Sistemático: Edição 1612 – 24/07/2014


Notícias


CECOM PROMOVE PREGÃO PARA CONTRATAÇÃO DE TELEFONIA CELULAR

O Centro de Computação está promovendo licitação, na modalidade Pregão Eletrônico com registro de preços, para contratação de serviços de telefonia móvel pessoal (SMP) para atendimento da administração Central e unidades acadêmicas da UFMG.

Atualmente, o serviço é prestado pela operadora TIM, que não manifestou interesse na renovação do contrato nas mesmas condições e preços vigentes, sendo então necessária nova licitação. A nova contratação será pelo período de 2 anos com portabilidade dos números já em uso e haverá a troca dos aparelhos atuais.

A sessão de abertura da licitação está marcada para o dia 07 de agosto de 2014, às 9h30. O pregoeiro responsável será Renato Adriano Pires Domingos, da DAA, contando com a seguinte equipe de apoio: Guilherme Henrique Silva Gomes, da DAA, e Fernando Frota Machado de Morais, Diretor da Divisão de Redes de Comunicação.

PRORH DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES DA SEMANA DO SERVIDOR 2014

Estão abertas as inscrições para o Campeonato de futsal da Semana do Servidor 2014.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos promoverá o Campeonato de Futsal, dentro das comemorações da III Semana do Servidor, marcada para outubro.

O Campeonato de Futsal – Semana do Servidor 2014 é uma competição esportiva na modalidade de futebol de salão, na categoria de disputa masculina adulta, que contará com a participação estimada de 12 equipes.

Poderão participar do campeonato as equipes que fizerem a inscrição no período de 28 de julho a 14 de agosto. Para efetivação da inscrição, o representante da equipe deverá acessar a página da PRORH (https://www.ufmg.br/prorh/) dentro do período de inscrição, imprimir o Regulamento Geral, juntamente com a Ficha de Inscrição, que deverá ser entregue devidamente preenchida, até a data e horário estipulados e entregá-la ao servidor Marcelo Lima, Unidade Administrativa III – 2º andar – COPEVE. Será considerada a ordem de inscrição daquelas equipes que fornecerem a totalidade dos dados exigidos para este fim.

Só poderão participar da competição atletas com vínculo na Universidade: ativos, aposentados e terceirizados que estiverem, regularmente, vinculados à UFMG.

Segundo o Regulamento, caso ocorra um número de inscrições superior a 12 equipes, cabe à coordenação avaliar se estas serão aceitas para ampliação do Campeonato ou em caráter de reservas.

O evento será disputado nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014 de acordo com tabela a ser divulgada após as inscrições das equipes.

As disputas de 2014 terão acompanha-mento de 02 coordenadores, que são: Kildrei Neri, do DRH, e Marcelo Lima (Copeve), na Coordenação Geral; e Stefano Santarosa, Diretor Técnico.

O local escolhido para as disputas do campeonato será o CEU – Centro Esportivo Universitário da UFMG.

No CECOM, Wallison Fabiano de Araújo está coordenando a formação da equipe. Os atletas ceconianos interessados em participar do campeonato devem procurá-lo o mais rápido possível.

Vale relembrar que, em 2013, a equipe ceconiana foi formada pelos atletas: Diêgo Jessé, Fábio, Renato Adriano, Wagner, Wallison, Leandro Pio, Haroldo, Diego Brandão, Horácio, Thiago Diniz e Vítor Melo.


A equipe ceconiana de futsal, presente no último jogo disputado no Campeonato de 2013 contra a equipe Unzioutros: Fábio, Wagner, Renato Adriano,e Leandro Pio (em pé);
Wallison, Vítor e Diêgo Jessé (agachados)

PRORH PROMOVE EVENTO DESTINADO AO TRABALHADOR ADOLESCENTE

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos dará início às atividades do Pré-Evento da Semana do Servidor destinadas aos adolescentes do Programa de Promoção e Orientação ao Trabalhador Adolescente – PORTA – contratados pelo Convênio entre UFMG e Cruz Vermelha.

No dia 28/07, Maurício de Souza, do CECOM, estará participando de um Workshop no Plugminas – Centro de Formação e Experimentação Digital do Governo de Minas, localizado no Horto. O objetivo é promover vivências em oficinas diversas para a escolha daquelas que serão oferecidas pela UFMG no Pré-Evento na Semana do Servidor.

