Sistemático: Edição 1617 – 18/09/2014

Notícias

DIRETOR DA DTI PARTICIPA DE EVENTO NOS EUA

O Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior, estará participando, no período de 29/09 a 02/10/2014, da Educause 2014 – Annual Conference, que será realizado nos Estados Unidos, na cidade de Orlando/Florida.


Prof. Diógenes

 

DTI PARTICIPA DE CURSOS DA RNP

Na próxima semana, funcionários da DTI estarão participando de cursos da Escola Superior de Redes – RNP.

O Analista de TI, RonaldoAraújo Costa, estará participando do curso Gestão da Segurança da Informação, no período de 22 a 26/09, em Brasília/DF. Já o Técnico de TI Benício Alves de Souza, estará presente no curso Gerenciamento de Serviços de TI, de 22 a 24/09, em João Pessoa/PB.


Benício Souza e Ronaldo Araújo

 

FUNCIONÁRIOS DA DTI PARTICIPARÃO DO EVENTO DO PMI-MG

O Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG, um dos maiores eventos de Gerenciamento de Projetos do Brasil, ocorrerá, este ano, nos dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.

Realizado desde 2006, o Congresso está na sua 9ª edição e conta com a participação dos mais renomados profissionais do mercado nacional e internacional, que dividem suas experiências por meio de palestras e workshops, sobre vários assuntos ligados ao tema do Congresso.

Este ano, será abordado o tema: “Projetos, pessoas e resultados: da diversidade cultural às estratégias de gestão”, que propõe uma reflexão sobre o correto balanceamento entre o respeito à cultura e o seguimento à estratégia. Será este o ingrediente que leva o projeto ao sucesso? Qual dos conceitos devemos priorizar, Cultura ou Estratégia?

O evento é uma grande oportunidade de interação com profissionais de várias empresas, das mais diversas áreas. E, a cada ano aumenta a participação de congressistas que atuam em outras cidades e estados.

Representando a DTI, estarão participando do 9° Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG: Leandro da Cunha Campos, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Rafael Rocha, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Thiago Gabriel Diniz e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira.

 

CECOM RECEBE NOVO ANALISTA DE TI

O CECOM recebeu, no dia 11/09, o Analista de Tecnologia da Informação Teo Milanez Brandão.

Teo foi lotado na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, na área de testes.


Teo Brandão

 

INFORUSO COMPLETA 30 ANOS

A tecnologia está presente em todos os setores empresariais e no cotidiano das pessoas, tornando o assunto de domínio e interesse público. Para discutir as tendências e novidades desse setor, a Sucesu Minas promove a 30ª edição do Inforuso, um dos mais importantes eventos nacionais de Tecnologia da Informação (TI), no dia 23 de setembro, no Minas Tênis Clube. A edição comemorativa discutirá a “Tecnologia aplicada às pessoas”, com temas atuais e de relevância para o cenário de tecnologia, como gestão pública, inteligência digital e redes sociais, cidades inteligentes – sociedade conectada e conectividade, entre outros.

A 30ª edição do Inforuso acontecerá no Teatro Bradesco, no Minas Tênis Clube. O evento é exclusivo para convidados.

(Fonte: http://www.sucesumg.org.br/inforuso-completa-30-anos-2/)

 

MAÍRA BORGES DESPEDE-SE DO CECOM

A Assistente em Administração, Maíra de Souza Borges Begalli, da Divisão de Apoio Administrativo, foi convidada para assumir nova função no Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da UFMG, onde foi lotada no último dia 17, após liberação da diretoria do CECOM.

Maíra é funcionária da UFMG desde o ano de 2004, quando passou em Concurso Público e foi lotada no Hospital das Clínicas, onde trabalhou na Vice-Diretoria do Setor de Recursos Humanos. Em 2011, surgiu uma oportunidade e ela solicitou a sua remoção para o CECOM, o que ocorreu em janeiro de 2012, lotada na DAA, onde atuou na área de contratos de estagiários e Fundep e apoio na área financeira.

