Sistemático: Edição 1621 – 30/10/2014

Notícias

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TEM NOVO SITE

Visando dar maior visibilidade e transparência aos objetivos e ações da Diretoria de Tecnologia da Informação, além de cumprir alguns dos preceitos de governança propostos pelo Governo Federal, foi reformulada quase toda a estrutura do antigo site da DTI. Com isso, a comunidade interna e externa à universidade poderá entender, acompanhar e se atualizar a respeito de temas relevantes da área de tecnologia da informação.

O trabalho de reformulação, proposto pelas diretorias da DTI, resultou em temas como Atribuições, Governança, Atividades e Serviços, dentre outros, e envolveu os analistas Ronaldo Araújo Costa e Karina Flaviana Ribeiro, da DPS, a jornalista Maria José Cortezzi, da DAA, e o analista Rodrigo do Couto Zeferino, da DAS.

A página foi refeita com a ferramenta Joomla, dentro do conceito LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), o que permite maior flexibilidade, facilidade de manutenção e também maior rapidez e eficiência na comunicação. O endereço da página reformulada pode ser acessado em www.ufmg.br/dti.

PORTABILIDADE DA TELEFONIA MÓVEL DA UFMG ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA

O Centro de Computação/DTI realizou licitação de prestação de serviços de telefonia móvel para os próximos 2 (dois) anos. A vencedora foi a empresa Claro, com valores tarifários inferiores aos praticados no contrato atual com a empresa Tim. Esses novos valores estão informados em: https://www.ufmg.br/dti/cecom/co/co_tele_tarifas.shtml.

A migração para a nova operadora não necessita da intervenção do usuário e está marcada para esta sexta-feira, dia 31 de outubro. A portabilidade será feita às 16h deste dia, podendo gerar instabilidade no serviço até as 22h do mesmo dia. O chip Tim não funcionará após a realização da portabilidade.

Os novos aparelhos estão disponíveis na Secretaria da Diretoria do CECOM, sala 8007, com Carolina, das 09h30 às 12h e das 13h às 17h30.

De posse do novo aparelho, o usuário do serviço deve realizar pessoalmente a transferência de dados, contatos e fotos, usando os recursos de transferência possíveis (bluetooth, wifi, cartão de memória).

Antes da migração, o serviço de dados do novo aparelho ainda não estará disponível. Caso use cartão de memória, o usuário poderá transferi-lo para o novo aparelho.
Mais detalhes e dicas de transferência podem ser encontrados na página https://www.ufmg.br/dti/cecom/co/co_tele_uso.shtml.

Não é necessário remover o chip TIM do aparelho antigo, pois a portabilidade será realizada automaticamente para o novo chip Claro que já está inserido no novo aparelho.

O processo de portabilidade será executado até as 22:00 do dia 31 de outubro. Até esta hora, basta deixar os dois aparelhos ligados. Após este horário, o serviço deve ser testado.
Em caso de dúvidas, o usuário deve solicitar apoio pelo e-mail celular@cecom. ufmg.br ou ramal 4010.

Os acessórios e o aparelho antigo devem ser devolvidos ao CECOM até o dia 07 de novembro de 2014.

CECOM PROMOVE PREGÃO PARA COMUNICAÇÃO DE DADOS DO ICA

O CECOM promoveu, no dia 29/10, pregão eletrônico para contratação de serviço dedicado de comunicação de dados, com velocidade de 10MBps, para interligação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) com a UFMG, no Campus Pampulha.

Foi vencedora da licitação a empresa Oi.

Com relação ao serviço contratado anteriormente, houve uma redução de cerca de 40% no valor da despesa.

Participaram da abertura da sessão de licitação Renato Adriano Pires Domingos, como Pregoeiro; Guilherme Henrique Silva Gomes e Fernando Frota Machado de Morais, como equipe de apoio.

A previsão da instalação do serviço é de 60 dias, a partir da assinatura do contrato.

 

AULAS DO CURSO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO TERMINAM AMANHÃ

Teve início no dia último dia 24, a segunda turma do curso de Noções de Cabeamento Estruturado. Desta vez, a turma que deveria ser exclusiva para o Demai, foi mesclada com pessoas que se inscreveram para a Turma A (das inscrições abertas).

