Sistemático: Edição 1604 – 30/04/2014


Notícias

DIRETOR DA DTI PARTICIPA DE EVENTO EM BRASÍLIA

O Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC/ANDIFES) se reuniu no dia 29/04, na sede da Andifes, em Brasília.

Representando a UFMG, esteve presente participando das programação do evento, o Diretor de TI , Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior.


DTI PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO TCU NA PRÓXIMA SEMANA

A Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), em conjunto com o Instituto Serzedello Corrêa (ISC), vai realizar no dia 08 de maio, em Brasília/DF, o Seminário Diálogo Público – Governança de Tecnologia da Informação: Controle Externo em Ação. O Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior, e o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, estarão presentes no seminário, representando a UFMG.

O objetivo do seminário é apresentar o questionário a ser utilizado no levantamento de governança de TI 2014, bem como as ações que o TCU tem desenvolvido para induzir a melhoria da governança de TI na Administração Pública Federal. Na oportunidade, será possível esclarecer dúvidas acerca do levantamento e de outras ações de governança e gestão de TI.

O público-alvo são os gestores responsáveis pela governança e gestão de TI nas organizações públicas federais, bem como os interlocutores a serem indicados pela organização para tratar do levantamento de governança de TI 2014.

Dentro da programação, que terá início às 8h30, com o credenciamento, às 9h será realizada a abertura do seminário pelo Ministro-Substituto Weder de Oliveira, do Tribunal de Contas da União. A seguir, ele fará a palestra Governança de TI: avaliando práticas e resultados. Estão previstas, na parte da manhã, outras palestras, tais como, Governança de TI em 30 auditorias: experiências, achados e boas práticas, por Márcio Rodrigo Braz, Auditor da Secretaria de Fiscalização de TI do TCU; Começando pelo princípio: Referencial Básico de Governança, por Daniel Jezini Netto, Diretor de Fiscalização de Governança de Tecnologia da Informação (2ª Diretoria).

Após o almoço, serão realizadas as palestras: Os desafios de governar a TI na Administração Pública Federal, pelo Ministro-Substituto Augusto Sherman, do Tribunal de Contas da União; A missão da Sefti e sua atuação, por Marcelo Luiz Souza da Eira, Secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação; e apresentação do Novo questionário de governança de TI – ciclo 2014, por Daniel Jezini Netto, Diretor de Fiscalização de Governança de Tecnologia da Informação (2ª Diretoria); e Construção da maturidade em governança de TI, por Wesley Vaz, Diretor de Fiscalização de Governança de Tecnologia da Informação (1ª Diretoria).

Após o painel de perguntas, o evento será encerrado às 18h.


Carlos Alfeu e Prof. Diógenes Cecílio


ANALISTA DE TI DA DIS PARTICIPAM DE TREINAMENTO ORACLE

No período de 05 a 09 de maio, os analistas de TI Pedro Henrique Begalli Rezende e Wallison Fabiano de Araújo, da DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços, estarão participando do treinamento Oracle Database 11g: Administration Workshop II Ed2 .

O curso da Oracle, oferecido pela Casa de Software, em período integral, possibilitará atualizar o conhecimento dos integrantes da equipe da DIS e aumentará o número de funcionários com capacidade para manter o ambiente, melhorando a disponibilidade da equipe, por exemplo em períodos de férias.


Wallison Araújo


Pedro Begalli


FUNCIONÁRIA DA DAA PARTICIPA DE TREINAMENTO DO DCF

O Departamento de Contabilidade e Finanças da UFMG promoverá, no período de 05 a 09 de maio, treinamento sobre Retenção de impostos nos pagamentos efetuados, para responsáveis pela área financeira dos órgãos/departamentos da Universidade. O instrutor será Reinaldo Eustáquio da Silveira, da Divisão de Análise e Controle do DCF e o curso será realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 8h às 12h.

Do CECOM, estará participando do treinamento, a funcionária Elizeba Henrique Januário, da Divisão de Apoio Administrativo.


Eliz


FERIADO DO DIA 1º DE MAIO

Nesta quinta-feira, 1o de maio, será comemorado o Dia do Trabalho. Com isso, conforme comunicado da ProRH, deverá ser mantido funcionamento administrativo básico em todos os setores da Universidade no dia 02 de maio, mediante rodízio dos funcionários.

Para aqueles que estarão de folga, bom fim de semana prolongado.


Informativo


 

CEPE ALTERA DATAS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) acaba de aprovar resolução que altera datas no calendário escolar da UFMG para o ano letivo de 2014.

Entre as mudanças estão os prazos relacionados a procedimentos no Sistema Acadêmico de Graduação (Siga) e a definição de suspender aulas, atividades de avaliação e trabalhos de campo no período de 13 a 17 de outubro, que será destinado à Semana da UFMG – Conhecimento e Cultura. Tal recesso refere-se apenas às atividades didáticas, pois ocorrerá funcionamento administrativo.

