Sistemático: Edição 1616 – 11/09/2014

Notícias

DTI REALIZA O 3º ENCONTRO DE TÉCNICOS DE TI DA UNIVERSIDADE

A DTI realizou, no dia 29/08, o 3o Encontro de Técnicos de TI da UFMG, no Auditório 1 da FACE.

O Reitor da UFMG, Prof. Jaime Arturo Ramírez, fez a abertura do evento, seguido pelo Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior.
Na pauta do encontro constaram palestras sobre Perfil de Governança de TI – Avaliação 2014, realizada por Ronaldo Araújo Costa; Redes de Voz-Dados por Fernando Frota Machado de Morais; e Programa de Capacitação, realizada por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM.

Participaram das atividades do encontro cerca de 80 pessoas, entre Analistas e Técnicos de TI, Diretores de unidades e a Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves. Os Analistas e Técnicos de TI representavam as seguintes unidades/órgãos: ProRH, Prograd/CAD, PrPq, Arquitetura, BU, CAC, CAED, Centro Cultural, Coltec, CP/TU, DAP/ASSI, Direito, DLO, ECI, Editora, Enfermagem, Engenharia, FACE, FAE, Fafich, Fale, Farmácia, Fundep, ICB, ICEx, Medicina, Museu, Odonto-logia, Veterinária e ICA (via Skipe). Além dos diretores de TI, do CECOM e do LCC, Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, e dos palestrantes, estavam também presentes ao encontro os seguintes funcionários do CECOM: David Eustáquio da Sil-va, André Rodrigues Drum-mond, Ivan Santana Santos, Mar-celo Cunha dos Santos (DRC), Antônio Eustáquio Rodrigues, Fábio Luiz de Morais, Luiz Cláudio Ferreira Santos (DAC), e Emerson Henrique Kfuri Pereira (DIS).


Prof. Diógenes Cecílio, Diretor de TI, e Prof. Jaime Arturo Ramirez, Reitor da UFMG

 

DTI PARTICIPA DO VIII WORKSHOP DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS IFES

No período de 1 a 4 de setembro, Brasília recebeu o VIII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, promovido pelo Colégio de Gestores de TIC das IFES.

Sob o tema Acessibilidade, o encontro levantou questões comuns à realidade dos profissionais de TI das IFES, promovendo o debate e a troca de conhecimentos, informações e boas práticas.

Nessa edição, o evento foi realizado em conjunto com o III Fórum RNP, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com tema Telessaúde, o evento debateu o papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no desenvolvimento da saúde e na capacitação de recursos humanos, imprimindo uma visão de futuro comum e inovadora.
Estiveram presentes aos eventos, representando a DTI/UFMG, o Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior, Diretor da DTI, Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Diretor do LCC, Thiago Gabriel Diniz e Luiz Alberto Borges Júnior, da equipe de desenvolvimento da DAS. Thiago Diniz apresentou, no dia 1o/09, a palestra Utilização de princípios de Gestão à vista na gerência de projetos de Software. Essa palestra, de autoria de Alberto Rubens Beckler, Prof. Márcio Bunte e Thiago Diniz, contou com o apoio para a apresentação no WTICIFES de Luiz Alberto Borges Júnior.


A apresentação de Thiago Diniz no Workshop de TI das IFES

 

CECOM PARTICIPA DE ENCONTRO DA IBM DE USUÁRIOS NOTES

No dia 09 de setembro, a IBM organizou, em São Paulo/SP, o Encontro de Usuários de Notes, com o objetivo de compartilhar experiências, repassar feedbacks, tirar dúvidas e conhecer as novidades do portfólio de soluções de Social Business.

Presente ao evento, o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, participou da seguinte agenda:

– Apresentação de portfólio de Social Business;
– Noters 9, Traveler e Connections: o que há de novo:
– A experiência do BNDES com Notes Traveler;
– Mail Next: a nova geração de e-mails vem aí.

 

CLARO VENCE PREGÃO PARA CONTRATAÇÃO DE TELEFONIA CELULAR

O CECOM realizou, no dia 14/08, pregão para contratação de serviço de telefonia móvel.

Atualmente, o serviço é prestado pela Operadora TIM. Com a nova licitação, foi vencedora a empresa Claro S.A.

O processo, que foi realizado através de registro de preço, está em fase de assinatura de ata e contrato.

