Sistemático: Edição 1618 – 25/09/2014

Notícias

DTI PREPARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Nas últimas semanas, a DTI vem preparando seu Planejamento Estratégico para os próximos 4 (quatro) anos, que será entregue ao Reitor amanhã, dia 26 de setembro. A equipe que participa desse processo é composta pelos diretores da DTI, CECOM e LCC, ou seja, Diógenes Cecílio da Silva Júnior, Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, João Carlos Lages, Fernando Frota Machado de Morais, Antônio Eustáquio Rodrigues, Maria José Cortezzi, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira e Ronaldo Araújo Costa.

Os objetivos e projetos estratégicos alinhados pela DTI, usando como referência o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e o Plano de Gestão do Reitor, serão divulgados a todos após a apresentação ao Reitor e sua equipe.

Como parte da elaboração do Planejamento Estratégico, a equipe executiva da DTI elaborou itens que são sua base. Estes itens são sua Missão na instituição, seus Valores e sua Visão de Futuro. Abaixo, em primeira mão, são divulgados cada um deles:

MISSÃO
Apoiar a UFMG em suas atividades acadêmicas e administrativas, orientando e fornecendo soluções corporativas, inovadoras, seguras e de excelência, por meio da aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação.
VALORES
·Prover produtos e serviços aderentes a padrões reconhecidos de qualidade e inovação tecnológica;
·Atuar com ética, transparência e comprometimento no relacionamento com usuários, clientes e parceiros;
·Utilizar os recursos com eficácia e eficiência para atingir efetividade nos objetivos institucionais;
·Valorizar o desenvolvimento humano e a qualidade de vida no trabalho.
VISÃO DE FUTURO
Conquistar a confiança da comunidade universitária, superando suas expectativas e necessidades, sendo reconhecida como parceira fundamental da UFMG e referência pela excelência entre seus pares nas universidades brasileiras.

 

DRC SUBSTITUI ROTEADTOR DA ESCOLA DE VETERINÁRIA

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação substituiu nesta quarta-feira, dia 24, o roteador instalado na Escola de Veterinária, marca Allied Telesyn, por um equipamento marca Extreme, modelo Summit X-460. A substituição dos roteadores visa padronizar os equipamentos da Rede UFMG e, principalmente, melhorar o desempenho da rede, fato que foi percebido tão logo o novo equipamento entrou em produção. A equipe de TI da Veterinária relatou melhorias significativas tanto na comunicação entre equipamentos dentro da unidade quanto no acesso externo aos serviços hospedados dentro da rede da escola.

 

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LINUX E NOÇÕES DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

Conforme foi divulgado pelo diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no último encontro promovido com os analistas e técnicos de TI das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, a DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) e a ProRH (Pró-reitoria de Recursos Humanos) estabeleceram parceria para a realização de dois cursos: Linux e Noções de Cabeamento Estruturado.

Módulos do curso de Linux já foram aplicados, em turma fechada, para a equipe do CECOM. Na próxima semana acontecerá a primeira turma, também fechada, do curso de Noções de Cabeamento Estruturado. Desta turma participarão alunos das equipes do Cecom e do Demai (Departamento de Manutenção e Infraestrutura).

Como início da preparação para montagem das turmas abertas, das quais participarão analistas e técnicos de TI das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, foram liberadas ontem as inscrições para o preenchimento de 70 vagas, em cada um dos cursos. Essas vagas estão distribuídas em turmas que acontecerão entre 2014 e 2017. O link para o preenchimento do formulário de inscrição foi repassado aos membros da comunidade de analistas e técnicos, criada recentemente no ambiente Moodle, e estará disponível até o próximo dia 30 de setembro, terça-feira.

A primeira turma aberta de Linux começará suas atividades no próximo dia 6 de outubro. As datas das demais turmas, de ambos os cursos, serão informadas gradativamente ao longo do Programa, mas os participantes já conhecem os meses nos quais elas ocorrerão.
As aulas de todos os módulos serão realizadas na Sala de Aulas do CECOM – Subsolo da Reitoria, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, para o curso de Linux e de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, para o curso de Noções de Cabeamento Estruturado.

O programa do curso de Linux é dividido em 4 módulos, a saber:

– Módulo LPI-101 – 48 horas/aula;
– Módulo LPI-102 – 48 horas/aula;
– Módulo LPI-201 – 48 horas/aula;
– Módulo LPI-202 – 48 horas/aula.

O programa do curso de Noções em Cabeamento Estruturado acontece em um único módulo de 20 horas.

