livre, gerenciador de projetos e ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário Gantt, gráfico burndown, entre outros, para ajudar na representação visual dos projetos e seus deadlines (prazos de entrega). É um software que trabalha com múltiplos projetos.

O treinamento foi preparado pelo desenvolvedor da DAS, Luiz Alberto Borges Júnior. Também estão atuando como instrutores os desenvolvedores Thiago Gabriel Diniz, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Alberto Rubens Beckler.

Estão participando do treinamento: Bruno Liberal de Araújo, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diêgo Jessé de Pinho Tomáz, Édipo Fernandes de Oliveira, João Carlos Lages, Lucas Barsand de Carvalho, Mário Magalhães Lara, Pedro Henrique Begalli Rezende, Pedro Magalhães Fortini, Raimundo Natalino Chaves, Vítor Carvalho Fonseca e Wallison Fabiano de Araújo.

Conforme noticiado em O Sistemático no 07, de 03/04/2014, se houver necessidade, o treinamento será oferecido para uma terceira turma.

O mesmo treinamento deverá ser estendido às demais divisões. Haverá também uma turma especial com enfoque gerencial.


No meio: Luiz Alberto, à esquerda: Diêgo Jessé, Bruno Liberal, Lucas, Édipo e Thiago Diniz; à direita: Alberto Rubens, Raimundo, João Carlos; Mário, Vitor Carvalho e Pedro Fortini


O instrutor Luiz Alberto e os alunos


PRORH COMUNICA PRAZO PARA ABONOS DE MARÇO/2014

A ProRH informou que “todos os lançamentos relativos a abono de ponto de março/2014 deverão ser lançados pela Seção de Pessoal no SISCAF até o dia 22 de abril de 2014. Após essa data, o sistema estará fechado para qualquer tipo de lançamento relativo ao mês de março."

EM PALESTRA, PROFESSOR DO DCC VAI ABORDAR INVASÃO DE PRIVACIDADE NA INTERNET POR AGÊNCIA AMERICANA

As revelações de Edward Snowden sobre as atividades da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos, que invadiu sistemas de dados e comunicações de países, empresas e pessoas físicas, serão tema de palestra do professor Jeroen Van de Graaf, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), na próxima quarta-feira, 16.

A palestra Entendendo as revelações de Snowden: como os Estados Unidos hackearam a internet terá início às 15h, no auditório III do ICEx.

De acordo com Van de Graaf, a internet e tecnologias digitais tornam as pessoas vulneráveis a formas diversas de invasão da nossa privacidade. E as revelações de Snowden mostram que “o governo americano, em cooperação com seus aliados, aproveitou das brechas de segurança para criar a maior organização de hackers no mundo: a NSA (National Security Agency).

Na palestra, o pesquisador vai definir termos como ciberguerra, cibersabotagem e cibervigilância. Ele também pretende contextualizar e detalhar as revelações de Snowden e as suas implicações, por exemplo, quanto às questões da privacidade do (ciber)cidadão e da soberania nacional.

Informações pelo telefone 3409-5860.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/032746.shtml – 10/04/2014)

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao rodízio do dia 17 de abril, Quinta-feira Santa, O Sistemático não circulará, retornando na semana de 24 de abril. Bom descanso para todos!


Informativo


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Para quem gosta de “anime”, veja os melhores sites com muita informação e vídeo. Como é que você começa a conhecer novas séries? Através de amigos ou familiares ou talvez através de revistas? Mas há também alguns ótimos lugares na internet para encontrar informações sobre anime. No site, você vai a quase todos os anime.

– Anime-Planet: Agora com mais vídeos! Lançado mais de 15.000 novos vídeos legais. Os streaming de vídeos do anime são uma parceria com o Hulu. Esses vídeos se juntam aos milhares que já estão disponíveis a partir da parceria Crunchyroll. Assista on-line agora e deixe a sua lista atualizada! Clique.

– Um grande banco de dados de internet anime, com todos os tipos de informações sobre a série de anime, personagens e tal. Você também será capaz de encontrar as datas de lançamento, resenhas e várias listas. Veja.

– Uma rede social de filmes e, por vezes, você e seus amigos svão saber melhor avaliar do que os críticos. Goodfilms é a maneira mais inteligente de descobrir, avaliar e rever os melhores filmes novos. Visite.

