Sistemático: Edição 1620 – 09/10/2014

Notícias

COMEÇA O CRUSO DE LINUX DA PRIMEIRA TURMA ABERTA

Teve início no último dia 06, as aulas da primeira turma aberta do Curso de Linux, com a participação de analistas e técnicos de TI das unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, com término em 23 de outubro.

Estão participando desta turma os seguintes funcionários: Alexandre Alves da Rocha, André Rodrigues Drummond, Bruno Oliveira de Carvalho, Cristiano Rodrigues Rocha, Davidysson Abreu Alvarenga, Edilson Costa de Oliveira, Érika Gonçalves de Assis, Flávio Mangerotti de Lima Soares, Henrique Gomes Nunes, Hermes Luciano Monteiro Júnior, João Paulo Pio Alvisi, Kennedy Fontana de Souza, Leonardo Carlos da Cruz, Luiz Henrique Loureiro dos Santos e Mateus Andrade Rezende.

O instrutor do curso é Emerson Henrique Kfuri Pereira, sendo monitor Pedro Henrique Begalli Rezende.

 

DTI PARTICIPA DO EVENTO MOODLEMOOT

Após 7 edições na cidade de São Paulo, na Universidade Mackenzie, o evento Moodle Moot terá a sua 8ª edição realizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

O MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle.

O evento será totalmente gratuito nessa edição e começa hoje, dia 09, encerrando suas atividades amanhã, dia 10 de outubro.

A DTI estará presente no evento com a participação dos Analistas Leonardo Freitas da Silva Pereira e Erlon Charles Thomaz Ferreira, da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.
O Moodle é um dos ambientes virtuais de maior aceitação mundial. Sua simplicidade de uso, grande flexibilidade operacional e de configuração, além de sua capacidade de apresentação e modelagem em um ambiente construtivista, o consagraram em mais de 235 países em todo o mundo, em um total de 64.500 sites, sendo que mais de 4.318 somente no Brasil.


Leonardo Freitas e Erlon Charles

 

ANALISTA DO CECOM DEFENDE TESE DE DOUTORADO

O Analista de TI do CECOM, Marcelo Novaes Machado, defendeu tese de doutorado no dia 02/10, na Escola de Ciência da Informação, da UFMG.

Participaram da banca o professor Ricardo Rodrigues Barbosa (orientador), a professora Aleixina Maria Lopes Andalécio, da Faculdade Novos Horizontes, o professor Fabrício Ziviani,da Fumec, e as professoras Beatriz Valadares Cendon e Bernadete Santos Campello, da ECI/UFMG.

O tema da tese foi “O Comportamento de busca de informação dos profissionais médicos em um hospital universitário público brasileiro”.


Marcelo Novaes Machado é o quarto da esquerda para a dier

 

Informativo

RECESSO NA UFMG NO DIA 27 DE OUTUBRO

De acordo com o Calendário da UFMG, disponível em https://www.ufmg.br/conheca/calendario.shtml, no dia 27 de outubro haverá recesso na UFMG, com a Comemoração do Dia do Servidor Público e do Dia do Professor.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Faça você mesmo em Português. O Instructables é um lugar que permite a você criar, documentar e compartilhar o que faz, diretamente de seu celular. Clique.

– De instruções e atalhos úteis e divertidos a receitas deliciosas e invenções incríveis, o Instructables é o local para explorar, documentar e compartilhar suas criações. Com mais de 100 mil tutoriais sobre tecnologia, oficinas, vida e muito mais, temos a maior coleção de projetos do tipo faça você mesmo criados por outros usuários como você. Veja.

– Obtenha informações sobre micro-computadores antigo no endereço.

– Saiba como baixar e instalar o Windows 10 Preview no endereço.

– Vaza versão beta do HERE Maps da Nokia para Android. Confira.

– Faça do seu PC velho um servidor de mídia e acesse arquivos pelo celular. Veja como no endereço.


ESTATÍSTICAS DE SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço. Até o dia 30 de setembro de 2014, foram registrados 15.138 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação.

O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão começa no próximo dia 19 de outubro. Nesta data, a partir da meia-noite, os ponteiros dos relógios das regiões atingidas devem ser adiantados em uma hora em relação ao horário de Brasília. A mudança vai até 15 de fevereiro de 2015, já que o Decreto 6.558 de 2008 determina que a temporada para ajustar o relógio deve começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

O horário de verão será aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

(Fonte: Jornal O Tempo, de 02/10/2014)


PRIMAVERA NO MUSEU TEM VISITAS, PALESTRAS E OFICINAS INFANTIS NO ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) oferece programação dedicada à primavera, com visitas guiadas, cursos, exposições, oficinas e palestras. A programação foi aberta no dia 07/10, de 14h às 15h, com visitas à reserva museológica.

Nos dias 9 e 10, os visitantes poderão conferir a mostra Meu lugar no mundo de hoje, exposição de desenhos do concurso Cartografia para Crianças. O contato para agendamento de visitas é crch@ufmg.br.

De 13 a 17 de outubro, o Museu promoverá a Semana da Criança, com oficinas ministradas por educadores de seu Centro de Extensão.

Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu vai realizar, nos dias 17 e 18 de outubro, conferências e mesas-redondas com o tema Ciência para o desenvolvimento social: o papel das plantas medicinais. Após as palestras, serão realizados passeios pelas trilhas ecológicas e visita guiada à horta de plantas medicinais. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail inscricoesceplamt@outlook.com.

O Museu está localizado na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3409-7650 e 3409-7641.

(Com Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico)
(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/035375.shtml – 06/10/2014)


CORRIDA RÚSTICA E CAMINHADA ECOLÓGICA

A PRORH, dentro da Semana do Servidor 2014, promoverá a II Corrida Rústica e Caminhada Ecológica dos servidores. O objetivo é aproximar e reunir todos os servidores da UFMG amantes das corridas de rua. O evento reunirá: esporte, entretenimento, lazer, qualidade de vida, além da chance de correr e caminhar num lugar excepcional e peculiar – a Estação Ecológica da UFMG.

Estão abertas as inscrições para a Corrida Rústica e Caminhada Ecológica da Semana do Servidor 2014. Os servidores interessados podem se inscrever até o dia 15 de outubro, por meio do formulário disponível no site da PRORH.

Maiores informações no site www.ufmg.br/prorh ou nos ramais 3242/2297.

(Fonte: https://www.ufmg.br/prorh/noticia/corrida-rustica-e-caminhada-ecologica/)


II ENDURO DE REGULARIDADE JOVEM TRABALHADOR DA UFMG

A PRORH, em parceria com a Estação Ecológica da UFMG, promove o II Enduro de Regularidade Jovem Trabalhador, que será realizado no dia 13 de outubro, na Estação Ecológica, como pré-evento da Semana do Servidor 2014.

O Enduro é destinado aos Jovens da Cruz Vermelha. Para participação no evento, os inscritos serão dispensados do trabalho às 16h. Participantes do campus Saúde contarão com transporte (um ônibus sairá da Unidade às 8h).

É indispensável o uso de camiseta/uniforme, calças confortáveis e tênis. Outras informações podem ser obtidas pelo ramal 2295.

(Fonte: https://www.ufmg.br/prorh/noticia/ii-enduro-de-regularidade-jovem-trabalhador-da-ufmg/)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 35, de 13/10/1994, publicou notícias sobre Infraestrutura de Concursos, Seminário da PRA, Curso de Access, novo Sistema Telefônico da Reitoria, Horário de Verão, paradas do Sistema A10, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

FORMALIZAÇÃO DE TREINAMENTO

Com a iniciativa tomada pelo CECOM de incrementar o fornecimento de treinamento para a reciclagem e capacitação de seu pessoal, diversos desses eventos foram preparados não se utilizando a infraestrutura do Departamento de Pessoal.
Assim, estes cursos, a princípio, não poderiam ter certificados emitidos que revertessem em progressão para os funcionários.
Ao verificar isto, a Diretoria está providenciando junto ao DP a formalização desses eventos de treinamento para que os participantes destes possam ser clientela para progressões por titulação. Isto é possível já que agora a carga horária dos cursos feitos pelo funcionário são cumulativos.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para o aniversariante Vítor Carvalho Fonseca, no dia 07; e os parabéns em dia para: Leonardo Marcatti da Silva, no dia 14; Vítor Fonseca de Melo e Felipe Moreira de Assunção, no dia 16; e para os ex-ceconianos: Alberto Rubens Beckler, no dia 09; Adyr Rodrigues Nascimento, Jorman Bernardino Soares, Bruna Andreatta Avelar e Marcelo Marcos da Silva Nery, no dia 11; Maria Cristina de Mello Souza, no dia 12; Ana Paula Fonseca de Almeida, no dia 13; Mário Fernando Montenegro Campos, no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Rômulo Chaves Mendes, Geraldo Robson Mateus e Ildeu Afonso de Almeida Filho, no dia 15; Lucas Marcel Fernandes Goulart e Wesley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16.

CAMPEONATO DE FUTSAL DA SEMANA DO SERVIDOR 2014

O time de Futsal do CECOM está se saindo muito bem no Campeonato de Futsal da Semana do Servidor 2014.

Os resultado das Quartas de Final, ocorridas no sábado, dia 04 de outubro foram:

JOGO
TIME
PLACAR
TIME
1
ASSUFEMG
6
x
1
Unidos do HC
2
CECOM
4
x
3
30 Horas
3*
DLO
3
x
3
Real FUMP
(*) Prorrogação
0
x
2
4
Universidad
9
x
0
CEU
Com isso, no confronto das Semifinais serão realizados, no dia 18/10, os jogos:

Horário
TIME
TIME
09h
ASSUFEMG
x
Universidad
10h
CECOM
x
Real FUMP

Até o momento, o time do CECOM está entre os 4 melhores times da UFMG. Vamos torcer pelos jogadores ceconianos: Wallison, Diêgo Jessé, Fábio, Renato Adriano, Bruno, Thiago Diniz, Horácio, Leandro Duarte, Diego Brandão, Haroldo, Vítor e Guilherme.


O time do CECOM que jogou no dia 04/10: em pé: Thiago Diniz, Bruno, Renato Adriano e Haroldo.
Agachados: Diêgo Jessé, Diego Brandão e Wallison.