Sistemático: Edição 1608 – 29/05/2014


Notícias


CECOM RECEBE NOVOS FUNCIONÁRIOS

O CECOM recebeu, nesta quarta-feira, dia 28, novos funcionários concursados para compor as equipes das divisões de Aplicativos e Sistemas, de Redes e Comunicação e de Infraestrutura de Serviços.

Os novos Analistas e Técnicos de TI foram recebidos por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM, e participaram, na parte da manhã, de uma apresentação, na Sala de Reuniões, sobre o trabalho desenvolvido no CECOM. Além disso, foi apresentada a estrutura da UFMG, direitos e deveres dos funcionários, frequência, plano de capacitação, entre outros.

Além da fala de Carlos Alfeu, fizeram apresentações sobre suas divisões o Diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas, João Carlos Lages, seguido por Fernando Frota Machado de Morais, Diretor da Divisão de Redes de Comunicação; e Márcio da Costa Viana, Diretor da Divisão de Infraestrutura de Serviços.

Estiveram presentes, participando das atividades: André Garcia Correia, Alan Calazans, Geraldo Martins da Costa e Marco Túlio Domingues do Amaral (DIS/DCP); Bruno Gomes de Souza e Leandro Duarte de Assis (DIS); Alan Jovane Vilaça, Fabrício Rodrigues de Oliveira, Gabriel Almeida Gonçalves e Patrícia Nascimento Silva (DAS); Ivan Santana Santos e Marcelo Cunha dos Santos (DRC).


A apresentação de Carlos Alfeu


A apresentação de João Carlos


À frente: Geraldo, Marco Túlio, Alan Vilaça, Patrícia e Alan Calazans. Atrás: Gabriel, Bruno Souza,
André Luiz, Leandro Duarte e Fabrício


Ivan e Marcelo


DTI PROMOVE 2º ENCONTRO DE TÉCNICOS DE TI DA UFMG

A equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI promoverá mais um encontro com os técnicos de TI das unidades administrativas e acadêmicas da UFMG. O encontro será nesta sexta-feira, dia 30, no horário de 14h às 17h, no Auditório 2, da FACE (Faculdade de Ciências Econômicas).

O objetivo do Encontro é informar sobre o andamento dos vários projetos em execução na DTI e a troca de experiências onde serão repassadas orientações sobre questões envolvendo TI.

Durante o evento serão abordados os seguintes temas:

1 – Apresentação do novo diretor da DTI, Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior,
2 – Rede sem fio: Situação atual, melhorias, Suporte.
3 – Criação de ambiente colaborativo para discussão, divulgação de serviços, dúvidas, área de download e upload de documentos etc.
4 – Capacitação das equipes de TI da UFMG.
5 – Definição da data e local do próximo encontro.


UFMG TERÁ FUNCIONAMENTO RESTRITO DURANTE JOGOS DA COPA DO MUNDO 2014

Durante os dias de jogos da Copa do Mundo 2014 no estádio Mineirão, o expediente acadêmico e administrativo estará suspenso nos campi Pampulha e Saúde, bem como na Escola de Arquitetura, na Faculdade de Direito, no Espaço do Conhecimento, no Centro Cultural e no Conservatório UFMG.

A decisão do Reitorado, expressa na Portaria nº 107, foi referendada pelo Conselho Universitário em reunião na tarde desta terça-feira, 27. Nesses dias, o acesso ao campus Pampulha será exclusivo e restrito à comunidade acadêmica, e para atividades inadiáveis, mediante cadas-tramento prévio.

Em nota à comunidade universitária, o reitor Jaime Arturo Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida explicam que “nortearam a decisão o princípio da autonomia universitária, o respeito à comunidade acadêmica e o zelo ao patrimônio público”.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033500.shtml – 28/05/2014)

O expediente acadêmico e administrativo estará suspenso nos dias 14 (sábado), 17 (terça-feira), 21 (sábado), 24 (terça-feira) e 28 (sábado) de junho e 08 (terça-feira) de julho de 2014.