Após receber convite do DAP, resolveu assumir novos desafios, assumindo a vice-chefia da Divisão de Cadastro do DAP.


Maíra Borges

 

TÉCNICO DA DRC VIAJA DARÁ APOIO AO ICA

O Técnico em Telefonia, Edgard Eustáquio de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação, estará, nos dias 22 e 23/09, em Montes Claros/MG.

Edgard estará no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG para realização de atividades de expansão do Sistema de Telefonia..

 

Informativo

ESTATÍSTICAS DE SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 31 de agosto de 2014, foram registrados 15.048 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


EMPRESA JÚNIOR DA UFMG REALIZA CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO

A Mult Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Química da UFMG, promove nos dias 29 e 30 de setembro campanha de recolhimento de lixo eletrônico. O ponto de coleta vai funcionar das 10h às 16h, no bloco 3 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

Segundo os organizadores, a campanha pretende orientar a população para o descarte correto de materiais eletrônicos que, se depositados em recipiente de lixo comum, podem contaminar o meio ambiente. A campanha vai receber CDs, DVDs, fones de ouvido, cabos, baterias, celulares, equipamentos de som, computadores e câmeras, entre outros materiais. Alguns objetos poderão ser trocados por cupons de desconto em passagens da companhia aérea Azul.

Todo o material recolhido será destinado ao Eniac (/www.eniac.org.br/p7556.aspx), projeto que é referência nacional em boas práticas de gestão de resíduos eletroeletrônicos.

A lista completa dos materiais a serem recolhidos e outras informações estão disponíveis na página da campanha no Facebook: www.facebook.com/events/711765502206036/. Informações: (31) 3409-3695 multjr@multjr.com.br

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG -17/09/2014)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 32, de 22/09/1994, publicou notícias sobre apresentação do CECOM à PRA (dentro do seminário que contou com a participação dos diretores de todos os órgãos vinculados àquela pró-reitoria), Rede Reitoria, avaliação do Projeto PIAPE – Informatização da Área de Pessoal, Sistema INA, curso de DMS II, curso Técnicas e Ferramentas, 43o Encontro Nacional de Usuários Unisys, entre outras.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Mateus Andrade Rezende, no dia 23; e para os ex-ceconianos: Luiz Henrique Loureiro dos Santos, Carla Oliveira Bechelane e Ricardo Yokoyama, no dia 18; Ênio Fernando Vilela e André Luiz Cioffi, no dia 19; Edésio Costa e Silva, Gustavo Campos Ferreira Guimarães e Maria do Carmo Viegas, no dia 20; Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21; e Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22.

CAMPEONATO DE FUTSAL UFMG 2014

Neste sábado, dia 20, a equipe de Futsal do CECOM fará mais uma participação no Campeonato de Futsal do Semana do Servidor 2014. Desta vez, o jogo é contra a equipe DAST Renegados e a equipe espera se sair bem na tabela.

O CECOM, em peso, estará torcendo para que a equipe passe para a próxima fase do campeonato.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos do 3o Encontro de Técnicos de TI da UFMG, realizado pela DTI no dia 29/08/2014, no Auditório 1 da FACE. As fotos são de autoria de Rosa Amélia dos Santos.


Carlos Alfeu e Eustáquio


Os participantes do evento. Entre eles: Fenando Frota, Prof. Márcio Bunte e Emerson


Uma visão do auditório


Os participantes do evento


Prof. Carlos Pinheiro (Física), Prof. Márcio Bunte, Diretor do LCC, e Murilo Monteiro (DCC). Ao fundo, Prof. Diógenes, Diretor da DTI e Prof. Antônio Alcântara (Diretor do ICEx)


Profa. Andréa Macedo (Diretora do ICB), Prof. Diógenes, Leonor Gonçalves (ProRH), Prof. Antônio Alcântara (Diretor do ICEx) e Prof. Francisco Dutenhefner (Vice-Diretor do ICEx)