Notícias
CECOM TERMINA MIGRAÇÃO DE VERSÃO DOS EQUIPAMENTOS DA REDE SEM FIO O CECOM realizou, no mês de junho, a atualização da versão do sistema operacional dos equipamentos Motorola utilizados na infraestrutura da rede sem fio da UFMG da versão 4.3 4 para 5.4.4. Em atualizações anteriores, as migrações de versão eram realizadas facilmente, já que não havia mudança significativa na filosofia do sistema. Entretanto, nas versões 5.x, a Motorola reescreveu todo o sistema, o que implicou na necessidade de estudos para entendimento e aprendizado dos comandos e telas de configuração da nova versão, assim como testes para verificação da confiabilidade do processo de migração definido, antes da execução da atualização do sistema em produção. Para execução dos testes, o CECOM adquiriu e recebeu, no dia 08 de abril, um “wireless switch”, uma nova controladora para a rede sem fio da UFMG, idêntica às já instaladas. A partir daí foram feitos os testes para entendimento da nova forma de configuração e de migração dos Pontos de Acesso da versão antiga para a nova, sem perda das informações sobre as redes sem fio já existentes. Esta nova controladora foi instalada no ICB, no início de junho, e dentro do cronograma estabelecido internamente. O ICB abriga também um dos roteadores da infraestrutura principal da Rede UFMG. Os equipamentos dos prédios que são ligados à rede UFMG através deste roteador – Centro de Microscopia, CPH, Túnel de Vento, CAD 1 e o próprio ICB foram as cobaias do processo, já que foram os primeiros submetidos à mudança de versão. Com o sucesso da operação, foram migradas sucessivamente as controladores de rede sem fio instalados na Reitoria, Veterinária e Fafich e todos os pontos de acesso que estavam ativos em junho. Na última semana de junho e neste início de julho a equipe da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM está se deslocando até os Pontos de Acesso que não estavam ativos ou que sofreram problemas durante a migração para executar o processo manualmente. Nesta quinta-feira, 03 de julho, 137 dos 646 Pontos de Acesso que alguma vez foram ligados à rede, estão fora do ar. Este número inclui, além dos equipamentos que perderam sua configuração durante a migração ou estavam com problemas não detectados antes do processo, os Pontos de Acesso que foram distribuidos às unidades e não foram instalados de maneira definitiva e equipamentos que apresentaram defeito grave e foram desativados. |
||
ALBERTO RUBENS DESPEDE-SE DO CECOM O Analista de Tecnologia da Informação, Alberto Rubens Beckler, saiu do CECOM no dia 27 de junho último. Alberto, mais conhecido por todos como Rubinho, foi aprovado em concurso público promovido pelo INSS. Ele passou a fazer parte da equipe do CECOM no início de junho de 2013. Vinculado, inicialmente, à DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, ele atuou como Gerente de Processos, com o objetivo principal de organizar os processos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e acompanhamento de projetos, bem como facilitar a adoção da Metodologia Ágil. Antes de vir para o CECOM, Rubinho integrava a equipe de desenvolvimento do Siga, sistema acadêmico da graduação, pelo laboratório Synergia, do DCC – Departamento de Ciência da Computação. O contato dele com os projetos do CECOM vem desde o ano de 2009. No segundo semestre de 2013, ele passou a compor a equipe da DIS – Divisão de Segurança da Informação, que será transformada em DPS – Divisão de Processos e Segurança, continuando a atuar no apoio à DAS e em outros projetos de modelagem de processos da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação. No seu último dia de trabalho, Rubinho fez uma apresentação para a equipe da DAS sobre o detalhamento do processo ágil de desenvolvimento de software, com todos os aspectos relacionados às tarefas que envolvem esta metodologia adotada no CECOM.
|
||
O Analista de TI Gabriel Almeida Gonçalves, lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), pediu demissão do CECOM no dia 25 de junho. Aprovado no último Concurso Público da UFMG, Gabriel entrou para o CECOM em 28/05/2014. A sua saída se deve ao fato de ter sido aprovado em outro concurso público, promovido pelo Serpro.