 

PRIMEIRAS TURMAS DE CABEAMENTO ESTRUTURADO SERÃO FECHADAS PARA AS EQUIPES DO CECOM E DEMAI

O CECOM estabeleceu, em parceria com a ProRH, um curso com conteúdo programático voltado para a capacitação em Noções de Cabeamento Estruturado (vide notícia nesta edição na página 1). Serão ofertadas 70 vagas para Analistas e Técnicos de TI das unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

Dentro do programa geral foram reservadas duas Turmas Fechadas, com 10 vagas cada, para atender as necessidades de treinamento das equipes do CECOM e do Demai. As aulas, da primeira turma, serão realizadas na Sala de Aulas do CECOM – Subsolo da Reitoria, de segunda a sexta-feira (29 de setembro a 03 de outubro), das 13h às 17h.

A segunda turma acontecerá de 27 a 31 de outubro, no mesmo local e horário, e suas vagas serão ocupadas exclusivamente pelo Demai.

O instrutor desse curso é o analista David Eustáquio da Silva, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

 

YAHOO LIMITA O RECEBIMENTO DE MENSAGENS DA UFMG

A DTI divulgou, a todos os usuários dos serviços de e-mail, que a política de recebimento de mensagens, do provedor Yahoo, limita a quantidade de mensagens enviadas por um remetente dentro de um espaço de tempo e tem provocado transtornos para a comunidade da UFMG.

Nos últimos tempos, com o crescimento do uso do UFMG Virtual e o envio de mensagens automáticas pelos sistemas, como o Diário de Classe, a situação tem se agravado e gerado um volume alto de “mensagens paradas” no sistema de correio da Universidade. Estas mensagens ficam aguardando a liberação do Yahoo, para serem entregues aos membros da comunidade que utilizam os serviços deste provedor.

O CECOM entrou em contato com o referido provedor buscando soluções para o problema, mas ainda não obteve resposta.

Esta é uma política unilateral do Yahoo, e não foi dada solução alguma para a UFMG. Assim, a DTI aconselha aos usuários, que se sintam prejudicados pelo recebimento tardio de mensagens originadas da UFMG, que passem a redirecionar suas mensagens para outro provedor.

A expectativa da DTI é que, caso o provedor Yahoo adote uma nova política ou apresente uma solução, este transtorno seja contornado.

 

COMEÇA A OBRA PARA INSTALAÇÃO DO GMG DA REITORIA

Teve início nesta semana, a obra civil que permitirá a instalação do GMG – Grupo Motor Gerador do prédio da Reitoria. Esse GMG, que atenderá outros circuitos elétricos do prédio, trará um grande ganho, aguardado por toda a comunidade da universidade, que é a possibilidade dos sistemas e serviços providos pela DTI permanecerem ativos e estáveis mesmo em situação de interrupção do fornecimento de energia pela Cemig.

As interrupções, além de colocarem os sistemas e serviços indisponíveis, tem causado comprometimentos em sistemas de arquivos dos servidores e, em casos de picos quando a energia é reativada, até mesmo a queima de equipamentos. Assim, soma-se ao período de queda o tempo gasto para a reativação da infraestrutura computacional o que causa prejuízos a todos, instituição e usuários.

Ainda não há data definida para o início de operação do GMG. Entretanto, O Sistemático acompanhará todos os passos e informará a comunidade, que está ansiosa por sua inauguração.

Para a UFMG, contar com sistemas e serviços de TI com funcionamento contínuo é fundamental, não só para a realização de suas atividades acadêmicas e administrativas, mas também para a imagem institucional na Internet. É bom lembrar que este hoje é um quesito utilizado para avaliar o grau de maturidade de governança das instituições.


O início das obras no subsolo do prédio da Reitoria

 

Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Aprenda a voltar seu smartphone Android para as configurações de fábrica. Veja no endereço.

– A Associação Cultural Sempre Um Papo é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura a fim de formar cidadãos mais críticos. Veja as entrevistas.

– Para que servem as teclas [Alt] e [Alt Gr] dos teclados? Saiba visitando o endereço

– Produção Editorial Formação a Distância Outubro 2014. O curso será online, oferecido pela Universidade do Livro (UNIL), em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD) (com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA), a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp (ACI) e o Instituto Brasil Leitor (IBL). Clique.

– Saiba como remover o Hao123 do computador no endereço.

– Confira o Blog do Villas-Boas & Moss. Clique.

– Desejo de uma Adolescente: Meu nome  é Camila Mabeloop, tenho 18 anos e há uns 3 anos descobri que gostava mesmo era de escrever, ou qualquer coisa relacionado a esse mundo. Veja.

– Conheça o Fórum das Letras da UFOP. Acesse.