   


Informativo



 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Hao123 é uma espécie de malware conhecido como browser hijacker (sequestro de navegador, em uma tradução literal). Muitos usuários não sabem como remover o Hao123, mas há uma forma simples e eficaz de fazer isso. O vírus se caracteriza por alterar configurações de navegadores como o Google Chrome e o Firefox sem que o usuário saiba ou possa reverter as mudanças. Saiba mais.

– Professor: Faça do mundo sua sala de aula com Youtube Educação. Veja no endereço.

– O aplicativo Mãos no Volante foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de educar o motorista a não utilizar o celular enquanto estiver ao volante. Ao ser baixado e instalado, imediatamente a primeira tela traz instruções de como usar e configurar o aplicativo. Essa tela aparecerá apenas uma vez. Clique.

– Aprenda sobre desenho vetorial e a usar a Caneta (Pen) do Adobe Illustrator no endereço.

– O XBMC é um dos melhores players de vídeo da Play Store, porque suporta diversos formatos de áudio e vídeo, além de ser altamente personalizável. O app tem acelerador gráfico por hardware e formatos de vídeo 3D, e outros recursos. Veja no endereço.

– O GAZO é um aplicativo desenvolvido com o objetivo de auxiliar o consumidor a encontrar o melhor preço e posto de combustível na sua região. Com a base de postos de combustíveis do Brasil, o GAZO fornece o preço de cada combustível, a localização do posto e, permite o usuário traçar a rota até o local, utilizando qualquer aplicativo GPS que o usuário possua em seu celular. Leia mais no endereço.

– Conheça o Cândido, o Jornal da Biblioteca Pública do Paraná. Clique.


 

INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM NA SEGUNDA-FEIRA; UFMG OFERECE 2,7 MIL VAGAS EM 52 CURSOS

A segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado como mecanismo de ingresso aos cursos de graduação da UFMG, receberá inscrições de segunda-feira, 2 de junho, até quarta-feira, dia 4, às 23h59. As inscrições devem ser feitas na página http://sisu.mec.gov.br/.

Poderá se inscrever o estudante que participou da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. Na UFMG, o Sisu seleciona alunos para 2.714 vagas em 52 cursos de Belo Horizonte, todos com início no segundo semestre de 2014.

Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o candidato deverá especificar, em ordem de preferência, suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

As informações sobre o processo seletivo na UFMG, como quadro de vagas e editais, estão disponíveis no site.https://www.ufmg.br/sisu/.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/033499.shtml – 27/05/2014)


   
 

Há 20 anos…

Na última semana do mês de maio de 1994, O Sistemático não circulou. Deve ter sido viagem na Redação!

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Camila Amorim de Sena Medeiros, no dia 29; Diogo Freitas Duarte Magalhães, no dia 31; Antônio Carlos Soares e Gerson Edson Machado de Sousa, no dia 1o de junho; Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; e os ex-ceconianos: Avair Eustáquio, no dia 29; Alcy Penido de Souza, no dia 31; Cantidio Lelis Pereira e Cleuza Maria Bento (QQ), no dia 02 de junho; Maria Aparecida da Silva, Paulo César Marciano de Oliveira e Regina Célia Teixeira Pádua, no dia 03; Marília Pereira Martins e Nathália Pereira Rocha, no dia 05.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais fotos da comemoração, ocorrida no CECOM, com a implantação do Sistema Quem é Quem UFMG. Para a comemoração, no dia 16/05, João Carlos Lages trouxe canjica e torta de morango, e a equipe da COPI, trouxe salgados e refrigerantes. As fotos são de autoria de Vicentina Maria Queiroz.


A mesa com a canjica e a torta


David, Marina, Josemar, João Carlos, Emerson e Edgard


Carlos Alfeu e Prof. Baracat. Ao fundo: Rubinho, Matheus e Gabriel


Prof. Baracat, Tatiana, Maria Tereza e Marília


João Carlos e a torta


Rogério Rosendo, Márcia Lemos, Cristina Queiroz, Carlso Alfeu, Tatiana,
Prof. Baracat, Maria Tereza e Marília


Thiago Moreira, Rogério Rosendo, Rafael Rocha, Carlos Alfeu e Tatiana