|
||
ANIVERSÁRIO NA REDAÇÃO: O SISTEMÁTICO COMPLETOU 37 ANOS
|
Informativo
O SISTEMÁTICO E A COPA DO MUNDO Com semanas atípicas, a Redação de O Sistemático resolveu não publicá-lo no período de realização da Copa do Mundo. A competição ainda não foi encerrada, mas com a pausa entre os jogos das oitavas para as quartas de final, ele retornou e saiu esta semana. |
|||
Em tempos de alta tecnologia, ainda há espaço nos céus para os balões. Além de levar turistas para observar de cima as mais belas paisagens, essas aeronaves mais leves do que o ar são muito empregadas na ciência, por exemplo, em avaliações atmosféricas. Agora um projeto coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pretende usá-las na superação de uma enorme limitação: levar internet até áreas de difícil acesso e distantes de centros urbanos. Os grandes problemas envolvidos na tarefa de levar a conexão de internet a regiões mais remotas, como o interior da Amazônia, são a falta de infraestrutura e de interesse comercial para sua instalação. O plano do projeto Conectar é manter balões a 400 metros de altitude (acima das torres de transmissão convencionais) para receber o sinal de internet de um centro urbano e retransmiti-lo por muitos quilômetros ao seu redor – permitindo, assim, acesso à rede mesmo em áreas afastadas e reduzindo os espaços desconectados do país. O foco principal do projeto é a região Norte do país, que tem cobertura muito limitada e problemas para expandir sua infraestrutura de rede – só recentemente, por exemplo, os primeiros cabos de fibra ótica chegaram a Manaus. “Em um país com grandes dimensões e complexidades físicas como o nosso, é difícil a internet chegar para todo mundo; os rios e as florestas são grandes obstáculos, por exemplo”, analisa Neri. As dificuldades de conexão da região amazônica e as mudanças proporcionadas pela internet a um município no coração da floresta foram tema de um especial publicado na CH On-line. A importância de um projeto como esse é dar chance de acesso a todos. “A conexão é importante, pois abre horizontes culturais, proporciona chances de assistência médica, educação à distância, abertura de empresas longe das cidades, pagamento de impostos e compras on-line; os benefícios são muitos”, comenta Neri. “É uma tentativa de colocar as pessoas em um mesmo patamar de competitividade, lazer, educação”, avalia. Em novembro do ano passado, um protótipo do balão foi lançado em São Paulo, mas a ‘poluição’ de sinais de rádio característica de grandes centros urbanos interferiu no desempenho do balão do Inpe – mesmo assim, foi possível realizar uma ligação por vídeo utilizando o equipamento. A segunda fase de campo das pesquisas está em planejamento e deverá acontecer em áreas afastadas no norte do país, onde não há interferências de outros sinais. Utilizar balões para transmitir sinais de internet não chega a ser uma total novidade. Em 2013, o Google lançou o Loon, projeto com proposta que lembra a do Conectar. Apesar disso, Neri afirma que não houve nenhuma influência da iniciativa na proposta brasileira e explica que os dois projetos são bastante diferentes. “O projeto do Google necessita de muitos balões para cobrir a mesma área, por estarem ao sabor dos ventos”, compara Neri. |
|||
O Sistemático Ano XVIII, no 22, de 30/06/1994, publicou notícias sobre reuniões da Comissão do Projeto Qualidade, Bate Papo Técnico, atualização do INA, expansão da memória do micro 386 da DCP, palestra sobre Word, comemoração dos aniversários do mês, além do artigo “Rede A-10 – Em que consiste a implantação de um novo ponto”, de autoria de Márcio da Costa Viana. A notícia que se destacou foi: CHEGADA DA RISC Na última sexta-feira, dia 24, chegou ao CECOM o equipamento G-30 da HP, que será o primeiro passo dado pelo CECOM para avaliar a possibilidade de migração dos sistemas hoje residentes no mainframe para plataformas abertas com processadores RISC.
|
|||
|
Eventos
ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os primeiros aniversariantes do mês de julho:Rosilene Maria Felix, no dia 1o; Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, hoje, dia 03; Euler Xavier de Oliveira, no dia 07; Diego Brandão Santos, no dia 08; Elza Maria Guedes Rozinholi e Domingos da Costa Rodrigues (CENAPAD), no dia 10; e os ex-ceconianos:Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 1o; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Diarley Rone Silva, Joaquim Coelho da Fonseca Neto, Luiz Carlos Campos e Paulo César Marciano de Oliveira, no dia 03; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; Geraldo dos Reis, no dia 06; Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Carlos Gonçalves da Cruz, no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09. NASCIMENTO: Vale registrar o nascimento de Renato, filho de Laura e Hugo de Souza Vellozo (DAS), no dia 02 de junho. Um mês atrasado, mas a Redação felicita o casal em nome de todos do CECOM.
|
|||
No dia 12 de junho/2014, dia da abertura da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, a equipe do CECOM se reuniu para tirar fotos com o mascote da competição, o Fuleco. Foi uma forma de mostrar como todos estavam se preparando para os jogos. Nesse dia, ninguém poderia imaginar como seriam as semanas seguintes e as surpresas que aconteceriam. As fotos são de autoria do Prof. Márcio Bunte e da Lelé.
En pé: Wallison, Rubinho, Fabrício, Diêgo Jessé, Edir, Guilherme, Raimundo, Carol Santos, Charles,
|