As aulas estão sendo realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 13h às 17h, com término amanhã, dia 31. O instrutor é David Eustáquio da Silva, da Divisão de Redes de Comunicação.

Estão participando do curso: Artur Risi de Aguiar, Diego Ferreira Santos, Diogo dos Santos Souza, Henrique Antônio Pessoa, Jackson Cristiano Oliveira Silva, Jairo Martins de Oliveira, Jonas Rodrigues Frois, Jousimar Gomes Vieira e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

A ocupação das demais turmas de Noções de Cabeamento Estruturado será divulgada oportunamente.

ANALISTA DE TI DO CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

O Analista de TI Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, participou do curso Gerenciamento de Projetos de TI, da Escola Superior de Redes RNP, no período de 20 a 22/10/2014.

O curso foi realizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.


Thiago Moreira

CECOM RECEBE NOVO FUNCIONÁRIO

O CECOM recebeu ontem, dia 29, mais um funcionário em seu quadro. Trata-se de Mateus Andrade Rezende, Analista de TI/Desenvolvimento, que passou no último Concurso Público da UFMG.

Mateus é formado pela UFMG em Ciência da Computação e foi estagiário do CECOM no período de agosto de 2009 a agosto de 2012, atuando nas divisões de Atendimento e Consultoria (DAC) e de Aplicativos e Sistemas (DAS).

Em 2012, quando se formou, atuou como Analista de TI, lotado na DAS, onde permaneceu até outubro deste ano.

Após o Concurso Público, Mateus foi chamado para tomar posse como Analista de TI da UFMG no dia 29/10, entrando em exercício no mesmo dia. Ele foi lotado na Divisão de Aplicativos e Sistemas.


Matheus Rezende

EQUIPE DE FUTSAL DO CECOM FICA EM 3º LUGAR NO CAMPEONATO DA SEMANA DO SERVIDOR 2014

Pela primeira vez, em tantos anos, uma equipe do CECOM consegue chegar às finais de um Campeonato na UFMG, ficando com o 3o lugar. O Campeão de Futsal da UFMG foi o time do Real FUMP e o vice-campeão o time da Assufemg.

Os parabéns para o time de futsal do CECOM, formado por Wallison, Diêgo Jessé, Renato Adriano, Bruno, Horácio, Thiago Diniz, Leandro Duarte, Diego Brandão, Haroldo, Vítor, Fábio e Guilherme.

A caminhada para o 3o lugar teve início com a derrota, no dia 18/10, para o Real FUMP. No dia 25, o CECOM disputou com o DLO e venceu por 8 x 7.

O trofeu e 1 medalha se encontram na Redação de O Sistemático, abertas à visitação pública e admiração por esta conquista.


Antes do jogo começar. Em pé: Renato Adriano, Haroldo, Leandro Duarte e Guilherme.
Agachados: Bruno e seu filho Davi, Wallison, Diego Brandão e Diêgo Jessé


A comemoração pelo 3º Lugar. Agachados: Diego Brandão, Horácio, Wallison e Leandro Duarte.
Em pé: Fábio, Renato Adriano, Haroldo, Guilherme, Diêgo Jessé e Bruno

Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

-Este aplicativo possibilita que seu usuário visualize em mapa as estações (antenas) do serviço móvel (telefonia celular) licenciadas e ativas em cada município do Brasil, bem como se informe quanto às tecnologias disponíveis e referências da qualidade na prestação dos serviços de voz e dados de cada prestadora, nesses municípios. As informações apresentadas são disponibilizadas oficialmente pela Anatel.(Android). Download.

– Download da semana no Olhar Digital é o software HJ-Split. A principal função do HJ-Split é dividir arquivos de todos os tipos em pequenas partes para que eles possam ser gravados em CDs, DVDs ou compartilhadas por email. Veja no endereço.

– O SnowBall deixa suas mensagens em um único lugar de todos os seus serviços como Messenger, WhatsApp, Snapchat, Hangouts e WeChat. O app utiliza as bolhas flutuantes parecida com do messenger do Facebook. (android). Visite o endereço.

