Sistemático: Edição 1622 – 06/11/2014

Notícias

CECOM REALIZA ENCONTRO COM PESSOAL DE TI DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

Na última segunda-feira, dia 03 de novembro, o CECOM realizou um encontro com o pessoal de TI da Administração Central, visando atualizar os técnicos com relação às alterações previstas no funcionamento da rede dentro da Administração Central e discutir padrões de instalação e manutenção de sistemas e aplicativos em computadores. O encontro aconteceu no CAD 2 e contou com representantes do DLO, DP e Prograd, além de Eugênio Pacceli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM. Convidados a colaborar com ideias, compareceram também técnicos da Escola de Arquitetura, Fafich e Escola de Engenharia.

O encontro foi aberto por Fernando Frota Machado de Morais, da DRC, que apresentou as novidades previstas para os próximos meses: implantação do IPv6, substituição do servidor de arquivos Novell Netware por um baseado em sistema da Microsoft (Active Directory, sobre sistema livre Samba), obrigatoriedade de autenticação do próprio usuário para acessar os computadores e não de uma conta genérica por órgão, bloqueio da possibilidade de conexão de equipamentos não registrados à rede e bloqueio automático de computadores que fazem alteração de IP.

Em seguida, André Rodrigues Drummond, também da DRC, fez uma apresentação do padrão definido pelo CECOM para computadores baseados em sistema Windows, inclusive do pacote básico de aplicativos. Esta apresentação abriu espaço para uma discussão muito produtiva sobre melhorias possíveis no padrão, como substituição de alguns aplicativos e inclusão de outros para detecção de malwares.

DRC INICIA TESTES COM IPV6

Com a substituição do roteador central da UFMG, um Extreme modelo Alpine 3804, por outro da mesma marca, modelo Summit X-670, a UFMG começou a dar os passos finais para implantação do IPv6 em sua rede.

O IPv6 deve, em médio prazo, substituir definitivamente o IPv4, protocolo utilizado atualmente e que está com sua capacidade de endereçamento esgotada no mundo. Em termos práticos, endereços IPv4 correspondem aos endereços dos computadores da UFMG iniciados com “150.164”.

Endereços IPv6 já estão configurados nos equipamentos que compõem a infraestrutura central da Rede UFMG e no roteador que atende à Reitoria. Nestes equipamentos estão sendo feitos testes para adequação dos filtros que protegem os computadores de acessos indevidos,atualmente existentes apenas para os endereços IPv4.

DTI PROMOVE 4º ENCONTRO DE TI DA UFMG

A DTI está programando o 4o Encontro de Técnicos de TI da UFMG para o dia 28/11/2014, às 14h, em local que ainda está sendo definido.

O objetivo do Encontro é informar sobre o andamento dos vários projetos em execução na DTI e a troca de experiências onde serão repassadas orientações sobre questões envolvendo TI.

A Divisão de Atendimento e Consultoria está solicitando dos participantes sugestões de pauta. O convite definitivo para todos os Analistas e Técnicos de TI será logo enviado.

 

CECOM RECEBE NOVO FUNCIONÁRIO

O CECOM recebeu, no dia 29/10, mais um funcionário para o seu quadro. Trata-se de Gladson Otávio Recieri, Analista de Tecnologia da Informação, lotado na DIS – Divisão de Infraestrutura de Serviços.

Gladson é graduado em Tecnologia de Banco de Dados (Faculdade Inforium de Tecnologia) e tem Especialização em Engenharia de Software (UNA).

Ele entrou para a UFMG em fevereiro de 2011, como Técnico em Tecnologia da Informação, lotado na Faculdade de Letras/Setor de TI.

Após o Concurso Público em 2013, Gladson foi admitido como Analista de TI, lotado no CECOM.


Gladson Recieri

TURMA ABERTA DO CURSO DE LINUX TEM O MÓDULO 102 APLICADO A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA

As aulas da primeira turma aberta do Curso de Linux – Módulo LPI – 101 foram encerradas no dia 24/10. A mesma turma participante do primeiro módulo estará, a partir do dia 10 de novembro, inscrita no Módulo LPI – 102. O segundo módulo será encerrado em 28 de novembro.

