Sistemático: Edição 1605 – 08/05/2014


Notícias

DTI PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO TCU HOJE EM BRASÍLIA

O Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior, e o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, estão no dia de hoje, em Brasília/DF, participando do Seminário Diálogo Público – Governança de Tecnologia da Informação: Controle Externo em Ação.

O evento está sendo realizado pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), em conjunto com o Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

O objetivo do seminário é apresentar o questionário a ser utilizado no levantamento de governança de TI 2014, bem como as ações que o TCU tem desenvolvido para induzir a melhoria da governança de TI na Administração Pública Federal. Na oportunidade, será possível esclarecer dúvidas acerca do levantamento e de outras ações de governança e gestão de TI.

O seminário teve início às 8h30, com encerramento previsto para às 18h.


Carlos Alfeu e Prof. Diógenes Cecílio


FUNCIONÁRIOS DA DAA PARTICIPAM DE TREINAMENTOS DO DLO

O Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO/UFMG), co-responsável pela aquisição e implantação de um novo Sistema de Gestão Financeira, estará promovendo, no mês de maio, treinamento dos servidores para a utilização do novo sistema
.
O Módulo de Gestão de Contratos será realizado nos dias 12 (Turma 1) e 16 (Turma 2) e terá carga horária de 8 (oito) horas. O funcionário da DAA, Guilherme Henrique Silva Gomes, está inscrito na Turma 1.

Já o Módulo de Gestão Financeira será oferecido nos dias 13 e 14 (Turma 1) e 14 e 15 (Turma 2). A funcionária da DAA, Elizeba Henrique Januário, estará participando da Turma 2.

Os treinamentos serão realizados na sala de treinamentos do DLO, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h.


Eliz e Guilherme Henrique



Informativo


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Descubra uma forma melhor de aprender. E-mail baseado na Web, agenda e documentos gratuitos para estudar em colaboração a qualquer momento, em qualquer lugar. Google Apps for Education. Saiba mais.

– McDonalds inicia nova campanha, agora com e-books. Clientes – ou não – da rede podem acessar gratuitamente livros digitais interativos  Visite o endereço.

– Curso Livro Digital Teoria e Prática no endereço https://www.youtube.com/watch?v=gTeURgOEBWs&app=desktop.
– Um curso que se propõe a dar um panorama das principais questões que rondam o livro digital hoje pode ser encontrado no endereço.

– Conheça o EBAY Brasil. “No final do ano passado, o eBay lançou no Brasil seu primeiro app, o eBay Moda. Usamos essa plataforma como um teste para sentir a recepção do mercado nacional. Estamos há pouco mais de 9 meses nos preparando para este início de operações no Brasil”, disse Wendy Jones, vice-presidente de expansão global do eBay, em entrevista a INFO. Veja.

Passatempo:
– Achou a vaca hoje? Então, mova o cursor em todos os cantos da tela até encontrar a vaca. Ele está escondida. Não fique nervoso com a gritaria. Clique.

– Um estranho site psicodélico. Mova o mouse com rapidez para ver o que acontece.
Achei sem graça, mas clique.

– Areia colorida para fazer Desenhos. Veja.

– Desenhos simétricos no endereço.

Dicas do Eugenio Pacelli Pereira de Souza, da DAC:
– A relação entre um professor com ânsia de mudança no sistema de educação e alunos dispostos a ajudar revolucionou as aulas de filosofia de uma escola pública de Nerópolis, na Região Metropolitana de  Goiânia.  Saiba mais.

– Pobreza emocional. A síndrome crônica da pobreza emocional Luís S. Krausz (Gazeta Mercantil, 14/07/2000). Veja.

Dica do Nilson José Marinho Vale, da DCP:
– Como ele próprio disse, é fantástico.Veja o endereço.

 

COMUNIDADE DA UFMG ELEGERÁ REPRESENTANTES PARA ÓRGÃOS COLEGIADOS E COMISSÕES; INSCRIÇÕES DE CHAPAS COMEÇAM NA SEGUNDA

Serão abertas na próxima segunda-feira, 12, as inscrições de chapas para concorrer às eleições em diversos órgãos colegiados e comissões da Universidade. O processo é destinado à escolha de representantes titulares e suplentes entre servidores docentes, técnicos e administrativos em educação e residentes da moradia da UFMG.