A nova operadora fará a portabilidade de todos os números que atualmente são utilizados pela Administração Central/Órgãos Administrativos, unidades acadêmicas e especiais.
Em breve, o CECOM entrará em contato com os responsáveis pelo uso dos serviços para fazer a troca dos aparelhos.

 

CURSO DA RNP TEM PRESENÇA DO CECOM

A Vice-Diretora do CECOM, Márcia Regina Lemos, esteve em Salvador/BA, nos dias 04 e 05 de setembro, participando do curso Fundamentos de Governança de TI.

O curso foi promovido pela RNP/Escola Superior de Redes.

 

TEM INÍCIO O SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LINUX

Com o término do curso em Linux – Módulo LPI-101 no dia 29 de agosto, o CECOM já deu início ao Módulo LPI-102.

O segundo módulo do curso de capacitação em Linux teve início no dia 08 de setembro e se estenderá até o dia 25/09.

O instrutor é o Analista de TI Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS, e as aulas estão sendo realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, no horário de 8h às 12h.

Estão participando do treinamento os funcionários: Alan Calazans, André Luiz Garcia Correia, Bruno Gomes de Souza, Edgard Eustáquio de Morais, Felipe Ribeiro de Oliveira, Gessy Caetano da Silva Júnior, Helvécio Cossenzo Pinto, Ivan Santana Santos, Leandro Duarte de Assis, Marco Túlio Domingues do Amaral, Paulo Henrique de Araújo Abreu, Pedro Henrique Begalli Resende e Rubens Crispim da Silva.

O programa do curso de Linux é dividido ainda em mais dois módulos:

– Módulo LPI-201: marcado para março de 2015
– Módulo LPI-202: marcado para abril de 2015.

 

SAÍDA DO CECOM

O Analista de TI Marcelo Cunha dos Santos, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, pediu demissão da UFMG no dia 11/09.

Marcelo Cunha foi admitido pela UFMG, por meio de Concurso Público, no dia 28 de maio/2014.


Marcelo Cunha

 

Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Conheça o Cabe na Mala. Como fazer esse espaço na mala virar uma graninha extra. Produtos do mundo inteiro ao seu alcance você vai encontrar no endereço.

– Fontes Cinema. As fontes utilizadas para fazer cartazes das estreias de filmes de grande sucesso podem ser encontradas aqui.

– Baixe as cartilhas da PROTESTE. Periodicamente, a PROTESTE lança cartilhas virtuais para baixar no site. Elas ajudam você a conhecer melhor os seus direitos como consumidor, além de dar dicas na hora de utilizar produtos e serviços. Clique.

– Onefootball é o aplicativo de futebol mais completo para se manter atualizado sobre as notícias de futebol mais recentes, resultados ao vivo e finais, transferências e muito mais do seu time preferido e de outros clubes de todo o mundo. (iOS e Android). Veja no endereço.

– Como fazer um nó de gravata. O número 1 em nós de gravata, agora com 20 nós! (Android). Veja.

– 23snaps Álbum de Família. Capture momentos preciosos de seus filhos onde quer que você esteja, e compartilhe-os de forma fácil e segura com aqueles que você ama. (iOS e Android). Clique.

– Runtastic Six Pack é para exercícios e treinos para definição da barriga. Siga os exemplos dos vídeos de alta qualidade, em HD,  para fazer exercícios intensos e personalizado. Agora você não tem desculpas para ter uma barriguinha definida e como sempre sonhou. (iOS e Android). Veja.

– Aprenda a salvar no computador a lista de contatos do seu celular no endereço.


UFMG PROMOVE MOSTRA DAS PROFISSÕES

O campus UFMG Pampulha receberá no fim de semana, dias 13 e 14 de setembro, das 8 às 18 h, estudantes de ensino médio que desejam conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos pela Universidade. São esperados cerca de 40 mil visitantes, com grande participação de escolas de cidades do interior de Minas Gerais. Em 75 salas interativas, cada um dos cursos de graduação será apresentado aos visitantes por professores e alunos, enquanto ex-alunos convidados vão falar sobre o mercado de trabalho. Nos dois dias, haverá 300 palestras nas quais os visitantes receberão mais detalhes sobre os cursos, incluindo os que são oferecidos pela UFMG em Montes Claros.

