Sistemático: Edição 1615 – 14/08/2014

Notícias

TEM INÍCIO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LINUX

Como parte da programação de capacitação da equipe do CECOM , teve início na segunda-feira, dia 11, o curso em Linux – Módulo LPI-101.

Esta primeira turma tem como instrutor o Analista de TI Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS. As aulas estão sendo realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 8h às 12h, e irão até o dia 29 de agosto.

Estão participando do treinamento os funcionários: Alan Calazans, André Luiz Garcia Correia, Bruno Gomes de Souza, Edgard Eustáquio de Morais, Felipe Ribeiro de Oliveira, Gessy Caetano da Silva Júnior, Helvécio Cossenzo Pinto, Ivan Santana Santos, Leandro Duarte de Assis, Marco Túlio Domingues do Amaral, Paulo Henrique de Araújo Abreu, Pedro Henrique Begalli Resende e Rubens Crispim da Silva.

Nesta turma serão preparados Monitores para atuar em apoio ao Instrutor na turmas abertas que devem ser oferecidas para o restante da universidade nos próximos semestres.
O programa do curso de Linux é dividido ainda em mais três módulos:

– Módulo LPI-102: marcado para o período de 08 a 26 de setembro de 2014
– Módulo LPI-201: marcado para março de 2015
– Módulo LPI-202: marcado para abril de 2015.


O instrutor Emerson e os participantes do curso de Linux

 

PARADA NÃO PREVISTA DA REDE UFMG NO CENTRO DE BELO HORIZONTE

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação recebeu comunicação do POP-MG da RNP, que administra a rede Comep, sobre a queda na comunicação entre o Campus Pampulha e o Conservatório, que afetou a comunicação de todos os prédios da UFMG no centro de Belo Horizonte.

Esta parada afetou as unidades do centro entre as 21h de domingo até aproximadamente 14h de segunda-feira. A causa do problema foi o rompimento de cabos de fibra ótica da Cemig Telecom, que fornece a infraestrutura de comunicações para a Rede Metropolitana de Belo Horizonte.

 

CECOM RECEBE NOVA ANALISTA DE TI

O CECOM recebeu, no último dia 11, a Analista de Tecnologia da Informação Poliana Lopes Fialho.

Poliana foi lotada na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, na área de testes.


Poliana Fialho

 

DRC SUBSTITUI ROTEADOR DA FALE E DA ENGENHARIA

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação retomou a substituição dos roteadores da Rede UFMG.

Na última sexta-feira foi substituído o roteador instalado na Fale – Faculdade de Letras, marca Allied Telesyn, por um equipamento marca Extreme, modelo Summit X-460.

Ontem, quarta-feira, foi substituído o segundo roteador da Escola de Engenharia, que atende à área dos auditórios e salas de aula.

Nesta quinta-feira foi feita a substituição dos roteadores do CAD-1, da marca Dell, e CAD-2, da marca HP. A substituição dos roteadores visa padronizar os equipamentos da Rede UFMG e melhorar o desempenho da rede.

 

DTI PROMOVE 3º ENCONTRO DE TÉCNICOS DE TI DA UNIVERSIDADE

A DTI está programando o 3o Encontro de Técnicos de TI da UFMG para a última sexta-feira de agosto, dia 29/08/2014, às 14h, em local que ainda está sendo definido.

Para esse encontro, as divisões do CECOM estão sugerindo a seguinte pauta:

1 – Abertura
2 – Perfil de Governança de TI – Avaliação 2014
3 – Sistema de telefonia
4 – Programa de Capacitação
5 – Definição da data e local do próximo encontro.

A Divisão de Atendimento e Consultoria está solicitando dos participantes sugestões de pauta. O convite definitivo para todos os Analistas e Técnicos de TI será enviado na próxima semana.

 

Informativo

PRÓXIMAS EDIÇÕES DE O SISTEMÁTICO

Devido a férias na Redação, O Sistemático estará também de férias, retornando na semana de 11 de setembro de 2014.


FERIADO DE 15 DE AGOSTO

Amanhã, dia 15 de agosto, é feriado, Assunção de Nossa Senhora.

UM BOM FIM DE SEMANA PROLONGADO PARA TODOS!


COM PRESENÇA DE REPRESENTANTES DE GRANDES EMPRESAS, ENGENHARIA RECEBE FEIRA DE RECRUTAMENTO PROFISSIONAL NA PRÓXIMA SEMANA

Nem sempre é fácil fazer a transição da vida acadêmica para o universo profissional. Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a Escola de Engenharia da UFMG recebe a Feira Mercado em Conexão justamente com o objetivo de colaborar na aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho. A participação é gratuita.