Fazem parte desta turma os seguintes funcionários: Alexandre Alves da Rocha, André Rodrigues Drummond, Bruno Oliveira de Carvalho, Cristiano Rodrigues Rosa, Daniel Felippe Bernardino Corrêa, Davidysson Abreu Alvarenga, Edilson Costa de Oliveira. Érika Gonçalves de Assis, Flávio Mangerotti de Lima Soares, Henrique Gomes Nunes, Hermes Luciano Monteiro Júnior, João Paulo Pio Alvisi, Leonardo Carlos da Cruz, Luiz Henrique Loureiro dos Santos e Mateus Andrade Rezende.

O instrutor é Emerson Henrique Kfuri Pereira e o monitor é Gessy Caetano da Silva Júnior.
As aulas serão realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.

SAÍDA DE FUNCIONÁRIO DA DTI

O Analista de Tecnologia da Informação Angelo Bechler de Moro saiu da Diretoria de Tecnologia da Informação no dia 03/11/2014.

Angelo entrou para a DTI em 1º de agosto deste ano compondo a equipe nas tarefas de modelagem de processos.

Ele atuou sob a coordenação de Ronaldo Araújo Costa.


Angelo Bechler de Moro

CECOM INICIA PROCESSO DO INVENTÁRIO 2014

O CECOM já deu início ao processo do Inventário 2014 com a formação da sua Comissão Inventariante.

Foram designados os seguintes funcionários: Ivan Santana Santos, da DRC (Presidente); Geraldo Martins da Costa, da DIS; Felipe Ribeiro de Oliveira, da DIS; Thalita Ferreira Drumond, da DAA; e Walison Dias da Silva, da DAS.

Na próxima semana, a comissão se reunirá para dar início aos trabalhos.

Informativo

CECOM ANO 44

Na terça-feira, dia 04 de novembro, o Centro de Computação completou 44 anos. A Portaria no 569, de criação do CECOM, saiu no dia 04 de novembro de 1970, em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

São 44 anos de um trabalho sem igual na UFMG. Os parabéns para os pioneiros, principalmente, o Prof. Antônio Mendes Ribeiro, primeiro diretor do CECOM (Gestão 1970-1980) e para aqueles que o seguiram na diretoria: Maria Miriam Arruda (Gestão agosto/1980 a outubro/1984), Prof. João Carlos Pires Bauer (Gestão novembro/1984 a abril/1986), Eduardo Henrique Lima (Gestão abril/1986 a março/1994) e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (Gestão março/1994 até o momento). Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos, participantes desta trajetória na UFMG.


ESTATÍSTICAS DE SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de outubro de 2014, foram registrados 15.213 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– “Estudamos juntos. Ajudamo-nos uns aos outros com as lições de casa.” Clique.

– Conteúdos Educacionais Digitais Creative Commons. Facilitar o livre acesso da população que deseja aperfeiçoar ou estudar um determinado conteúdo. Veja.

– Saiba como como ler os rótulos dos alimentos no endereço.

– Veja como se alimentar corretamente. Acesse.

– Parece, mas não é: alguns alimentos considerados saudáveis podem enganar. Saiba mais no endereço.

– A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teorica-mente. Veja.

– Conhecimento ao seu alcance.E-Book Grátis na Unesp. Clique.

– Verificador de formula lógica. Veja.


ESTÁ NO AR SITE DO ENEM COM INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA DO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

A página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com orientações para os candidatos que farão as provas neste fim de semana (8 e 9 de novembro) já está no ar. O exame é obrigatório para os estudantes que desejam concorrer a vagas dos cursos de graduação da UFMG.

No novo endereço eletrônico, http://enem.inep.gov.br/, o candidato pode se informar sobre documentos e material necessários para fazer o exame, dinâmica das provas, atendimento especializado e outros tópicos. O site contém também indicações sobre os locais onde serão realizadas as provas.

