Sistemático: Edição 1603 – 24/04/2014


Notícias


DRC SUBSTITUI ROTEADOR DA UNIDADE ADMINISTRATIVA II

No dia 14 de abril, a DRC substituiu o rotedor instalado na Unidade Adminis-trativa II. O equipamento antigo, modelo AT9816-GB, fabricado pela Allied Telesyn, instalado em 2007, foi trocado por um modelo Summit X-460, fabricado pela empresa Extreme.

Até o final de 2014, toda a infraestrutura de roteamento da rede UFMG deverá ser atualizada e os circuitos de dados dos nós centrais da teia de fibras óticas terá a velocidade migrada de 1 Gbps para 10 Gbps.

O roteador instalado na UA2 atende à Fundep, Fump, Hospital Risoleta Tolentino Neves, DAST – Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhado, ao Laboratório de Novas Mídias, parte da Inova e comissões ligadas à Administração Central.


CECOM RECEBE NOVA CONTROLADORA PARA REDE SEM FIO

O CECOM recebeu ,no dia 08 de abril, um “wireless switch”, ou uma nova controladora para a rede sem fio da UFMG.

O equipamento, idêntico aos já instalados, está sendo utilizado para testes de migração de versão dos equipamentos da rede. Os testes visam descobrir se os equipamentos da rede atual poderão ser gradualmente migrados para a nova versão ou se este serviço deverá ser feito manualmente.

A atualização da versão dos equipamentos é necessária para diminuir a vulnerabilidade do sistema à falhas de segurança e aumentar a compatibilidade entre os equipamentos e as versões mais recentes do Microsoft Windows.


ANALISTA DE TI DA DIS PARTICIPAM DE TREINAMENTO ORACLE

No período de 05 a 09 de maio, os analistas de TI Pedro Henrique Begalli Rezende e Wallison Fabiano de Araújo, da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços, estarão participando do treinamento Oracle Database 11g: Administration Workshop II Ed2 .

O curso da Oracle, oferecido pela Casa de Software, em período integral, possibilitará atualizar o conhecimento dos integrantes da equipe da DIS e aumentará o número de funcionários com capacidade para manter o ambiente, melhorando a disponibilidade da equipe, por exemplo em períodos de férias.


Wallison Araújo


Pedro Begalli


ANALISTA DE TI DO CECOM PARTICIPA DE REUNIÃO EM BRASÍLIA

A Analista de TI do CECOM, Denise Cristina de Assis Moreira, estará no dia 28 de abril, em Brasília/DF, participando de reunião de treinamento para adesão a 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada – Sisu, referente ao segundo semestre de 2014. A reunião é promovida pela Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – (DIPES/SESu/MEC).

Além de Denise, estará também participando da reunião Sirlene Bustamante Matos Camisassa, Vice-Diretora do DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFMG.

A reunião será realizada no Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo dessa reunião é preparar os servidores que estarão à frente da operação do Sisu em suas respectivas instituições e que possam, se a IES julgar necessário, multiplicar o treinamento com os demais servidores envolvidos.


Denise Cristina



Informativo


 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de março de 2014, foram registrados 14.763 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Descubra o significado da expressão “O Bonde da Horta”, muito usado nas comunidades do Rio de Janeiro. Clique.

– Para conhecer o Bonde da Horta em Belo Horizonte, clique.

– Depois de mais de 15 anos de investigação, pesquisadores brasileiros, sediados em Sergipe, conseguiram desenvolver um software capaz de auxiliar o aprendizado de português e matemática de alunos do ensino fundamental que apresentam transtornos de aprendizagem. Veja.

– O Programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios tem por objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural, cooperando para a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, visando o fortalecimento do agronegócio brasileiro. Saiba mais.

– Dica de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC/CECOM: “Programar vai abrir seus horizontes. Criar apps para celular, desenvolver jogos, construir websites e movimentar robôs. Tudo isso envolve programação e criatividade. O Ano do Código é uma iniciativa para aproximar a programação aos interessados por tecnologia e que mostrará que você também pode programar. Apesar de ser um processo contínuo e de precisar praticar bastante, a primeira barreira do aprendizado será quebrada aqui, com o nosso conteúdo e com a ajuda de parceiros” Não deixe de visitar o endereço.

– Dica do Carlos Roberto Alves Rodrigues, da DAS/CECOM: Observar o céu em busca de pássaros se tornou uma atividade extremamente prazerosa para gente do mundo inteiro, que se rende a horas de caminhadas, olhar para o alto, fala suspensa, câmeras e lentes. Saiba mais.


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 14, de 28/04/1994, publicou notícias sobre posse do novo Vice-Reitor Jacyntho José Lins Brandão, 42o ENANUNI, palestra do CECOM no 42o ENANUNI, visita do pessoal da Universidade Federal Flumi-nense, Bate Papo Técnico, entre outras, além do artigo técnico “Processamento Coopera-tivo – Um Passo rumo ao Presente”, de autoria de João Carlos Lages. A notícia que se destacou foi:

PROJETO SESu-COINF

Até a próxima segunda-feira, dia 02 de maio, a UFMG estará enviando ao MEC, especificamente à Secretearia de Educação Superior (SESu) – Comissão de Assessoramento à Informatização Universitária, projeto para solicitação de recursos a serem utilizados na ampliação da informatização na Universidade.
O projeto será composto de 5 partes, a saber: 1a – Graduação; 2a – Bibliotecas; 3a – Rede UFMG; 4a – Redes Administrativas das Unidades; 5a – Rede Reitoria
A diretoria do Centro de Computação ficou responsável pela elaboração dos ítens 4 e 5 do projeto. O item 3 ficou a cargo do LCC; o item 2 foi elaborado pela Biblioteca Universitária, ficando a Proplan responsável pela consolidação das partes e pelo item 1. Neste trabalho, a Proplan contou com a participação da analista Aleixina Maria Lopes Andalécio, Diretora da DSA.

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26; Filipe José Leão Côrrea, Maria Míriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28.


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários do primeiro trimestre do ano dos funcionários do CECOM e do LCC. O evento foi realizado no dia 27/03/2014, no Espaço de Convivência do CECOM no 8o andar da Reitoria. As fotos são de autoria da Lelé e da Vicentina.


Uma visão do local do evento


Felipe e Jacqueline


Thiago Moreira, Bruno, Walison, Zeferino e Gessy


Joseane, Jéssica, Raquel, Márcio Bunte, Walison, Érica e Lucas


Vicentina, organizadora do evento, Bárbara e Marcelo