As alterações no calendário escolar tiveram como base proposta apresentada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033085.shtml – 30/04/2014)

 

CAMPUS PAMPULHA TERÁ DESLIGAMENTO DE ENERGIA NO DIA 1º DE MAIO

No dia 01 de maio de 2014, quinta feira, haverá desligamento programado no campus UFMG. Segundo o Demai, a manobra é para efetuar melhoramentos no sistema de energia elétrica do campus da UFMG Pampulha.

Todas as unidades do campus serão afetadas a partir de 9h, com previsão de religamento às 17h.


 

CAMPUS PAMPULHA RECEBE 15ª FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA

De 5 a 10 de maio a Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG recebe a décima quinta edição da tradicional Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. Durante toda a semana associações de artesãos montam estandes e expõem peças de decoração, roupas e acessórios. O evento contará com a presença de 22 municípios participantes do Projeto Artesanato Cooperativo e integra as ações do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, no que diz respeito ao eixo de atuação Geração de Ocupação e Renda.

Considerando que uma das grandes dificuldades do artesão do Vale é expor e vender o seu produto, a parceria da UFMG com as prefeituras dos municípios participantes do Programa Polo, e com as associações de artesãos, cria a oportunidade de negociação dos produtos através de sua exposição no campus da Universidade. Em cada ano, é tradição a homenagem aos mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha. Este ano, o homenageado será o ceramista, de Itinga, Ulisses Mendes, bem como a também ceramista Noemiza Batista, de Caraí.

A Pró-reitoria de Extensão da UFMG, por meio do Polo Jequitinhonha, realizou sua primeira feira no ano de 2000. De lá para cá, todos os anos vem ocorrendo a feira na Praça de Serviços, sendo que em 2001 a Diretoria de Ação Cultural da UFMG assumiu a produção da Feira, incorporando-a em seu calendário permanente. O evento é agendado para a semana que antecede o Dia das Mães, por ser uma ocasião que movimenta o comércio e aumenta o volume de vendas.

Atrações culturais populares da região também compõem a semana dos artesãos do Vale. Além disso, serão exibidos, durante todo evento, documentários sobre os mestres homenageados e outros mestres homenageados em feiras passadas.
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/04/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 15, de 05/05/1994, publicou notícias sobre Curso de Excel, Bate Papo Técnico, DAA Informe, comemoração dos aniversários do mês, entre outras, além do artigo técnico EXECAPES – Um Sistema em Análise, de autoria de Iremar Nunes de Lima. A notícia que se destacou foi:

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CECOM

A partir da próxima semana, tomam posse as novas diretorias de divisão do Centro de Computação.
Na segunda-feira, dia 09, será entregue, a todos os funcionários do CECOM, documento elaborado pela Diretoria, que trata da nova estrutura, definindo: visão macro do CECOM na relação com seus usuários; identificação dos novos produtos e demandas; descrição da nova estrutura (com atribuições, metas e desafios de cada uma das divisões) e forma de transição da estrutura atual para a nova.
A nova equipe de trabalho está constituída por:

Diretoria Geral: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca
Vice-Diretoria: Gilmar Lima Guimarães
DAC-Divisão de Atendimento e Consultoria: Aleixina Maria Lopes Andalécio
DAS-Divisão de Aplicativos e Sistemas: Mário Magalhães Lara
DAA-Divisão de Apoio Administrativo: Márcia Regina Lemos
DST-Divisão de Suporte Técnico: Hélio Teixeira da Costa
DCP-Divisão de Controle do Processamento: Helvécio Cossenzo Pinto. …

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: João Carlos Lages, no dia 08; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Lígia Dutra da Silva, no dia 03; Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Cristina Campos Brasil da Fonseca, Reuber Luiz Neves Koury e Iremar Nunes de Lima, no dia 05; e Eduardo Miguel Raposo, no dia 08.


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No mês de abril, a DAS preparou para seus funcionários treinamento em RedMine. O treinamento foi organizado pelo desenvolvedor Luiz Alberto Borges Júnior, que ministrou as aulas para 2 turmas: nos dias 2 e 3; e nos dias 10 e 11, com carga horária de 6h/aula, na Sala de Reuniões, no subsolo da Reitoria. Foram treinados 24 funcionários e, se houver necessidade, o treinamento será oferecido para uma terceira turma.

As fotos são de autoria de Lelé e Guilherme Viegas.


Participantes da 1ª turma: Gabriel, Leonardo, Bruno, Zeferino, Renato Veneroso, Charles e Max


O instrutor Luiz Alberto ministrando a aula para a 2ª turma


Participantes da 1ª turma, vendo-se à direita: Rafael Rocha, Walison, Rogério Rosendo,
e ao fundo, Carlos Roberto


Participantes da 2ª turma: à esquerda Diêgo Jessé, Bruno Liberal, Lucas, Édipo e Thiago Diniz;
à direita: Alberto Rubens, Raimundo, João Carlos, Mário, Vítor Carvalho e Pedro Fortini