Sistemático: Edição 1606 – 15/05/2014


Notícias

DTI AVALIA GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS NA DAS

Desde julho de 2013, a DAS (Divisão de Aplicativos e Sistemas) vem utilizando a Gestão Ágil de Projetos no desenvol-vimento e atualizações de vários sistemas sob sua responsabilidade, tais como: UFMG Conhecimento e Cultura (PROGRAD, PRPq e PROEX), Quem é quem UFMG (COPI), INA (CPPD), SIGA (PROGRAD e DRCA) e o Diário de Classe (PROGRAD e PRPG).

Decorrido esse tempo de utilização da metodologia, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) solicitou uma avaliação com o objetivo de identificar pontos positivos e possibilidades de melhoria para os futuros projetos, atividade que ficou a cargo do Gerente de projetos da DTI, Alberto Rubens Beckler.

Para a avaliação, foram entrevistados três integrantes da DAS, os responsáveis por alguns dos sistemas acima citados, Thiago Gabriel Diniz e Maximiliano Luiz Souza Guimarães e o diretor da divisão, João Carlos Lages.

A conclusão que Alberto Rubens chegou é que a implantação da Gestão Ágil de Projetos na DTI trouxe benefícios evidentes para todos os envolvidos em projetos da DAS.

Entre os principais pontos positivos citados pelos entrevistados, destacaram-se a facilidade na adoção do processo e a sua simplicidade, dando uma maior motivação, o comprometimento e a produtividade da equipe do projeto, as entregas pequenas e constantes que trazem foco para a equipe do projeto, a facilidade de acompanhamento dos projetos (apesar da burocracia e sobrecarga na fase de plane-jamento), e ainda o uso das ferramentas de apoio gerenciais implantadas no Redmine (Kanban e Burndown), que facilitam o processo e têm funcionado a contento.

Dentre os pontos negativos, foram destacados: carência de ferramentas de apoio técnico (Integração Contínua, testes automatizados e um repositório SVN de arquivos) que auxiliem na identificação prematura de efeitos colaterais; falta de pessoal com perfil de gerente de projeto que possa auxiliar na implantação do processo em outros sistemas e projetos e, finalmente, sobrecarga de tarefas de planejamento para os gerentes e os colaboradores mais experientes.
A DTI priorizou atividades para resolver as dificuldades encontradas e algumas já estão em andamento, como a capacitação de integrantes da DAS em gestão de projetos, a inserção de novos integrantes diretamente no processo ágil de desenvolvimento e uma maior prioridade no desenvolvimento de ferramentas de apoio técnico.

O objetivo final da implantação da Gestão Ágil de Projetos é de contribuir para que os projetos atinjam o alto nível e a maturidade desejados por todos.

Mais informações sobre a Gestão Ágil de Projetos podem ser obtidas em: https://www.scrum.org/Scrum-Guide.


Alberto Rubens


ANALISTA DE TI DO CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

O Analista de Tecnologia da Informação, Ronaldo Araújo Costa, estará, no período de 19 a 21 de maio, no Rio de Janeiro/RJ, participando do curso Planejamento e Gestão Estratégica de TI, ministrado pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

As aulas serão realizadas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em horário integral.

O objetivo do curso é fornecer conhecimentos essenciais para o planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. O foco está no alinhamento da estratégia de TI com o alcance das metas do negócio da organização, na busca pela vantagem competitiva através do constante refinamento dos processos organizacionais. Ao final do curso, o aluno estará capacitado a elaborar uma política gerencial alinhada aos interesses da sua organização, com base em uma visão sistêmica e estratégica da Governança de TI e seu impacto nos negócios.


Ronaldo Araújo Costa


SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Guilherme Viegas de Faria encerrou seu estágio no CECOM no último dia de abril. Guilherme Viegas entrou para o CECOM em 02 de maio de 2011, atuando na área de Contratos da Divisão de Apoio Administrativo. Inicialmente, Guilherme cursava Administração, na FACE. Após mudança de curso de graduação, passando para Sistemas de Informação, ele passou a atuar na Divisão de Atendimento e Consultoria. Desde janeiro deste ano, Guilherme atuava junto ao site do CECOM, na DAA, onde ficou até a sua saída no final de abril.


Guilherme Viegas


NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Vítor Carvalho Fonseca, aluno do curso de Ciência da Computação. Ele foi contratado a partir do dia 02 de maio, e está atuando na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).


Vítor Fonseca



Informativo


 

ESTATÍSTICAS DE SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 30 de abril de 2014, foram registrados 14.830 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.


A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Fifa divulgou nesta segunda-feira os 32 slogans que vão estampar os ônibus que vão levar as seleções durante a Copa do Mundo. Veja no endereço.

– Manutenção: limpando o computa-dor por dentro. Saiba mais.

– Veja um site com fotos retrô no endereço.

– Saiba mais sobre o Top 10 filmes mais pirateados da Semana  de 12/05/2014. Acesse.

– Proteja suas senhas – As senhas são a primeira linha de defesa contra criminosos cibernéticos. É crucial escolher senhas fortes que sejam diferentes para cada uma de suas contas importantes, e é recomendável atualizar suas senhas regularmente. Siga as dicas no endereço para criar senhas fortes e mantê-las em segurança.

– Certifique-se se a foto é real clicando.

– Gran Turismo e o tributo para Ayrton Senna. Veja.

– Você pode usar o Google Now para encontrar o local aproximado onde estacionou seu carro. Os cards de local de estacionamento serão exibidos caso o carro seja seu meio de transporte principal no Google Now. Clique.