Em sua sétima edição, o evento, que contará com workshops e palestras, é organizado pelas empresas juniores da UFMG com o apoio da Escola de Engenharia. Pela primeira vez, a feira amplia o seu foco de público, alcançando alunos das áreas de exatas e ciências sociais aplicadas.

O ponto alto será a presença de representantes de mais de 20 empresas nacionais e multinacionais de grande porte – Embraer, Andrade Gutierrez, Líder Aviação, Anglo American, Usiminas, Magnesita, entre outras.

No evento, o aluno terá a oportunidade de incluir seu currículo gratuitamente em um banco de dados a ser compartilhado com as organizações participantes. A expectativa é de que cerca de três mil currículos sejam cadastrados e de que mais de cinco mil alunos visitem a feira.

Outras informações podem ser obtidas no site www.mercadoemconexao.com.br ou na página do Facebook: www.facebook.com/mercadoemconexao.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/034470.shtml – 13/08/2014)


LIVRARIAS UFMG VENDEM OBRAS COM DESCONTOS NA VOLTA ÀS AULAS

As unidades de Belo Horizonte da Livraria UFMG abrem mais uma edição da promoção Volta às Aulas, com descontos de 35% (à vista) e 25% (a crédito) em livros da Editora UFMG.

Para títulos de outras editoras universitárias, o desconto é de 30% e, para obras de editoras comerciais, é de 10% ou 20%, se o título for adotado por cursos da UFMG. Há também uma seleção de títulos que são vendidos a R$ 10.

A promoção segue até 29 de agosto.

Conheça os endereços:

Livraria UFMG – Campus Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 6.627 Praça de Serviços, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, livrariapedidos@editora.ufmg.br, (31)3409-4642
Livraria UFMG – Conservatório: Rua Guajajaras, 100 – Centro, funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, liv-conservatorio@editora.ufmg.br, (31)3409-8346

(Com Redes Sociais UFMG)
(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/034494.shtml – 14/08/2014)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 27, de 11/08/1994, publicou notícias sobre Plenus na Rede, Bate Papo Técnico, palestra sobre Internet, curso Técnicas e Ferramentas, Rede Novell, entre outras, além do artigo técnico “Sistema ADMA 10”, de autoria de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. A notícia que se destacou foi:

MUNDO LINUX

A DAC informa que foi montado o primeiro dos terminais gráficos, adquiridos da HP juntamente com a máquina G30. O equipamento ainda não está operacional, pois a sua configuração deve ser feita via rede (atualmente, está sendo feita a partir da máquina felix.lcc.ufmg.br, no LCC) e é necessário definir uma máquina na qual ela se conecte ao ser ligada. Estão sendo feitos testes para que esta conexão seja feita à máquina scorpius.cecom.ufmg.br, que está com sisterma operacional atualizado e totalmente operacional.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Marcelo Novaes Machado, hoje, dia 14; Bárbara Soares de Souza, no dia 22; Thalita Ferreira Drumod e Gessy Caetano da Silva Júnior, no dia 23; Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, no dia 28; Renato Adriano Pires Domingos, no dia 31; e para os ex-ceconianos: David Lan Kwai Pan, no dia 16; Thomas Rodrigues Thorun, Gustavo Eugênio Crepaldi de Souza e Izaías Marques de Oliveira, no dia 17; Carlos Alberto Gonçalves, Heitor Mota Belizário de Moraes e Peterson William Bueno de Oliveira, no deia 18; José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima, Nathália Soragge de Lima Leão e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Carlos Alberto Barbosa França e Prof. Luciano de Errico, no dia 24; Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; Nívio Ziviani, no dia 27; Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Está sendo realizado, desde o dia 11/08, o Curso em Linux – Módulo LPI – 101, para funcionários do CECOM. Sob a coordenação de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS, as aulas estão sendo realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subolo da Reitoria.

As fotos são de autoria da Lelé.


Os participantes do curso, vendo-se à frente Marco Túlio e, ao fundo: Leandro, Bruno e Cláudio Costa


Helvécio e Alan Calazans


Paulo Henrique, bruno, Cláudio, Ivan e André Luiz


Cláudio, André Luiz, Ivan, Paulo Henrique e Geraldo


Marco Túlio, Gessy, Edgard, Leandro, Bruno e Cláudio Costa


Paulo Henrique e Geraldo