A atividade ocorrerá durante todo o dia, no horário de 8h às 16h.

Já Isabelle Lorrayne Rodrigues Lessa, também do CECOM, vai participar do evento no dia 30 de julho.


Maurício de Souza

NOVA MENOR DA CRUZ VERMELHA NO CECOM

A Menor do Convênio UFMG/Cruz Vermelha Isabelle Lorrayne Rodrigues Lessa está, desde o último dia 22, prestando serviços no CECOM. Isabelle estava lotada na Secretaria Administrativa do LCC – Laboratório de Computação Científica, onde foi contratada em 15/01/2014.

A sua vinda para o CECOM se deve ao aumento de funcionários e atividades no Centro nos últimos meses.

Isabelle está lotada na Divisão de Apoio Administrativo onde já iniciou seu trabalho junto ao outro Menor do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, Maurício de Souza.


Isabelle Lessa

 


Informativo



 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Há 45 anos o homem pisava na Lua. “One small step for man, one giant leap for mankind.”, astronaut Neil Armstrong. (É um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade). Veja no endereço.

– Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.  Veja os sites não recomendados.

–  O novo ICQ está de volta e com mais de 1 milhão de usuários.  iPhone,  Android, BlackBerry, Windows Mobile e para Java. Download.

– Amazon Mobile Ads API lança rede de anúncios para desenvolvedores no iOS e Android. Saiba mais no endereço.

– Comandos úteis para você dominar ainda mais o buscador do Google. Veja.

– Aprenda a criar papéis de parede animados para o seu Android. Clique.


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 24, de 21/07/1994, publicou notícias sobre 8º Congresso Fenasoft, Uso de sub-rotina Global, DCC recebe Prêmio ASSESPRO, Placas de Rede, Recordes da Rede, Paradas do Sistema A10, entre outras, além do artigo “Matrícula Automática: Missão quase impossível!”, de autoria de Raimundo Natalino Chaves. As notícias que se destacaram foram:

LIGAÇÃO G30

A DST solicitou o apoio da DAC para preparação da instalação do computador HP-G30, no subsolo.
A DAC, de posse das especificações do fabricante quanto ao ambiente e infraestrutura necessária para ligação do equipamento, elaborou projeto encaminhado à Diretoria Geral com relação de procedimentos a serem feitos, especificações de materiais a serem adquiridos e cronograma para realização das atividades.
A DGE encaminhará o projeto à PRA para requisitar recursos para a instalação do G-30.
Ao final do projeto, além do equipamento instalado, o CECOM terá condições de interligá-lo às Redes CECOM, REITORIA e UFMG, dando assim, o primeiro passo na montagem da rede do prédio.

PLACAS DE REDE

O CECOM recebeu, esta semana, placas ETHERNET que vão permitir que os novos equipamentos sejam conectados à Rede Novell do CECOM.
Além da possibilidade de conexão à cabos coaxiais, que são o meio físico da Rede CECOM, as placas adquiridas já estão prontas para ligação à futura Rede Reitoria, onde o cabeamento será em Twisted Pair (par trançado).

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Henrique de Araújo Abreu, hoje, dia 24; Nathália Souza Figueiredo, no dia 26; Haroldo Alves, no dia 27; Marco Túlio Domingues do Amaral, no dia 30; Diva Corrêa Vieira, no dia 31; e os ex-ceconianos: Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; Renê Alves Machado, no dia 26; Pedro Maia da Costa Ribeiro, no dia 29; Edgard Costa de Paiva, Eliane Pavlowiski e Manuela Rodrigues Ferreira, no dia 31.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 11/07/2014, a equipe de testes da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) apresentou, no ICEx, para a equipe do Synergia, a nova proposta do projeto de testes automatizados adotada pelo CECOM.

A apresentação ficou a cargo de Lucas Barsand, estagiário da divisão.

As fotos são de autoria de Diêgo Jessé de Pinho Tomáz.


Lucas Barsand, do CECOM, Luiz Luz e Wesley, do Synergia


Édipo, Natália Franca e Patrícia Maforte


Natália Franca, Patrícia Maforte, Luiz Luz e Lucas Barsand


Wesley, Geraldo Massahud, Leandro Campos, Patrícia Nascimento, Alan Jovane, e Fabrício