 

UFMG DIVULGA EDITAL SISU/2015 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO

A UFMG divulgou o edital do processo seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2015. As orientações são dirigidas a candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As inscrições para o Enem foram abertas nesta segunda-feira, dia 12 de maio.

Com a adesão da UFMG ao Sisu, a seleção dos candidatos às vagas dos cursos presenciais passou a se dar, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelo candidato no Enem.
A inscrição no Enem 2014 deve ser realizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas dias 8 e 9 de novembro.

As normas complementares sobre o processo seletivo Sisu/UFMG 2015 serão divulgadas após publicação do Edital Sisu/2015 pelo MEC e disponibilizadas também no site do Sisu/UFMG neste portal.

Na UFMG, não participam do Sisu alguns cursos presenciais de graduação (Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música, Teatro), assim como as vagas para transferência e obtenção de novo título e os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância. Entretanto, os candidatos que desejam concorrer a uma vaga nesses cursos devem fazer o Enem, cujas notas valem como primeira etapa de seleção, ou etapa única. Os editais dos processos seletivos para estes cursos são específicos e divulgados oportunamente, na página www.ufmg.br/copeve. Também contam com seleção específica os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas. Também nesse caso, outras informações podem ser obtidas no site da Copeve.

Sisu UFMG 2º/2014

Este ano a UFMG adotou as duas edições do Sisu. A primeira delas já está concluída, com distribuição de 3.295 vagas em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros. Para a segunda edição do Sisu UFMG 2014 haverá novo período de inscrição, com oferta de mais 2.714 vagas na capital.

Para concorrer às vagas do segundo semestre, o candidato deverá se inscrever novamente, no Sisu 2014/2. E esta segunda seleção também será baseada na nota do Enem 2013. O edital complementar com o cronograma e orientações deverá ser publicado a partir da segunda quinzena de maio, segundo a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Daniele Zárate.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033247.shtml – 12/05/2014)


 

UFMG OFERECE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DURANTE 12ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

As unidades que compõem a Rede de Museus da UFMG oferecem programação especial em comemoração à 12ª Semana Nacional dos Museus, que tem como tema Museus: coleções criam conexões. As atividades ocorrem ao longo do mês de maio e a programação completa está disponível no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): http://goo.gl/eW9lXI

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) realiza palestras que abordam as coleções científicas e comunicações orais de trabalhos desenvolvidos em suas dependências. As atividades acontecem hoje, das 9h às 17h, na sede do Museu (Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês). O telefone para contato é (31) 3409-7600.

A cidade de Conselheiro Lafaiete recebe, até quinta-feira, 15 de maio, o Museu Ponto Itinerante UFMG. O caminhão-museu vai apresentar sua exposição permanente, composta por salas temáticas que discutem o homem e suas relações. As atividades acontecem no ginásio municipal, das 8 às 17 horas.

Já o Espaço do Conhecimento UFMG promove exibições temáticas na fachada de seu edifício entre 18h30 e 22h30, e sessões comentadas do planetário, com a exibição de A lua e o zodíaco, sobre fenômenos do ciclo lunar, e O céu de Belo Horizonte, que aborda os fenômenos celestes visíveis a olho nu. Das 10h às 17h o público também poderá visitar as exposições. Na escala, que reúne imagens sobre a relação entre macro e micro-objetos, e Demasiado humano, sobre a origem e compreensão do universo.

Os contatos de todas as unidades da Rede de Museus UFMG podem ser obtidos na página de cultura da Universidade: http://www. cultura.ufmg.br/index.php?option=com_ content&view=article&id=212&Itemid=126

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 13/05/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 17, de 19/05/1994, publicou notícias sobre 42o Encontro Nacional de Usuários Unisys, Rede Novell, Inforuso, mudanças físicas no CECOM, 8a FENASOFT, entre outras, além do artigo técnico Atendimento, um toque de classe, de autoria de Adyr Rodrigues Nascimento, da DAC. A notícia que se destacou foi:

10 ANOS DO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO EM SAÚDE

A Diretoria do Hospital das Clínicas enviou convite para a cerimônia de comemoração dos 10 anos de atividades do Núcleo de Computação em Saúde e da inauguração do novo sistema de computação HP/9000-G30, hoje, dia 19, a partir das 17h. A cerimônia será realizada na Sala de Reunião do Conselho, no HC.
O Núcleo foi criado em 1984, com o apoio do Centro de Computação, que cedeu os analistas Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Cláudia Galinkin, Gino Ottoni Durante, Marcelo Novaes Machado e a operadora Ana Maria da Rocha, para oferecer suporte computacional às atividades de administração, ensino e pesquisa na área da saúde.
O trabalho desenvolvido pelo Núcleo permitiu ao HC tornar-se um dos hospitais universitários mais bem equipados na área de computação, estando praticamente todo informatizado, com sistemas que agilizaram e aumentaram o seu nível de ocupação, ajudando nos processos administrativos e de atendimento aos pacientes.

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: David Eustáquio da Silva, no dia 17; e para os ex-ceconianos: Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15; Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16; Eduardo Costa e Silva e prof. Roberto da Silva Bigonha, no dia 19; Bianca Tereza da Silva Alves, no dia 21; e Wang Kui Ying, no dia 22.


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na edição da semana passada, a Memória Fotográfica do CECOM homenageou as mães e os pães da DTI. Para conseguir a proeza de reunir os homenageados, a Redação de O Sistemático teve que improvisar.

Como toda sessão de fotos no CECOM é muito engraçada, esta semana, O Sistemático publica algumas fotos tiradas antes de se chegar à melhor.

As fotos são de autoria da Lelé.

 


As mães: Takeda, Thalita, Edir, Denise, Selma e Karina


Os pães João Carlos e Carlos Alfeu ladeando Soraya e Elza