EMPRESA JÚNIOR DA UFMG REALIZA CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO

A Mult Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Química da UFMG, promove na segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de setembro, campanha de recolhimento de lixo eletrônico. O ponto de coleta vai funcionar das 10h às 16h, no bloco 3 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

Segundo os organizadores, a campanha pretende orientar a população para o descarte correto de materiais eletrônicos que, se depositados em recipiente de lixo comum, podem contaminar o meio ambiente. A campanha vai receber CDs, DVDs, fones de ouvido, cabos, baterias, celulares, equipamentos de som, computadores e câmeras, entre outros materiais. Alguns objetos poderão ser trocados por cupons de desconto em passagens da companhia aérea Azul.

Todo o material recolhido será destinado ao Eniac (/www.eniac.org.br/p7556.aspx), projeto que é referência nacional em boas práticas de gestão de resíduos eletroeletrônicos. …

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 24/09/2014)


DIA DA SECRETÁRIA

Na terça-feira, dia 30 de setembro, é o Dia da Secretária. Os parabéns para Carolina Santos Alves, Secretária da Diretoria do CECOM, Rosa Amélia dos Santos, Secretária da DTI, e Cristina Maria Queiroz, Secretária de todos nós.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 32, de 22/09/1994, publicou notícias sobre apresentação do CECOM à PRA (dentro do seminário que contou com a participação dos diretores de todos os órgãos vinculados àquela pró-reitoria), Rede Reitoria, avaliação do Projeto PIAPE – Informatização da Área de Pessoal, Sistema INA, curso de DMS II, curso Técnicas e Ferramentas, 43o Encontro Nacional de Usuários Unisys, entre outras.

INSTALAÇÃO DA G-30

O DMP já efetuou a abertura das propostas da concorrência para compra do no-break que será utilizado pela HP G-30, tendo solicitado ao CECOM parecer técnico sobre as mesmas.
A proposta classificada de mais baixo preço se refere a um equipamento fabricado pela Engetron. O no-break pedido é do tipo senoidal (forma de onda fornecida na saída), on-line (os equipamentos ligados ao no-break são sempre alimentados pelo inversor e baterias, de forma que não ocorra nenhuma falta de alimentação no caso de variação de tensão ou falta de energia elétrica) e inteligente, tendo capacidade de comunicação com a G-30 para informar a ocorrência de falta de energia e fim da carga das baterias.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, no dia 29; Rosa Amélia dos Santos, no dia 30; e para os ex-ceconianos: Janer Olinto de Andrade, no dia 26; Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27; Aléxia Maria Müller de Gouvêa, no dia 29; Alexandre Francisco Fonseca de Morais, Allan Ibrahim Peron e João Carlos Bretas Leite, no dia 1o de outubro; e Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02.

CAMPEONATO DE FUTSAL DA SEMANA DO SERVIDOR 2014

Este ano, o time do CECOM, participante do Campeonato de Futsal da Semana do Servidor 2014 está se saindo muito bem. Com a entrada de novos funcionários, bons jogadores, o time conseguiu, no último sábado, dia 20, mais uma vitória. No jogo contra o DAST Renegados, o CECOM venceu por 3 x 2 e, assim, passou para a fase seguinte, Quartas de Final.

O time do CECOM é formado pelo jogadores: Wallison, Diêgo Jessé, Fábio, Renato Adriano,Thiago Diniz, Horácio, Leandro Duarte, Bruno, Diego Brandão, Haroldo, Vítor e Guilherme.

Os artilheiros são: Bruno, com 7 gols; Horácio, com 4 gols; Renato Adriano, 3 gols; e Haroldo, 1 gol. Até o momento, o CECOM é o time com a melhor defesa do campeonato.
O próximo jogo está marcado para o dia 04 de outubro, quando o CECOM enfrenta o time 30 Horas (DAP).

Vamos torcer mais uma vez!


O time do CECOM que jogou no dia 20/09. Em pé: Wallison, Thiago Diniz, Bruno, Leandro Duarte
e Renato Adriano. Agachados: Diêgo Jessé, Vítor, Horácio e Diego Brandão.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Desta vez, os fotógrafos de plantão tiraram várias fotos do jogo do CECOM, realizado no último sábado, dia 20/09, quando o time venceu a equipe do DAST Renegados, por 3 x 2. As fotos são de autoria de Felipe Oliveira.


O aquecimento


Lá vai o primeiro gol do CECOM


Tentaram parar o artilheiro Bruno


Lá vai o segundo gol do CECOM


Fim de jogo


A confraternização ao final do jogo, com: Renato Adriano, Wallison, Thiago Diniz, Vítor,
Leandro Duarte e Diêgo Jessé. Ao fundo, vê-se o Bruno, o artilheiro do CECOM