– Esses locais bizarros podem parecer uma série de cenários de filmes elaborados, mas eles são os destinos reais que você pode querer ver por si mesmo. Veja.

– Quando se trata de encontrar sua próxima leitura, nada como uma recomendação pessoal. Então, o que poderia mostrar os livros que você ama e compartilhar as recomendações com amigos, colegas e até mesmo leitores ávidos, verdadeiros autores onde quer que estejam. Como? Através de sua própria livraria. Saiba mais.

– Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2014. Em sua terceira edição, o concurso da BPP vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País nas categorias Romance, Contos e Poesia. Veja.

– O Microsoft Office Mobile é o complemento oficial do Office otimizado para seu telefone com Android. Você pode acessar, exibir e editar seus documentos do Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint de praticamente qualquer lugar. Download para Android aqui.

– Microsoft Office Mobile é o com-panheiro de escritório oficial otimizada para o seu iPhone. Você pode acessar, visualizar e editar seus documentos do Microsoft PowerPoint Microsoft Word, Microsoft Excel e em qualquer lugar. Download para iOS aqui.

– Em que pé está a isenção fiscal de e-books e e-readers no Brasil? Saiba mais.

– Um hackerspace é um laboratório comunitário, aberto e colaborativo que propicia a troca de conhecimento através de uma infraestrutura para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como eletrônica, software, robótica, segurança, espaçomodelismo, biologia, culinária, audiovisual e artes  ou o que mais a criatividade permitir. Não deixe de visitar o endereço.

– Desenvolvido por Jeremy Mack e desenhado por Ryann Pierce, FND é um aplicativo, disponível no Web Fnd.io, que fornece uma maneira mais fácil para pesquisar no iTunes Store. Fnd é como um Google para o iTunes. No centro da página, o verde é uma barra de pesquisa. Abaixo, um link permite que você use Fnd para procurar os melhores gráficos, com vários filtros disponíveis via menus. Clique.

– Dica do Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: Site ensina inglês de graça com aulas de 3 minutos. A contagem regressiva para a Copa do Mundo pode ser um bom motivo para decidir estudar outros idiomas, afinal, o taxista precisará entender o destino de seu passageiro, o garçom terá de anotar o pedido do cliente e outros tantos profissionais terão de interagir com o público em inglês. Veja.

 

DESLIGAMENTO PROGRAMADO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS PAMPULHA

Segundo comunicado do Departamento de Manutenção e Infraestrutura – DEMAI, no dia 01 de maio de 2014 (quinta-feira) haverá desligamento programado no Campus Pampulha. A manobra será para efetuar melhoramentos no sistema de energia elétrica.

Todas as unidades do Campus Pampulha serão afetadas a partir das 9h. O horário de religamento está previsto para às 17h.

 

ANFITEATRO DA PRAÇA DE SERVIÇOS TEM NOVA TENDA

Palco de apresentações culturais e outros eventos voltados para a comunidade universitária e para o público externo, o anfiteatro da Praça de Serviços, no campus Pampulha, ganhou nova tenda nesta terça-feira, 8.

A nova cobertura substitui a estrutura antiga, retirada em novembro do ano passado. De acordo com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG, esta é a terceira lona montada na Praça, desde o ano 2000. A cobertura é substituída a cada sete anos, devido ao desgaste pelo sol e poluição. O anfiteatro da Praça de Serviços tem capacidade para cerca de 1.200 pessoas.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/032757.shtml – 09/04/2014)


 

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MONTAGEM DE AQUECEDOR SOLAR

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Fabricação, montagem e instalação do aquecedor solar de baixo custo, oferecido pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB). Programado para o dia 19 de abril, o curso vai abordar normas técnicas, princípios de funcionamento e manuseio de ferramentas, culminando com a montagem de um aquecedor solar de 200 litros.

Não há restrições ou pré-requisitos para as inscrições. A taxa é de R$ 75 e deve ser paga via Guia de Recolhimento da União (GRU). A inscrição será efetivada após o envio da GRU e do comprovante de pagamento para o e-mail gerasolbh@gmail. com.O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês.