Em Belo Horizonte, serão aplicadas provas nos campus Pampulha e Saúde da UFMG e na Faculdade de Direito. O telefone do MEC para mais informações sobre o exame é 0800-616161.

(Com Redes Sociais UFMG)
(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/035923.shtml – 06/11/2014)


ESTATÍSTICAS DE SERVIÇO PROXY HTTP

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG abre a exposição Primavera no Museu sob os olhares de seus funcionários, que vai até 7 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com entrada gratuita. O objetivo é divulgar fotografias feitas por servidores da Universidade que retratam a flora diversificada do espaço. A mostra conta também com obras que trazem informações sobre as espécies fotografadas.

A iniciativa surgiu do grande número de fotografias postadas nas redes sociais da bela paisagem do Museu de História Natural e da percepção do crescente interesse de servidores e visitantes nas flores do local.

Informações estão disponíveis no site do Museu www.ufmg.br/mhnjb/ e podem também ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7607.

(Assessoria de imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – 3409-7607)
(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 30/10/2014)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 37, de 10/11/1994, publicou notícias sobre CECOM – 24 Anos, Nova Periferia do A10, implantação da versão MCP 4.0.2, Festa de Natal do CECOM, além do artigo técnico “Os novos periféricos do A10 – Parte 1”, de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. As notícias que se destacaram foram:

COMISSÃO DE INFORMÁTICA

Dando prosseguimento às visitas que a Comissão de Informática tem feito às unidades e órgãos mais informatizados da Universidade, ontem foi a vez da Escola de Engenharia, no Centro da cidade.
Lá, os membros da comissão, recepcionados pelo Coordenador do CCE – Centro de Cálculo Eletrônico, prof. Ramón Pereira da Silva, puderam conhecer, além do CCE, os recursos computacionais dos vários departamentos localizados nos prédios AG e AS.
Na próxima semana, está marcada uma visita às instalações da Escola de Engenharia (Depto. de Engenharia Mecânica), localizada no Campus Pampulha.

DIC COM SORRISO

A partir de agora, o software Word For Windows, instalado na Rede CECOM, possui uma macro de interligação com o software Dic For Windows.
Quando se desejar saber o significado de uma palavra, basta clicar uma carinha sorridente que agora aparece na barra de menu, marcando a palavra desejada.
Essa nova facilidade do DIC foi disponibilizada pelo funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Lucas Barsand de Carvalho, no dia 10; Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; Márcia Regina Lemos, no dia 12; e os ex-ceconianos Nélia Neiva Zille e Márcio Alexandre Moraes, no dia 06; Efigênio Vieira de Ataíde e Maria Tereza Camargos Diniz França, no dia 07; Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto e Hilmes Almeida Pinhos Candeira, no dia 11; Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Gabriel Pires e Albuquerque de Mello, Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13.

FESTA DE NATAL DA DTI

A Festa de Natal dos funcionários da DTI está marcada para o dia 18 de dezembro, no mesmo local dos anos anteriores.

A lista de adesão foi passada entre os funcionários, mas até o momento faltam algumas pessoas para confirmação da presença.

A Redação de O Sistemático solicita àqueles que ainda não se manifestaram que o façam o mais rápido possível, para que as próximas providências possam ser tomadas. A Redação informa que a manifestação pode ser feita por e-mail para lele@cecom.ufmg.br.

Quanto ao pagamento da participação da festa, todos podem se dirigir à Sala 8038-B, e procurar Lelé ou Vicentina.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático tem acompanhado os passos do gerador, que está sendo instalado no subsolo do prédio da Reitoria, desde a sua chegada no mês de maio de 2014. As fotos são de autoria de Diêgo Jessé, Carlos Alfeu e Lelé.


A chegada do gerador à Reitoria


A preparação da sala no subsolo para receber o gerador


Outra imagem da sala


A descida do gerador para o subsolo


A descida para o subsolo


O estágio em que se encontra a instalação do gerador da Reitoria