– Camera51 automaticamente detecta e analisa rostos, cenas, objetos e linhas e orienta-o para o quadro perfeito em cada clique. (Android). Clique.

– Depois de uma eleição, quase ninguém sabe se o candidato está fazendo um bom trabalho, nem pensa em cobrar dele as promessas de campanha. Para mudar essa história, surgiu o “Voto a Voto”. O aplicativo que mede em tempo real o nível de aprovação dos políticos, com base na opinião mais importante: a dos eleitores. Funciona assim: você abre o aplicativo e marca em quem votou. (Android). Veja.

– Cada lugar tem uma história. Do folclore local para aventuras mais distantes. Aprender mais sobre seus lugares favoritos, os lugares que você sempre quis visitar e os lugares que você vai descobrir logo. Com Findery você pode: encontre novos lugares por meio de histórias pessoais, histórias escondidas, fatos interessantes e dicas locais. (android). Não deixe de visitar o endereço.

– O SIPS é uma ferramenta de navegação, desenvolvida para ajudar a população a encontrar os postos de saúde públicos, próximos da sua localização atua, utilizando o GPS do seu dispositivo móvel (tablet ou celular). Suporte Google Maps, Suporte Distância em KM, Suporte a StreetView e Suporte a Rotas. (Android). Veja no endereço.


FLORES DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFMG SÃO EXPOSTAS EM FOTOGRAFIAS FEITAS POR FUNCIONÁRIOS

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG abre a exposição Primavera no Museu sob os olhares de seus funcionários, que vai até 7 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com entrada gratuita. O objetivo é divulgar fotografias feitas por servidores da Universidade que retratam a flora diversificada do espaço. A mostra conta também com obras que trazem informações sobre as espécies fotografadas.

A iniciativa surgiu do grande número de fotografias postadas nas redes sociais da bela paisagem do Museu de História Natural e da percepção do crescente interesse de servidores e visitantes nas flores do local.

Informações estão disponíveis no site do Museu www.ufmg.br/mhnjb/ e podem também ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7607.

(Assessoria de imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – 3409-7607)
(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 30/10/2014)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 36, de 04/11/1994, publicou notícias sobre Periferia nova do A10, 43o ENANUNI, Curso Técnicas de Ferramentas, Seminário Unisys, Festa de Natal, Festa de aniversariantes do mês, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVOS MICROS 486

Como parte da atualização dos equipamentos de microinformática do CECOM, adequando-os para o uso em rede local, como estações de trabalho Windows, chegaram, na semana passada, 8 micros 486-DX2. Eles substituirão XTs e terminais das divisões.
Dessa forma, o CECOM conta agora com recursos atualizados para que possa incrementar os produtos e serviços que gera para seus usuários, tendo condição de utilizar, além dos recursos do A10, ferramentas de produtividade de microinformática.
Indiretamente, essa atualização também beneficia outros órgãos admibnistrativos. Desde o mês de março já foram doados pelo CECOM, 11 micros XTs e duas impressoras.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Leandro Duarte de Assis, hoje, dia 30; Vicentina Maria Queiroz, no dia 1o de novembro; Alan Jovane Vilaça, no dia 02; o CECOM, no dia 04; e os ex-ceconianos: Gilmar Lima Guimarães, no dia 1o; Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos, no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Nathália Arantes Jerônimo. Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Nélia Neiva Zille e Márcio Alexandre Moraes, no dia 06.

CAMPEONATO DE FUTSAL DA SEMANA DO SERVIDOR 2014

Depois da bonita participação da equipe de Futsal do CECOM no Campeonato da Semana do Servidor 2014, O Sistemático não poderia deixar de publicar mais fotos do grande feito, no jogo ocorrido no dia 25/10/2014. As fotos são de autoria de Felipe Oliveira.


A equipe de Futsal do CECOM


Vai começar o jogo!


A defesa de Diêgo Jessé


Os trofeus e medalhas dos três melhores times de Futsal da UFMG


A espera pela entrega das medalhas


A torcedora do CECOM: Maria Helena Rodrigues


O Campeão (Real Fump) e o Vice-campeão (Assufemg)