Sistemático: Edição 1607 – 22/05/2014


Notícias

CECOM IMPLANTA SISTEMA "QUEM É QUEM UFMG" PARA A COPI

Foi disponibilizado pela DTI, no dia 12 de maio, o sistema “Quem é Quem UFMG”. Desenvolvido para a COPI – Diretoria de Cooperação Institucional – o sistema será responsável por gerenciar as informações dos ex-alunos da UFMG.

Após o processo de migração de dados, o “Quem é Quem UFMG” substituiu as várias bases de dados mantidas anteriormente pela COPI, eliminando assim a redundância e a múltipla carga de dados de diversos sistemas acadêmicos. Com esta integração às bases de dados acadêmicos da UFMG, o sistema permite o acesso instantâneo às informações dos ex-alunos assim que eles integralizem seus créditos nos sistemas de Graduação (Siga) e da Pós-graduação.

O sistema possibilitará que os ex-alunos mantenham seus contatos e áreas de interesses atualizados na base de dados da UFMG e, com os diversos mecanismos de pesquisa implemen-tados, a COPI terá a sua disposição uma ferramenta que organiza várias informações e que possibilita uma comunicação eficiente com um público seleto de profissionais.

Com este novo sistema, a COPI terá uma melhor infraestrutura informacio-nal para subsidiar a execução de suas políticas e projetos de relacionamento com os alunos egressos da UFMG. Atualmente, há 224.583 ex-alunos registrados na base sendo que o mais antigo concluiu o curso no 2º semestre de 1931.


CECOM TERMINA MIGRAÇÃO DO HC PARA NOVO ROTEADOR

Na última quinta-feira, dia 17 de maio, a equipe local do Hospital das Clínicas e a DRC finalizaram a migração das redes do antigo roteador Allied Telesyn para o novo equipamento, modelo Extreme X-670.

O desempenho da rede do hospital melhorou de maneira significante e, com a finalização desta atividade, a rede do HC tem condições de migrar sua infraestrutura central de 1 Gbps para 10 Gbps. Isso permitirá o avanço da transmissão de imagens na rede, que é fundamental para os procedimentos médicos.

Na próxima semana a DRC deve acompanhar a equipe de redes da Faculdade de Medicina em atividade semelhante e realizar a substituição do roteador atualmente instalado na Escola de Música.


ANALISTAS DE TI DA DAS PARTICIPAM DE CURSO DA RNP

Os Analistas de Tecnologia da Informação, Leandro da Cunha Campos e Rafael Rocha, da Divisão de Aplicativos e Sistemas, estarão, no período de 28 a 30 de maio, em Salvador/BA participando do curso Gerenciamento de Projetos de TI, oferecido pela Escola Superior de Redes RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

As aulas serão realizadas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), nas instalações da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), em horário integral.

O objetivo do curso é capacitar os alunos na utilização da tecnologia e das ferramentas necessárias para o planejamento, gestão e controle de projetos de TI, atendendo aos requisitos de uma formação sólida e consistente, contemplada no conjunto de boas práticas contido no Project Management Body of Knowledge (PMBok) do Project Management Institute (PMI). Além disso, prepara o aluno na elaboração de um diagnóstico dos objetivos organizacionais, considerando o alinhamento às necessidades de TI de sua organização; e a gerir um portfólio de projetos de TI inseridos no planejamento estratégico organizacional, em todas as áreas de conhecimento do PMBok.


Rafael Rocha e Leandro Campos


EVENTO MOODLE TERÁ PARTICIPAÇÃO DA DTI

O Analista de Tecnologia da Informação, Leonardo Freitas da Silva Pereira, da DAS, estará, nos dias 29 e 30 de maio, em São Paulo/SP, participando do evento MoodleMoot 2014.

Leonardo Freitas é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da platraforma Moodle na UFMG.

O MoodleMoot é uma conferência realizada em várias países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle.

O Moodle é um dos ambientes virtuais de maior aceitação mundial. Sua simplicidade de uso, grande flexibilidade operacional e de configuração, além de sua capacidade de apresentação e modelagem em um ambiente construtivista, o consagraram em mais de 230 países em todo o mundo, em um total de mais de 68.000 sites, sendo mais de 4.600 somente no Brasil.

O evento será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis.


Leonardo Freitas


CECOM E COPI COMEMORA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA "QUEM É QUEM"

O CECOM implantou, na semana passada, colocando em produção, o "Quem é Quem" (vide página 1).

Para comemorar o feito, foi realizado uma confraternização entre as equipes do CECOM e COPI – Diretoria de Cooperação Institucional, na última sexta-feira, dia 16 de maio.

Para isso, João Carlos Lages, diretor da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, trouxe canjica feita pela sua mãe, Dona Maria Amélia e uma torta de morango, feita pela Dete, sua Secretária. Os refrigerantes e salgados foram trazidos pela COPI, estando presentes o Diretor Prof. Roberto Baracat de Araújo; Tatiana Pereira Queiroz, Maria Tereza França e Nathália Nascimento.

O "Quem é Quem" é parte do Programa Sempre UFMG, que foi instituído pela Reitoria em 2000, por iniciativa da Diretoria de Cooperação Institucional (COPI), e objetiva criar e manter uma ligação entre UFMG e seus Ex-Alunos, bem como promover e incentivar a cultura do retorno à Universidade.

Ao concluírem seu curso, todos os graduados passam, automaticamente, a fazer parte da Comunidade Sempre UFMG. A intenção é a de que os Ex-Alunos não se afastem da Universidade, continuando a participar de cursos de atualização, palestras, eventos culturais nela oferecidos e a frequentar suas dependências, inclusive bibliotecas e espaços de lazer.