As palestras Para escolher é preciso se informar, Entendendo o processo seletivo do Sisu/MEC e O acesso à UFMG via Sisu/MEC – números que você precisa conhecer acontecem no auditório da Reitoria, campus Pampulha, nos dois dias da Mostra, às 9, 10 e 11h e 13, 14 e 15h. …

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 10/09/2014)


PLANETÁRIO DO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG OFERECE SESSÃO COMENTADA SÁBADO

Neste sábado, dia 13 de agosto, o planetário do Espaço do Conhecimento UFMG promoverá sessão comentada com o astrônomo amador Cristóvão Jacques. A apresentação terá início às 15 horas e será aberta ao público. Jacques vai tratar de temas como o movimento da Terra em torno do Sol e a aplicação dos sistemas de coordenadas na localização dos astros.

Podem participar pessoas de qualquer idade, mas recomenda-se que menores de 16 anos estejam acompanhados por adultos, já que serão exigidos conhecimentos de matemática, como a trigonometria esférica.

O Espaço do Conhecimento fica no Circuito Praça da Liberdade, centro de Belo Horizonte.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350.

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento – (31) 3409-8352.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 11/09/2014)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 31, de 15/09/1994, publicou notícias sobre Curso DMS II, Questionário para o MEC/CMI, Enanuni, entre outros. A notícia que se destacou foi:

PROJETO REDE REITORIA

Na quinta-feira, dia 08, a Diretoria do CECOM encaminhou à PRA novo projeto para montagem da sub-rede da Reitoria, que será interligada à Rede UFMG, aos servidores de processamento (A10 e G30, ainda não instalado) e aos servidores de arquivo (a serem adquiridos).
Este novo projeto, baseado no projeto inicial e encaminhado ao MEC/SESU, apresenta, agora, etapas escalonadas de implantação, o que permitirá à Administração Central optar pelo estágio desejado de montagem, conhecendo mais claramente as fases e custos envolvidos.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” estava de férias, os parabéns atrasados para Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Leandro Damasceno Pio, no dia 02 de setembro; José Eugênio de Assis Gonçalves, no dia 04; Renato Machado Righi e Cláudio Costa, no dia 08; e para os ex-ceconianos: Ana Carolina Borges de Andrade, Elizângela Souza Prado e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o de setembro; Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro Souza Costa, Vânia Márcia Paiva Pacheco e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, Acácio Antônio Vieira Monteiro, Guilherme Viegas de Faria e Talita Caroline Botelho Aleones da Silva, no dia 05; Hélio Chachan e Paulo Vianna Affonso, no dia 07; Alyne Carvalho Oliveira e Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10. Os parabéns, em dia, para: Rogério Soares Pinheiro e Salatiel Ribeiro dos Santos, no dia 11; Maria Lúcia Adorno, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza, Diego Amadeu Duarte de Morais Santana e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13; Haroldo Cançado Rolfs, no dia 17; Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18.

Neném para breve: Todos já sabem da boa notícia, mas O Sistemático registra que Karina Flaviana Ribeiro está à espera de seu segundo filho. Os parabéns para a Karina e Walerson.

CAMPEONATO DE FUTSAL DA SEMANA DO SERVIDOR 2014

Desta vez, a equipe de Futsal do CECOM está se saindo bem no Campeonato de Futsal da Semana do Servidor 2014.

O primeiro jogo foi realizado no dia 30/08 contra Unidos do HC, quando o CECOM ganhou por 6 x 2. O segundo jogo, no dia 06/09, contra o Falcatrua FC(Escola de Música), o CECOM venceu por 6 x 0. O próximo jogo está marcado para o dia 20/09 contra a equipe DAST Renegados.

Vamos continuar torcendo pela nossa gloriosa equipe de futsal!


A equipe ceconiana de Futsal. Em pé: Thiago Diniz, Horácio, Renato Adriano, Leandro Duarte, Fábio e
o mascote João Vitor. Agachados: Wallison, Bruno, Diego Brandão e Haroldo (pai do mascote)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica fotos do 3º Encontro de Técnicos de TI da UFMG, realizado pela DTI no dia 29/08/2014, no Auditório 1 da FACE. As fotos são de autoria de Rosa Amélia dos Santos.


Os participantes do encontro


Prof. Diógenes Cecílio, Diretor de TI, e Prof. Jaime Arturo Ramirez, Reitor da UFMG


Na plateia: Ronaldo e Eustáquio


A apresentação de Ronaldo Araújo Costa


Carlos Alfeu, Diretor do CECOM, Eustáquio e Ronaldo


A apresentação de Fernando Frota


Os participantes do encontro de técnicos de TI