Informações pelos telefones (31) 3053-3555 e 3461-4204. (Com assessoria de comunicação do Museu de História Natural – 3409.7607)

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 10/04/2014)



 

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFMG REALIZA NOVA EDIÇÃO DO LUA CHEIA NO MUSEU

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG abre nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de abril, a quarta edição do Lua Cheia no Museu, cuja programação segue até setembro. O evento, que acontece das 19h30 às 22h30, tem como objetivo ampliar a diversidade de atividades ambientais e educativas oferecidas pelo Museu, proporcionando lazer e conhecimento. Nesta edição, o público poderá participar também da oficina de falcoaria, ministrada pelo representante da BH Hawking, Welbert Pereira. A falcoaria é o ofício de treinar e cuidar de aves de rapina para a caça.

Situado em área de 600 mil metros quadrados, o MHNJB abriga várias espécies da fauna e flora brasileiras. A visita inclui caminhada na mata com a apreciação cientifica de diversos aspectos ambientais, apresentação cultural e palestra sobre répteis. Ao final da caminhada, os participantes podem tirar fotos e tocar nas espécies.

Lua Cheia no Museu vai acontecer ainda nos dias 16 e 17 de maio; 13 e 14 de junho; 11 e 12 de julho; 8 e 9 de agosto; e 5 e 6 de setembro. Crianças de 6 a 12 anos, adultos acima de 60 anos, servidores, estudantes e terceirizados da UFMG pagam taxa de inscrição no valor de R$ 15. Demais interessados desembolsam R$ 20.

As inscrições podem ser feitas no site do Museu (http://www.mhnjb.ufmg.br/evento_ lua_cheia.html)(Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural – 3409.7607)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 09/04/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 13, de 14/04/1994, públicou notícias sobre Seminário de Reestruturação do CECOM, novo Sistema do Coltec, treinamento em Hermes, curso de Excel, matrícula automática para veteranos, Festa Junina do CECOM, entre outras, além do artigo técnico “Uso de Mala Direta no Word”, de autoria de Carlos Roberto Alves Rodrigues. A notícia que se destacou foi:

ATENDIMENTO À PÓS-GRADUAÇÂO

No dia 06 de abril, na Sala da Diretoria do CECOM, foi feita uma reunião conjunta com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Os principais assuntos foram:
– auxílio do CECOM à PRPG na utilização e melhoria do sistema EXECAPES, de geração de relatórios para a CAPES;
– desenvolvimento de controle curricular para a pós-graduação;
– continuidade ou não do sistema de banco de dados anteriormente utilizado pela PRPG.
Participaram da reunião: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Hélio Teixeira da Costa, Raimundo Natalino Chaves, do CECOM; Eliane Aparecida Ferreira, do DRCA; Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova, Assessora da PRPG; Rose, Rosaura e Cláudio, também da PRPG.

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Dioberto César dos Reis, Nilson José Marinho Vale e Benício Alves de Souza, no dia 10; Carolina Santos Alves, no dia 11; Diego Almeida Gava, no dia 12; Rubens Crispim da Silva, no dia 18; Cristina Maria de Queiroz, no dia 22; Rafael Soares Almeida, no dia 23; e os ex-ceconianos: Prof. Paulo Fernando Seixas, Leonardo Barroso de Araújo e Nair Vieira Sales, no dia 10; Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, no dia 11; Lucas Silveira Bacelete de Souza e André de Paula Dias Couto, no dia 12; Aline Serrão de Filipo, no dia 14; Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Alberto Henrique Frade Laender, no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Fillipe de Castro Louback Rocha e Geísa Pereira de Souza, no dia 23.


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários do primeiro trimestre do ano dos funcionários do CECOM e do LCC, realizada no dia 27/03/2014. O evento teve lugar no Espaço de Convivência do CECOM, no 8o andar da Reitoria. As fotos são de autoria da Lelé e da Vicentina, organizadora do evento.


O Parabéns prá você com Carlos Alfeu, Elvira, Selma, Jéssica, Rogério Rosendo, João Otávio, Lelé, Raquel, Fábio e Horácio


Márcia Lemos, Selma e Cristina Andrade


Lucas Tadeu, Paulo Henrique e Carlos Alfeu


Mário, Rafael, Soraya, Rogério Rosendo, Karina, Gessy e Lucas Tadeu


Flávia, Maria Helena e Rosi