Os candidatos deverão fazer sua inscrição na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no prédio da Biblioteca Universitária, das 9h às 17 h. No ato de inscrição, o candidato deve entregar o Termo de Aceite de Representação devidamente assinado. O prazo final para o registro das chapas é 16 de maio.

Além do CDMU (Conselho Diretor da Moradia Universitária), a consulta vai selecionar representantes para as vagas nos conselhos de Diretores, Curadores e do Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da instituição. As comissões Interna de Supervisão (CIS), Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e de Ética no Uso de Animais também terão representantes eleitos pelo processo.

As eleições estão sob a coordenação da Comissão Eleitoral Central (CEC), que, entre outras competências, é responsável pela recepção das inscrições, publicação e divulgação dos resultados e resolução de casos não previstos no edital.

A consulta acontecerá nos dias 3 (somente no Hospital das Clínicas) e 4 de junho (todas as unidades). Para participar, os servidores deverão se identificar e assinar lista de presença. Não será permitido voto em trânsito.

Outras informações estão disponíveis no telefone (31) 3409-4587.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033172.shtml – 07/05/2014)

 

15ª FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA TERMINA SÁBADO NA UFMG

Vai até sábado, 10 de maio, na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG a décima quinta edição da tradicional Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. No local, associações de artesãos montam estandes e expõem peças de decoração, roupas e acessórios. O evento conta com a presença de 22 municípios participantes do Projeto Artesanato Cooperativo e integra as ações do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, no que diz respeito ao eixo de atuação Geração de Ocupação e Renda.Considerando que uma das grandes dificuldades do artesão do Vale é expor e vender o seu produto, a parceria da UFMG com as prefeituras dos municípios participantes do Programa Polo, e com as associações de artesãos, cria a oportunidade de negociação dos produtos através de sua exposição no campus da Universidade. …

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 08/05/2014)


 

CONSERVATÓRIO UFMG ABRE FESTIVAL DE CONCERTOS NESTE SÁBADO

O Conservatório UFMG, em parceria com a Fundação de Educação Artística (FEA), realiza a partir do próximo sábado, 10 de maio, a segunda edição do Festival de Maio. Os ingressos custam entre R$10 e R$60 e podem ser adquiridos no Conservatório, das 8h às 17h. O festival vai até 18 de maio. Contemplando piano e cordas, o evento terá sete concertos com atrações nacionais e estrangeiras. Os homenageados desta edição são Berenice Menegale, criadora da FEA que completa 80 anos em 2014, e os compositores Guerra-Peixe (centenário de nascimento) e Alberto Nepomuceno (150 anos de nascimento).

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1534, Centro.

Informações e programação completa: http://festivaldemaio.wordpress.com/ e (31) 3409-8300.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 06/05/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 16, de 12/05/1994, publicou notícias sobre nova estrutura do Centro de Computação, Rede Novell, identificação das portas no CECOM, entre outras, além do artigo técnico Excel – um uso otimizado do do seu mouse, de autoria de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC. A notícia que se destacou foi:

CURSO DE EXCEL

Atendendo à solicitação da Pró-Reitoria de Administração e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, o CECOM estará ministrando um curso introdutório de utilização da planilha Excel, para funcionários daqueles órgãos.
As aulas estarão a cargo do funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria, e serão realizadas na Sala de Aulas do Depto. de Pessoal, no prédio da Imprensa, no período de 17 a 20 de maio, de 14h às 16h.
Está prevista a participação de 5 funcionários de cada uma das pró-reitorias solicitantes.

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, aniversariante de hoje, dia 08; e para os ex-ceconianos: Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Maria das Graças Santa Bárbara e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11; Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13; e Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15.


   

DIA DAS MÃES

No próximo domingo, dia 11 de maio, é o Dia das Mães. O Sistemático deseja um Feliz Dia das Mães para Edir, Márcia Lemos, Denise, Elza, Márcia França, Selma, Cristina Andrade, Thalita, Takeda, Soraya, Karina, Flávia, Rosi, além dos Pães, Carlos Alfeu e João Carlos.
Parabéns e um grande abraço para todos!

 


As mães Takeda, Karina, Selma, Thalita, Denise e Edir


A mãe Márcia Lemos


Os pães João Carlos e carlos Alfeu ladeando as mães Soraya e Elza


A mãe Cristina Andrade


A mãe Rosi


A mãe Márcia França


A mãe Flávia