Além de ações que requerem contatos pontuais e específicos a egressos, o Programa atua, de forma contínua e permanente, com estes três projetos: Medalha de Honra UFMG, Perfil – Rede de Oportunidades e UFMG Portas Abertas.


Lucas, Prof. Baracat, Carlos Alfeu, Tatiana, Marília e Maria Tereza França


Prof. Baracat, Alberto Rubens, Matheus, Carlos Alfeu, Gabriel e João Carlos


Prof. Baracat, Tatiana, Maria Thereza e Marília



Informativo


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Crie uma conta no Clube FIFA.com e comece a sua coleção! Veja o Álbum de Figurinhas Virtual Panini no endereço.

– Rotas de transporte público. O Google Transit traz dados sobre transporte público das 12 cidades que sediarão eventos esportivos em 2014. Visite o endereço.

– Descubra uma forma melhor de aprender E-mail baseado na Web, agenda e documentos gratuitos para estudar em colaboração a qualquer momento, em qualquer lugar. Veja.

.- Veja os vídeos que fizeram sucesso nos anos 90 no endereço.

– A Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões por parte de sua Diretoria Colegiada, em especial, na operação de curto prazo de reservatórios, através do acompa-nhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos nacionais de modo a identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, permitindo a adoção antecipada de medidas mitigadoras com o objetivo de minimizar os efeitos de secas e inundações. Saiba mais no endereço.

– Aprenda a mover objetos ou pessoas em fotos sem deixar ‘buracos’ com o Photoshop. Veja.

 

INSCRIÇÕES PARA O ENEM SE ENCERRAM NESTA SEXTA; EXAME É OBRIGATÓRIO PARA SELEÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG

Terminam nesta sexta-feira, 23, as inscrições para o Enem 2014. Estudantes que desejam ingressar nos cursos de graduação da UFMG devem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do exame, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro.

O edital do processo seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2015 está disponível. As orientações são dirigidas a candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base nos resultados do Enem de 2014.

Os cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro, e também as vagas de transferência e obtenção de novo título e os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância não terão oferta pelo Sisu.

Para estes cursos, as notas do Enem valem como primeira etapa de seleção. Os editais dos processos seletivos são específicos e divulgados na página www.ufmg.br/copeve. Também contam com seleção específica os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

A segunda edição do Sisu em 2014 exigirá nova inscrição e terá oferta de 2.714 vagas em Belo Horizonte. Serão usadas como critério de seleção as notas obtidas no Enem 2013. O edital complementar está previsto para a segunda quinzena de maio.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033383.shtml – 22/05/2014)

 

INSTALAÇÃO MONTADA COM CERÂMICA INDÍGENA COBRE LAGO DA REITORIA

Quem passar pelas imediações do Lago da Reitoria até a próxima terça-feira, 27, poderá conferir a intervenção Cerâmica, territórios cruzados, do grupo de pesquisa Cultura do Barro, coordenado pelos professores João Cristeli e Adel Souki, da Escola de Belas-Artes (EBA). Cerca de 90 peças de cerâmica cobrem o espelho d’água do lago.

As peças foram modeladas a partir de cerâmica arqueológica, encontrada em 2009 na aldeia xacriabá Rancharia,em São João das Missões, no Norte de Minas. A queima do material foi realizada com a participação de indígenas xacriabás e de alunos do curso de Licenciatura Indígena da UFMG.

O lago da Reitoria foi escolhido para abrigar a mostra por causa da luta da comunidade xacriabá pela água. Ela reivindica a demarcação de suas fronteiras até o início do rio São Francisco. Ao fim da intervenção, todas as peças serão lançadas no Velho Chico.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033385.shtml – 21/05/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 18, de 26/05/1994, publicou notícias sobre XI Inforuso SUCESU/94, Bate Papo Técnico, curso de Excel, novidades da Rede Novell, entre outras. A notícia que se destacou foi:

42º ENCONTRO NACIONAL DE USUÁRIOS UNISYS

No período de 05 a 10 de junho, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor Geral do CECOM, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (DST), João Carlos Lages e Rogério Soares Pinheiro (DAS), estarão em Blumenau, Santa Catarina, participando do 42o ENANUNI – Encontro Nacional de Usuários Unisys.
Durante o encopntro, no dia 07, João Carlos Lages vai apresentar a palestra Uma Experiência Produtiva e de Baixo Custo na Integração Micro-Mainframe.

   


Eventos


   

   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Leonardo Freitas da Silva Pereira, no dia 24; Camila Amorim de Sena Medeiros, no dia 29; e para os ex-ceconianos: Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; Luís Fernando Terenzi e Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho, no dia 25; Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Ana Maria da Rocha e Walter Guerra, no dia 28; e Avair Eustáquio, no dia 29.


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas em janeiro de 1991 e foram encontradas em um álbum da Redatora de O Sistemático. À medida em que os álbuns antigos forem reabertos e descobertas preciosidades como estas, as fotos serão publicadas no Sistemático. As fotos são de autoria da Lelé e do automático da máquina.

 


Denise, Ronaldo e João Carlos (Johnny)


Bárbara, Denise e Lelé


Eugênio, Márcia Lemos, Carlos Alfeu, Dôra, Ronaldo e Lelé


Helinho e Lurdinha


Benjamin, Bárbara, João Carlos (Johnny), Denise, Xina, Lelé, Suely e Haroldo


Xina